Início

Questões de Concursos EBSERH

Resolva questões de EBSERH comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q546872 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da fluoroscopia, técnica de obtenção de imagens médicas que se recorre à radiação X para se obter imagens dinâmicas, em tempo real, do interior do corpo humano, julgue os itens seguintes. Em um procedimento de angiografia, é utilizada uma mesa que pode ou não sofrer angulação e movimentação vertical, de modo a ajustar a posição do paciente. O tubo de raios X encontra-se, normalmente, localizado por baixo da mesa, e o intensificador de imagem, por cima, na configuração de um braço em forma de C. No entanto, essa configuração pode ser ajustável.
  1. ✂️
  2. ✂️

422Q546313 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com referência à proteção radiológica e dosimetria, julgue os itens subsequentes. Para fins de gerenciamento da proteção radiológica numa instalação, as áreas de trabalho com material radioativo ou geradores de radiação devem ser classificadas em área controlada, área supervisionada e área livre, conforme normas adotadas pelo CNEN.
  1. ✂️
  2. ✂️

423Q478264 | Farmácia, Fisiologia Humana, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à leucemia, julgue os itens a seguir. A leucemia mieloide aguda com maturação tem, entre seus componentes, diversas células medulares, incluindo os mieloblastos, os granulócitos, e os promielócitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

424Q158798 | Português, Advérbios, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC

Texto associado.

Plataforma

O Rio vive uma contradição no carnaval que parece não ter saída. Não vai longe o tempo em que reclamava da decadência da folia nas ruas. O carnaval tinha se transformado no desfile de escolas de samba, uma festa elitista que se resumia ao que acontecia nos limites do Sambódromo e que era vista por apenas 30 mil pessoas que pagavam caro para participar da brincadeira. E que só durava duas noites. Para quem se diz o maior carnaval do mundo, convenhamos que é muito pouco mesmo. Agora, quando os blocos voltaram a animar as ruas da cidade durante toda a folia e ainda nas semanas que a antecedem, o Rio continua reclamando. Tem bloco demais, tem gente demais, tem pouco banheiro, tem muito banheiro... Carnaval é festa espontânea. Quanto mais organizado, pior. Chico Buarque fala sobre isso no ótimo samba "Plataforma". "Não põe corda no meu bloco/ Nem vem com teu carro-chefe/ Não dá ordem ao pessoal", já dizia ele num disco de antigamente. Bem, como antigamente as letras de Chico sempre queriam dizer outra coisa, é capaz de ele não estar falando de organização do carnaval. Mas à certa altura ele é explícito: "Por passistas à vontade que não dancem o minueto". Para quem está chegando agora, pode parecer o samba do crioulo doido. Mas o compositor faz uma referência ao desfile do Salgueiro de 1963, quando "Xica da Silva" foi apresentada à avenida. A escola "inovou" apresentando uma ala com 12 pares de nobres que dançavam o minueto. Foi um escândalo. Não pode. Passista tem que desfilar livre, leve e solto. Falando disso agora, quando passistas não têm a menor importância, quando eles mal são vistos na avenida, percebese que o minueto era o de menos. Mas isso é escola de samba, e o assunto aqui é carnaval de rua (faz tempo que escola de samba não é carnaval de rua). Com o renascimento dos blocos, o Rio recuperou a alegria do carnaval nas calçadas, no asfalto, na areia. E agora? Basta dar uma olhada nas cartas dos leitores aqui do jornal. Reclama um leitor: "Para os moradores de Ipanema, (o carnaval de rua 2011) transformou-se num tormento. Ruas bloqueadas até para o trânsito de pedestres, desrespeito à Lei do Silêncio, atos de atentado ao pudor e, por vezes, de vandalismo". Escreve outro, sobre os mijões, figura que ficou tão popular no período quanto a colombina e o pierrô: "A Guarda Municipal deveria agir com mais atenção e no rigor da lei. Está muito sem ação." Mais um: "Com que direito a prefeitura coloca esses banheiros horrorosos nas avenidas da orla, onde se paga dos IPTUs mais caros do mundo, ocupando vagas de carros que já são tão poucas?" Como se vê, e voltando a citar o samba do Chico, o carioca tem o peito do contra e mete bronca quando o assunto é carnaval. Mas carnaval de rua muito organizado... não sei, não. É como botar o pessoal que sai nos blocos para dançar o minueto. Carnaval de rua e organização não combinam.

(Artur Xexéo. Revista O Globo, dezembro de 2011)

Em "Falando disso agora, quando passistas não têm a menor importância, quando eles mal são vistos na avenida, percebe-se que o minueto era o de menos", o termo em destaque tem os corretos comentários morfológicos e semânticos indicados em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q46782 | Português, Cirurgião Dentista, EBSERH, AOCP

Texto associado.
A lista de desejos                                                                                                     
Rosely Sayao

      Acabou a graça de dar presentes em situações de comemoração e celebração, não é? Hoje, temos listas para quase todas as ocasiões: casamento, chá de cozinha e seus similares – e há similares espantosos, como chá de lingerie –, nascimento de filho e chá de bebê, e agora até para aniversário.
     Presente para os filhos? Tudo eles já pediram e apenas mudam, de vez em quando ou frequentemente, a ordem das suas prioridades. Quem tem filho tem sempre à sua disposição uma lista de pedidos de presentes feita por ele, que pode crescer diariamente, e que tanto pode ser informal quanto formal.
     A filha de uma amiga, por exemplo, tem uma lista na bolsa escrita à mão pelo filho, que tem a liberdade de sacá-la a qualquer momento para fazer as mudanças que ele julgar necessárias. Ah! E ela funciona tanto como lista de pedidos como também de “checklist" porque, dessa maneira, o garoto controla o que já recebeu e o que ainda está por vir. Sim: essas listas são quase uma garantia de conseguir ter o pedido atendido.
     Ninguém mais precisa ter trabalho ao comprar um presente para um conhecido, para um colega de trabalho, para alguma criança e até amigo. Sabe aquele esforço de pensar na pessoa que vai receber o presente e de imaginar o que ela gostaria de ganhar, o que tem relação com ela e seu modo de ser e de viver? Pois é: agora, basta um telefonema ou uma passada rápida nas lojas físicas ou virtuais em que as listas estão, ou até mesmo pedir para uma outra pessoa realizar tal tarefa, e pronto! Problema resolvido!
    Não é preciso mais o investimento pessoal do pensar em algo, de procurar até encontrar, de bater perna e cabeça até sentir-se satisfeito com a escolha feita que, além de tudo, precisaria estar dentro do orçamento disponível para tal. Hoje, o presente custa só o gasto financeiro e nem precisa estar dentro do orçamento porque, para não transgredir a lista, às vezes é preciso parcelar o presente em diversas prestações...
       E, assim que os convites chegam, acompanhados sem discrição alguma das listas, é uma correria dos convidados para efetuar sem demora sua compra. É que os presentes menos custosos são os primeiros a serem ticados nas listas, e quem demora para cumprir seu compromisso acaba gastando um pouco mais do que gostaria.
      Se, por um lado, dar presentes deixou de dar trabalho, por outro deixou também totalmente excluído do ato de presentear o relacionamento entre as pessoas envolvidas. Ganho para o mercado de consumo, perda para as relações humanas afetivas.
    Os presentes se tornaram impessoais, objetos de utilidade ou de luxo desejados. Acabou-se o que era doce no que já foi, num passado recente, uma demonstração pessoal de carinho.
     Sabe, caro leitor, aquela expressão de surpresa gostosa, ou de um pequeno susto que insiste em se expressar, apesar da vontade de querer que ele passe despercebido, quando recebíamos um mimo? Ou aquela frase transparente de criança, que nunca deixa por menos: “Eu não quero isso!"? Tudo isso acabou. Hoje, tudo o que ocorre é uma operação mental dupla. Quem recebe apenas tica algum item da lista elaborada, e quem presenteia dá-se por satisfeito por ter cumprido seu compromisso.
    Que tempos mais chatos. Resta, a quem tiver coragem, a possibilidade de transgredir essas tais listas. Assim, é possível tornar a vida mais saborosa.

Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/colunas/roselysayao/2014/07/1489356-a-lista-de-desejos.shtml
Assinale a alternativa em que o termo destacado expressa finalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q34491 | Direito Sanitário, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

De acordo com a Constituição da República, compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social. Considerando os objetivos da seguridade social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contém os objetivos previstos na lei:

I. Resolutividade das ações de saúde.
II. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
III. Irredutibilidade do valor dos benefícios.
IV. Universalidade da cobertura e do atendimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q480568 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma farmácia de manipulação, ao se incorporar um fármaco a uma formulação de xampu que já estava preparada, foi observada a formação de um precipitado insolúvel.

A respeito dessa situação, julgue os seguintes itens.

É possível que tenha ocorrido uma incompatibilidade química entre o fármaco e algum dos componentes da formulação, como, por exemplo, uma reação iônica ter levado à formação de um sal insolúvel.
  1. ✂️
  2. ✂️

428Q158015 | Administração Geral, Teoria geral da administração TGA, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

De acordo com a Teoria Clássica, a divisão do trabalho processa-se de duas maneiras distintas: vertical e horizontal. A divisão do trabalho no sentido horizontal é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q6207 | Conhecimentos Específicos, Legislação Aplicada à EBSERH, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Considerando a Lei nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, que autoriza o Poder Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

430Q478931 | Farmácia, Biossegurança, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos princípios gerais de segurança no trabalho, julgue os itens seguintes. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) de uso obrigatório na manipulação de medicamentos são os seguintes: capela de fluxo laminar, luvas, máscara, touca, avental, óculos, protetores de sapato.
  1. ✂️
  2. ✂️

431Q62416 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Biomédico, EBSERH, 2018

Acerca da bacteriologia médica, julgue o item a seguir.

A bactéria Treponema pallidum pallidum, causadora da sífilis, faz parte de um grupo de bactérias conhecidas como espiroquetas, que são microrganismos Gram-negativos longos, delgados, de forma helicoidal, espiralada ou em saca-rolhas.
  1. ✂️
  2. ✂️

432Q34489 | Regimento Interno, Regimento Interno, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

O Regimento Interno da EBSERH - 3ª revisão, estabelece a regra aplicável nas ausências e impedimentos do Presidente. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q331794 | Matemática, Cirurgião Dentista Cirurgia e Traumatologia Buco, EBSERH, AOCP

Juliana passará 3/5 de suas férias na praia e o restante em casa. Sabendo que Juliana possui no total 45 dias de férias, quantos dias ela passará em casa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q59535 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao SUS, julgue o item subsequente.

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entidade representativa dos entes municipais na Comissão Intergestora Tripartite, trata de matérias referentes à saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

435Q675532 | Direito Penal, Lei Penal no Espaço, Advogado, EBSERH, IBFC, 2020

A delimitação da extensão territorial de determinado
Estado é de extrema importância para a aplicação
das normas, inclusive as normas penais. Sobre a lei
penal no espaço, assinale a alternativa incorreta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q544158 | Física, Física Médica, Físico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Na radioterapia de intensidade modulada (IMRT), a intensidade da radiação de cada campo de tratamento é modulada por meio de diferentes formatos de subcampos, levando-se em consideração as estruturas anatômicas que o feixe de raios vai atravessar. A respeito da IMRT, julgue os itens que se seguem. Toda dose prescrita nos alvos do tratamento com IMRT deve ser seguida até onde ela deva ser aplicada.
  1. ✂️
  2. ✂️

437Q385557 | Biologia, Biomedicina, Biomédico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da importância das técnicas bioquímicas nas análises clínicas, julgue os itens seguintes. Uma diminuição nos níveis da enzima creatina fosfoquinase (CPK) no plasma sanguíneo pode ser indício de um infarto do miocárdio.
  1. ✂️
  2. ✂️

438Q34488 | Regimento Interno, Regimento Interno, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC

Assinale a alternativa correta quanto às previsões do Decreto nº 7.661, de 28/12/2011, sobre os órgãos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q11702 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IADES

Os aerossóis formados no consultório odontológico apresentam potencial risco de contaminação. Visando à diminuição do risco produzido pelo aerossol, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q46703 | Português, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, 2017

Texto associado.
    Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. [...] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. [...]
   Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. [...] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.
    Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo...
     - Você é um largado. Onde se viu essa, agora! [...]
   Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.
    - Bom rapaz. Bom rapaz.
    Como se isso estivesse me interessando...
Faço serão, fico até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre). [...]
Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. [...] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? [...] Quase respondi...
- Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fino.
 
(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996) 
 
Vocabulário: Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.
Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução. 
Ao longo do texto a visão que o narrador tem de si é alternada com o modo pelo qual os outros o veem. Assim, percebe-se que o rótulo de “Bom rapaz. Bom rapaz.” (6º§) deve-se ao fato de o narrador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.