Questões de Concursos ENAP

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21Q323122 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

A respeito do projeto político-pedagógico e do papel do professor, julgue os itens a seguir. O projeto político-pedagógico organiza o trabalho a ser desenvolvido pela escola no que diz respeito às ações coletivas, contudo a sala de aula é território do professor, que determina, de forma autônoma, como o seu trabalho será executado.
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22Q410932 | Direito Administrativo, Serviço Público, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes aos serviços públicos. Caso tenha de abrir processo licitatório visando delegar a execução de determinado serviço público por contrato de permissão, a administração pública deverá fazê-lo na modalidade de concorrência.
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23Q377660 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

As escolas de governo têm um papel fundamental a ser desempenhado na oferta de programas de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, de modo que seja obtida a valorização do servidor público e seu reconhecimento como cidadão, contribuindo para que este apresente um desempenho de qualidade e construa uma nova imagem do serviço público. Julgue os itens que se seguem, relativos a escolas de governo e profissionalização dos servidores públicos. Uma das formas de coibir o uso clientelístico da administração pública é a valorização da seleção por mérito.
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24Q319548 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

A respeito do projeto político-pedagógico e do papel do professor, julgue os itens a seguir. No projeto político-pedagógico, apresentam-se ações intencionais claras e propõem-se metas, elaboradas pela comunidade escolar, voltadas para benefício da coletividade.
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25Q326460 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Em relação à prática pedagógica e seus objetivos, julgue os itens que se seguem, considerando os fundamentos da educação brasileira. O professor deve ter os objetivos educacionais como ponto de partida para a realização de seu trabalho pedagógico.
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26Q804927 | Legislação e Decretos, Política de Desenvolvimento de Pessoal, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, julgue os itens a seguir. Entre as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal incluem-se a oferta e a garantia de cursos introdutórios ou de formação aos servidores que ingressam no setor público, até mesmo àqueles sem vínculo efetivo com a administração pública.
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27Q408896 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito do controle da administração e da responsabilidade civil do Estado. Os casos de controle legislativo sobre o Poder Executivo devem estar dispostos na Constituição Federal, pois constituem exceções ao princípio constitucional da separação de poderes, razão pela qual não se admite a sua ampliação por legislação infraconstitucional.
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28Q434497 | Direito Constitucional, Congresso Nacional, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao Poder Legislativo, julgue os seguintes itens. Compete exclusivamente ao Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo.
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29Q377931 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

As escolas de governo têm um papel fundamental a ser desempenhado na oferta de programas de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, de modo que seja obtida a valorização do servidor público e seu reconhecimento como cidadão, contribuindo para que este apresente um desempenho de qualidade e construa uma nova imagem do serviço público. Julgue os itens que se seguem, relativos a escolas de governo e profissionalização dos servidores públicos. Os planos de profissionalização da administração pública podem combinar os perfis dos profissionais desde que constituam importantes agentes de mudança, facilitadores dos processos participativos e agentes de fomento de ações empreendedoras.
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30Q430929 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Poder Executivo e às atribuições e responsabilidades do presidente da República, julgue os próximos itens. No caso de vacância do cargo de presidente da República ocorrida nos últimos dois anos do período presidencial, deverão ser feitas eleições noventa dias após a abertura da vaga.
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31Q327762 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria da educação bancária, julgue os próximos itens. Os objetivos da educação bancária incluem libertar o aluno da opressão.
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32Q322645 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. No processo educativo não se deve focar apenas nos resultados finais, mas, também, deve-se considerar os erros que ocorrem durante o processo de aprendizagem como importantes para a construção do conhecimento.
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33Q427351 | Direito Constitucional, STJ, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Poder Judiciário, julgue os itens a seguir. Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar originariamente a reclamação para preservar sua competência e garantir a autoridade de suas decisões.
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35Q377691 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do desenvolvimento profissional por competências. No que se refere ao servidor que ingressa em uma carreira, pode ser apurado o nível inicial de suas competências e ser definido o plano de desenvolvimento necessário à sua progressão funcional e promoção.
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36Q378204 | Administração Pública, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do desenvolvimento profissional por competências. O plano de desenvolvimento de competências visa ampliar a capacidade individual para assumir atribuições e responsabilidades em níveis decrescentes de complexidade; apontar todas as deficiências individuais para o desenvolvimento profissional; estruturar um plano de capacitação voltado à redução de competências; e estimular o aprendizado mecânico do autodesenvolvimento.
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37Q320352 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue os itens subsecutivos. Em razão de sua importância para o bom andamento do ensino, o planejamento deve ser pensado e executado pelos professores a partir de reflexões conjuntas com os alunos e a comunidade escolar.
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38Q805217 | Legislação e Decretos, Política de Desenvolvimento de Pessoal, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Com base no Decreto n.º 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, julgue os itens a seguir. A autorização para o afastamento de servidor para participação em treinamento regularmente instituído só será fornecida quando o horário do evento de capacitação tornar inexequível o cumprimento da jornada semanal de trabalho do servidor.
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39Q320354 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

Em relação à andragogia e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A teoria da aprendizagem por imitação, desenvolvida por Albert Bandura, organiza-se em quatro eixos ou processos, em que um deles é o processo de retenção, o qual é marcado pelo envolvimento das capacidades verbal e visual.
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40Q438115 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Técnico de Nível Superior, ENAP, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir. O Brasil rege-se nas relações internacionais, entre outros princípios, pelos princípios da intervenção e vedação de concessão de asilo político.
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