Início

Questões de Concursos EMBRAPA

Resolva questões de EMBRAPA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1602Q1016541 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Many studies reveal the contributions of plant breeding and agronomy to farm productivity and their role in reshaping global diets. However, historical accounts also implicate these sciences in the creation of new problems, from novel disease vulnerabilities propagated through industrial monocrops to the negative ecological and public health consequences of crops dependent on chemical inputs and industrialized food systems more generally.

Increasingly, historical analyses also highlight the expertise variously usurped, overlooked, abandoned, or suppressed in the pursuit of “modern” agricultural science. Experiment stations and “improved” plants were instruments of colonialism, means of controlling lands and lives of peoples typically labeled as “primitive” and “backward” by imperial authorities. In many cases, the assumptions of colonial improvers persisted in the international development programs that have sought since the mid-20th century to deliver “modern” science to farming communities in the Global South.


Awareness of these issues has brought alternative domains of crop science such as agroecology to the fore in recent decades, as researchers reconcile the need for robust crop knowledge and know-how with the imperatives of addressing social and environmental injustice.


Helen Anne Curry; Ryan Nehring. The history of crop science and the future of food. Internet:<nph.onlinelibrary.wiley.com (adapted)

Judge the following items about the text above.

The presence of inverted commas (“) in “primitive” and “backward” indicate that the authors agree with the descriptions used by imperial authorities to define some specific peoples.

  1. ✂️
  2. ✂️

1603Q1061095 | Engenharia Agronômica Agronomia, Microbiologia em Engenharia Agronômica, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, a respeito da reciclagem de nutrientes nos sistemas integrados em aquicultura e do uso desses nutrientes na produção de vegetais.

As bactérias nitrificantes e heterotróficas presentes na água transformam o nitrato, composto mais tóxico para os organismos aquáticos, em amônia, composto de nitrogênio mais absorvido pelas plantas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1604Q1061097 | Engenharia Agronômica Agronomia, Microbiologia em Engenharia Agronômica, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, a respeito da reciclagem de nutrientes nos sistemas integrados em aquicultura e do uso desses nutrientes na produção de vegetais.

Os mineralizadores são responsáveis pela degradação da matéria orgânica nos sistemas aquícolas, facilitando a disponibilidade dos nutrientes em compostos mais adequados para as necessidades nutricionais das plantas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1605Q1016553 | Telecomunicações, Princípios de Telecomunicações, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a aplicações tecnológicas da fotônica, julgue o item a seguir.

Algumas aplicações de fotônica utilizam sinais modulados por amplitude (AM): a onda portadora é uma onda de alta frequência que, sem modulação, é uma onda senoidal de forma cos(ωct) e amplitude constante igual a A que será modulada de acordo com o sinal de informação m(t), o que resulta em um sinal modulado expresso por E(t) = A[1+m(t)]∙cos(ωct).

  1. ✂️
  2. ✂️

1606Q1016559 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma equipe de pesquisadores está validando ferramentas fotônicas e espectroscópicas para monitorar a sustentabilidade de uma área de produção agrícola. Os pesquisadores devem avaliar a eficiência de diferentes tecnologias para detectar variações na composição do solo, identificar sinais precoces de estresse vegetal e presença de contaminantes na água. Os dados obtidos serão indicadores para a tomada de decisões estratégicas para práticas agrícolas sustentáveis.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) é ineficaz para determinar o teor de matéria orgânica no solo (MOS), devido à baixa sensibilidade a compostos orgânicos, e, por isso, não deve ser utilizada pelos pesquisadores.
  1. ✂️
  2. ✂️

1607Q1016816 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Os sistemas agrícolas tradicionais (SATs) podem ser definidos como um conjunto de saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas/artefatos e outras manifestações que compõem sistemas culturais manejados por povos e comunidades tradicionais. A respeito desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionado, julgue o seguinte item.

A Feira da Mandioca de Imbituba (Associação Comunitária Rural de Imbituba — ACORDI) tem como propósito dar visibilidade à produção de farinha de mandioca dos agricultores e pescadores tradicionais dos areais da ribanceira, grupo social que se mantém no território ao longo das gerações, cujo manejo envolve principalmente cultivo de mandioca, extrativismo vegetal (butiá) e pesca artesanal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1608Q1017075 | Banco de Dados, Banco de Dados, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência à matemática computacional e à ciência da computação aplicadas, julgue o item a seguir.

A convolução é uma operação matemática que combina duas funções para produzir uma terceira, modificando a forma de uma função com base em outra.

  1. ✂️
  2. ✂️

1610Q1016572 | Química, Técnicas de Laboratório, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito das técnicas fotônicas para a caracterização de materiais, julgue o próximo item.

A espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) é uma técnica especializada para identificar tipos de ligações químicas em uma molécula, produzindo um espectro de absorção de infravermelho que funciona como uma impressão digital molecular.

  1. ✂️
  2. ✂️

1611Q981512 | Direito Processual do Trabalho, Advogado, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
A respeito do direito do trabalho e do direito processual do trabalho, julgue os itens a seguir.
Considere que, em uma reclamação trabalhista envolvendo menores, o Ministério Público do Trabalho (MPT) tenha formulado requerimento para participar dos atos processuais e que o juiz, contudo, tenha homologado acordo no processo sem a presença do MPT, considerando que o menor estava assistido por seus pais. Nessa situação hipotética, o acordo judicial é válido.
  1. ✂️
  2. ✂️

1612Q1061152 | Arquitetura de Software, Interoperabilidade, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os métodos HTTP utilizados em APIs REST, julgue o próximo item, a respeito de integração de dados e mecanismos de interoperabilidade.

Os métodos GET e HEAD são considerados seguros, pois sua execução não deve modificar os dados armazenados no servidor, embora possa gerar efeitos colaterais indiretos, como registros de logs.

  1. ✂️
  2. ✂️

1613Q1017150 | Biologia, Moléculas, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação ao metabolismo vegetal, julgue o item subsecutivo.

Em plantas que possuem metabolismo de fixação do CO2 do tipo CAM, durante o dia, o ácido málico armazenado no vacúolo das células do mesofilo é descarboxilado, liberando CO₂ para ser utilizado na via de fixação do carbono mediada pela rubisco no ciclo de Calvin.

  1. ✂️
  2. ✂️

1614Q1017157 | Biologia, Moléculas, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação às técnicas biotecnológicas aplicadas a fisiologia e desenvolvimento de plantas, julgue o item seguinte.

A utilização de RNA interferente (RNAi) em plantas é uma técnica para silenciar genes específicos e pode ser aplicada para o controle de pragas e doenças sem alterar a expressão genética da planta.

  1. ✂️
  2. ✂️

1615Q1016921 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência à exploração da biodiversidade no Brasil, em especial na Amazônia, julgue o item a seguir.

A exploração ilegal dos recursos genéticos da Amazônia representa prática de biopirataria, não se restringindo apenas a fauna e flora, mas também ao conhecimento tradicional das comunidades locais sobre a biodiversidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1616Q1016932 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, acerca do uso sustentável da biodiversidade da Amazônia brasileira.

A implementação de sistemas agroflorestais na Amazônia é apontada como alternativa promissora para a manutenção da biodiversidade, impulsionando ambientes multifuncionais que integrem agricultura e floresta nativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1617Q1061478 | Administração Geral, Atribuições das Áreas de Gestão, Analista de Gestão de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às competências necessárias para o profissional de recursos humanos (RH) da atualidade e ao planejamento de carreira, julgue o item a seguir.

As competências digitais tornam-se cada vez mais complexas, o que exige dos profissionais conhecimentos de novos sistemas, como os de inteligência artificial e de gerenciamento de dados, razão por que as competências comportamentais associadas à inteligência emocional são substituídas por habilidades profissionais digitais e conectadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1618Q1016935 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência às boas práticas de manejo de produtos florestais não madeireiros (PFNMs) provenientes de sistemas extrativistas na Amazônia, julgue o item que se segue.

O desbaste não deve ser usado no babaçu (Attalea speciosa) devido a essa espécie ser pouco resistente ao uso da referida técnica, que ocasiona redução na produção de frutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1619Q1017707 | Português, Redação, Analista de Gestão de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CG2AI

Presumivelmente, o processo de criatividade, seja ele qual for, é essencialmente o mesmo em todos os seus ramos, de modo que a evolução de uma nova forma artística, um novo mecanismo ou um novo princípio científico envolve fatores comuns.

Uma maneira de investigar o problema é considerar as grandes ideias do passado e ver como elas foram geradas. Infelizmente, o método de geração não é claro nem mesmo para os próprios “geradores”.

Mas e se a mesma ideia revolucionária ocorrer a dois homens, simultânea e independentemente? Talvez os fatores comuns envolvidos sejam esclarecedores. Considere a teoria da evolução pela seleção natural, criada independentemente tanto por Charles Darwin quanto por Alfred Wallace.

Nesse caso, existem muitos pontos em comum. Ambos viajaram para lugares distantes, tendo observado espécies estranhas de animais e plantas e a maneira como variavam de lugar para lugar. Ambos estavam profundamente interessados em encontrar uma explicação para isso e falharam até cada um deles ler o Ensaio sobre o princípio da população, de Malthus.

Ambos, então, viram como a noção de superpopulação e esgotamento (que Malthus havia aplicado aos seres humanos) se encaixaria na doutrina da evolução pela seleção natural (se aplicada às espécies em geral).

Obviamente, portanto, o que é necessário não são apenas pessoas com uma boa formação em uma área específica, mas também pessoas capazes de estabelecer uma conexão entre itens que podem não parecer usualmente conectados.

Sem dúvida, na primeira metade do século XIX, muitos naturalistas estudaram a maneira pela qual as espécies se diferenciavam entre si. Muitas pessoas leram Malthus. Talvez algumas tenham estudado as espécies e lido Malthus. Mas o que era preciso era alguém que estudasse espécies, lesse Malthus e tivesse a capacidade de fazer uma conexão cruzada.

O ponto crucial é a rara característica que deve ser encontrada. Uma vez que a conexão cruzada é feita, ela se torna óbvia. Thomas H. Huxley teria exclamado depois de ler A Origem das Espécies: “Que estúpido da minha parte não ter pensado nisso!”.

Mas por que ele não pensou nisso? A história do pensamento humano poderia fazer parecer que há dificuldade em pensar em uma ideia, mesmo quando todos os fatos estão sobre a mesa. Fazer a conexão cruzada requer certa ousadia — porque qualquer conexão cruzada realizada de uma só vez por muitos se desenvolve não como uma nova ideia, mas como um mero corolário de uma velha ideia.

É somente mais tarde que uma nova ideia parece razoável. De início, ela normalmente parece sem sentido. Parecia a máxima insensatez supor que a Terra se movia em vez do Sol, ou que os objetos exigiam uma força para detê-los quando em movimento, em vez de uma força para mantê-los em movimento, e assim por diante.

Uma pessoa disposta a seguir em frente enfrentando a razão, a autoridade e o bom senso deve ser uma pessoa de considerável autoconfiança. Como ela aparece apenas raramente, deve parecer excêntrica (pelo menos nesse aspecto) para o resto de nós. Uma pessoa excêntrica em um aspecto frequentemente o é em outros. Consequentemente, a pessoa com maior probabilidade de obter novas ideias é uma pessoa de boa formação na área de interesse e alguém que não é convencional em seus hábitos.


Isaac Asimov. Sobre criatividade: como as pessoas têm novas ideias? In: MIT Technology Review, jul./2020 [originalmente escrito em 1959]. Internet: <mittechreview.com.br> (com adaptações).

Julgue o seguinte item, relativos aos aspectos linguísticos do texto CG2A1.

Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto, o trecho “Uma vez que a conexão cruzada é feita” (oitavo parágrafo) poderia ser reescrito como: Uma vez feita.

  1. ✂️
  2. ✂️

1620Q1078124 | Informática, Inteligência Artificial e Automação, Analista de Gestão da Informação, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a gestão do conhecimento, vocabulários controlados e utilização de inteligência artificial em gestão de dados e informação, julgue o item subsecutivo.

O vocabulário controlado é uma linguagem natural e serve para atender as necessidades de busca dos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.