Início

Questões de Concursos EEAR

Resolva questões de EEAR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


982Q1057567 | Português, Sintaxe, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 2, EEAR, Aeronáutica, 2022

Assinale a alternativa em que há erro de concordância nominal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

983Q1057837 | Português, Morfologia, Sargento da Aeronáutica BMA Mecânico de Aeronaves, EEAR, Aeronáutica, 2023

O grau do adjetivo destacado em “[...] Se soubesse, não teria falado, mas falei pela veneração, pela estima, pelo afeto, para cumprir um dever amargo, um dever amaríssimo.” (Machado de Assis) é classificado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

985Q1057119 | Português, Morfologia, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2020

Leia:


“Discreta e formosíssima Maria,/ Enquanto estamos vendo a qualquer hora/ Em tuas faces a rosada Aurora,/ Em teus olhos e boca, o sol e o dia:/ Goza, goza da flor da mocidade,/ Que o tempo trata a toda ligeireza/ E imprime em toda flor sua pisada.” (Gregório de Matos)

As locuções adverbiais destacadas exprimem, respectivamente, as circunstâncias de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

986Q1057129 | Português, Sintaxe, Controle de Tráfego Aéreo Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2020

Leia:

I. Até isso comentaram durante a reunião do condomínio!

II. Há frondosos ipês amarelos no parque central de minha cidade.

III. Projetaram-se grandiosos prédios naquele escritório de arquitetura.

IV. Cientistas brasileiros pesquisaram eficazes ervas medicinais na selva amazônica.

V. Confiava-se nos depoimentos das testemunhas sobre o hediondo crime da Rua Arvoredo.

Há sujeito indeterminado apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

987Q1057921 | Português, Ortografia, Administração, EEAR, Aeronáutica, 2024

Marque a alternativa cujos vocábulos apresentam a seguinte ordem de classificação quanto à tonicidade: oxítona, paroxítona e proparoxítona.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

988Q1057934 | Português, Sintaxe, Administração, EEAR, Aeronáutica, 2024

Assinale a alternativa em que a relação entre as orações coordenadas é a mesma da presente em Era covarde, mas principalmente mentiroso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

991Q1057734 | Português, Morfologia, Administração, EEAR, Aeronáutica, 2023

Assinale a alternativa com a sequência correta quanto ao que se diz sobre os adjetivos destacados.
I- Meu primo assistiu ao jogo do time bogotano. II- O trabalho excessivo pode causar problemas cardíacos. III- Sob os cabelos encaracolados daquela mulher, reluziam os brincos dourados. IV- As situações socioeconômicas atraem os candidatos em época de eleição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

992Q1057737 | Português, Sintaxe, Administração, EEAR, Aeronáutica, 2023

Quanto aos termos destacados, marque 1 para predicativo do sujeito e 2 para predicativo do objeto. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A vítima bateu impaciente à porta do líder religioso durante a tempestade.
( ) Os advogados julgaram indiscutíveis os argumentos da vítima. ( ) A literatura aclamou Castro Alves o poeta dos escravos. ( ) Inconformados com a prefeitura estavam os moradores de rua da praça central.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

993Q1057744 | Português, Sintaxe, Administração, EEAR, Aeronáutica, 2023

Analise os termos destacados nas frases abaixo.
I- Diante do ocorrido, nada me disse. II- A mim, não me ensinaram como chegar àquela cidade. III- Uma menina, que nunca nos visitara, apareceu um dia para nos contar suas aventuras. IV- “A gente à crença antiga se acostuma.” (Alberto de Oliveira)
Quanto à classificação sintática dos termos destacados, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

994Q1057751 | Português, Sintaxe, Administração, EEAR, Aeronáutica, 2023

Em relação à classificação das orações subordinadas substantivas reduzidas destacadas, avalie as afirmações abaixo e coloque V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Habituamo-nos a chamá-lo de filho. - objetiva indireta ( ) Nosso sonho sempre foi adotar um cão labrador. - objetiva direta ( ) Estávamos dispostos a levar o cãozinho para casa. - objetiva indireta ( ) Não convém, no momento, reclamar do comportamento do cão. - subjetiva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

995Q1057496 | Português, Interpretação de Textos, Aeronavegantes e Não Aeronavegantes Turma 1, EEAR, Aeronáutica, 2022

Texto associado.

O pastor e a princesa

Carlos Heitor Cony

Um jovem pastor, de cabelos louros e cacheados (façamos uma homenagem ao lugar-comum), andava pela floresta quando, de repente, ao atravessar uma clareira, viu enorme e formoso castelo.

E, na torre mais alta, uma linda princesa de tranças também louras e olhar sonhador. Os dois se olharam e, a partir daquele momento, todas as tardes, o pastor ia à clareira e ficava olhando a princesa, que também olhava pra ele.

Ele suspirava, sabendo que jamais poderia entrar no castelo e ver de perto a princesa. Eis que, um dia, encontrou uma velha na floresta carregando pesado feixe de lenha. O jovem pastor a ajudou, e a velha logo se transformou numa fada e disse que realizaria qualquer pedido dele.

“Quero ser um príncipe para entrar naquele castelo!”, pediu o pastor. A fada advertiu-o de que realizaria o seu desejo, mas que ele jamais poderia voltar a ser o que era. O jovem foi em frente. Seria um absurdo voltar a ser pastor.

Logo as fanfarras do castelo soaram para o príncipe que se aproximava. A corte recebeu o visitante com banquetes, desfiles, torneios e todas as homenagens. O rei gostou tanto do príncipe que lhe ofereceu a mão de sua filha.

Louco de alegria, o jovem aceitou e quis beijar a princesa. Ela recusou o beijo. Disse que não poderia casar com o príncipe porque estava apaixonada por um pastor louro de cabelos cacheados que, todas as tardes, costumava aparecer na clareira na floresta. A ele, dera seu coração e somente a ele amaria.

Não sei se inventei ou se li em algum canto essa história cheia de lugares-comuns. Não importa. Não sou jovem nem pastor, não tenho cabelos louros e cacheados. Mas, todas as tardes, continuo indo à floresta para ver se me acontece alguma coisa.

O harém das bananeiras – Editora Objetiva - 1999



A questão refere-se ao texto acima.

Assinale a alternativa que justifica o fato de a princesa ter se recusado a beijar o jovem príncipe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

996Q1057249 | Português, Sintaxe, Controle de Tráfego Aéreo, EEAR, Aeronáutica, 2021

Assinale a alternativa que não está de acordo com a norma culta quanto à regência dos nomes em destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

997Q1058293 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Aeronáutica, 2022

Texto associado.
Uma visão inteligente da Natureza

Artur Diniz Neto

Sob vários aspectos, parece-me pouco inteligente encarecer que o homem deveria olhar mais a Natureza e sobretudo tratá-la de forma adequada, já que ele faz parte dela. De fato, quando a encaramos atentamente, percebemos que ela se porta de forma tão inteligente que deveríamos, antes, perguntar se o homem não precisaria observar o comportamento equilibrado da Natureza, reaprendendo, com ela, a agir de forma a não destruí-la, como vem fazendo. (...)

É de se perguntar se os graves males que afligem a humanidade não residiriam no fato de o homem ter-se distinguido da Natureza, tendo construído uma outra, totalmente artificial, quando deveria integrar-se com inteligência nos processos e no equilíbrio perfeitos, que seus olhos, ofuscados pela extrema pretensão e pelo interesse desmedido, não conseguem penetrar.

Talvez a Natureza olhe para ele com mais inteligência e paciência, pois, se não o fizesse, já o teria aniquilado. “Parece que a Natureza” — pondera Eugene Conseliet — “como boa mãe, procura acomodar-se da melhor forma à impertinência do homem e consertar pacientemente tudo o que ele danifica”. (...)

Mas, afinal, o que é inteligência? A palavra originária do latim “inter” e “legere”, que significam escolher entre, discernir, entender, conhecer, compreender. É a faculdade de conhecer as ideias e as relações que existem entre elas. É, em suma, ver as coisas não em sua forma exterior, mas penetrar em sua essência, em seu “númeno”. Filosoficamente, a inteligência se manifesta por meio de quatro processos, que são: conhecer, armazenar (memória), elaborar, comunicar (expressar). Animais, vegetais e minerais conhecem, porque vivem em contato com o meio ambiente; memorizam, porque gravam tudo o que lhes é útil ou nocivo; elaboram, porque criam constantemente mecanismos e atitudes novos; comunicam-se, porque se inter-relacionam equilibradamente.

Não sabemos quando, nem onde, nem por que o homem resolveu pedir emancipação. (...)


Vox Clamantis in Deserto: A voz daquele que clama num deserto - GRAFIST, Lorena - SP, 2006
Em relação à ideia de que o homem deveria olhar mais para a Natureza e sobretudo tratá-la de forma mais adequada, o autor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.