Início

Questões de Concursos ENEM

Resolva questões de ENEM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q24969 | Inglês, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

How fake images change our memory and behaviour

    For decades, researchers have been exploring just how unreliable our own memories are. Not only is memory fickle when we access it, but it"s also quite easily subverted and rewritten. Combine this susceptibility with modem image-editing software at our fingertips like Photoshop, and it"s a recipe for disaster. In a world where we can witness news and world events as they unfold, fake images surround us, and our minds accept these pictures as real, and remember them later. These fake memories don"t just distort how we see our past, they affect our current and future behaviour too - from what we eat, to how we protest and vote. The problem is there"s virtually nothing we can do to stop it.

   Old memories seem to be the easiest to manipulate. In one study, subjects were showed images from their childhood. Along with real images, researchers snuck in manipulated photographs of the subject taking a hotair balloon ride with his or her family. After seeing those images, 50% of subjects recalled some part of that hot-air balloon ride - though the event was entirely made up.

EVELETH, R. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 jan. 2013 (adaptado).

A reportagem apresenta consequências do uso de novas tecnologias para a mente humana. Nesse contexto, a memória das pessoas é influenciada pelo(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q934995 | Sociologia, Cultura e Sociedade, ENEM

(ENEM PPL 2017) Na antiga Vila de São José del Rei, a atual cidade de Tiradentes (MG), na primeira metade do século XVIII, mais de cinco mil escravos trabalhavam na mineração aurífera. Construíram sua capela, dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Na fachada, colocaram um oratório com a imagem de São Benedito. A comunidade do século XVIII era organizada mediante a cor, por isso cada grupo tinha sua irmandade: a dos brancos, dos crioulos, dos mulatos, dos pardos. Em cada localidade se construía uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Com a decadência da mineração, a população negra foi levada para arraiais com atividades lucrativas diversas. Eles se foram e ficou a igreja. Mas, hoje, está sendo resgatada a festa do Rosário e o Terno de Congado.

CRUZ, L. Fé e identidade cultural. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 jul. 2012.

Na lógica analisada, as duas festividades retomadas recentemente, na cidade mineira de Tiradentes, têm como propósito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q929823 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Prima Julieta

Prima Julieta irradiava um fascínio singular. Era a feminilidade em pessoa. Quando a conheci, sendo ainda garoto e já sensibilíssimo ao charme feminino, teria ela uns trinta ou trinta e dois anos de idade.
Apenas pelo seu andar percebia–se que era uma deusa, diz Virgílio de outra mulher. Prima Julieta caminhava em ritmo lento, agitando a cabeça para trás, remando os belos braços brancos. A cabeleira loura incluía reflexos metálicos. Ancas poderosas. Os olhos de um verde azulado borboleteavam. A voz rouca e ácida, em dois planos: voz de pessoa da alta sociedade.
MENDES, M. A idade do serrote. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968.
Entre os elementos constitutivos dos gêneros, está o modo como se organiza a própria composição textual, tendo–se em vista o objetivo de seu autor: narrar, descrever, argumentar, explicar, instruir. No trecho, reconhece–se uma sequência textual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q930231 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A caatinga está em risco: estudo revela que 59% da vegetação natural desse bioma já sofreram algum tipo de modificação por atividades humanas. Um problema que esse bioma enfrenta é o fenômeno da desertificação. Segundo cientistas, à medida que a agricultura avança na região, esse fenômeno ganha maiores proporções. Para os cientistas, essa constatação evidencia a grande necessidade de medidas urgentes para a preservação da caatinga, que hoje só tem 1% de sua área incluída em unidades de conservação.
Ferraz, M. Caatinga, muito prazer. Ciência Hoje, Rio de Janeiro; v. 42, n, 251, p. 46–47. 2008 (adaptado).
A caatinga pode ser considerada um ambiente frágil onde a desertificação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q929871 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Brasil é o maior desmatador, mostra estudo da ONU O Brasil reduziu sua taxa de desmatamento em vinte anos, mas continua líder entre os países que mais desmatam, segundo a FAO (órgão da ONU para a agricultura).
A entidade apresentou ontem estudo sobre a cobertura florestal no mundo e o resultado é preocupante: em apenas dez anos, uma área de floresta do tamanho de dois estados de São Paulo desapareceu do país. De forma geral, a queda no ritmo da perda de cobertura florestal foi de 37% em dez anos. Entre 1990 e 1999, 16 milhões de hectares por ano sumiram. Entre 2000 e 2009, esse número caiu para 13 milhões de hectares.
Mas o número é considerado alto. A América do Sul é apontada como a maior responsável pela perda de florestas do mundo, com cortes anuais de 4 milhões de hectares. A África vem em seguida, com 3,4 milhões de hectares/ano. O Estado de São Paulo, 26 mar. 2010.
Na notícia lida, o conectivo "mas" (terceiro parágrafo) estabelece uma relação de oposição entre as sentenças:
"Entre 2000 e 2009, esse número caiu para 13 milhões de hectares" e "o número é considerado alto". Uma das formas de se reescreverem esses enunciados, sem que lhes altere o sentido inicial, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q931002 | Português, Variação Linguística, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
eu acho um fato interessante… né… foi como meu pai e minha mãe vieram se conhecer… né… que… minha mãe morava no Piauí com toda família… né… meu… meu avô… materno no caso… era maquinista… ele sofreu um acidente… infelizmente morreu… minha mãe tinha cinco anos… né… e o irmão mais velho dela… meu padrinho… tinha dezessete e ele foi obrigado a trabalhar… foi trabalhar no banco… e… ele foi… o banco… no caso… estava… com um número de funcionários cheio e ele teve que ir para outro local e pediu transferência prum local mais perto de Parnaíba que era a cidade onde eles moravam e por engano o… o… escrivão entendeu Paraíba… né… e meu… e minha família veio parar em Mossoró que era exatamente o local mais perto onde tinha vaga pra funcionário do Banco do Brasil e:: ela foi parar na rua do meu pai… né… e começaram a se conhecer… namoraram onze anos… né… pararam algum tempo… brigaram… é lógico… porque todo relacionamento tem uma briga… né… e eu achei esse fato muito interessante porque foi uma coincidência incrível… né… como vieram a se conhecer… namoraram e hoje… e até hoje estão juntos… dezessete anos de casados…
CUNHA, M. A. F. (Org.) . Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal. Natal: EdUFRN, 1998
Na transcrição de fala, há um breve relato de experiência pessoal, no qual se observa a frequente repetição de “né”.
Essa repetição é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q935379 | História, Civilizações Antigas, ENEM

(ENEM Libras 2017) O sistema de irrigação egípcio era muito diferente do complexo sistema mesopotâmico, porque as condições naturais eram muito diversas nos dois casos. A cheia do Nilo também fertiliza as terras com aluviões, mas é muito mais regular e favorável em seu processo e em suas datas do que a do Tigre e Eufrates, além de ser menos destruidora.

CARDOSO, C. F. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986.

A comparação entre as disposições do recurso natural em questão revela sua importância para a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q934862 | Artes, Impressionismo, ENEM

A partir do impressionismo surgiu uma nova tendência na pintura que se aprofundou nos estudos da composição da imagem e da percepção óptica.

Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa nova tendência e dos artistas que se dedicaram a ela.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q668035 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto I

XLI
Ouvia:
Que não podia odiar E nem temer
Porque tu eras eu.
E como seria
Odiar a mim mesma
E a mim mesma temer.
HILST, H. Cantares. São Paulo: Globo, 2004 (fragmento).

Texto II

Transforma–se o amador na cousa amada
Transforma–se o amador na cousa amada,
por virtude do muito imaginar;
não tenho, logo, mais que desejar,
pois em mim tenho a parte desejada.
Camões. Sonetos. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br. Acesso em: 03 set. 2010 (fragmento).
Nesses fragmentos de poemas de Hilda Hilst e de Camões, a temática comum é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q929819 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que "a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que tem como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação essencialmente a internet e os meios de comunicaçãoporque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os sues valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto".
Disponível em:www.compolitica.org. Acesso em: 2mar 2012 (adaptado).

Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q934558 | Biologia, Biomas Brasileiros, ENEM

Assinale a alternativa que indica a melhor definição de bioma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q935401 | História, Renascimento, ENEM

(UEFS) O movimento em direção à modernidade iniciado pela Renascença foi significativamente acelerado pela Revolução Científica do século XVII. A Revolução Científica destruiu a cosmologia medieval e estabeleceu o método científico – a observação e a experimentação rigorosa e sistemática – como meio essencial de desvendar os segredos da natureza.

PERRY, Marvin. Tradução de Waltensir Dutra e Silvana Vieira. Civilização ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 282.

A afirmação do texto relaciona-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q930364 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A verdade é que não me preocupo muito com o outro mundo. Admito Deus, pagador celeste dos meus trabalhadores, mal remunerados cá na terra, e admito o diabo, futuro carrasco do ladrão que me furtou uma vaca de raça. Tenho, portanto, um pouco de religião, embora julgue que, em parte, ela é dispensável a um homem. Mas mulher sem religião é horrível.
Comunista, materialista. Bonito casamento! Amizade com o Padilha, aquele imbecil. "Palestras amenas e variadas". Que haveria nas palestras? Reformas sociais, ou coisa pior. Sei lá! Mulher sem religião é capaz de tudo.
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 1981, p. 131
Uma das características da prosa de Graciliano Ramos é ser bastante direta e enxuta. No romance São Bernardo, o autor faz a análise psicológica de personagens e expõe desigualdades sociais com base na relação entre patrão e empregado, além da relação conjugal. Nesse sentido, o texto revela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q934793 | Química, Nanotecnologia, ENEM

(AMEOSC - 2021 - adaptado) Diante do assunto substâncias químicas e a tecnologia, insere-se nesse contexto a nanotecnologia que é uma ciência de materiais e partículas com dimensões extremamente pequenas (entre um e cem nanômetros). Sobre esse assunto julgue os itens a seguir:

I. Como em outras áreas da tecnologia que utilizam intensivamente novos materiais e substâncias químicas, a nanotecnologia traz alguns possíveis riscos ao meio ambiente e à saúde humana.
II. A nanotecnologia está contribuindo para o desenvolvimento de sistemas de iluminação de baixo consumo energético.
III. As nanopartículas possuem uma grande área superficial e que podem lhes conferir boas propriedades de adsorção de metais e substâncias orgânicas.

Está (ão) CORRETO (S), apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q935125 | Artes, Movimentos Artísticos do Século XX, ENEM

Sobre o Fauvismo, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q935516 | História, Revolução Russa, ENEM

(FMJ/SP) A Revolução Russa de outubro/novembro de 1917 implantou no país um regime socialista baseado nas ideias marxistas de Estado proletário. No entanto, além da classe operária, outro grupo social participou ativamente da luta pela queda do governo czarista. Foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q935518 | História, Revolução Russa, ENEM

(UESPI) A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique de 1917 são parte do mesmo contexto de conflagração militar e política. Portanto, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q935044 | Artes, Arte Africana, ENEM

Ao dizermos ‘Artes das Áfricas’ (no plural), em vez de ‘arte africana’, podemos estar enfatizando: a África tem Arte. Isso de certa forma minimiza o modo como tem sido tratada a produção estética dos africanos até nossos dias: como objeto científico. Sob o lema ‘conhecer para melhor dominar’, dizia-se que ela servia a ‘rituais e sacrifícios selvagens’ e que era feita apenas de ‘ídolos toscos e disformes’ — de ‘fetiches’. Mas, se todas as sociedades — antigas ou atuais — têm sua arte, então por que a necessidade dessa ênfase?          

SALUM, Marta Heloísa Leuba, “Por dentro e ao redor da arte africana”, 2004 in http://www.arteafricana.usp.br.

A autora problematiza o uso da expressão "arte africana", argumentando que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q935142 | Artes, Arte Abstrata, ENEM

É considerado o pioneiro da arte abstrata e, por alguns, o primeiro pintor totalmente não representativo a obter composições complexas apenas com objetos quase irreconhecíveis:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q933419 | Biografia, Romero Britto, Vestibular ENEM, ENEM

Além de pintura, Romero Britto também é conhecido por trabalhar com que tipo de mídia artística?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.