Início

Questões de Concursos EMBRAPA

Resolva questões de EMBRAPA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q470887 | Direito Tributário, Impostos, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Pedro instalou-se em um imóvel rural, mantendo sobre esse bem a posse mansa e pacífica, sem, contudo, ter o domínio da propriedade.

Em face dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Sobre o imóvel em questão há incidência de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), de competência da União.
  1. ✂️
  2. ✂️

602Q600716 | Agronomia, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Os combustíveis alternativos vêm ganhando destaque nas últimas décadas devido ao fato de que o aumento das reservas conhecidas de petróleo não têm acompanhado o avanço das necessidades energéticas mundiais. Nesse contexto, os combustíveis derivados de biomassa têm ocupado um lugar de destaque, pois, além da possibilidade de resposta à questão energética, eles são ambientalmente corretos e geradores de emprego no campo.

Sobre o uso energético de biomassa, julgue os itens a seguir.

A transformação de óleos vegetais em combustíveis líquidos de menor densidade, como a mistura de ésteres metílicos e etílicos conhecida por biodísel, teve seus estudos iniciados no Brasil, nas décadas de 70 e 80 do século passado.

  1. ✂️
  2. ✂️

603Q600795 | Agronomia, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Com referência aos nematóides causadores de galhas (gênero Meloidogyne), julgue os itens a seguir.

Algumas espécies desse gênero multiplicam-se independentemente da concorrência de machos.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q729922 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Técnico de Nível Superior, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos recursos no processo do trabalho, julgue os itens subseqüentes. Das decisões no processo do trabalho são admissíveis recursos de embargos, agravo, recurso ordinário, recurso de revista e recurso extraordinário.
  1. ✂️
  2. ✂️

605Q600826 | Agronomia, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle de doenças bacterianas, julgue os itens seguintes.

Pulverizações com fungicidas cúpricos constituem uma prática equivocada no controle de doenças bacterianas foliares, uma vez que não têm efeito significativo no controle desse grupo de doenças.

  1. ✂️
  2. ✂️

606Q395100 | Direito Administrativo, Contratos, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

A respeito da Lei n.º 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos administrativos da administração pública, julgue os itens a seguir. Os contratos administrativos de que trata a Lei n.º 8.666/1993 regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
  1. ✂️
  2. ✂️

607Q378524 | Biologia, Meio Ambiente, Pesquisador II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

A tecnologia de curtimento de peles de peixes surge como uma alternativa para o aproveitamento de peles provenientes de resíduos de filetagem de unidades de processamento, pesquepagues e aqüicultores. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O processo de curtimento com tanino vegetal, além de menor efeito poluente, resulta em couros mais resistentes e com melhor acabamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

608Q548699 | Informática, Windows, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Windows XP Professional, julgue os itens subseqüentes. Para desligar corretamente um computador que use como sistema operacional o Windows XP Professional, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações: clicar, com o botão esquerdo do mouse, uma região vazia da área de trabalho; na lista de opções que aparece em decorrência dessa ação, clicar a opção Fazer logoff.
  1. ✂️
  2. ✂️

609Q527038 | Direito Processual Civil, Recursos, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Considere que, em determinada ação, a decisão de mérito proferida pelo juiz ofendia coisa julgada em outro processo. A decisão em epígrafe também transitou em julgado em março de 2005. Ocorre que o juízo rejeitou a preliminar em que foi suscitada a coisa julgada. Em face dessas considerações, julgue os itens a seguir. No caso considerado, já não é cabível recurso ordinário ou extraordinário contra a decisão que ofendeu a coisa julgada, nem caberá a rescisória, uma vez que esta já foi suscitada e rejeitada no processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

610Q399578 | Direito Administrativo, Parte Geral, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens subseqüentes. As licitações são aplicáveis aos consórcios públicos, daí resultando contratos administrativos envolvendo órgãos ou entidades dos diversos entes da Federação consorciados.
  1. ✂️
  2. ✂️

612Q594078 | Química, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

O processo de craqueamento de óleos e gorduras consiste em quebrar as suas moléculas, produzindo água, monóxido de carbono, dióxido de carbono e uma mistura de compostos orgânicos. Julgue os próximos itens, relativos a esse processo.

A fase orgânica obtida no processo de craqueamento de um óleo ou de uma gordura é constituída por hidrocarbonetos.

  1. ✂️
  2. ✂️

613Q592077 | Química, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

A qualidade e a segurança final de um produto estão relacionadas às características químicas, físicas, bioquímicas e microbiológicas da matéria-prima empregada. Considerando que as matériasprimas utilizadas nos diferentes processos agroindustriais devem ser caracterizadas antes de seu processamento, julgue os itens a seguir.

Para produtos destinados à fritura, os teores de açúcares nãoredutores e de matéria seca são importantes. Os açúcares não-redutores reagem com aminoácidos livres ou com um grupo amina livre de um aminoácido que é parte de uma cadeia protéica, o que provoca o escurecimento do produto, reação conhecida como reação de Maillard.

  1. ✂️
  2. ✂️

614Q600705 | Agronomia, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Com referência aos nematóides causadores de galhas (gênero Meloidogyne), julgue os itens a seguir.

Algumas espécies desse gênero são ectoparasitas.

  1. ✂️
  2. ✂️

615Q601035 | Agronomia, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Com relação à resistência genética de plantas aos patógenos, julgue os itens a seguir.

Se o cultivar A tem maior nível de resistência horizontal que o cultivar B, então a taxa de progresso determinada a partir das curvas de intensidade de doença vs. tempo será menor em A do que em B.

  1. ✂️
  2. ✂️

616Q899084 | Português, Interpretação de Texto, Técnico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Texto CB4A1-I

        Existem desde previsões de que a inteligência artificial (IA) substituirá os seres humanos e eliminará uma lista de profissões até alegações de que ela contribuirá para “o uso humano dos seres humanos” (parafraseando-se o subtítulo do livro de 1954 do matemático considerado fundador da cibernética, Norbert Wiener), liberando-os para usarem melhor o tempo enquanto assume as tarefas repetitivas.

         Um grupo de pesquisadores de diversos países produziu a publicação Inteligência Liberada — um argumento para a IA na educação, para demonstrar os benefícios da IA para a educação.

         É importante, nesse ponto, definir o que é a IA aplicada na educação — algo que vem sendo estudado no meio acadêmico há mais de três décadas. Para os autores da publicação mencionada, IA corresponde a “sistemas de computador que foram projetados para interagir com o mundo por meio de capacidades (por exemplo, percepção visual e reconhecimento de fala) e comportamentos inteligentes (por exemplo, avaliar as informações disponíveis e, em seguida, tomar a ação mais sensata para atingir um objetivo declarado) que seriam considerados essencialmente humanos”.

         Um dos objetivos do uso da IA na educação é abrir a chamada “caixa-preta do aprendizado”, ou, em outras palavras, contribuir para uma compreensão mais profunda e detalhada de como o aprendizado realmente acontece (por exemplo, como é influenciado pelo contexto socioeconômico e físico dos alunos ou por tecnologia).

            Nesse contexto, a IA na educação oferece a possibilidade de uma aprendizagem mais personalizada, flexível, inclusiva e envolvente. Além disso, as ferramentas fornecem informações não apenas sobre o que está sendo aprendido, mas também como está sendo aprendido e como os alunos estão se sentindo. Ainda, a IA pode ajudar os professores a criar ambientes de aprendizagem colaborativa e a atender as necessidades de seus alunos por meio de técnicas de mineração de dados educacionais para “rastrear” o comportamento dos alunos.

Internet:  (com adaptações).

A respeito do texto CB4A1-I e das ideias nele veiculadas, julgue o item que se segue.

No texto, é feita uma comparação entre o processo de aprendizagem intermediado pela IA e aquele desenvolvido nas escolas, sendo o primeiro considerado mais personalizado, flexível, inclusivo e envolvente que o segundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

617Q593875 | Química, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao fenômeno de percolação em materiais compósitos.

As propriedades de transporte de um material compósito dependem da fração volumétrica de cada fase e independem do perfil de acoplamento entre as fases.

  1. ✂️
  2. ✂️

618Q418034 | Direito Civil, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Sílvio e Orlando são agricultores. Orlando possui em sua propriedade agrícola uma indústria que beneficia milho. Sílvio é credor de Orlando em um contrato de mútuo. Por esse contrato, Orlando recebe de Sílvio certa quantidade de milho, que deve ser beneficiado e restituído. Nesse contrato, não foi convencionado o prazo do mútuo, porém existia uma cláusula penal determinando que, se o milho restituído estivesse com qualidade inferior à do emprestado, o mutuário pagaria multa de quinhentos dólares.

Com referência à situação hipotética acima, julgue os próximos itens.

Como não se convencionou expressamente o prazo do mútuo, este será até a próxima colheita.
  1. ✂️
  2. ✂️

619Q593459 | Química, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

A interseção da biologia com a nanotecnologia apresenta numerosas oportunidades tanto em ciência quanto em tecnologia. Considerando-se as perspectivas de pesquisas nessa interseção, vislumbram-se desde a inserção de nanoferramentas sintéticas dentro de sistemas biológicos até a extração e a reconstituição de subsistemas celulares para uso em equipamentos sintéticos e híbridos. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

A ferramenta biotecnológica ideal teria de ter uma interface com o processo biomolecular apropriado, que permitisse a introdução do estímulo e levasse a respostas com resolução temporal e espacial, afetando a viabilidade e a funcionalidade celular.

  1. ✂️
  2. ✂️

620Q356535 | Contabilidade Geral, Princípios orçamentários, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos e à legislação aplicáveis à contabilidade pública, julgue os itens a seguir. Entre as exceções ao princípio da exclusividade, a lei orçamentária pode conter autorização para a abertura de créditos suplementares e especiais, de acordo com os limites fixados em cada caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.