Questões de Concursos Eletrobrás

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21Q474626 | Espanhol, Gramática Espanhol, Letras, ELETROBRÁS, NCE

La expresión idiomática cuya equivalencia semántica NO está correcta es:

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22Q121602 | Informática , SQL Server, Analista de Sistemas Suporte Basis SAP R3, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

No SQL Server 2008, a funcionalidade a ser utilizada para sincronizar duas tabelas inserindo, atualizando ou excluindo linhas numa tabela, com base nas diferenças encontradas na outra tabela, é

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23Q121347 | Governança de TI , CRM, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Uma empresa está implementando serviços de CRM e, durante a fase de Desenho do Processo, verificou que não tem condições técnicas de suportar uma aplicação de CRM em sua infraestrutura de TI. Qual alternativa pode ser utilizada para resolver essa questão, considerando que o sistema de CRM será utilizado pela equipe interna da empresa?

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24Q1286 | Matemática, Agente de Segurança Patrimonial, Eletrobrás, NCE

Um apartamento foi comprado por R$ 90 mil por três irmãos: Abelardo, Bruno e Carlos. Bruno e Carlos pagaram, juntos, R$ 60 mil. Esse imóvel foi vendido 10 anos depois por R$ 201 mil, cabendo a cada irmão parte proporcional ao valor pago na compra do apartamento. Assim Abelardo recebeu:
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25Q185866 | Gestão de Pessoas, Comunicação, Administrador, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Uma adequada gestão de pessoas envolve uma cuidadosa seleção de canais de comunicação e relacionamento com colaboradores. Os canais de comunicação podem ser hierarquizados em função de sua capacidade quanto a

. lidar com múltiplos sinais, simultaneamente;

. facilitar um feedback rápido de via dupla;

. estabelecer um foco pessoal para a comunicação.

O(s) canal(ais) de comunicação que atende(m) adequadamente às três capacidades de transmissão de informações é(são)

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26Q474635 | Espanhol, Gramática Espanhol, Letras, ELETROBRÁS, NCE

Una de las dos formas apuntadas no existe en lengua española en:

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27Q862476 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Administrador, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

A direção de uma empresa de energia está avaliando o ambiente externo da empresa e observa que o poder de negociação de seu fornecedor é mais forte porque

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28Q1293 | Português, Agente de Segurança Patrimonial, Eletrobrás, NCE

Texto associado.
SECRETÁRIA – Luís Fernando Veríssimo

O teste definitivo para você saber se você está ou não
integrado no mundo moderno é a secretária eletrônica. O que
você faz quando liga para alguém e quem atende é uma
máquina.
Tem gente que nem pensa nisso. Falam com a secretária
eletrônica com a maior naturalidade, qual é o problema? É
apenas um gravador estranho com uma função a mais. Mas aí
é que está. Não é uma máquina como qualquer outra. É uma
máquina de atender telefone. O telefone (que eu não sei como
funciona, ainda estou tentando entender o estilingue)
pressupõe um contato com alguém e não com alguma coisa. A
secretária eletrônica abre um buraco nesta expectativa
estabelecida. É desconcertante. Atendem – e é alguém dizendo
que não está lá! Seguem instruções para esperar o bip e gravar
a mensagem.
É aí que começa o teste. Como falar com ninguém no
telefone? Um telefonema é como aqueles livros que a gente
gosta de ler, que só tem diálogos. É travessão você fala,
travessão fala o outro. E de repente você está falando sozinho.
Não é nem monólogo. É diálogo só de um.
- Ahn, sim, bom, mmm... olha, eu telefono depois. Tchau.
O “tchau” é para a máquina. Porque temos este absurdo
medo de magoá-la. Medo de que a máquina nos telefone de
volta e nos xingue, ou pelo menos nos bipe com reprovação.
Sei de gente que muda a voz para falar com secretária
eletrônica. Fica formal, cuida a construção da frase. Às vezes
precisa resistir à tentação de ligar de novo para regravar a
mensagem porque errou a colocação do pronome.
Outros não resistem. Ao saber que estão sendo gravados,
limpam a garganta, esperam o bip e anunciam:
- De Augustín Lara...
E gravam um bolero.
Talvez seja a única atitude sensata.
“O teste definitivo para você saber...”; o vocábulo
definitivo, nesse contexto, corresponde ao seguinte sinônimo::
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29Q862477 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Administrador, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

Um dos modelos mais utilizados para o diagnóstico cultural de uma organização é o modelo dos valores concorrentes ou valores competitivos. Um gerente aplicou esse modelo de diagnóstico na sua empresa e identificou: um forte valor atribuído à flexibilidade e à liberdade de ação, com foco para dentro da organização; eficácia valorizada em termos da coesão e do moral dos indivíduos; líderes mentores e conselheiros; lugar amigável para se trabalhar, com uma grande parcela de comprometimento e lealdade.

Nesse contexto, identifica-se que nessa empresa há aspectos de uma cultura organizacional denominada

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30Q862478 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Administrador, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

Um projeto de sistema de informações para apoio decisório foi encomendado por um órgão público. Esse sistema deve possuir 5 módulos principais, representando as 5 etapas de um processo decisório.

Por conta desse requisito, esse sistema deve possuir os módulos de 

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31Q862479 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Administrador, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

Alguns sistemas de informação são especializados para suporte ao processo decisório nas empresas.

Nesses sistemas é comum que 

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32Q862480 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Administrador, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

A crescente preocupação com o desenvolvimento sustentável trouxe à tona o conceito de triple bottom line.

Esse conceito está baseado na ideia de que as empresas devem incorporar às suas decisões e ações três dimensões, a saber:

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33Q186128 | Marketing, Vendas, Administrador, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Algumas organizações deslocam a atividade de marketing exclusivamente para as ações de venda, sendo que as organizações que agem dessa forma terão dificuldades em competir em economias mais competitivas.

PORQUE

Em economias mais competitivas, o mercado tem muitas opções e se divide em diversos mercados menores, cada um com desejos específicos, percepções particulares e preferências e critérios de compra característicos.

A esse respeito, conclui-se que

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34Q1297 | Português, Agente de Segurança Patrimonial, Eletrobrás, NCE

Texto associado.
SECRETÁRIA – Luís Fernando Veríssimo

O teste definitivo para você saber se você está ou não
integrado no mundo moderno é a secretária eletrônica. O que
você faz quando liga para alguém e quem atende é uma
máquina.
Tem gente que nem pensa nisso. Falam com a secretária
eletrônica com a maior naturalidade, qual é o problema? É
apenas um gravador estranho com uma função a mais. Mas aí
é que está. Não é uma máquina como qualquer outra. É uma
máquina de atender telefone. O telefone (que eu não sei como
funciona, ainda estou tentando entender o estilingue)
pressupõe um contato com alguém e não com alguma coisa. A
secretária eletrônica abre um buraco nesta expectativa
estabelecida. É desconcertante. Atendem – e é alguém dizendo
que não está lá! Seguem instruções para esperar o bip e gravar
a mensagem.
É aí que começa o teste. Como falar com ninguém no
telefone? Um telefonema é como aqueles livros que a gente
gosta de ler, que só tem diálogos. É travessão você fala,
travessão fala o outro. E de repente você está falando sozinho.
Não é nem monólogo. É diálogo só de um.
- Ahn, sim, bom, mmm... olha, eu telefono depois. Tchau.
O “tchau” é para a máquina. Porque temos este absurdo
medo de magoá-la. Medo de que a máquina nos telefone de
volta e nos xingue, ou pelo menos nos bipe com reprovação.
Sei de gente que muda a voz para falar com secretária
eletrônica. Fica formal, cuida a construção da frase. Às vezes
precisa resistir à tentação de ligar de novo para regravar a
mensagem porque errou a colocação do pronome.
Outros não resistem. Ao saber que estão sendo gravados,
limpam a garganta, esperam o bip e anunciam:
- De Augustín Lara...
E gravam um bolero.
Talvez seja a única atitude sensata.
A frase do texto em que há claramente a personificação da secretária eletrônica por meio de uma ação humana que lhe é atribuída é:
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35Q862481 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Administrador, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

Um consultor analisou as relações entre a empresa X e seus clientes e concluiu que a empresa é orientada para produção.

Isso significa que

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36Q614161 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, ELETROBRÁS, NCE

Considere as seguintes assertivas sobre o diagrama de classes na notação UML:

I. uma classe representa um conjunto de objetos cuja cardinalidade é sempre maior do que um.

 II. o polimorfismo das operações é uma conseqüência da relação de herança entre classes.

 III. se um objeto A está associado a um objeto B e B está associado a mais de um objeto C então, obrigatoriamente, um objeto C estará associado a mais de um objeto ª

As assertivas corretas são

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37Q862482 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Administrador, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

Uma empresa instalou um sistema de informação do tipo Sistema de Informações Gerenciais.

O sistema instalado foi baseado no modelo hierarquizado. Isto significa que esse sistema

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38Q862483 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Administrador, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

Nas empresas, os resultados das funções empresariais são materializados por meio da execução de atividades, muitas vezes realizadas no âmbito de processos de negócios.

Nesse cenário, os sistemas de informação devem

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39Q862484 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Administrador, Eletrobrás, CESGRANRIO, 2022

É comum que organizações (por exemplo, empresas, órgãos governamentais e entidades sem fins de lucro) maduras e organizadas utilizem um ou mais sistemas de informação para apoio às suas atividades.

Nessas organizações, os sistemas de informação são criados, adquiridos e utilizados principalmente para

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40Q1301 | Português, Agente de Segurança Patrimonial, Eletrobrás, NCE

Texto associado.
SECRETÁRIA – Luís Fernando Veríssimo

O teste definitivo para você saber se você está ou não
integrado no mundo moderno é a secretária eletrônica. O que
você faz quando liga para alguém e quem atende é uma
máquina.
Tem gente que nem pensa nisso. Falam com a secretária
eletrônica com a maior naturalidade, qual é o problema? É
apenas um gravador estranho com uma função a mais. Mas aí
é que está. Não é uma máquina como qualquer outra. É uma
máquina de atender telefone. O telefone (que eu não sei como
funciona, ainda estou tentando entender o estilingue)
pressupõe um contato com alguém e não com alguma coisa. A
secretária eletrônica abre um buraco nesta expectativa
estabelecida. É desconcertante. Atendem – e é alguém dizendo
que não está lá! Seguem instruções para esperar o bip e gravar
a mensagem.
É aí que começa o teste. Como falar com ninguém no
telefone? Um telefonema é como aqueles livros que a gente
gosta de ler, que só tem diálogos. É travessão você fala,
travessão fala o outro. E de repente você está falando sozinho.
Não é nem monólogo. É diálogo só de um.
- Ahn, sim, bom, mmm... olha, eu telefono depois. Tchau.
O “tchau” é para a máquina. Porque temos este absurdo
medo de magoá-la. Medo de que a máquina nos telefone de
volta e nos xingue, ou pelo menos nos bipe com reprovação.
Sei de gente que muda a voz para falar com secretária
eletrônica. Fica formal, cuida a construção da frase. Às vezes
precisa resistir à tentação de ligar de novo para regravar a
mensagem porque errou a colocação do pronome.
Outros não resistem. Ao saber que estão sendo gravados,
limpam a garganta, esperam o bip e anunciam:
- De Augustín Lara...
E gravam um bolero.
Talvez seja a única atitude sensata.
A frase abaixo que representa uma linguagem coloquial é:
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