Início

Questões de Concursos EBSERH

Resolva questões de EBSERH comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4381Q1005276 | Fisioterapia, EletroTermoFototerapia, Dor, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 30 anos, diagnosticada com artrite reumatoide, relata aumento da dor e rigidez nas articulações, principalmente nas mãos e nos pulsos. O reumatologista pretende adotar uma abordagem terapêutica que alie medicação a técnicas físicas para maximizar o controle da dor e manter a funcionalidade das articulações.

A abordagem indicada nesse caso consiste em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4382Q1003230 | Medicina, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação à Síndrome de QT longo (SQTL), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A SQTL congênita é uma síndrome arritmogênica de origem genética/hereditária.

( ) Prevalência nos indivíduos brancos é de 1:2500.

( ) Representa um grupo heterogéneo de doenças.

( ) É dividida em duas variantes: síndrome de Romano‐Ward e síndrome de Jervell e Lange‐ Nielsen.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4383Q999910 | Medicina, Neonatologia, EBSERH, IBFC, 2023

Puérpera de 30 anos deu à luz, por parto vaginal, a um recém-nascido pequeno para idade gestacional de 41 semanas de idade gestacional. As sorologias maternas mostraram um VDRL positivo na titulação 1/32 na 32ª semana de gestação. O tratamento com penicilina benzatina foi prescrito na dose correta e repetido por 3 semanas, conforme protocolo do ministério da saúde. O parceiro e pai da criança recursou-se a receber a medicação. Houve queda da titulação da gestante para 1/8 e 1/4 respectivamente nas semanas seguintes, no entanto, no momento da admissão na maternidade houve nova subida do título do VDRL para 1/16. O VDRL do recém-nascido foi coletado e teve como resultado a titulação 1/64. O aleitamento materno exclusivo segue sem problemas e não houve outras intercorrências com o binômio mãe-filho. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4384Q1049579 | Radiologia, Processamento de Imagens Radiológicas, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2022

Considerando as etapas na realização de exames de radiografia digital, existem protocolos para a operação dos equipamentos. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4385Q957422 | Farmácia, Grupo Técnico em Farmácia, EBSERH, FGV, 2025

Na manipulação de produtos farmacêuticos, unidades como UI (Unidades Internacionais) e UTR (Unidades de Turbidez Relativa) são utilizadas para calcular a quantidade de insumos a ser pesada, com base na especificação do certificado de análise do fornecedor. Um manipulador que recebe a informação de que um lote de enzima possui uma concentração de 400.000 UTR/g e a formulação exige 12.000 UTR, deve pesar, para atender à prescrição, a seguinte quantidade desse insumo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4386Q1004015 | Radiologia, Grupo Radioterapia, EBSERH, FGV, 2025

Em relação aos subtipos histológicos do câncer de pulmão, assinale a opção que apresenta, em ordem decrescente, o respectivo potencial de disseminação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4387Q998128 | Medicina, Cardiologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Uma lactente de 10 meses, com episódios de melena e anemia, foi avaliada na emergência, onde o cirurgião pediátrico realizou toque retal, que foi livre de sangramento, e clister opaco, sem evidências de pólipos intestinais.

Com o objetivo de elucidação diagnóstica, deve-se solicitar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4388Q1002736 | Radiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a histiocitose de células de Langerhans assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4389Q1003506 | Medicina, Medicina do Sono, EBSERH, IBFC, 2023

São fatores de risco para complicações graves após uvulopalatofaringoplastia, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4390Q999668 | Medicina, Infectologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a infecção congênita pelo citomegalovírus (CMV), assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4391Q1049333 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Oncologia, EBSERH, VUNESP, 2020

Observando-se as resoluções emanadas pelo Conselho Federal de Enfermagem desde 1975, em relação à gestão do cuidado em Enfermagem no Brasil, é correto afirmar que o enfermeiro construiu sua autonomia para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4392Q1008377 | Psicologia, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

Rodrigo, 30 anos, insere-se em numerosos grupos sociais e é bem-sucedido profissionalmente. Durante sua vida, a ideia de separação e rejeição fez com que ele adotasse um padrão de relacionamento caracterizado pela alternância entre a extrema idealização e a desvalorização. Em razão disso, tentava de tudo para evitar o abandono, seja real ou imaginário.
Rodrigo, depois de discutir com Maria, parceira que conheceu há aproximadamente um mês e por quem diz estar apaixonado, teve um impulso de se automutilar. Em razão disso, procurou atendimento psicológico. Apresentou como queixa o fato de não conseguir controlar sua alimentação e o uso de drogas. Ao longo da terapia relatou experimentar um sentimento de vazio durante toda a vida, associado a uma raiva intensa e inapropriada que não sabe como controlar.
Sua sintomatologia permite considerar que se trata de uma personalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4393Q957433 | Farmácia, Farmacodinâmica, Grupo Técnico em Farmácia, EBSERH, FGV, 2025

A absorção de fármacos a partir de supositórios retais é influenciada por diversos fatores fisiológicos e físico-químicos, como o pH do meio, o fluxo sanguíneo local e a solubilidade do fármaco.
Considerando esses aspectos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4394Q1049338 | Técnicas em Laboratório, Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Técnico em Citopatologia, EBSERH, VUNESP, 2020

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. Para efeito, foi adotada a definição que resíduos perfurocortantes ou escarificantes, tais como agulhas, ampolas de vidro, lâminas de bisturi, lâminas de vidro e lamínulas estão inclusos no grupo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4395Q1006586 | Português, Tipos de Discurso Direto, Técnico em Contabilidade, EBSERH, IBFC, 2022

Texto associado.

Texto I

O conto do vigário (Joseli Dias)

Um conto de réis. Foi esta quantia, enorme para a época, que o velho pároco de Cantanzal perdeu para Pedro Lulu, boa vida cuja única ocupação, além de levar à perdição as mocinhas do lugar, era tocar viola para garantir, de uma casa em outra, o almoço de todos os dias. Nenhum vendeiro, por maior esforço de memória que fizesse, lembraria o dia em que Pedro Lulu tirou do bolso uma nota qualquer para comprar alguma coisa. Sempre vinha com uma conversa maneira, uma lábia enroladora e no final terminava por comprar o que queria, deixando fiado e desaparecendo por vários meses, até achar que o dono do boteco tinha esquecido a dívida, para fazer uma nova por cima.

A vida de Pedro Lulu era relativamente boa. Tocava nas festas, ganhava roupas usadas dos amigos e juras de amor de moças solteironas de Cantanzal. A vida mansa, no entanto, terminou quando o Padre Bastião chegou por ali. Homem sisudo, pregava o trabalho como meio único para progredir na vida. Ele mesmo dava exemplo, pegando no batente de manhã cedo, preparando massa de cimento e assentando tijolos da igreja em construção. Quando deu com Pedro Lulu, que só queria sombra e água fresca, iniciou uma verdadeira campanha contra ele. Nos sermões, pregava o trabalho árduo. Pedro Lulu era o exemplo mais formidável que dava aos fiéis. “Não tem família, não tem dinheiro, veste o que lhe dão, vive a cantar e a mendigar comida na mesa alheia”, pregava o padre, diante do rebanho.

Aos poucos Pedro Lulu foi perdendo amizades valiosas, os almoços oferecidos foram escasseando e até mesmo nas rodas de cantoria era olhado de lado por alguns.

“Isso tem que acabar”, disse consigo.

Naquele dia foi até a igreja e prostou-se diante do confessionário. Fingindo ser outra pessoa, pediu ao padre o mais absoluto segredo do que iria contar, porque havia prometido a um amigo que não faria o mesmo diante das maiores dificuldades, mas que vê-lo em tamanha necessidade, tinha resolvido confessar-se passando o segredo adiante.

O Padre, cujo único defeito era interessar-se pela vida alheia, ficou todo ouvidos. E foi assim que a misteriosa figura contou que Pedro Lulu era, na verdade, riquíssimo, mas que por uma aposta que fez, não podia usufruir de seus bens na capital, que somavam milhares de contos de réis. [...]

A passagem ‘”Isso tem que acabar”’ (4º§) traz um exemplo de discurso direto e revela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4396Q1009659 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psicogeriatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 54 anos foi atendido com queixa de lentidão e tremor nas mãos iniciado 7 meses antes. Ao exame, apresentava hipomimia facial, marcha em pequenos passos e quadro simétrico de rigidez em roda dentada, tremor de repouso e bradicinesia em membros superiores. Suspeitou-se de que o quadro poderia ter origem medicamentosa.

A medicação que mais provavelmente está associada a essa clínica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4397Q957435 | Farmácia, Legislação Federal, Grupo Técnico em Farmácia, EBSERH, FGV, 2025

Em uma farmácia de manipulação, o gerente responsável foi informado por um fiscal do trabalho de que a empresa não estava cumprindo algumas exigências relacionadas ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), previsto na legislação trabalhista (Norma Regulamentadora no 07). Entre os problemas apontados, destacou-se a ausência de exames médicos periódicos para os funcionários expostos a agentes químicos, o que foi considerado um risco à saúde ocupacional. Após a notificação, o gerente precisa implementar mudanças para regularizar a situação.
A conduta mais adequada, a ser tomada pelo empregador, de acordo com a legislação, seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4398Q1024763 | Medicina, Oncologia, Medicina Paliativa, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente 59 anos foi submetido a uma esofagectomia transtorácica com linfadenectomia associada para tratamento de carcinoma espinocelular em terço médio do esôfago. Em pós-operatório imediato, o paciente apresentou disfonia e tosse ao tentar beber água. Foi realizada a avaliação da deglutição, sugerindo a possibilidade de aspiração.
Considerando a anatomia cirúrgica do esôfago, o nervo provavelmente lesionado foi o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4399Q1003516 | Medicina, Genética, EBSERH, IBFC, 2023

Criança que nasceu a termo (40 semanas), peso: 3550g, E: 50cm perímetro cefálico: 33cm, Apgar: 9/10. Teve aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, com bom ganho pôndero-estatural e desenvovimento. Após a introdução alimentar, iniciou quadro de vômitos, diarréia, dor abdominal e começou a perder peso. Começou a ter epsódios frequentes de hipoglicemia. Assinale a alternativa que apresenta a principal hipótese diagnóstica para essa paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4400Q1048829 | Medicina, Neurologia, Área centro Cirúrgico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Hemorragia subaracnoide é um tipo de acidente vascular cerebral com elevada incidência em pacientes de quarenta anos a sessenta anos de idade, com elevados índices de morbidade e mortalidade. É mais frequente em pacientes com fatores de risco para doenças cardiovasculares, como a hipertensão e o tabagismo.

Com referência à hemorragia subaracnoide, julgue o item a seguir.

O nível de consciência de pacientes com hemorragia subaracnoide deve ser frequentemente monitorado avaliando-se os valores obtidos na escala de coma de Glasgow.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.