Questões de Concursos ESCOLA NAVAL

Resolva questões de ESCOLA NAVAL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q1046777 | Física, Força Gravitacional e Satélites, Segundo Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2019

A aceleração da gravidade ao nível do mar em nosso planeta vale aproximadamente 9,8 m/s2. Na superfície de Plutão, cuja massa é 0,20% da massa da Terra e seu raio 80% menor que o raio da Terra, a aceleração da gravidade, em m/s2, será aproximadamente igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q1047564 | Física, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

O motorista de um carro entra numa estrada reta, no sentido norte-sul, a 100km/h e dá um toque na buzina de seu carro que emite som isotropicamente na frequência de 1200Hz. Um segundo após, ele percebe um eco numa frequência de 840Hz. Sendo assim, o motorista NÃO pode incluir como hipótese válida, que há algum obstáculo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q1046817 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2020

Mark the sentence that is grammatically INCORRECT.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q1046833 | Português, Morfologia, Segundo Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2020

Texto associado.
AS MARGENS DA ALEGRIA

Esta é a estória.
la um menino, com os Tios, passar dias no lugar onde se construía a grande cidade. Era uma viagem inventada no feliz; para ele, produzia-se em caso de sonho. Saíam ainda com o escuro, o ar fino de cheiros desconhecidos. A Mãe e o Pai vinham trazê-lo ao aeroporto. A Tia e o Tio tomavam conta dele, justinhamente. Sorria-se, saudava-se, todos se ouviam e falavam. O avião era da Companhia, especial, de quatro lugares. Respondiam-lhe a todas as perguntas, até o piloto conversou com ele. O voo ia ser pouco mais de duas horas. O menino fremia no acorçoo, alegre de se rir para si, confortavelzinho, com um jeito de folha a cair. A vida podia às vezes raiar numa verdade extraordinária. Mesmo o afivelarem-lhe o cinto de segurança virava forte afago, de proteção, e logo novo senso de esperança: ao não sabido, ao mais. Assim um crescer e desconter-se - certo como o ato de respirar - o de fugir para o espaço em branco. O Menino.
E as coisas vinham docemente de repente, seguindo harmonia prévia, benfazeja, em movimentos concordantes: as satisfações antes da consciência das necessidades.[...]
O Menino tinha tudo de uma vez, e nada, ante a mente. A luz e a longa-longa-longa nuvem. Chegavam.
Enquanto mal vacilava a manhã. A grande cidade apenas começava a fazer-se, num semi-ermo, no chapadão: a mágica monotonia, os diluídos ares. O campo de pouso ficava a curta distância da casa - de madeira, sobre estações, quase penetrando na mata. O Menino via, vislumbrava. Respirava muito. Ele queria poder ver ainda mais vívido - as novas tantas coisas - o que para os seus olhos se pronunciava. A morada era pequena, passava-se logo à cozinha, e ao que não era bem quintal, antes breve clareira, das árvores que não podem entrar dentro de casa. Altas, cipós e orquideazinhas amarelas delas se suspendiam. Dali, podiam sair índios, a onça, leão, lobos, caçadores? Só sons. Um - e outros pássaros - com cantos compridos. Isso foi o que abriu seu coração. Aqueles passarinhos bebiam cachaça?
Senhor! Quando avistou o peru, no centro do terreiro, entre a casa e as árvores da mata. O peru, imperial, dava-lhe as costas, para receber sua admiração. Estalara a cauda, e se entufou, fazendo roda: o rapar das asas no chão - brusco, rijo, - se proclamara. Grugulejou! sacudindo o abotoado grosso de bagas rubras; e a cabeça possuía laivos de um azul-claro, raro, de céu e sanhaços; e ele, completo, torneado, redondoso, todo em esferas e planos, com reflexos de verdes metais em azul-e-preto - o peru para sempre. Belo, belo! Tinha qualquer coisa de calor, poder e flor, um transbordamento. Sua ríspida grandeza tonitruante. Sua colorida empáfia. Satisfazia os olhos, era de se tanger trombeta. Colérico, encachiado, andando, gruziou outro gluglo. O Menino riu, com todo o coração. Mas só bis-viu. Já o chamavam, para passeio.
[...]
Pensava no peru, quando voltavam. Só um pouco, para não gastar fora de hora o quente daquela lembrança, do mais importante, que estava guardado para ele, no terreirinho das árvores bravas. Só pudera tê-lo um instante, ligeiro, grande, demoroso. Haveria um, assim, em cada casa, e de pessoa?
Tinham forne, servido o almoço, tomava-se cerveja. O Tio, a Tia, os engenheiros. Da sala, não se escutava o galhardo ralhar dele, seu grugulejo? Esta grande cidade ia ser a mais levantada no mundo. Ele abria leque, impante, explodido, se enfunava ... Mal comeu dos doces, a marmelada, da terra, que se cortava bonita, o perfume em açúcar e carne de flor. Saiu, sôfrego de o rever.
Não viu: imediatamente. A mata é que era tão feia de altura. E - onde? Só umas penas, restos, no chão. - "Ué, se matou. Amanhã não é o dia-de-anos do doutor?" Tudo perdia a eternidade e a certeza; num lufo, num átimo, da gente as mais belas coisas se roubavam. Como podiam? Por que tão de repente? Soubesse que ia acontecer assim, ao menos teria olhado mais o peru - aquele. O peru - seu desaparecer no espaço. Só no grão nulo de um minuto, o Menino recebia em si um miligrama de morte. Já o buscavam: - "Vamos aonde a grande cidade vai ser, o lago..."
Cerreva-se, grave, num cansaço e numa renúncia à curiosidade, para não passear com o pensamento. la. Teria vergonha de falar do peru. Talvez não devesse, não fosse direito ter por causa dele aquele doer, que põe e punge, de dö, desgosto e desengano. Mas, matarem-no, também, parecia-lhe obscuramente algum erro. Sentia-se sempre mais cansado. Mal podia com o que agora lhe mostravam, na circuntristeza: o um horizonte, homens no trabalho de terraplenagem, os caminhões de cascalho, as vagas árvores, um ribeirão de águas cinzentas, o velame-do-campo apenas uma planta desbotada, o encantamento morto e sem pássaros, o ar cheio de poeira. Sua fadiga, de impedida emoção, formava um medo secreto: descobria o possível de outras adversidades, no mundo maquinal, no hostil espaço; e que entre o contentamento e a desilusão, na balança infidelíssima, quase nada medeia. Abaixava a cabecinha. [...]
De volta, não queria sair mais ao terreirinho, lá era uma saudade abandonada, um incerto remorso. Nem ele sabia bem. Seu pensamentozinho estava ainda na fase hieroglífica. Mas foi, depois do jantar. E - a nem espetaculosa surpresa - viu-o, suave inesperado: o peru, ali estava! Oh, não. Não era o mesmo. Menor, menos muito. Tinha o coral, a arrecauda, a escova, o grugrulhargrufo, mas faltava em sua penosa elegância o recacho, o englobo, a beleza esticada do primeiro. Sua chegada e presença, em todo o caso, um pouco consolavam.
Tudo se amaciava na tristeza. Até o dia; isto era: já o vir da noite. Porém, o subir da noitinha é sempre e sofrido assim, em toda a parte. O silêncio safa de seus guardados. O Menino, timorato, aquietava-se com o próprio quebranto: alguma força, nele, trabalhava por arraigar raízes, aumentar-lhe alma.
Mas o peru se adiantava até à beira da mata. Ali adivinhara - o quê? Mal dava para se ver, no escurecendo. E era a cabeça degolada do outro, atirada ao montura. O Menino se doía e se entusiasmava.
Mas: não. Não por simpatia companheira e sentida o peru até ali viera, certo, atraído. Movia-o um ódio. Pegava de bicar, feroz, aquela outra cabeça. O Menino não entendia. A mata, as mais negras árvores, eram um montão demais; o mundo.
Trevava.
Voava, porém, a luzinha verde, vindo mesmo da mata, o primeiro vaga-lume. Sim, o vaga-lume, sim, era lindo! - tão pequenino, no ar, um instante só, alto, distante, indo-se. Era, outra vez em quando, a Alegria.

ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. (Texto adaptado)
Assinale a opção em que o comentário sobre o termo sublinhado está correto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q1047605 | Inglês, Artigos Articles, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2017

What is the correct option to complete the text below?

The current smartphone market

It's______ brand new year and already there have been ______new smartphones released onto the market.

Upgrading from your current device can be ______exciting time, but it can also be______little confusing with all of______options available.

(http ://www.news.com.au)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q1046870 | Matemática, Álgebra, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2021

este ano de 2021, os sábados de fevereiro e março caíram nos mesmos dias do mês: dia 6, dia 13, dia 20 e dia 27. Sejam X e Y os próximos dois anos em que novamente esse fato ocorrerá, ou seja, que os sábados de fevereiro e março cairão nos dias 6, 13, 20 e 27, é correto afirmar que o valor de X+Y é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q1046871 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2021

Texto associado.
Read the text below and answer question.

Dedicated to helping his community

December 2020

When the country went into coronavirus lockdown this year, one Royal Navy sailor sprang into action to protect his local community with all the dedication and efficiency of a military operation.
Chief Petty Officer Sean Mackenzie has served in the Royal Navy for 29 years and works at Royal Navy Air Station Culdrose in Cornwall. So when people in his village of Tregony faced the uncertainty of lockdown in March, CPO Mackenzie knew exactly what to do.
In the navy, he specialises in logistics at 1700 Naval Air Squadron, which deploys teams of sailors around the world to allow flying operations on navy warships, support ships and air bases. He also supervises a team of 70 personnel at Culdrose's extensive supply chain depot.
“From the first day of lockdown, | got together with a couple of former military men and we created our own group,” he said. “We did rounds of the village and we deliberately made it as military as we could. | wanted to help my community and these people in it are all part of that together.”
His team of volunteers, which grew to 27 people, immediately set up a 'smiley-face system” where anyone, many of them elderly, could indicate with a simple sign in their window if they needed help or not.
Regular smiley-face patrols were soon underway every day in the village of around 450 households. This was followed by a 'buddy system”, where socially-isolated people could receive a visit and talk to someone - for many it could be their only contact all day, [...] from a safe distance outside.
The team also prepared an emergency kitchen [...] established their own foodbank and updated noticeboards with the latest advice.
They bought food for those who could not get out, including up to 20 visits a day to the local shop. Soon, dogwalking and pizza-delivery services followed as well as a medicine delivery service, which collected more than 2,000 prescriptions over lockdown, which were then personally handed out to each patient.
Al of this was on top of Chief Petty Officer Mackenzie's responsibilities at work, where he continued as a key-worker, helping to ensure that the Royal Navy could still meet its key defence requirements.
“ was really aware that everyone needed help and | was capable of helping. | was also aware that my own parents were sat in a similar situation, but 300 miles away. Here | could do something to help my community.”
He has now been singled out for an award by the commanding officer of RNAS Culdrose, Captain Stuart Finn, who said: “Chief Petty Officer Mackenzie has displayed exemplary leadership skills, both in his professional capacity with the Royal Navy and a selfless approach to service in his local community.”


(Adapted from “Dedicated to helping his community”. Naval News, p. 39, December 2020. & https:/Mww.cornwalllive.com)
Decide if the statements below are true (T) or false (F) according to the text. Then choose the option that contains the correct sequence.
( ) After retiring from the Navy, Sean Mackenzie decided to help his community during coronavirus lockdown.
( ) Sean Mackenzie was helped by a team of 70 volunteers.
( ) People could show that they needed help by putting a sign in their window.
( ) Mackenzie and other volunteers helped people in different ways, such as delivering food and medicine to them.
( ) Mackenzie's parents, who live near him, also needed help during lockdown.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q1046874 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2021

Texto associado.
Read the text below and answer question.

Time to envision legal recourse for climate refugees

As gradually worsening climate patterns and severe weather events prompt an increase in human mobility, people who choose to move will do so with little legal protection. The current system of international law is not equipped to protect climate migrants, as there are no legally binding agreements obliging countries to support climate migrants.
While climate migrants who flee unbearable conditions resemble refugees, the legal protections afforded to refugees do not extend to them. In the aftermath of World War Il, the United Nations established a system to protect civilians who had been forced from their home countries by political violence. Today, there are almost 20.4 million officially designated refugees under the protection of the United Nations High Commission for Refugees (UNHCR), but there is an additional group of 21.5 million people who flee their homes as a result of sudden onset weather hazards every year.
The UNHCR has refused to grant these people refugee status, instead designating them as “environmental migrants,” in large part because it lacks the resources to address their needs. But with no organized effort to supervise the migrant population, these desperate individuals go where they can, not necessarily where they should. As their numbers grow, it will become increasingly difficult for the international community to ignore this challenge. As severe climate change displaces more people, the international community may be forced to either redefine “refugees” to include climate migrants or create a new legal category and accompanying institutional framework to protect climate migrants. However, opening that debate in the current context would be very difficult. Currently, the atmosphere in Europe and the U.S. would most likely lead to limiting refugee protections rather than expanding them.

(Adapted from https://www.brookings.edu)
Choose the correct option according to the text.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q1046881 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2021

Read the information below.

How do I know if I'm eligible to apply to the Naval Academy?

You must be:

- at least 17 years of age and must not have passed your 23rd birthday on July 1st of the year of admission;
- unmarried, not pregnant and have no incurred obligations of parenthood; and
- a United States citizen (except for the limited quotas of international midshipmen specifically authorized by Congress).

(Adapted from https://www.usna.edu/)

Considering only the requirements above, who can apply to the Naval Academy?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q1046886 | Física, Cinemática, Segundo Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha, 2021

Considere um projétil arremessado de uma posição a 1,0 metro de altura do solo, com um ângulo de 37º em relação à horizontal. Existe um alvo a 8,0 m de distância, na horizontal, da posição de lançamento do projétil, e a 2,0 metros de altura do solo. Calcule o módulo da velocidade inicial do projétil para que ele acerte o alvo e assinale a opção correta.
Dados: sen 37º = 0,60; cos 37º = 0,80; g = 10 m/s2
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q1047398 | Matemática, Aritmética e Problemas, Aluno Escola Naval, ESCOLA NAVAL, Marinha

Uma loja está fazendo uma promoção na venda de bolas: "Compre x bolas e ganhe x% de desconto". A promoção é válida para compras de até 60 bolas, caso em que é concedido o desconto máximo de 60 %. Julia comprou 41 bolas mas poderia ter comprado mais bolas e gastando a mesma quantia . Quantas bolas a mais Julia poderia ter comprado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q1047400 | Física, Física Térmica, Aluno Escola Naval, ESCOLA NAVAL, Marinha

Analise as afirmativas abaixo referentes à entropia.

I - Num dia úmido, o vapor de água se condensa sobre uma superfície fria. Na condensação, a entropia da água diminui.

II - Num processo adiabático reversível, a entropia do sistema se mantém constante.

III - A entropia de um sistema nunca pode diminuir.

IV - A entropia do universo nunca pode diminuir.

Assinale a opção que contém apenas afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q1047404 | Física, Dinâmica, Aluno Escola Naval, ESCOLA NAVAL, Marinha

Uma granada, que estava inicialmente com velocidade nula, explode, partindo-se em três pedaços. O primeiro pedaço, de massa M1 = 0,20 kg, é projetado com uma velocidade de módulo igual a 10 m/s. O segundo pedaço, de massa M2 = 0,10 kg, é projetado em uma direção perpendicular à direção do primeiro pedaço, com uma velocidade de módulo igual a 15 m/s. Sabendo-se que o módulo da velocidade do terceiro pedaço é igual a 5,0 m/s, a massa da granada, em kg, vale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q1047406 | Matemática, Álgebra, Aluno Escola Naval, ESCOLA NAVAL, Marinha

Qual o menor valor de n,n inteiro maior que zero, paraque (1 + i)n seja um número real?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q1047409 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Aluno Escola Naval, ESCOLA NAVAL, Marinha

Um aspirante da Escola Naval tem, em uma prateleira de sua estante, 2 livros de Cálculo, 3 livros de História e 4 livros de Eletricidade. De quantas maneiras ele pode dispor estes livros na prateleira de forma que os livros de cada disciplina estejam sempre juntos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q1047442 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

Texto associado.

PART 1: READING COMPREHENSION

Based on the text below, answer the question.

Exercising Body and Mind at the Same Time?

New Device Lets You Read While You Run


Engineers from Purdue University have devised a new System that will facilitate a very specific type of physical and mental multitasking - helping treadmill runners to read text on a display screen.

The System, called ReadingMate, compensates for constantly bobbing eyes so runners can train for a marathon while reading their favorite novel.

"Not many people can run and read at the same time," said Ji Soo Yi, an assistant professor of industrial engineering at Purdue University. "This is because the relative location of the eyes to the text is vigorously changing, and our eyes try to constantly adjust to such changes, which is burdensome."

Instead of increasing the size of the displayed font, Yi and his colleagues decided to compensate for a runner's head motion.

"You could increase the font size and have a large-screen monitor on the wall, but that's impractical because you cannot have numerous big screen displays in an exercise room," Yi said.

According to a report on the system published recently in Human Factors: The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society, the engineers recruited 15 multitasking volunteers to perform a "letter-counting" test while jogging on a treadmill and using ReadingMate. The participants were asked to tally how many times the letter 'F' appeared in two lines of text nested in 10 lines of text that were displayed on a computer monitor.

While performing the test, the participants wore goggles equipped with infrared LEDs. An infrared camera tracked the motion of the LEDs, essentially recording the movement of the runner's head. To compensate for the head motion, the displayed text was moved as the volunteers ran along the treadmill with their heads bobbing.

The researchers found those who used the ReadingMate system performed better at multi-tasking their physical and mental assignments, particularly when it carne to reading smaller font sizes and smaller line-spaced text.

Besides aiding people with the novel task of reading while running, the researchers said their system could be used to assist airline pilots or those working in heavy industry.

"Both may experience heavy shaking and turbulence while reading information from a display," Kwon said. "ReadingMate could stabilize the content in such cases."


(Adapted from http://www.redorbit.com/news)

In the last paragraph "both" refers to:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q1047443 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

Texto associado.

Based on the text below, answer the question.

Facebook deserted by millions of users in biggest markets

Facebook has lost millions of users per month in its biggest markets. In the last six months, Facebook has lost nearly 9m monthly visitors in the US and 2m in the UK. Studies suggest that its expansion in the US, UK and other major European countries has peaked. In the last month, the world's largest social network has lost 6m US visitors, a 4% fall, according to analysis firm Socialbakers. In the UK, 1.4m fewer users visited in March, a fali of 4.5%. Users are also turning off in Canada, Spain, France, Germany and Japan, where Facebook is extremely popular.

Alternative social networks have seen surges in popularity with younger people. Instagram, the photo-sharing site, got 30m new users in the 18 months before Facebook bought the business. Path, the mobile phone-based social network founded by former Facebook employee Dave Morin, which only allows its users to have 150 friends, is gaining 1m users a week.

Facebook is still growing fast in South America. Monthly visitors in Brazil were up to 6% in the last month to 70m, according to Socialbakers, whose Information is used by Facebook advertisers. India has seen a 4% rise to 64m - still only a fraction of the country's population, so there is room for more growth.

As Facebook itself has warned, the time spent on its pages from those sitting in front of personal computers is decreasing fast because people now prefer to use their smartphones and tablets. Although smartphone minutes have doubled in a year, to 69 a month, that growth may not compensate for dwindling desktop usage.

Facebook will tell investors about its performance for the quarter. Wall Street expects revenues of about $1.44bn, an increase from $1.06bn a year ago. Shareholders will want to know how fast the number of mobile Facebook users is growing, and whether advertising revenues are increasing at the same rate. Facebook founder Mark Zuckerberg has created a series of new initiatives designed to appeal to smartphone users. One initiative, Facebook Home, is software that can be downloaded onto Android phones to feed news and photos from friends - and advertising - directly to the owner's locked home screen.


(Adapted from http://www.guardian.com.uk)

Which is the best alternative considering some of the statements are TRUE (T) and others are FALSE (F)?

I - Facebook is gaining users in the US and the UK.

II - Facebook is the owner of Instagram and Path.

III - People are spending more time on their PCs .

IV - Facebook has recently introduced new software.

V - Facebook has probably made more money this year than in 2012.

The best alternative is

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q1047479 | Português, Pontuação, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

Texto associado.

TEXTO 1


Leia o texto abaixo e responda a questão.


O Português é, sem sombra de dúvida, uma das quatro grandes línguas de cultura do mundo, não obstante outras poderem ter mais falantes. Nessa língua se exprimem civilizações muito diferentes, da África a Timor, da América à Europa - sem contar com milhões de pessoas em diversas comunidades espalhadas pelo mundo.

Essa riqueza que nos é comum, que nos traz uma literatura com matizes derivados de influências culturais muito diversas, bem como sonoridades e musicalidades bem distintas, traz-nos também a responsabilidade de termos de cuidar da sua preservação e da sua promoção.

A Língua Portuguesa não é propriedade de nenhum país, é de quem nela se exprime. Não assenta hoje - nem assentará nunca - em normas fonéticas ou sintáticas únicas, da mesma maneira que as palavras usadas pelos falantes em cada país constituem um imenso e inesgotável manancial de termos, com origens muito diversas, que só o tempo e as trocas culturais podem ajudar a serem conhecidos melhor por todos.

Mas porque é importante que, no plano externo, a forma escrita do Português se possa mostrar, tanto quanto possível, uniforme, de modo a poder prestigiar-se como uma língua internacional de referência, têm vindo a ser feitas tentativas para que caminhemos na direção de uma ortografia comum.

Será isso possível? Provavelmente nunca chegaremos a uma Língua Portuguesa que seja escrita de um modo exatamente igual por todos quantos a falam de formas bem diferentes. Mas o Acordo Ortográfico que está em curso de aplicação pode ajudar muito a evitar que a grafia da Língua Portuguesa se vá afastando cada vez mais.

O Acordo Ortográfico entre os então "sete" países membros da CPLP (Timor-Leste não era ainda independente, à época) foi assinado em 1990 e o próprio texto previa a sua entrada em vigor em 1 de janeiro de 1994, desde que todos esses "sete” o tivessem ratificado até então.

Quero aproveitar para sublinhar uma realidade muitas vezes escamoteada: Portugal foi o primeiro país a ratificar o Acordo Ortográfico, logo em 1991. Se todos os restantes Estados da CPLP tivessem procedido de forma idêntica, desde 1994 que a nossa escrita seria já bastante mais próxima.

Porque assim não aconteceu, foi necessário criar Protocolos Adicionais, o primeiro para eliminar a data de 1994, que a realidade ultrapassara, e o segundo para incluir Timor-Leste e para criar a possibilidade de implementar o Acordo apenas com três ratificações.

Na votação que o parlamento português fez, há escassos meses, desse segundo Protocolo, apenas três votos se expressaram contra. Isto prova bem que, no plano oficial, há em Portugal uma firme determinação de colocar o Acordo em vigor, não obstante existirem, na sociedade civil portuguesa - como, aliás, acontece em outros países, mesmo no Brasil -, vozes que o acham inadequado ou irrelevante.

O Governo português aprovou, recentemente, a criação de um fundo para a promoção da Língua Portuguesa, dotado com uma verba inicial de 30 milhões de euros e aberto à contribuição de outros países. Esperamos que esta medida, ligada às decisões comuns que agora saíram da Cúpula de Lisboa da CPLP, possa ajudar a dar início a um tempo novo para que o Português se firme cada vez mais no mundo, como instrumento de poder e de influência de quantos o utilizam.

A Língua Portuguesa é um bem precioso que une povos que o mar separa mas que a afetividade aproxima. Como escrevia o escritor lusitano Vergílio Ferreira:

Da minha língua vê-se o mar.

Da minha língua ouve-se o seu rumor,

como da de outros se ouvirá o da floresta

ou o silêncio do deserto.

Por isso a voz do mar

foi a da nossa inquietação.

(COSTA, Francisco Seixas da. A língua do mar. JornalO Globo, 28 jul. 2008. Texto adaptado.)

GLOSSÁRIO

CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Em que opção a afirmativa a respeito da pontuação está correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q1046969 | Matemática, Funções, Primeiro Dia, ESCOLA NAVAL, Marinha

Considere a equação x2 + bx + c = 0 , onde c representa a quantidade de valores inteiros que satisfazem a inequação |3x - 4| ≤2 . Escolhendo-se o número b, ao acaso, no conjunto { -4, -3,-2, -1,0,1,2,3,4,5} , qual é a probabilidade da equação acima ter raízes reais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q1047495 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Cadete do Exército, ESCOLA NAVAL, Marinha

Texto associado.

PART 1: READING COMPREHENSION

The War at Home: The Struggle for Veterans to Find Jobs

In today's tough and competitive job market, it can be challenging for any adult to land a decent job. Though education can definitely improve outcomes, sometimes it's not just abont the degree. Experience can also play a major role in helping people find jobs. Yet in some cases, if you do not have the right kind of experience, this may be of little help. Just ask one of the many college-educated military veterans who serve their country only to return to find a job market that will treat them as rookies.

Army veteran John Lee Dumas said he had zero anxieties about finding a job after graduating college and had been told that his military experience would give him a leg up on other candidates. But things did not turn out that way.

"I quickly found out that I was lumped together with recent college grads for entry-level positions, and that an employee that had two years' experience at a job in a similar industry was considered way more qualified than I was despite my four years as an officer in the army", Dumas said.

When Dumas did find work, he said it was difficult to acclimate to the civilian Office environment.

"I often found that my peers and above had a hard time dealing with my direct approach and attitude about tackling problems head on, often asking for forgiveness rather than permission", he said.

One issue is that veterans are too modest when it comes to stating their accomplishments in the military.

"For some reason, I've had veterans not tell me about their awards and honors, but it should all be listed - from commander' s coins to medals of honor," Hurwitz said.

Navy veteran Tom Graves, who has a career in world force development helping companies understand the benefits of hiring skilled and experienced military veterans, agreed.

(Adapted from http://www.onlinecollege.org)

Considering the text, what does the word "skilled" mean in this extract?

" [...] the benefits of hiring skilled and experienced military veterans [...]."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.