Início

Questões de Concursos EEAR

Resolva questões de EEAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q1058302 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2022

Assinale a alternativa que apresenta discurso indireto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

902Q1057829 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica BMA Mecânico de Aeronaves, EEAR, Aeronáutica, 2023

Texto associado.
Divagação sobre as ilhas

Carlos Drumnond de Andrade

Quando me acontecer alguma pecúnia, passante de um milhão de cruzeiros, compro uma ilha; não muito longe do litoral, que o litoral faz falta; nem tão perto, também que de lá possa eu aspirar a fumaça e a graxa do porto. Minha ilha (e só de a imaginar já me considero seu habitante) ficará no justo ponto de latitude e longitude, que, pondo-me a coberto de ventos, sereias e pestes, nem me afaste demasiado dos homens nem me obrigue a praticá-los diuturnamente. Porque esta é a ciência e, direi, a arte do bem-viver; uma fuga relativa, e uma não muito estouvada confraternização.
De há muito sonho esta ilha, se é que não a sonhei sempre. (...)
E por que nos seduz a ilha? As composições de sombra e luz, o esmalte das relvas, a cristalinidade dos regatos – tudo isso existe fora das ilhas, não é privilégio dela. A mesma solidão existe, com diferentes pressões, nos mais diversos locais, inclusive os de população densa, em terra firme e longa. Resta ainda o argumento da felicidade – “aqui eu não sou feliz”, declara o poeta, para enaltecer, pelo contraste, a sua pasárgada: mas será que se procura realmente nas ilhas uma ocasião de ser feliz ou modo de sê-lo? E só se alcançaria tal mercê, de índole extremamente subjetiva, no regaço de uma ilha, e não igualmente em terra comum?
Quando penso em comprar uma ilha, nenhuma dessas excelências me seduz mais que as outras, nem todas juntas constituem a razão de meu desejo. (...)
A ilha me satisfaz por ser uma porção curta de terra (falo de ilhas individuais, não me tentam aventuras marajoaras), um resumo prático, substantivo, dos estirões deste vasto mundo, sem os inconvenientes dele, e com a vantagem de ser quase ficção sem deixar de constituir uma realidade.

Presença da Literatura Brasileira. Modernismo. 5a. edição.
Considerando ilha versus cronista nos trechos, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – “Quando me acontecer alguma pecúnia, passante de um milhão de cruzeiros, compro uma ilha;” 2 – “(e só de a imaginar já me considero seu habitante)”
3 – “De há muito sonho esta ilha, se é que não a sonhei sempre.”
4 – “E por que nos seduz a ilha?”
( ) É habitante do seu imaginário. ( ) É sua propriedade em potencial. ( ) É seu objeto de atração e de fascínio. ( ) É sua residência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

903Q1058386 | Português, Interpretação de Textos, CFS, EEAR, Aeronáutica, 2024

Leia o poema abaixo e assinale a alternativa que menciona as figuras de linguagem presentes nos trechos em destaque.

Oovodegalinha

JoãoCabraldeMeloNeto

Oovorevelaoacabamento atodamãoqueoacaricia daquelascoisastorneadas numtrabalhodetodaavida. Equeseencontratambémnoutras queentretantomãonãofabrica: noscorais,nosseixosrolados eemtantascoisasesculpidas cujasformassimplessãoobra demilinacabáveislixas usadaspormãosescultoras escondidasnaágua,nabrisa. Noentretanto,oovo,eapesar depuraformaconcluída, nãosesituanofinal: estánopontodepartida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

904Q1057130 | Português, Pontuação, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2020

Assinale a alternativa em que o uso da(s) vírgula(s) é facultativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

905Q1057131 | Português, Morfologia, Controle de Tráfego Aéreo Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2020

Relacione as colunas, considerando a classificação das vozes dos verbos destacados nas frases. Depois assinale a alternativa com a sequência correta.

1 – ativa

2 – passiva

3 – reflexiva

( ) No baile, príncipe e princesa olharam-se surpresos.

( ) De cavalo dado não se olham os dentes, minha querida!

( ) Na primavera, a alameda ficou coberta pelos ipês amarelos.

( ) Nem sempre se solucionam rapidamente os problemas.

( ) Na entrada, os anfitriões receberam-me com um largo sorriso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

906Q1057931 | Português, Morfologia, Administração, EEAR, Aeronáutica, 2024

Assinale a alternativa em que há conjunção subordinativa consecutiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

907Q1058446 | Português, Morfologia, Código 44, EEAR, Aeronáutica, 2025

Assinale aalternativaemquenãoháapresençadeadjetivo nograusuperlativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

909Q1057501 | Português, Sintaxe, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2022

Assinale a alternativa cujos verbos completam o texto abaixo, observando a concordância.
O trote é uma atividade lúdica em que _______ ser preservada a intimidade e a honra dos calouros. Os abusos que, esporadicamente, _______ não podem justificar que se _______ uma norma rígida para _______ essa prática tradicional nas universidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

910Q1057504 | Português, Crase, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2022

Em qual alternativa o emprego da crase está incorreto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

911Q1057255 | Português, Sintaxe, Controle de Tráfego Aéreo, EEAR, Aeronáutica, 2021

Há sujeito simples em qual alternativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

912Q1059049 | Matemática, Geometria Espacial, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 2, EEAR, Aeronáutica, 2022

Um cilindro de volume 21π cm3 e raio da base 2 cm é seccionado por um plano paralelo à sua base no ponto equivalente a dois terços de sua altura, gerando dois outros cilindros, um maior e outro menor. Dessa forma, a área total do cilindro menor é ______ π cm2 .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

913Q1057259 | Português, Sintaxe, Controle de Tráfego Aéreo, EEAR, Aeronáutica, 2021

Coloque (PO) para predicativo do objeto e (PS) para predicativo do sujeito. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A finalização da pintura resultou magnífica. ( ) A doença o deixou irreconhecível. ( ) As duas mulheres entraram no recinto sérias. ( ) Achavam-no um gênio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

915Q1058294 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2022

Texto associado.
Uma visão inteligente da Natureza

Artur Diniz Neto

Sob vários aspectos, parece-me pouco inteligente encarecer que o homem deveria olhar mais a Natureza e sobretudo tratá-la de forma adequada, já que ele faz parte dela. De fato, quando a encaramos atentamente, percebemos que ela se porta de forma tão inteligente que deveríamos, antes, perguntar se o homem não precisaria observar o comportamento equilibrado da Natureza, reaprendendo, com ela, a agir de forma a não destruí-la, como vem fazendo. (...)

É de se perguntar se os graves males que afligem a humanidade não residiriam no fato de o homem ter-se distinguido da Natureza, tendo construído uma outra, totalmente artificial, quando deveria integrar-se com inteligência nos processos e no equilíbrio perfeitos, que seus olhos, ofuscados pela extrema pretensão e pelo interesse desmedido, não conseguem penetrar.

Talvez a Natureza olhe para ele com mais inteligência e paciência, pois, se não o fizesse, já o teria aniquilado. “Parece que a Natureza” — pondera Eugene Conseliet — “como boa mãe, procura acomodar-se da melhor forma à impertinência do homem e consertar pacientemente tudo o que ele danifica”. (...)

Mas, afinal, o que é inteligência? A palavra originária do latim “inter” e “legere”, que significam escolher entre, discernir, entender, conhecer, compreender. É a faculdade de conhecer as ideias e as relações que existem entre elas. É, em suma, ver as coisas não em sua forma exterior, mas penetrar em sua essência, em seu “númeno”. Filosoficamente, a inteligência se manifesta por meio de quatro processos, que são: conhecer, armazenar (memória), elaborar, comunicar (expressar). Animais, vegetais e minerais conhecem, porque vivem em contato com o meio ambiente; memorizam, porque gravam tudo o que lhes é útil ou nocivo; elaboram, porque criam constantemente mecanismos e atitudes novos; comunicam-se, porque se inter-relacionam equilibradamente.

Não sabemos quando, nem onde, nem por que o homem resolveu pedir emancipação. (...)


Vox Clamantis in Deserto: A voz daquele que clama num deserto - GRAFIST, Lorena - SP, 2006
A visão inteligente da Natureza a respeito do homem evidencia-se no trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

917Q1057562 | Português, Morfologia, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 2, EEAR, Aeronáutica, 2022

Assinale a alternativa cujo plural do substantivo em destaque está correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

918Q1057830 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica BMA Mecânico de Aeronaves, EEAR, Aeronáutica, 2023

Texto associado.
Divagação sobre as ilhas

Carlos Drumnond de Andrade

Quando me acontecer alguma pecúnia, passante de um milhão de cruzeiros, compro uma ilha; não muito longe do litoral, que o litoral faz falta; nem tão perto, também que de lá possa eu aspirar a fumaça e a graxa do porto. Minha ilha (e só de a imaginar já me considero seu habitante) ficará no justo ponto de latitude e longitude, que, pondo-me a coberto de ventos, sereias e pestes, nem me afaste demasiado dos homens nem me obrigue a praticá-los diuturnamente. Porque esta é a ciência e, direi, a arte do bem-viver; uma fuga relativa, e uma não muito estouvada confraternização.
De há muito sonho esta ilha, se é que não a sonhei sempre. (...)
E por que nos seduz a ilha? As composições de sombra e luz, o esmalte das relvas, a cristalinidade dos regatos – tudo isso existe fora das ilhas, não é privilégio dela. A mesma solidão existe, com diferentes pressões, nos mais diversos locais, inclusive os de população densa, em terra firme e longa. Resta ainda o argumento da felicidade – “aqui eu não sou feliz”, declara o poeta, para enaltecer, pelo contraste, a sua pasárgada: mas será que se procura realmente nas ilhas uma ocasião de ser feliz ou modo de sê-lo? E só se alcançaria tal mercê, de índole extremamente subjetiva, no regaço de uma ilha, e não igualmente em terra comum?
Quando penso em comprar uma ilha, nenhuma dessas excelências me seduz mais que as outras, nem todas juntas constituem a razão de meu desejo. (...)
A ilha me satisfaz por ser uma porção curta de terra (falo de ilhas individuais, não me tentam aventuras marajoaras), um resumo prático, substantivo, dos estirões deste vasto mundo, sem os inconvenientes dele, e com a vantagem de ser quase ficção sem deixar de constituir uma realidade.

Presença da Literatura Brasileira. Modernismo. 5a. edição.
A ideia principal do 5º parágrafo é a de que a ilha
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

919Q1057833 | Português, Sintaxe, Sargento da Aeronáutica BMA Mecânico de Aeronaves, EEAR, Aeronáutica, 2023

Marque a alternativa que contém período composto somente por coordenação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

920Q1057836 | Português, Sintaxe, Sargento da Aeronáutica BMA Mecânico de Aeronaves, EEAR, Aeronáutica, 2023

Leia.
“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempenho, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos.” (Euclides da Cunha) Marque a alternativa cujo termo retirado do trecho acima classifica-se em aposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.