Início

Questões de Concursos ENEM

Resolva questões de ENEM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1601Q930506 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

As modernas tecnologias de comunicação modificaram as relações sociais no mundo que, hoje, é caracterizado pela rapidez e pela velocidade. Neste mundo, a informação é transmitida sempre com pressa e em tempo real. As câmeras de TV, espalhadas por todos os lugares, colhem imagens de tudo e transmitem instantaneamente para todo o mundo. Como a vida é agitada e o tempo é curto para todos, a mídia encarrega–se de abreviar os fatos, resumi–los ao máximo no menor espaço de tempo para atingir mais e mais pessoas. A própria linguagem da TV, veloz e entrecortada, impede uma abordagem mais minuciosa dos conflitos. Na TV, monta–se, embala–se e distribui–se o produto, no caso, a notícia.
PORCELLO, Flávio A. Camargo. Comunicação, discurso e mito: no ar, o show de notícias. Os telejornais mostram a vida como ele não é. In: Dornelles, Beatriz (org.) Mídia, imprensa e as novas tecnologias. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2006, p. 106–107 (adaptado).
As tecnologias de comunicação exercem funções diversas na vida das pessoas, sendo a televisão um dos meios de informação mais influentes da atualidade. A esse respeito, verifica–se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1602Q25064 | Inglês, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Masters of War

Come you masters of war
You that build all the guns
You that build the death planes
You that build all the bombs
You that hide behind walls
You that hide behind desks
I just want you to know
I can see through your masks.

You that never done nothin’
But build to destroy
You play with my world
Like it"s your little toy
You put a gun in my hand
And you hide from my eyes
And you turn and run farther
When the fast bullets fly.

Like Judas of old
You lie and deceive
A world war can be won
You want me to believe
But I see through your eyes
And I see through your brain
Like I see through the water
That runs down my drain.

BOB DYLAN. The Freewheelin’ Bob Dylan. Nova York: Columbia Records, 1963 (fragmento)

Na letra da canção Masters of War, há questionamentos e reflexões que aparecem na forma de protesto contra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1603Q930060 | Matemática, Frações e porcentagem, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Uma empresa possui um sistema de controle de qualidade que classifica o seu desempenho financeiro anual, tendo como base o do ano interior. Os conceitos são: insuficiente, quando o crescimento é menor que 1%; regular, quando o crescimento ´e maior ou igual a 1% e menor que 5%; bom, quando o crescimento é maior ou igual a 5% e menor que 10%; ótimo, quando é maior ou igual a 10% e menor que 20%; e excelente, quando é maior ou igual a 20%. Essa empresa apresentou lucro de R$ 132 000,00 em 2008 e de R$ 145 000,00 em 2009.

De acordo com esse sistema de controle de qualidade, o desempenho financeiro dessa empresa no ano de 2009 deve ser considerado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1604Q931367 | Matemática, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
O esporte de alta competição da atualidade produziu uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo humano? O maratonista original, o grego da lenda, morreu de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas.
Um professor de Educação Física, ao discutir com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 25 jun. 2011 (adaptado).
Se o percurso de Dean Karnazes fosse também em uma pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo professor e a percorrida pelo atleta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1605Q930109 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

"Não à liberdade para os inimigos da liberdade", dizia Saint-Just. Isso significa dizer: não à tolerância para os intolerantes.

Héritier, F. O eu, o outro e a tolerância. In: Héritier, F.; CHANGEUX, J. P. (orgs.). Uma ética para quantos? São Paulo: Edusc, 1999 (fragmento).

A contemporaneidade abriga conflitos éticos e políticos,dos quais o racismo, a discriminação sexual e a intolerância religiosa são exemplos históricos. Com base no texto, qual é a principal contribuição da Ética para a estruturação política da sociedade contemporânea?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1606Q667204 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
BONS DIAS!
14 de junho de 1889
    Ó doce, ó longa, ó inexprimível melancolia dos jornais velhos! Conhece-se um homem diante de um deles. Pessoa que não sentir alguma coisa ao ler folhas de meio século, bem pode crer que não terá nunca uma das mais profundas sensações da vida, – igual ou quase igual à que dá a vista das ruínas de uma civilização. Não é a saudade piegas, mas a recomposição do extinto, a revivescência do passado.
ASSIS, M. Bons dias! (Crônicas 1888-1889). Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Hucitec, 1990.
O jornal impresso é parte integrante do que hoje se compreende por tecnologias de informação e comunicação. Nesse texto, o jornal é reconhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1607Q934474 | Biografia, Aviação, ENEM

Santos Dumont, aconselhado pelo pai, estudou mecânica, devido seu interesse pelas máquinas da fazenda da família. Em 1891, realizou uma viagem de estudos para Paris, a fim de aprofundar seus conhecimentos. A quais áreas Santos Dumont se dedicou?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1608Q935013 | Artes, Museus de Arte, ENEM

Até a década de 1920, a arte brasileira exibida nos circuitos oficiais se restringia à arte acadêmica. A Semana de Arte de 1922, realizada no Teatro Municipal em São Paulo, é considerada por alguns críticos de arte como o marco divisor da arte no Brasil por apresentar novas tendências à produção artística nacional.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à Semana de Arte de 1922.

( ) Visava traçar um perfil mais livre, com a quebra de cânones que impediam a renovação da criatividade artística: renovar o estagnado ambiente artístico e cultural de São Paulo e do país, dominado pelas reproduções de obras acadêmicas impressionistas.
( ) Necessidade de “descobrir” ou “redescobrir” o Brasil, repensando-o de modo a desvinculá-lo, esteticamente, das amarras que ainda o prendiam à Europa.
( ) As obras mostradas no saguão do Teatro Municipal suscitaram reações divididas, inclusive a indignação dos visitantes.
( ) Foi uma semana que possibilitou a divulgação de diversos meios artísticos como música, arquitetura, pintura, escultura e design de produtos inspirados no neoconcretismo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1609Q935015 | Artes, Técnicas Artísticas, ENEM

Pedrosa (1999), em sua obra teórica acerca da cor, diz:

“_____________ é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela” (PEDROSA, 1999, p. 17).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1610Q930416 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Capitulo LIV A pêndula

Sai dali a saborear o beijo. Não pude dormir; estirei-me na cama, é certo, mas foi o mesmo que nada. Ouvi as horas todas da noite.Usualmente, quando eu perdia o sono, o bater da pêndula fazia-me muito mal; esse tique-taque soturno, vagaroso e seco parecia dizer a cada golpe que eu ia ter um instante menos de vida. Imaginava entao um velho diabo, sentado entre dois sacos, o da vida e o da morte, e a contá-los assim:

Outra de menos..
Outra de menos..
Outra de menos..
Outra de menos..

O mais singular é que, se o relógio parava, eu dava-lhe corda, para que ele não deixasse de bater nunca, e eu pudesse contar todos os meus instantes perdidos.Invenções há, que se transformam ou acabam; as mesmas instituições morrem; o relógio é definitivo e perpetuo. O derradeiro homem, ao despedir-se do sol frio e gasto, há de ter um relógio na algibeira, para saber a hora exata em que morre.

Naquela noite não padeci esse triste sensação de enfado, mas outra, e deleitosa. As fantasias tumultuavam-me cá dentro, vinham umas sobre outras, à semelhança de devotas que se abairoam para ver o anjo-cantor das procissões. Não ouvia perdidos, mas os minutos ganhados.
ASSIS. M Memórias de Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: nova Aguilar 1992 (fragmento)

O capitulo apresenta o instante em que Brás Cubas revive a sensação do beijo trocado com Virgilia, casada com lobo Neves. Nesse contexto, a metáfora do relógio desconstrói certos paradigmas românticas, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1611Q935290 | Física, Física Óptica, ENEM

(ENEM 2017 PPL) A aquisição de um telescópio deve levar em consideração diversos fatores, entre os quais estão o aumento angular, a resolução ou poder de separação e a magnitude limite. O aumento angular informa quantas vezes mais próximo de nós percebemos o objeto observado e é calculado como sendo a razão emtre as distâncias focais da objetiva (F1) e da ocular (F2). A resolução do telescópio (P) informa o menor ângulo que deve existir entre dois pontos observados para que seja possível distingui-los. A magnitude limite (M) indica o menor brilho que um telescópio pode captar. Os valores numéricos de P e M são calculados pelas expressões:

D é o valor numérico do diâmetro da objetiva do telescópio, expresso em centímetro.

Disponível em: www.telescopioastronomicos.com.br. Acesso em: 13 de maio 2013 (adaptado).

Ao realizar a observação de um planeta distante e de baixa luminosidade, não se obteve uma imagem nítida. Para melhorar a qualidade dessa observação, os valores de D, F1 e F2 devem ser, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1612Q930956 | Geografia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica.
BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (adaptado).
Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1613Q931223 | Espanhol, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
Mayo
15
Que mañana no sea otro nombre de hoy
En el año 2011, miles de jóvenes, despojados de sus casas y de sus empleos, ocuparon las plazas y las calles de varias ciudades de España.
Y la indignación se difundió. La buena salud resultó más contagiosa que las pestes, y las voces de los indignados atravesaron las fronteras dibujadas en los mapas. Así resonaron en el mundo:
Nos dijeron “¡a la puta calle!”, y aquí estamos.
Apaga la tele y enciende la calle.
La llaman crisis, pero es estafa.
No falta dinero: sobran ladrones.
Los mercados gobiernan. Yo no los voté.
Ellos toman decisiones por nosotros, sin nosotros.
Se alquila esclavo económico.
Estoy buscando mis derechos. ¿Alguien los ha visto?
Si no nos dejan soñar, no los dejaremos dormir
GALEANO, E. Los hijos de los dias. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2012.
Ao elencar algumas frases proferidas durante protestos na Espanha, o enunciador transcreve, de forma direta, as reivindicações dos manifestantes para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1614Q935071 | Artes, Arte Asiática, ENEM

No Brasil, pode-se citar a ceramista Shoko Suzuky, que trouxe do Japão a tradição do fazer cerâmico desde a modelagem, passando pela pintura até a queima.

Assinale a alternativa que apresenta a técnica de modelagem utilizada pela ceramista e o combustível utilizado por ela em suas queimas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1615Q929731 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Química Geral, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio se aderem.

O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1616Q934409 | História do Brasil, Inconfidência Mineira, ENEM

(Mackenzie) – O fato de ser alferes influiu para transformar-me em conspirador, levado a tanto que fui pelas injustiças que sofri, preterido sempre nas promoções a que tinha direito. Uni minhas amarguras às do povo, que eram maiores, e foi assim que a idéia de libertação tomou conta de mim. (Tiradentes)

As razões da insatisfação do alferes e do povo mineiro em 1789 eram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1617Q931114 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Três décadas – de 1884 a 1914 – separam o século XIX – que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa – do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT. H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1618Q930093 | Matemática, Pirâmides, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Um artesão construiu peças de artesanato interceptando uma pirâmide de base quadrada com um plano. Após fazer um estudo das diferentes peças que poderia obter, ele concluiu que uma delas poderia ter uma das faces pentagonal.

Qual dos argumentos a seguir justifica a conclusão do artesão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1619Q667184 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
Quebranto
às vezes sou o policial que me suspeito
me peço documentos
e mesmo de posse deles
me prendo e me dou porrada
às vezes sou o porteiro
não me deixando entrar em mim mesmo
a não ser
pela porta de serviço
[…]
às vezes faço questão de não me ver
e entupido com a visão deles
sinto-me a miséria concebida como um eterno
começo
fecho-me o cerco
sendo o gesto que me nego
a pinga que me bebo e me embebedo
o dedo que me aponto
e denuncio
o ponto em que me entrego.
às vezes!…
CUTI. Negroesia. Belo Horizonte: Mazza, 2007 (fragmento).
Na literatura de temática negra produzida no Brasil, é recorrente a presença de elementos que traduzem experiências históricas de preconceito e violência. No poema, essa vivência revela que o eu lírico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1620Q930367 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Um grupo internacional de cientistas achou um modo de "tapar o nariz" do mosquito do gênero Anopheles. As aspas são necessárias porque o inseto fareja suas vítimas usando as antenas. Os cientistas descobriram como ocorre a captação de cheiros pelas antenas e listaram algumas substâncias capazes de bloquear a detecção de odores que os mosquitos reconhecem. Essa descoberta possibilita, por exemplo, a criação de um repelente muito mais preciso contra o inseto.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).

Se a descoberta descrita no texto for extensiva a outros insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no Brasil, como, por exemplo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.