Início

Questões de Concursos EEAR

Resolva questões de EEAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q53062 | Inglês, Sargento da Aeronáutica, EEAR, 2017

All the alternatives below are into imperative, except
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q18393 | Português, Controlador de Tráfego Aéreo, EEAR, FAB

Leia o fragmento da canção a seguir. 

Chega de Saudade – texto adaptado – (Vinícius de Moraes)
Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque não posso mais sofrer
Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai
Mas, se ela voltar
Se ela voltar
Que coisa linda!
Que coisa louca!
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que darei na sua boca [...] 


Na canção, o uso da conjunção adversativa marca uma mudança significativa, do ponto de vista semântico, de estado de ânimo do eu lírico. Marque o trecho que exemplifica essa mudança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q52654 | Física, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Dois vetores V1 e V2 formam entre si um ângulo θ e possuem módulos iguais a 5 unidades e 12 unidades, respectivamente. Se a resultante entre eles tem módulo igual a 13 unidades, podemos afirmar corretamente que o ângulo θ entre os vetores V1 e V2 vale:  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q53074 | Matemática, Sargento da Aeronáutica, EEAR, 2017

As retas de equações y + x – 4 = 0 e 2y = 2x – 6 são, entre si, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q18458 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta de figuras de linguagem presentes nos textos abaixo.

I- “... só resta ao homem (estará equipado?)/ a dificílima dangerosíssima viagem/ de si a si mesmo:/ pôr o pé no chão/ do seu coração...”

II- “... o chiclets ora se contrai/ ora se dilata,/ e consubstante ao tempo, se rompe,/ interrompe, embora logo se remende,/ e fique a romper-se, a remendar-se...”

III- “ E não importa se os olhos do mundo inteiro/ Possam estar por um momento voltados para o largo/ Onde escravos eram castigados...”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q53070 | Matemática, Sargento da Aeronáutica, EEAR, 2017

O valor real que satisfaz a equação 4x – 2– 2 = 0 é um número 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q689898 | Português, Sintaxe, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Assinale a alternativa que traz a correta sequência dos termos que preenchem as lacunas do poema abaixo, observando a regência dos verbos que os exigem.
Hão de chorar___ ela os cinamomos;
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se________que____ colhia.
[...]
Hão de chorar a irmã que____sorria.
[...]
A lua que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar, há de envolvê(ver)____
Entre lírios e pétalas de rosa.
(Alphonsus de Guimaraens)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q18402 | Matemática, Controlador de Tráfego Aéreo, EEAR, FAB

Uma esfera inscrita em um cubo de diagonal 2 √3 m tem o volume igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q685498 | Matemática, Sargento da Aeronáutica Controle de Tráfego Aéreo, EEAR, Aeronáutica, 2019

Se um ponto móvel se deslocar, em linha reta, do ponto A(0, 0) para o ponto B(4, 3) e, em seguida, para o ponto C(7, 7), então ele percorre uma distância de ___________ unidades de comprimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q52676 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Assinale a alternativa em que a oração em destaque é subordinada substantiva objetiva indireta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

121Q18464 | Matemática, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

A metade do número de anagramas da palavra PRISMA que começam por S é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q52695 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

O lema da tropa

O destemido tenente, no seu primeiro dia como comandante de uma fração de tropa, vendo que alguns de seus combatentes apresentavam medo e angústia diante da barbárie da guerra, gritou, com firmeza, para inspirar seus homens a enfrentarem o grupamento inimigo que se aproximava:
— Ou mato ou morro!
Ditas essas palavras, metade de seus homens fugiu para o mato e outra metade fugiu para o morro. 


Considere o seguinte trecho do texto:

“[...] vendo que alguns de seus combatentes apresentavam medo e angústia diante da barbárie da guerra [...]”

O fragmento acima, no contexto em que se apresenta, indica 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q239987 | Física, Sargento, EEAR, Aeronáutica

Em um sistema eletricamente isolado, é provocado o atrito entre dois corpos eletricamente neutros. Logo após, percebe–se que ambos estão eletrizados.
De acordo com o princípio da conservação das cargas elétricas, os corpos eletrizaram–se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q52671 | Física, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Considerando as velocidades de propagação da luz em dois meios homogêneos e distintos, respectivamente iguais a 200.000 km/s e 120.000 km/s, determine o índice de refração relativo do primeiro meio em relação ao segundo. Considere a velocidade da luz no vácuo, igual a 300.000 km/s.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q52690 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Salve, lindo pendão¹ da esperança,
Salve, símbolo augusto² da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da pátria nos traz.
(trecho do Hino à Bandeira – letra de Olavo Bilac- música de Francisco Braga)

Glossário:
¹ Pendão – bandeira, flâmula
² Augusto – nobre


O trecho “Tua nobre presença”, no contexto em que se insere, do ponto de vista sintático, se classifica como  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q238515 | Português, Conjunções, Sargento, EEAR, Aeronáutica

Observe:
I– Eu posso reclamar, ___ estou na minha razão.
II– Houve avanços na negociação entre trabalhadores e empresários, ___ a situação ainda não foi resolvida.
III– Apiedei–me da borboleta caída no chão, tomei–a na palma da mão ___ fui depô–la no peitoril da janela.
IV– Não desista de seus sonhos, ___ eles são plenamente realizáveis.
Assinale a alternativa com os tipos de conjunções coordenativas que preenchem correta e respectivamente as lacunas das frases acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q18471 | Física, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Uma onda sonora com frequência de 1,6 kHz, ao propagar- se no ar, com uma velocidade de propagação de 320 m/s, apresenta um comprimento de onda de ____ metros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q688812 | Engenharia de Produção, Sargento da Aeronáutica Administração, EEAR, Aeronáutica, 2019

Assinale a alternativa incorreta quanto à Pesquisa Operacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q682307 | Física, Sargento da Aeronáutica Aeronavegantes e Não Aeronavegantes, EEAR, Aeronáutica, 2019

Um corpo de massa igual a m é lançado verticalmente para baixo, do alto de um prédio, com uma velocidade inicial vo. Desprezando a resistência do ar e adotando o módulo da aceleração da gravidade no local igual a 10m/s2. O corpo percorre uma altura de 40m até atingir o solo com uma velocidade final de 30m/s. O valor, em m/s, da velocidade inicial vo é?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q52682 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, 2018

Marque a alternativa que apresenta, em destaque, complemento nominal. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.