Início

Questões de Concursos ENEM

Resolva questões de ENEM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1801Q667867 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Qualidade de vida das populações humanas, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1802Q930286 | Matemática, Circunferência, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

João tem uma loja onde fabrica e vende moedas de chocolate com diâmetro de 4 cm e preço de R$ 1,50 a unidade. Pedro vai a essa loja e, após comer várias moedas de chocolate, sugere ao João que ele faça moedas com 8 cm de diâmetro e mesma espessura e cobre R$ 3,00 a unidade.
Considerando que o preço da moeda depende apenas da quantidade de chocolate, João

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1803Q934914 | Artes, Teoria da Arte, ENEM

Segundo a arteterapeuta Deolinda Fabietti, no ateliê arteterapêutico, o uso do lápis de cor, cuja variedade de tons é muito grande, é para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1804Q934427 | História do Brasil, Família Real Portuguesa, ENEM

(Enem 2010) Em 2008 foram comemorados os 200 anos da mudança da família real portuguesa para o Brasil, onde foi instalada a sede do reino. Uma sequência de eventos importantes ocorreu no período 1808-1821, durante os 13 anos em que D. João VI e a família real portuguesa permaneceram no Brasil.

Entre esses eventos, destacam-se os seguintes:

• Bahia - 1808: Parada do navio que trazia a família real portuguesa para o Brasil, sob a proteção da marinha britânica, fugindo de um possível ataque de Napoleão.

• Rio de Janeiro - 1808: desembarque da família real portuguesa na cidade onde residiriam durante sua permanência no Brasil.

• Salvador - 1810: D. João VI assina a carta régia de abertura dos portos ao comércio de todas as nações amigas, ato antecipadamente negociado com a Inglaterra em troca da escolta dada à esquadra portuguesa.

• Rio de Janeiro - 1816: D. João VI torna-se rei do Brasil e de Portugal, devido à morte de sua mãe, D. Maria I.

• Pernambuco - 1817: As tropas de D. João VI sufocam a revolução republicana.

GOMES. L. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. São Paulo: Editora Planeta, 2007 (adaptado)

Uma das consequências desses eventos foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1805Q931383 | Espanhol, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
¿Qué es la X Solidaria?
La X Solidaria es una equis que ayuda a las personas más vulnerables. Podrás marcarla cuando hagas la declaración de la renta. Es la casilla que se denomina
“Fines Sociales”. Nosotros preferimos llamarla X Solidaria:
porque al marcada haces que se destine un 0,7 de tus impuestos a programas sociales que realizan las ONG.
porque se benefician los colectivos más desfavorecidos, sin ningún coste económico para ti.
porque NO marcarla es tomar una actitud pasiva, y dejar que sea el Estado quien decida el destino de esa parte de tus impuestos.
porque marcándola te conviertes en contribuyente activo solidario.
Disponível em: http://xsolidaria.org. Acesso em: 20 fev. 2012 (adaptado).
As ações solidárias contribuem para o enfrentamento de problemas sociais. No texto, a ação solidária ocorre quando o contribuinte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1806Q931159 | Atualidades, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Por onde houve colonização portuguesa, a música popular se desenvolveu basicamente com o mesmo instrumental. Podemos ver cavaquinho e violão atuarem juntos aqui, em Cabo Verde, em Jacarta, na Indonésia, ou em Goa. O caráter nostálgico, sentimental, é outro ponto comum da música das colônias portuguesas em todo o mundo. O kronjong, a música típica de Jacarta, é uma espécie de lundu mais lento, tocado comumente com flauta, cavaquinho e violão. Em Goa não é muito diferente.
De acordo com o texto de Henrique Cazes, grande parte da música popular desenvolvida nos países colonizados por Portugal compartilham um instrumental, destacando-se o cavaquinho e o violão. No Brasil, são exemplos de música popular que empregam esses mesmos instrumentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1807Q934756 | Química, Química Analítica, ENEM

(FGV - 2023) O registro, ou a renovação do registro, de medicamentos comercializados no Brasil requer a apresentação de ensaios de equivalência farmacêutica e bioequivalência.

Assinale a opção que apresenta o conceito de bioequivalência, segundo a RDC nº 60/2014.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1808Q929970 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Caminhar pelas ruas íngremes e sinuosas de Ouro Preto não é voltar ao século XVIII. Os casarões coloniais ainda estão de pé, mas agora abrigam repúblicas de estudantes, restaurantes, lojas de artesanato e ateliês. A Secretaria de Turismo da cidade funciona na casa em que o poeta e inconfidente Tomás Antônio Gonzaga morou entre os anos de 1782 e 1788.
FARIAS, B.Juliana. Lembranças da Ouro Preto rebelde. Revista NOSSAHISTÓRIA, São Paulo, ano 2, n.23, p.84, set. 2005.
A análise do espaço geográfico permite compreendermos seu dinamismo e a vida em sociedade. Como produto das relações sociais, o espaço geográfico condiciona a sociedade. Embora a cidade de Ouro Preto tenha–se mantido, pela preservação do seu casario e do material utilizado na pavimentação de suas ruas, por exemplo, as funções da cidade foram modificadas. Essas transformações se relacionam com os avanços técnicos e tecnológicos do momento histórico contemporâneo mundial.
As modificações na funcionalidade dos objetos que compõem a vida urbana mostram o processo em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1809Q931010 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
A quem não basta pouco, nada basta.
EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1810Q931311 | Matemática, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento. Para seu cálculo, são levados em consideração a expectativa de vida ao nascer, tempo de escolaridade e renda per capita, entre outros. O menor valor deste índice é zero e o maior é um. Cinco países foram avaliados e obtiveram os seguintes índices de desenvolvimento humano: o primeiro país recebeu um valor X , o segundo X , o terceiro X1/3, o quarto X2 e o último X3. Nenhum desses países zerou ou atingiu o índice máximo.
Qual desses países obteve o maior IDH?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1811Q930313 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A História, mais ou menos

Negócio seguinte. Três reis magrinhos ouviram um plá que tinha nascido um guri. Viram o cometa no Oriente e tal e de flagraram que o Guri tinha pintado por lá. Os profetas, que não eram de dar cascata, já tinham dicado o troço: em Belém, da Judeia, vai nascer o Salvador, e tá falado. Os três magrinhos se mandaram. Mas deram o maior fora. Em vez de irem direto para Belém, como mandava o catálogo, resolveram dar uma incerta no velho Herodes, em Jerusalém. Pra quê! Chegaram lá de boca aberta e entregaram toda a trama. Perguntaram: Onde está o rei que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá–lo. Quer dizer, pegou mal. Muito mal. O velho Herodes, que era um oligão, ficou grilado. Que rei era aquele? Ele é que era o dono da praça. Mas comeu em boca e disse: Joia. Onde é que esse guri vai se apresentar? Em que canal? Quem é o empresário? Tem baixo elétrico? Quero saber tudo. Os magrinhos disseram que iam flagrar o Guri e na volta dicavam tudo para o coroa.

VERÍSSIMO. L. F. O nariz e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1994.

Na crônica de Veríssimo, a estratégia para gerar o efeito de humor decorre do (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1812Q930333 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Termodinâmica, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras "calor" e "temperatura" de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como "algo quente" e temperatura mede a "quantidade de calor de um corpo". Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1813Q935496 | História, Descolonização Africana e Asiática, ENEM

(Fuvest) As resistências à descolonização da Argélia derivaram essencialmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1814Q930390 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Disneylândia

Multinacionais japoneses instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[...]
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul
[...]
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia
ANTUNES, A Disponível em: www.radio.uol.com.br Acesso em: 3 fev. 2013 (fragmento).

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1815Q935006 | Artes, Museus de Arte, ENEM

Leia o texto a seguir.

Nos debates atuais, ganharam relevo os temas relacionados com a corporalidade, o estatuto ontológico de imagens e artefatos, os poderes agentivos dos objetos materiais e dos sistemas gráficos, assim como o lugar dos artefatos nas abordagens perspectivistas. [...] Visando circunscrever o assunto e apontar alguns temas relevantes, enfatiza-se que, na vida indígena, a arte configura uma expressão de conhecimento que é material, técnica e prática e se exerce em diversos campos da criação e utilização das obras produzidas.

LAGROU, E.; VAN VELTHEM, L. H. As artes indígenas: olhares cruzados. BIB, São Paulo, n. 87, 3/2018, p. 133-156. DOI: 10.17666/bib8706/2018

A respeito da arte indígena, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A arte entre os povos indígenas é dissociada dos artefatos.
( ) Entre os povos indígenas, o belo não está dissociado de seu sentido prático.
( ) Arte é um conceito indígena.
( ) Artefatos indígenas são definidos exclusivamente pela sua funcionalidade. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1816Q935524 | História, Movimento dos Direitos Civis nos EUA, ENEM

Texto associado.

(IFMG/2017 - adaptado)    

Leia o texto destacado abaixo:

O conceito de Black Power (Poder Negro) (…) é um chamado para a união de todos os negros do país, para que reconheçam sua hereditariedade, para que construam uma noção de comunidade. É um chamado para as pessoas negras definirem seus próprios objetivos, para criarem e liderarem suas próprias organizações. É um chamado para rejeitar as instituições e os valores da sociedade racista.

HAMILTON, Charles; TURE, Kwame. Black Power: politics of
Liberation in América. Vintage Edition, 1992. p 35. Tradução livre.

Em 1954 foi lançado um livro denominado Black Power, escrito por Richard Wright nos Estados Unidos. Tal título se tornaria uma expressão difundida a partir dos anos 1960 uma vez que passou a nomear um movimento social que lutava pela inclusão, empoderamento e valorização da cultura negra.

Nos Estados Unidos, o movimento negro constituído nos anos 1960 pode ser entendido como uma reação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1817Q930662 | Sociologia, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.
CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).
No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1818Q935016 | Artes, Técnicas Artísticas, ENEM

Assinale a alternativa que apresenta contribuição legada pela arte flamenga para técnica da pintura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1819Q666991 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Declaração de amor

Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. [...] A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.

Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la — como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes a galope. Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo em minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.

Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega.

Se eu fosse muda e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas, como não nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.

LISPECTOR, C. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999 (adaptado).

O trecho em que Clarice Lispector declara seu amor pela língua portuguesa, acentuando seu caráter patrimonial e sua capacidade de renovação, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1820Q667294 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

TEXTO I
O Heliocentrismo não é o "meu sistema", mas a Ordem de Deus.
COPÉRNICO, N. As revoluções dos orbes celestes [1543].
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.
TEXTO II
Não vejo nenhum motivo para que as ideias expostas neste livro (A origem das espécies) se choquem com as ideias religiosas.
DARWIN, C. A origem das espécies [1859]. São Paulo: Escala, 2009.
Os textos expressam a visão de dois pensadores — Copérnico e Darwin — sobre a questão religiosa e suas relações com a ciência, no contexto histórico de construção e consolidação da Modernidade. A comparação entre essas visões expressa, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.