Início

Questões de Concursos EsPCEx

Resolva questões de EsPCEx comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q52647 | Física, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

Com relação a um ponto material que efetua um movimento harmônico simples linear, podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q196183 | Português, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"Foram–se os deuses, foram–se, em verdade;
Mas das deusas alguma existe, alguma
Que tem teu ar, a tua majestade,
Teu porte e aspecto, que és tu mesma, em suma."


O fragmento acima, quanto à versificação, está classificado corretamente em qual das alternativas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q198388 | Português, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"Língua torta: portão menor que porta."
Observando–se a frase acima, de Millôr Fernandes, pode–se inferir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q195528 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"De 1831 a 1840, o Brasil vivenciou um período (...) em que diferentes grupos disputavam o poder. Como resultado, instalou-se um clima de grande instabilidade que propiciou a irrupção de conflitos em inúmeros pontos do país." (KOSHIBA; PEREIRA, 2003)
A cabanagem foi um dos conflitos ocorrido nesse período.
Assinale a alternativa que corresponde a tal conflito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q195181 | Matemática, Probabilidade de um evento num espaço equiprovável, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Pesquisas revelaram que, numa certa região, 4% dos homens e 10% das mulheres são diabéticos. Considere um grupo formado por 300 homens e 700 mulheres dessa região. Tomando?se ao acaso uma pessoa desse grupo, a probabilidade de que essa pessoa seja diabética é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q196755 | Geografia, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"Há hoje menor proporção de crianças e maior proporção de idosos do que havia nas décadas anteriores; a estrutura etária, em rápida transformação, determina um novo perfil de demanda por políticas sociais. Essas características e tendências da dinâmica demográfica configuram novas questões populacionais e novo delineamento de prioridades.".
(PATARRA, Neide L. Mudanças na dinâmica demográfica, in ADAS. Melhem, Panorama Geográfico do Brasil, 4a ed. São Paulo: Moderna, 2004.)

Considerando as informações contidas no texto acima sobre a estrutura populacional brasileira, pode–se afirmar que as mudanças na dinâmica demográfica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q683671 | História, Cadete do Exército 2° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2019

O ano de 1930 foi difícil para os cafeicultores brasileiros. De acordo com o historiador Boris Fausto, o volume de vendas do café caiu mais de 35% naquele ano. O motivo fundamental para a queda nas exportações do produto foi a crise mundial do capitalismo. A principal causa dessa crise mundial foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q11480 | Geografia, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro

“A África desafia a lei da transição demográfica.” (Mundo – Geografia e Política Internacional, Ano II, nº 5, p.9, apud MAGNOLI & ARAÚJO, 2005, p.143).

A falta de investimentos nos países da África subsaariana tem acarretado grande atraso no processo de transição demográfica desses países. Esse atraso é caracterizado pela(s).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q200237 | Matemática, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Uma cooperativa compra a produção de pequenos artesãos e a revende para atacadistas com um lucro de 40%. Por sua vez, os atacadistas repassam esse produto para os lojistas com um lucro de 40%. Os lojistas vendem o mesmo produto para o consumidor e lucram, também, 40%.
Considerando que lucro é a diferença entre o preço de venda e o preço de compra, podese afirmar que os preços de compra do produto, efetuados pela cooperativa, pelos atacadistas, pelos lojistas e pelo consumidor, nessa ordem,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q197756 | Geografia, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Assinale a alternativa que apresenta o clima que ocorre em latitudes de 45° a 55°, aproximadamente, e que se caracteriza por apresentar elevadas amplitudes térmicas anuais, invernos rigorosos e precipitações anuais que variam de 500 a 1.200 milímetros.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q198966 | Matemática, Funções exponenciais, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

O valor de revenda de um carro é dado por V(t) = V0(0,8)t , em que V0 é o valor inicial e V(t) é o valor após t anos de uso. A alternativa que mais se aproxima do percentual de desvalorização desse carro, em relação ao valor inicial, após 3 anos exatos de uso, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q52635 | Português, Interpretação de Textos, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

Texto associado.
Política pública de saneamento básico: as bases do saneamento como direito de cidadania e os debates sobre novos modelos de gestão

Ana Lucia Britto
Professora Associada do PROURB-FAU-UFRJ
Pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles

    A Assembleia Geral da ONU reconheceu em 2010 que o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é indispensável para o pleno gozo do direito à vida. É preciso, para tanto, fazê-lo de modo financeiramente acessível e com qualidade para todos, sem discriminação. Também obriga os Estados a eliminarem progressivamente as desigualdades na distribuição de água e esgoto entre populações das zonas rurais ou urbanas, ricas ou pobres.
    No Brasil, dados do Ministério das Cidades indicam que cerca de 35 milhões de brasileiros não são atendidos com abastecimento de água potável, mais da metade da população não tem acesso à coleta de esgoto, e apenas 39% de todo o esgoto gerado são tratados. Aproximadamente 70% da população que compõe o déficit de acesso ao abastecimento de água possuem renda domiciliar mensal de até ½ salário mínimo por morador, ou seja, apresentam baixa capacidade de pagamento, o que coloca em pauta o tema do saneamento financeiramente acessível.
    Desde 2007, quando foi criado o Ministério das Cidades, identificam-se avanços importantes na busca de diminuir o déficit já crônico em saneamento e pode-se caminhar alguns passos em direção à garantia do acesso a esses serviços como direito social. Nesse sentido destacamos as Conferências das Cidades e a criação da Secretaria de Saneamento e do Conselho Nacional das Cidades, que deram à política urbana uma base de participação e controle social.
    Houve também, até 2014, uma progressiva ampliação de recursos para o setor, sobretudo a partir do PAC 1 e PAC 2; a instituição de um marco regulatório (Lei 11.445/2007 e seu decreto de regulamentação) e de um Plano Nacional para o setor, o PLANSAB, construído com amplo debate popular, legitimado pelos Conselhos Nacionais das Cidades, de Saúde e de Meio Ambiente, e aprovado por decreto presidencial em novembro de 2013.
    Esse marco legal e institucional traz aspectos essenciais para que a gestão dos serviços seja pautada por uma visão de saneamento como direito de cidadania: a) articulação da política de saneamento com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde; e b) a transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios participativos institucionalizados.
    A Lei 11.445/2007 reforça a necessidade de planejamento para o saneamento, por meio da obrigatoriedade de planos municipais de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Esses planos são obrigatórios para que possam ser estabelecidos contratos de delegação da prestação de serviços e para que possam ser acessados recursos do governo federal (OGU, FGTS e FAT), com prazo final para sua elaboração terminando em 2017. A Lei reforça também a participação e o controle social, através de diferentes mecanismos como: audiências públicas, definição de conselho municipal responsável pelo acompanhamento e fiscalização da política de saneamento, sendo que a definição desse conselho também é condição para que possam ser acessados recursos do governo federal.
    O marco legal introduz também a obrigatoriedade da regulação da prestação dos serviços de saneamento, visando à garantia do cumprimento das condições e metas estabelecidas nos contratos, à prevenção e à repressão ao abuso do poder econômico, reconhecendo que os serviços de saneamento são prestados em caráter de monopólio, o que significa que os usuários estão submetidos às atividades de um único prestador.

FONTE: adaptado de http://www.assemae.org.br/artigos/item/1762-saneamento-basico-como-direito-de-cidadania
“Nesse sentido destacamos as Conferências das Cidades e a criação da Secretaria de Saneamento e do Conselho Nacional das Cidades, que deram à política urbana uma base de participação e controle social”.

No fragmento, o pronome relativo exerce a função sintática de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q199199 | Química, Modelos Atômicos, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Considere as seguintes afirmações, referentes à evolução dos modelos atômicos:

I ? No modelo de Dalton, o átomo é dividido em prótons e elétrons.

II ? No modelo de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo muito pequeno e

denso e carregado positivamente. Ao redor do núcleo estão distribuídos os elétrons, como planetas

em torno do Sol.

III ? O físico inglês Thomson afirma, em seu modelo atômico, que um elétron, ao passar de

uma órbita para outra, absorve ou emite um quantum (fóton) de energia.

Das afirmações feitas, está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q52786 | Geografia, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

O relevo terrestre não é estático, mas dinâmico. As constantes transformações que ocorrem na crosta são provocadas por forças endógenas e exógenas que atuam sobre o modelado terrestre. Sobre a ação dos agentes internos e externos do relevo podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q197234 | Física, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Peneiras vibratórias são utilizadas na indústria de construção para classificação e separação de agregados em diferentes tamanhos. O equipamento é constituído de um motor que faz vibrar uma peneira retangular, disposta no plano horizontal, para separação dos grãos. Em uma certa indústria de mineração, ajusta–se a posição da peneira de modo que ela execute um movimento harmônico simples (MHS) de função horária x = 8 cos (8 ? t), onde x é a posição medida em centímetros e t o tempo em segundos.
O número de oscilações a cada segundo executado por esta peneira é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q199918 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Um conjunto de forças e motivos econômicos, políticos e culturais impulsionou a expansão comercial e marítima europeia a partir do século XV, o que resultou, entre outras coisas, no domí– nio da África, da Ásia e da América.
(Extraído SILVA, 1996)

O fato que marcou o início da expansão marítima portuguesa foi o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q52797 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

A partir de 1764, o governo inglês adotou medidas que aumentaram a arrecadação fiscal e restringiram a autonomia das 13 colônias norte-americanas. Nas alternativas abaixo, assinale a medida que provocou o protesto dos representantes das 13 colônias que realizaram o Primeiro Congresso da Filadélfia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q199152 | Geografia, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Entre os meses de Abril e Julho, observa-se uma intensificação das chuvas em cidades da Zona da Mata nordestina, tal como Maceió-AL e Recife-PE. Esse aumento está relacionado, principalmente, à ocorrência das chuvas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q197198 | Matemática, Resolução por adição, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A soma das idades dos amigos Pedro, José e Ivo é igual a 60. Sabe-se que a soma da idade de José com a diferença entre as idades de Pedro e Ivo (nesta ordem) é igual a 30 e que o dobro da idade de Pedro mais a idade de José, menos a idade de Ivo é igual a 55. Assim, a idade de José é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q200020 | Português, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Na frase "Se o ______ , avisa–me." , a alternativa que completa corretamente a frase é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.