Início

Questões de Concursos EEAR

Resolva questões de EEAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


171Q686401 | Português, Sintaxe, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Assinale a alternativa em que o termo destacado não é complemento nominal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q18420 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Quanto à classificação das figuras de linguagem, coloque ( 1 ) para antítese, ( 2 ) para hipérbole, ( 3 ) para metonímia e ( 4 ) para metáfora. Depois assinale a alternativa com a sequência correta.

I. ( ) “Trabalhava arduamente, pois tinha de alimentar quatro bocas.”
II. ( ) “Eu, que era branca e linda, eis - me medonha e escura.”
III. ( ) “Um mundo de ideias havia em minha cabeça.”
IV. ( ) “Meu coração é um campo minado.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q18396 | Português, Controlador de Tráfego Aéreo, EEAR, FAB

Marque a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das sentenças a seguir.

I- O enfermeiro assistia ___ doente em seu leito, diariamente.
II- Aspirei ___ posto de Oficial durante seis meses de minha vida militar.
I- Quando foi chamada, a professora atendeu ___ alunos com brevidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q238851 | Física, Sargento, EEAR, Aeronáutica

Em um circuito elétrico, 10 lâmpadas incandescentes iguais estão ligadas em paralelo à uma fonte de alimentação ideal. Inicialmente todas as lâmpadas estão acesas e com o mesmo brilho. O que acontecerá com as demais lâmpadas se uma delas for retirada do circuito?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q691038 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
Quem casa quer casa
        Num tempo em que se casava depois de namorar e noivar, viajei com meu marido para a minha primeira casa, no mesmo dia do meu casamento. Partia na verdade para um reino onde, tendo modos à mesa e usando meia fina, seria uma mulher distinta como Dona Alice e seu marido saindo para a missa das dez. Pois sim, meu enxoval (...) foi despachado com zelo pela via férrea para uma cidade longe, tão longe que não pude eu mesma escolher casa e coisas. Como você quer nossos móveis?, havia perguntado meu noivo. Ah, eu disse, você pode escolher, mas gosto mesmo é daqueles escuros, pretos. Pensava na maravilhosa cristaleira de Dona Cecília, móveis de pernas torneadas e brilhantes, cama de cabeceira alta. Para a cozinha achei melhor nem sugerir, apostando na surpresa. Você pode cuidar de tudo, respondi a meu noivo atrapalhado com as providências, os poucos dias de folga na empresa, sozinho (...). Foi abrir a porta de nossa casa com alpendre e levei o primeiro susto de muitos de minha vida de casada. A mobília - palavra que sempre detestei - era daquele amarelo bonito de peroba.  Tem pouco uso, disse meu marido, comprei de um colega que se mudou daqui. Gostei da cristaleira, seus espelhos multiplicando o ‘jogo de porcelana’ - que invenção! A cama era feia, egressa de um outro desenho, sem nada a ver com a sala. E a cozinha? O mesmo fogão a lenha que desde menina me encarvoara. O fogão a gás vem em duas semanas, explicou meu marido com mortificada delicadeza, adivinhando o borbotão de lágrimas. Mas o banheiro, este sim amei à primeira vista, azulejos, louça branca e um boxe com cortina amarela desenhada em peixes e algas. Recompensou-me. Faz quarenta anos desde minha apresentação a este meu primeiro banheiro com cortina, a um piso que se limpava com sapóleo, palavra que incorporei incontinente ao meu novo status. Vinha de uma casa com panelas de ferro que só brilhavam a poder de areia. (...) Quando me viu a pique de chorar, meu marido me disse naquele dia: quando puder, vou comprar móveis pretos e torneados pra você. Compreendi, com grande sorte para mim, que era melhor escutar aquela promessa ardente ao ouvido, que ter móveis bonitos e marido desatento. Do viçoso jardim arranquei quase tudo para ‘plantar do meu jeito’, tentativa de construir um lar, esperança que até hoje guardo e pela qual me empenho como se tivesse acabado de me casar.

Adélia Prado 
https://cronicasurbanas/wordpress/tag/adelia-prado

VOCABULÁRIO
alpendre: varanda coberta
borbotão: caudal; jorro; jato forte, em grande quantidade
egressa: afastada; retirada, que não pertence a um grupo encarvoara: sujara de carvão
incontinente: que ou quem não se contém, sem moderação
viçoso: que cresce e se desenvolve com vigor
Considerando-se o tema de que trata o texto, pode-se indicar que diz respeito a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q18428 | Enfermagem, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Analise as sentenças marcando V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta:

( ) A escápula é classificada como um osso chato.

( ) O músculo visceral (involuntário) contém tecido muscular estriado.

( ) Dendritos são extensões curtas, espessas e ramificadas difusamente do corpo celular de um neurônio, que recebem impulsos de outras células.

( ) O encéfalo consiste em cérebro, cerebelo, tronco encefálico, diencéfalo (tálamo e hipotálamo), sistema límbico e sistema ativador reticular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q18413 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Texto associado.
A GUERRA DO PLÁSTICO

     Só 5% do plástico produzido pela indústria petroquímica mundial desde os anos 1930 foi incinerado. O restante continua em algum lugar do planeta. Grande parte desse plástico se acumula em aterros sanitários e lixões. Outra parte cai nos bueiros, é arrastada pelos rios até os oceanos, onde se acumula em bizarras ilhas flutuantes. Espécies ameaçadas como as tartarugas marinhas confundem o plástico com algas e, ao comê-lo, morrem asfixiadas.
     Uma das maiores iniciativas para lidar com essa tragédia ambiental é a adoção dos plásticos biodegradáveis. Eles foram desenvolvidos a partir dos anos 1990 por gigantes da indústria petroquímica. Trata-se de plásticos que se decompõem sob a ação do sol, da umidade ou do ar, em prazos que variam de poucos meses até cinco anos. O tipo mais usado é o oxibiodegradável, que se decompõe em cerca de 18 meses. Em contato com o ar, ele se desmancha em bilhões de partículas invisíveis. Com a disseminação mundial do discurso de proteção à natureza, o uso dos biodegradáveis começou a crescer no comércio, especialmente como sacolas de supermercado. Mas alguns estudos recentes contestam a eficácia do plástico oxibiodegradável – justamente o mais usado por causa do curto tempo de decomposição. Joseph Greene, um pesquisador da Universidade da Califórnia, testou a decomposição desses produtos e concluiu que a biodegradação não é uma solução definitiva. Alguns plásticos foram absorvidos pelo meio ambiente, mas outros viraram pó, sem ser consumidos por bactérias e fungos.
     Para Sílvia Rolim, do Instituto Socioambiental dos Plásticos, a melhor forma de proteger o ambiente é produzir plásticos mais resistentes. Assim, eles seriam reutilizados ou reciclados. Está aí um debate que pode durar décadas.

(FERREIRA Thaís, Revista Época, janeiro, 2009-adaptado)
Segundo Joseph Greene, a biodegradação não é uma solução definitiva porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q693175 | Administração Geral, Sargento da Aeronáutica Administração, EEAR, Aeronáutica, 2019

A fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, a necessidade de um modelo de organização racional e o crescente tamanho e complexidade das empresas são alguns dos aspectos relacionados à origem de qual teoria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q18466 | Matemática, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

A reta r, de equação y + 2x – 1 = 0, corta o eixo x em x = a e o eixo y em y = b. Assim, a + b é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q688775 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Texto associado.
Quem casa quer casa
        Num tempo em que se casava depois de namorar e noivar, viajei com meu marido para a minha primeira casa, no mesmo dia do meu casamento. Partia na verdade para um reino onde, tendo modos à mesa e usando meia fina, seria uma mulher distinta como Dona Alice e seu marido saindo para a missa das dez. Pois sim, meu enxoval (...) foi despachado com zelo pela via férrea para uma cidade longe, tão longe que não pude eu mesma escolher casa e coisas. Como você quer nossos móveis?, havia perguntado meu noivo. Ah, eu disse, você pode escolher, mas gosto mesmo é daqueles escuros, pretos. Pensava na maravilhosa cristaleira de Dona Cecília, móveis de pernas torneadas e brilhantes, cama de cabeceira alta. Para a cozinha achei melhor nem sugerir, apostando na surpresa. Você pode cuidar de tudo, respondi a meu noivo atrapalhado com as providências, os poucos dias de folga na empresa, sozinho (...). Foi abrir a porta de nossa casa com alpendre e levei o primeiro susto de muitos de minha vida de casada. A mobília - palavra que sempre detestei - era daquele amarelo bonito de peroba.  Tem pouco uso, disse meu marido, comprei de um colega que se mudou daqui. Gostei da cristaleira, seus espelhos multiplicando o ‘jogo de porcelana’ - que invenção! A cama era feia, egressa de um outro desenho, sem nada a ver com a sala. E a cozinha? O mesmo fogão a lenha que desde menina me encarvoara. O fogão a gás vem em duas semanas, explicou meu marido com mortificada delicadeza, adivinhando o borbotão de lágrimas. Mas o banheiro, este sim amei à primeira vista, azulejos, louça branca e um boxe com cortina amarela desenhada em peixes e algas. Recompensou-me. Faz quarenta anos desde minha apresentação a este meu primeiro banheiro com cortina, a um piso que se limpava com sapóleo, palavra que incorporei incontinente ao meu novo status. Vinha de uma casa com panelas de ferro que só brilhavam a poder de areia. (...) Quando me viu a pique de chorar, meu marido me disse naquele dia: quando puder, vou comprar móveis pretos e torneados pra você. Compreendi, com grande sorte para mim, que era melhor escutar aquela promessa ardente ao ouvido, que ter móveis bonitos e marido desatento. Do viçoso jardim arranquei quase tudo para ‘plantar do meu jeito’, tentativa de construir um lar, esperança que até hoje guardo e pela qual me empenho como se tivesse acabado de me casar.

Adélia Prado 
https://cronicasurbanas/wordpress/tag/adelia-prado

VOCABULÁRIO
alpendre: varanda coberta
borbotão: caudal; jorro; jato forte, em grande quantidade
egressa: afastada; retirada, que não pertence a um grupo encarvoara: sujara de carvão
incontinente: que ou quem não se contém, sem moderação
viçoso: que cresce e se desenvolve com vigor
“Do viçoso jardim arranquei quase tudo para ‘plantar do meu jeito’, tentativa de construir um lar, esperança que até hoje guardo e pela qual me empenho como se tivesse acabado de me casar.” Do sentido da frase final do texto, depreende-se, de forma incorreta, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

181Q53042 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, 2017

Assinale a frase em que o termo destacado não é objeto indireto. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q690760 | Informática, Sargento da Aeronáutica Administração, EEAR, Aeronáutica, 2019

De acordo com as funções disponíveis no LibreOffice Calc, analise cada sentença e marque V para verdadeiro ou F para falso nos parênteses. Em seguida, assinale a alternativa correspondente à sequência marcada.
( ) A função MÉDIA calcula a média de um intervalo de valores.
( ) A função MENOR retorna o menor valor na enésima posição de um intervalo de células definido.
( ) A função SE permite construir expressões condicionais e somente retorna um valor se a condição apresentada for falsa.
( ) A função ABS retorna o valor negativo do número fornecido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q683529 | Português, Sintaxe, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2019

Em qual alternativa o emprego da regência verbal está incorreto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q53047 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, 2017

Assinale a alternativa que contém oração sem sujeito. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q53046 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, 2017

Leia:

      Ana estava muito frustrada consigo mesma. Ela, que se achava a mulher mais forte para vencer as adversidades, percebeu que não tinha preparo para aquela situação. Ela nunca teve dúvida de que era superior aos desencontros da vida, mas a verdade era que ela precisava de uma solução imediata.

Quantas orações subordinadas substantivas estão contidas no texto acima? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q682735 | Física, Sargento da Aeronáutica Aeronavegantes e Não Aeronavegantes, EEAR, Aeronáutica, 2019

Os radares primários de controle de tráfego aéreo funcionam com base no princípio de reflexão das ondas eletromagnéticas. De acordo com esse princípio, uma onda é emitida por uma antena próxima ao local de pouso e essa onda se propaga até o avião,reflete e volta à antena. Supondo o módulo da velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no ar, igual ao módulo da velocidade de propagação da luz no vácuo (v= 300.000km/s), se o intervalo de tempo entre a transmissão e a recepção da onda refletida foi de 1ms (um milisegundo), conclui-se que o avião está a uma distância de ______ km da antena.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q18423 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Coloque ( 1 ) para adjunto adnominal e ( 2 ) para adjunto adverbial. Depois assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Na placa estava escrito: Preferência para pessoas com criança de colo.

( ) A criança, no colo, sorria a todos os que passavam.

( ) Do colo, a criança sorria a todos que passavam.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q53075 | Matemática, Sargento da Aeronáutica, EEAR, 2017

Sabendo que o dodecaedro regular possui 20 vértices, o número de arestas desse poliedro é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q18414 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Texto associado.
A GUERRA DO PLÁSTICO

     Só 5% do plástico produzido pela indústria petroquímica mundial desde os anos 1930 foi incinerado. O restante continua em algum lugar do planeta. Grande parte desse plástico se acumula em aterros sanitários e lixões. Outra parte cai nos bueiros, é arrastada pelos rios até os oceanos, onde se acumula em bizarras ilhas flutuantes. Espécies ameaçadas como as tartarugas marinhas confundem o plástico com algas e, ao comê-lo, morrem asfixiadas.
     Uma das maiores iniciativas para lidar com essa tragédia ambiental é a adoção dos plásticos biodegradáveis. Eles foram desenvolvidos a partir dos anos 1990 por gigantes da indústria petroquímica. Trata-se de plásticos que se decompõem sob a ação do sol, da umidade ou do ar, em prazos que variam de poucos meses até cinco anos. O tipo mais usado é o oxibiodegradável, que se decompõe em cerca de 18 meses. Em contato com o ar, ele se desmancha em bilhões de partículas invisíveis. Com a disseminação mundial do discurso de proteção à natureza, o uso dos biodegradáveis começou a crescer no comércio, especialmente como sacolas de supermercado. Mas alguns estudos recentes contestam a eficácia do plástico oxibiodegradável – justamente o mais usado por causa do curto tempo de decomposição. Joseph Greene, um pesquisador da Universidade da Califórnia, testou a decomposição desses produtos e concluiu que a biodegradação não é uma solução definitiva. Alguns plásticos foram absorvidos pelo meio ambiente, mas outros viraram pó, sem ser consumidos por bactérias e fungos.
     Para Sílvia Rolim, do Instituto Socioambiental dos Plásticos, a melhor forma de proteger o ambiente é produzir plásticos mais resistentes. Assim, eles seriam reutilizados ou reciclados. Está aí um debate que pode durar décadas.

(FERREIRA Thaís, Revista Época, janeiro, 2009-adaptado)
Leia:

I – A partir dos anos de 1930, uma parcela considerável do plástico produzido no planeta passou a ser incinerada.

II – Grande parte do plástico que se acumula em aterros e lixões é reciclada.

III– Parte do plástico que se acumula nas ruas desemboca nos oceanos.

IV– Algumas espécies animais são prejudicadas por causa do plástico que se acumula nas ruas.

Estão corretas as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q18415 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Leia:

I. O acampamento deixou cansados os novos alunos.

II. Cansados , os novos alunos deixaram o acampamento.

III. Os novos alunos deixaram cansados o acampamento.

Há predicativo do objeto em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.