Início

Questões de Concursos ENADE

Resolva questões de ENADE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q943703 | Relações Internacionais, Brasil e Organismos Globais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

"A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, defendeu ontem reformas na OEA e a readmissão de Honduras na entidade. Em uma reunião no Peru, ela citou como exemplo negativo das divisões internas a suspensão de Honduras por causa do golpe de Estado. Brasil e outros governos latino-americanos se opõem à readmissão".
(JORNAL O GLOBO, 08/06/2010).
A nota publicada pelo jornal indica algumas contradições na ambição dos Estados Unidos em relação à postura adotada pela Organização dos Estados Americanos. Sobre isso, considere as seguintes afirmações:
I) Assim como Cuba foi afastada em 1962 por seu governo se distanciar das práticas democráticas, Honduras foi suspensa após o golpe que derrubou a democracia neste país e o distanciou das premissas políticas defendidas pela OEA.
II) Respeitando a soberania dos Estados e o direito de escolher seus próprios modelos políticos independente de orientações democráticas, a OEA deverá aceitar o pedido do governo americano e readmitir Honduras como membro pleno do organismo.
III) O afastamento de Cuba se deu a partir da pressão dos Estados Unidos em expulsar qualquer país que não compartilhasse de práticas políticas democráticas; portanto, seguindo a mesma lógica, Honduras não pode ser readmitida na OEA enquanto não gozar de um governo plenamente democrático.
IV) A cláusula democrática da OEA - defendendo a democracia como único modelo legítimo - impediria o retorno de Honduras ao organismos enquanto este país fosse governado por golpistas.
Estão CORRETAS as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q184408 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP

Segundo Schianetz (1999, p. 160), existem três processos de remediação quando classificados de acordo com o local onde serão realizadas as ações corretivas no meio, sendo os processos in-site (sem remoção de material), os processos off-site (tratamento fora do local), e os processos on-site (tratamento no local).
SCHIANETZ, B. Passivos ambientais: levantamento histórico avaliação da periculosidade ações de recuperação. Curitiba: SENAI, 1999. P. 205.

Considerando os processos de remediação, avalie as afirmações que se seguem.

I. In-site é um processo de baixo custo, porém o êxito da recuperação não pode ser constatado com confiabilidade. Técnicas classificadas nesse processo são biorremediação e fitorremediação.

II. Off-site é um processo em que o meio impactado pode ser reutilizado imediatamente, porém pode ocorrer a transferência do passivo, caso não ocorra a descontaminação. Uma das técnicas classificadas nesse processo é a aspiração do ar do solo contaminado.

III. On-site é um processo em que o êxito da recuperação é de fácil repetibilidade, porem as técnicas geralmente são mais caras que os processos in-site e de riscos ao meio ambiente e ao homem. Uma das técnicas que classificadas nesse processo é a destruição térmica.

IV. Em áreas de contaminação inorgânica do solo quando utilizada técnicas de remediação com lavagem do solo, o local de processo é on-site ou off-site, porém, nas áreas de contaminação orgânica do solo quando utilizadas técnicas de remediação com lavagem do solo, o processo é in-site.

É correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q943798 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

Para divulgar a ação promocional de uma rede de supermercados, uma agência de publicidade criou a mensagem a seguir, para ser produzida como spot de rádio.
"A crise tá pegando, mas não desanima não. Pra fazer economia, comprar no Supermercado XYZ é a solução. Tem coisas que não podem faltar na mesa. É o caso do arroz, feijão e macarrão. Então, vem fazer economia com essa promoção. Durante todo o mês de novembro, você compra dez quilos de arroz e leva grátis dois quilos de feijão. Ou se preferir, leva grátis dois quilos de macarrão. É isso mesmo. Você compra dez quilos de arroz e leva dois quilos de feijão ou de macarrão sem pagar nada. Supermercado XYZ. Vem levar feijão ou macarrão de graça nessa super promoção. Saiba mais em nossas lojas."
Sobre o uso da palavra "grátis" na mensagem e com base no que estabelece o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A palavra "grátis" não foi empregada de forma ética.
Porque
II. O consumidor poderá escolher, entre macarrão e feijão, o produto que deseja levar gratuitamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q170000 | Biologia, Biólogo, ENADE, INEP

Desde o seu surgimento, o planeta Terra tem passado por processos geológicos diversos, demonstrando que os sistemas são cíclicos e dinâmicos. Um desses ciclos é conhecido como Ciclo de Wilson, que é caracterizado pela abertura e fechamento de bacias oceânicas. Além disso, aceita-se que os processos dinâmicos continuam acontecendo e podem ser observados atualmente em diferentes partes do globo.
Considerando os Ciclos de Wilson ativos atualmente, avalie as afirmações abaixo. I. O que se observa no Rift Valley na África é a fase inicial do processo, caracterizado pela ruptura de uma massa continental.

II. O que se observa no Mar Vermelho é a segunda fase do processo, caracterizado pela existência de uma pequena bacia oceânica.

III. Para que o ciclo se complete, é necessário que a bacia oceânica formada se transforme em um sistema deposicional subaéreo, como o observado na Bacia Amazônica.

IV. Bacias oceânicas intracontinentais, como a observada no Mar Cáspio, tendem a seguir o mesmo ciclo, formando sistemas semelhantes a lagos.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q185410 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

Uma situação comum na prática, ocorre quando os dados são medidos e disponibilizados sequencialmente. Ou seja, a cada período de amostragem, um sistema qualquer de coleta de dados fornece medições correspondentes àquele instante. Obviamente, os dados poderiam ser armazenados até se ter um número suficiente para resolver o problema em batelada. Mas será que é possível utilizar os dados sequencialmente para atualizar o vetor de parâmetros de um determinado modelo?
AGUIRRE, L. A. Introdução à identificação de sistemas: técnicas lineares e não-lineares aplicadas a sistemas reais. 3. ed. rev. e ampl. p. 35, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

Com base no texto, analise as seguintes asserções.

É possível a estimação dos parâmetros com dados sequenciais, utilizando-se estimadores recursivos.

PORQUE

Além de serem úteis quando os dados são disponibilizados sequencialmente, os estimadores recursivos também têm utilidade para a resolução de problemas numéricos cuja solução em batelada seria difícil.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q943710 | Relações Internacionais, Meio Ambiente, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A crise ambiental é muito mais complexa do que se pensava e, como mostram as sucessivas propostas das conferências mundiais da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente, não admite soluções superficiais e acomodações. Essa constatação tornou-se ainda mais aguda com a interdependência entre a crise sanitária da covid-19 e as mudanças climáticas. Os próprios posicionamentos negacionistas da crise climática demonstram indiretamente essa gravidade, pois seus agentes se deram conta de quais serão as consequências de uma efetiva solução, que exigiria profundas transformações econômicas, afetando seus interesses. (https://www.scielo.br/j/bioet/a/YpmZZpW8hcvwQfRsXntgntH/)
Considerando o Regime Internacional de Mudanças Climáticas, avalie as afirmações a seguir.
I. O regime internacional de Mudanças Climáticas busca fortalecer, entre outros aspectos, a gestão compartilhada de bens públicos ambientais comuns, definindo obrigações e responsabilidades dos Estados.
PORQUE
II. A criação de princípios, normas e regras no âmbito da governança climática reduz as incertezas dos Estados, permitindo a institucionalização do tema e favorecendo a cooperação internacional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q182632 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP

As atividades de prospecção de petróleo, conduzidas por meio do emprego de métodos geológicos e geofísicos, têm como principal objetivo a identificação de novas jazidas.

Assinale a alternativa que apresenta método prospectivo, com alto grau de eficiência, custo relativamente baixo, sendo o mais empregado na indústria do petróleo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q211925 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

As doenças vasculares encefálicas estão entre as principais causas de mortalidade e morbidade, com incidência e prevalência elevadas na população idosa. Tais quadros podem levar ao comprometimento das funções orofaciais, com impactos diversos sobre as atividades desenvolvidas e participação social desses indivíduos. Em relação ao processo de avaliação e diagnóstico fonoaudiológicos, essa condição impõe desafios ao profissional, que precisa distinguir, entre as modificações naturais da senescência, aquelas relacionadas ao processo patológico.

O fonoaudiólogo, ao avaliar um idoso com sequela neurológica, deve considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q943733 | Administração Geral, Teoria Comportamental da Administração, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

O grupo empresarial Cresil S.A. nomeou Paulo Barbosa como seu novo presidente e o principal desafio será transforar a cultura de empresa familiar, em uma cultura fundada em outros valores, como proatividade, envolvimento e profissionalismo. Esta não será uma tarefa fácil, porque os gerentes e colaboradores são resistentes a mudanças e não estão acostumados a terem participação nas decisões. Demiti-os seria uma solução fácil, mas Paulo não quer criar um clima tenso na organização e optou por uma estratégia que melhore o clima e estimule o envolvimento dos colaboradores
Para enfrentar este desafio, Paulo deve se apoiar em qual abordagem teórica da Administração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q185247 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

A fiel aplicação do Código Florestal Brasileiro é ainda um grande desafio. A Resolução CONAMA 303/2002 estabelece a largura da faixa de proteção ao longo dos cursos dágua em função da largura da planície de inundação, atingida por ocasião da cheia sazonal. Considerando o uso do sensoriamento remoto orbital para apoiar a delimitação das APPs ao longo dos cursos dágua, avalie as afirmações que se seguem.

I. A resolução radiométrica dos radares orbitais atualmente em operação não permite detectar cursos dágua com a largura mínima especificada no Código Florestal em vigor.

II. Por não sofrerem interferência de nuvens nem dependerem da energia emitida pelo sol, as imagens produzidas por radares são preferíveis àquelas produzidas por sensores óticos.

III. As imagens Landsat 7/ETM+ possuem resolução espacial adequada ao mapeamento das planícies de inundação.

IV. Devido à presença de nuvens durante o período chuvoso, a utilização de imagens produzidas por sensores óticos orbitais deverá ser restrita ao conjunto daquelas produzidas durante a época das secas.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q943822 | Direito do Trabalho, Direito do Trabalho, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

A Lei 13.467/2017, da Reforma Trabalhista, não afetou os fundamentos do Direito do Trabalho positivados na CLT (art. 8º), bem como os princípios da proteção (Títulos II a IV), da primazia da realidade (arts. 3º e 442), da irrenunciabilidade (arts. 9º e 468), da norma mais favorável, da imodificabilidade contratual em prejuízo do trabalhador (art. 468), da supremacia do crédito trabalhista (arts. 100 da CF e 186 do CTN) e dos poderes inquisitórios do juiz do trabalho (art. 765), entre outros, cuja observância é requisito para a validade da norma jurídica trabalhista. (Enunciado nº 4 da 2ª Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho. Fundamentos, princípios e hermenêutica do Direito do Trabalho. Lei 13.467/2017.) Da leitura do enunciado acima transcrito, pode-se concluir que o Direito do Trabalho possui um conjunto de princípios que permanecem plenamente aplicáveis, mesmo diante das recentes leis voltadas à promoção de reformas trabalhistas. Sobre esses princípios, avalie as seguintes afirmações: I. Se uma convenção coletiva de uma determinada categoria profissional estipular adicional de horas extras de 60% sobre o valor da hora normal, tal previsão não produzirá efeito prático, já que a Constituição Federal estabelece que a remuneração do serviço extraordinário será superior em 50% à do valor da hora normal. II. A aplicação do princípio da primazia da realidade afasta fraudes nas relações trabalhistas. É correto o que se afirma em: III. O princípio da norma mais favorável ao trabalhador não autoriza que um empregado ingresse com ação judicial após dois anos do término do contrato de trabalho. IV. Em que pese a regra geral posta pelo princípio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas, a legislação vigente prevê algumas hipóteses de acordo individual entre empregado e empregador, dentre elas a renúncia ao aviso prévio. É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q943799 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

Em relação aos direitos humanos, é correto afirmar:


I - São aqueles protegidos pela ordem internacional. II - O principal fundamento dos direitos humanos no Brasil refere-se à dignidade da pessoa humana. III - A tortura é prática proibida sob a égide dos direitos humanos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q943829 | Direito Processual Penal, Interrogatório, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

Uma pessoa vem sendo investigada pela Polícia Federal sob suspeita de integrar uma organização criminosa. Em um primeiro momento, a Polícia manteve a investigação sob sigilo, fazendo uso de interceptação telefônica a fim de melhor elucidar sobre eventual participação ou não do indivíduo nos atos criminosos. Dada as evidências coletadas nessa fase oculta da investigação, a Polícia Federal resolveu deflagrar a operação, surpreendendo o investigado e passando a executar medidas probatórias e cautelares. Sobre a situação hipotética, avalie as afirmações abaixo: I. A interceptação telefônica feita pela Polícia Federal sobre os telefones do investigado dispensa autorização judicial, bastando existir uma investigação criminal em andamento. II. Se cabível a prisão preventiva, uma vez atendidos os requisitos da legislação processual penal sobre essa medida cautelar, sua duração não poderá ser superior a 5 dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade. III. A condução coercitiva do investigado para o interrogatório, uma medida cautelar menos gravosa do que a prisão, não pode ser realizada pela autoridade policial. É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q211690 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Segundo resultados divulgados pelo Censo 2010, realizado pelo IBGE, 45,6 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência, o que representa 23,91% da população brasileira. Em 2011, foi lançado o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite, cujos objetivos gerais incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q943722 | Economia, Contabilidade Nacional PIB, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

O projeto Global Entrepreneurship Monitor (GEM) tem como objetivo aprofundar, pela realização de pesquisas anuais, a compreensão sobre a atividade empreendedora em diversos países e a influência desta no desenvolvimento econômico e social. O GEM é um marco importante para o empreendedorismo porque permite identificar os fatores críticos que contribuem ou inibem a iniciativa empreendedora em cada país. Além da taxa de empreendedorismo, o projeto monitora a evolução de variáveis como a relação oportunidade/necessidade, a participação das mulheres e dos jovens nas iniciativas empreendedoras e a motivação para empreender.
O GEM classifica os países por meio de indicadores como o produto interno bruto (PIB), a renda per capita e a quota de exportação de produtos primários. A combinação desses indicadores classifica os países em três grupos, de acordo com as seguintes características:
1. predominância de atividades com forte dependência dos fatores trabalho e recursos naturais;
2. avanço da industrialização e ganhos em escala, com predominância de organizações intensivas em capital;
3. empreendimentos intensivos em conhecimento e adquiridos pela expansão e modernização do setor de serviços.
GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil: 2016, Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; Curitiba: IBQP, 2017 (adaptado).
Considerando esse texto e sabendo que Brasil, África do Sul, Turquia, Chile, Polônia e Jamaica pertencem ao mesmo grupo, é correto afirmar que esses países são orientados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q943662 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma agência de publicidade digital foi contratada para fazer a plataforma web de um novo filme de terror da Warner Brothers. Os designers envolvidos, após árduo trabalho, fazem um layout sofisticado e a Warner fica entusiasmada com as possibilidades. O Website tem uma atmosfera dark, todo construído com cores escuras, mas a Warner teme por um fracasso e quer fazer um teste qualitativo em praças chave para seu negócio. O teste ocorre em Paris, Tókio, São Paulo, Cidade do Cabo e New York. Apesar da aceitação excelente, o website foi reprovado, como um website de um filme de terror, na praça Tókio. Preocupados com o resultado, os designers investigaram a pesquisa e descobriram que a cor da morte no Japão é o branco não o preto. No Japão, o que dá medo são as imagens geladas do inverno branco japonês, ao contrário do escuro das trevas, como de costume no mundo ocidental. Esse aspecto cultural se ignorado poderia colocar o projeto em risco.

Portanto, pode-se dizer que esse problema é um problema de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q212581 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Uma escola regular da rede municipal de ensino solicitou à secretaria de educação a inserção de um fonoaudiólogo para participar do planejamento escolar e orientar os docentes acerca de algumas dificuldades encontradas em alunos das turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental. Durante a visita à escola, o fonoaudiólogo observou que as salas do ensino fundamental estavam localizadas próximas à rua e ao lado da quadra de esportes e não apresentavam proteção contra o ruído externo. Ao conversar com as professoras, ouviu o seguinte relato de uma delas: "observo que alguns alunos falam muito alto e frequentemente ficam roucos; alguns não prestam atenção à aula e parecem não escutar o que digo, mesmo que eu eleve minha voz". Outras professoras também se queixaram que o barulho da rua e da quadra de esportes atrapalhava a aula.

Considerando a situação exposta, analise as afirmações a seguir, quanto à conduta do fonoaudiológo na escola.

I. É necessária a realização da triagem auditiva com enfoque em processamento da audição nas crianças das turmas de 1º e 2º anos para verificar possível interferência do ruído externo no desempenho em sala de aula.

II. A escola deve ser orientada sobre a necessidade de proteger a sala de aula contra o ruído externo, visando à melhora da aprendizagem das crianças e da saúde vocal do professor.

III. A triagem deve ser realizada para verificar possíveis transtornos na fala, na voz, na audição e na leitura e escrita das crianças, sem orientar a escola sobre a proteção das salas contra o ruído externo.

IV. É necessária a realização de oficinas para os professores sobre a saúde vocal, com orientação sobre medidas de ação contra o abuso vocal com vistas à melhora da qualidade de vida do professor.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q943699 | Relações Internacionais, Globalização, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A colonização do Brasil exigiu de Portugal a regulamentação da apropriação de suas extensas terras. Foi com esse objetivo que a Coroa Portuguesa instaurou no Brasil o instituto do sesmarialismo, ordenamento jurídico que permaneceu em vigor durante todo o período colonial, sendo revogado somente no ano de 1822. Segundo a lei do sesmarialismo, as porções de terras deveriam ser doadas gratuitamente, ou seja, sem nenhum tipo de taxa ou imposto, mas sob a condição do sesmeiro tornar a gleba recebida produtiva dentro do prazo máximo de cinco anos, caso contrário as autoridades coloniais deveriam, em nome da Coroa portuguesa, retomar a terra doada sem nenhuma indenização. As Ordenações do Reino orientava também para não se doar porções de terra além da capacidade produtiva do requerente. Entretanto, preocupada em estimular o povoamento da colônia e evitar gastos com a administração colonial, na prática a Coroa portuguesa manteve uma política de liberalidade em relação ao tamanho das glebas doadas e ao cumprimento estrito das normas do sesmarialismo.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prática, a Lei do Sesmarialismo desagradou a elite colonial, pois democratizou o acesso a terra, tornando-a acessível aos homens livres pobres da colônia, que passaram a também receber imensas sesmarias com as mesmas facilidades que essa elite.
II. O resultado da não fiscalização e da não cobrança do cumprimento das normas do sesmarialismo foi a proliferação da propriedade latifundiária pouco ou nada produtiva no território colonial.
III. Tendo em vista o desinteresse da Coroa em fiscalizar e fazer valer a lei do sesmarialismo, as autoridades coloniais desprezavam, na prática, as recomendações legais e faziam doações de imensas sesmarias aos membros da classe dominante colonial.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q943779 | Economia, Teoria Keynesiana, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

"O objetivo deste título é contrastar a natureza de meus argumentos e conclusões com os da teoria clássica, na qual me formei, que domina o pensamento econômico, tanto prático quanto teórico, dos meios acadêmicos e dirigentes desta geração, tal como vem acontecendo nos últimos 100 anos"
KEYNES, John. A teoria geral do emprego, do juro e na moeda. 2 ed. São Paulo: Nova cultural, 1985.
John Maynard Keynes começa seu livro com essa advertência. De fato, o economista mostra que dentro da busca pelo equilíbrio, que é um referencial neoclássico, a situação normal do capitalismo do laissez-faire em seu estágio atual de desenvolvimento é uma situação flutuante da atividade econômica. Com que termos Keynes refuta a tese neoclássica sobre o desemprego?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q943763 | Contabilidade de Custos, Contabilização dos Custos, Ciencias Contabeis, ENADE, IBMEC, 2022

A empresa Estratégia Contábeis S/A trabalha com produção por ordem. Ela produz e vende o produto “Alfa”, cuja produção é concluída ao final de quatro anos. Em 01/01/X1, ela recebeu uma encomenda de “Alfa”, no valor de R$ 2.000.000. Os custos estimados em todo o processo são de R$ 1.600.000. Em X1, a entidade incorreu em custos de R$ 640.000. Assinale a opção que indica o resultado contabilizado em 31/12/X1.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.