Início

Questões de Concursos EsSEx

Resolva questões de EsSEx comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q60574 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), como o infarto agudo do miocárdio (IAM) exige um diagnóstico rápido e acurado, especialmente agora que existem novas opções terapêuticas com agentes trombolíticos, o laboratório clínico tem sido requisitado para fornecer exames séricos que possibilitem o diagnóstico em um estágio inicial. Sobre as provas de função cardíaca, marque abaixo a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q60572 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a hemostasia normal e a trombose envolvem inúmeros fatores, que incluem plaquetas, granulócitos e monócitos, bem como coagulação (formação do coágulo) e sistemas fibrinolítico (lise do coágulo) e de proteínas anticoagulantes (regulador). Cada um dos três sistemas de proteína equilibra as atividades do outro. Vários testes de triagem são usados no laboratório clínico para um paciente com um problema hemorrágico, no intuito de classificar e diagnosticar a base do distúrbio. "Hemostasia primária” refere-se à reatividade plaquetária no local da lesão vascular, sendo a contagem de plaquetas um exemplo de ensaio de triagem para hemostasia primária. Quanto aos ensaios para a “hemostasia secundária”, ou seja, a coagulação do plasma, analise as alternativas abaixo e assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q60570 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), a avaliação da eficácia de antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, embora aparentemente simples em princípio, é muito complexa. Em qualquer avaliação devem ser considerados diversos fatores como: resistência intrínseca do microrganismo, quantidade de microrganismos existentes, quantidade de material orgânico presente, dentre outros. Assim, com base em seus conhecimentos sobre antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- O etanol e o álcool isopropílico não são utilizados como esterilizantes porque não são esporicidas, não penetram em material orgânico contendo proteína, podem não ser ativos contra vírus hidrofílicos e carecem de ação residual, pois evaporam por completo.
II- A clorexidina é ativa em pH 7,5 a 8,0 e não deve ser empregada durante cirurgia na orelha média porque provoca surdez neurossensorial.
III- Os desinfetantes fenólicos não são recomendados para uso em berçários, sobretudo na proximidade de lactentes, porque sua utilização foi associada à hiperbilirrubinemia.
IV- O formaldeído e glutaraldeído são usados para desinfecção ou esterilização de instrumentos, como endoscópios de fibra óptica, equipamentos de terapia respiratória, hemodialisadores e instrumentais dentários que não suportam exposição às temperaturas altas da esterilização por vapor.
V- Os compostos fenólicos rompem as membranas e paredes celulares, precipitam proteínas e inativam enzimas. São bactericidas, fungicidas e esporicidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q60583 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

A Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, apresenta diversos métodos de doseamento de proteínas totais. Com base em seus conhecimentos sobre estes métodos, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- As proteínas em solução absorvem a luz ultravioleta no comprimento de onda de 280 nm, devido à presença na sua estrutura de aminoácidos aromáticos (especialmente tirosina e triptofano), propriedade que pode ser utilizada para o doseamento de proteínas.
II- As proteínas possuem a propriedade de reduzir ácidos fosfomolibdêniotungstênico contidos no reagente fosfomolibdênio e tungstênio; essa reação é cromogênica e traduz-se pela existência de um pico de absorção em 750 nm.
III- As proteínas possuem a propriedade de deslocar de 470 nm para 595 nm o máximo de absorção do azul ácido 90 quando se ligam ao corante. O corante azul ácido 90 apresenta uma afinidade marcada para os resíduos de arginina e de lisina na proteína o que pode provocar variações da resposta ao doseamento de diferentes proteínas.
IV– O método do biureto, foi elaborado com base na propriedade que as proteínas possuem de reduzir o íon cúprico (Cu2+) a íon cuproso (Cu+). O tratamento com ácido tricloroacético utilizado para reduzir as interferências pode igualmente permitir quantificar a proteína quando a sua concentração na amostra for inferior a 0,5 mg/mL.
V– O método do ácido bicinconínico (BCA) foi elaborado com base na propriedade que as proteínas possuem de interagir com o íon cúprico (Cu2+), em meio alcalino, dando um produto de reação que apresenta absorvância em 545 nm.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q60600 | Farmácia, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), o tratamento de pacientes com inflamação envolve dois objetivos primários: em primeiro lugar, aliviar os sintomas e preservar a função; em segundo lugar, retardar ou deter o processo responsável pela lesão tecidual. A redução da inflamação com AINEs frequentemente resulta em alívio da dor por um período significativo. Em relação aos AINEs, leia as as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta:

I- Todos os AINES, com exceção da nabumetona, são ácidos orgânicos fracos.
II- O celecoxibe é um inibidor não seletivo da COX, isto é, inibe a COX-1 e a COX-2.
III- O diclofenaco é um derivado do ácido fenilacético que é relativamente não seletivo como inibidor da COX.
IV- O ibuprofeno, um derivado simples do ácido fenilpropiônico, é um inibidor seletivo de COX-2, por essa razão é o mais utilizado na população.
V- Todos os AINEs podem ser encontrados no líquido sinovial após administração repetida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q60576 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a cavidade pleural é um espaço em potencial revestido pelo mesotélio da pleura visceral e parietal. A cavidade pleural normalmente contém uma pequena quantidade de líquido que facilita a movimentação das duas membranas uma contra a outra. Esse líquido é um filtrado de plasma derivado dos capilares da pleura parietal. É produzido continuamente a uma taxa dependente da pressão hidrostática capilar, pressão oncótica plasmática e permeabilidade capilar. O líquido pleural é reabsorvido pelos vasos linfáticos e vênulas da pleura visceral. Considerando seus conhecimentos sobre o líquido pleural, assinale abaixo a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q60579 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), em relação à proteinúria de Bence Jones, marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q60589 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

De acordo com STORPIRTIS, S. et al., dissolução é o processo no qual uma substância sólida entra em solução, ou seja, se dissolve. A velocidade de dissolução é crítica para a absorção de fármacos administrados por meio de medicamentos, tanto de uso humano como veterinário. É uma propriedade importante que influencia a velocidade e a extensão da disponibilidade do fármaco in vivo. Em relação ao teste de dissolução, assinale a alternativa que cita a forma farmacêutica para a qual não é recomendado realizar o teste de dissolução:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q59933 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

De acordo com ANUSAVICE (2013), em relação ao sistema Aço-Carbono assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q60592 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

A Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 17, de 16 de abril de 2010, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, define qualificação como “o conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que quaisquer instalações, sistemas e equipamentos estão propriamente instalados e/ou funcionam corretamente e levam aos resultados esperados”. Com base em seus conhecimentos sobre esta Resolução, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I- Dependendo da função e operação do equipamento, utilidade ou sistema, em determinadas situações, somente se fazem necessárias a qualificação de instalação (QI) e a qualificação de operação (QO), assim como a operação correta do equipamento, utilidades ou sistemas pode ser considerada um indicador suficiente de seu desempenho (QD).
II- Os principais equipamentos, bem como as utilidades e sistemas críticos, necessitam da qualificação de instalação (QI), de operação (QO) e de desempenho (QD).
III- Especificações de compra, desenhos, manuais, listas de partes dos equipamentos e detalhes do fornecedor devem ser verificados durante a qualificação de projeto.
IV- Os controles de operação, alarmes, interruptores, painéis e outros componentes operacionais devem ser testados na Qualificação de Instalação.
V- Alterações de equipamentos que envolvam a substituição do equipamento por um equivalente normalmente não requerem revalidação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q60578 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo WILLIAMSON, M. A. et al., a ferritina é a proteína de armazenamento celular do ferro, em que 1 nanograma de ferritina por mililitro indica uma reserva de ferro total de 10mg. No exame laboratorial, seus valores encontram-se elevados em algumas situações. Marque a alternativa abaixo que apresenta uma das situações na qual os valores de ferritina se encontram diminuídos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q60580 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), qual das alternativas abaixo apresenta a seguinte descrição: Glicoproteína constituída por duas subunidades α e β, ligadas de modo monocovalente. A subunidade α possui as mesmas sequências de aminoácidos que os hormônios LH, FSH e GCH. A subunidade β carrega a informação específica para a ligação aos receptores e consequente expressão das atividades hormonais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q59944 | Odontologia, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

Segundo LINDHE (2010), sobre o cálculo dental é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q60577 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo WILLIAMSON, M. A. et al., os exames laboratoriais são parte integrante da medicina moderna, sendo importantes na tomada de decisão por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde para o manejo geral em casos de doença. O Sistema de Saúde depende cada vez mais de serviços confiáveis dos laboratórios de análises clínicas. Assim sendo, antes que um método seja realizado rotineiramente, é indispensável que os protocolos de avaliação desse método assegurem que o procedimento de medida satisfaça critérios definidos. Para isto são utilizados alguns indicadores. Com base nos seus conhecimentos sobre os exames laboratoriais, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- Quatro indicadores são usados com frequência para determinar a fidedignidade de um exame laboratorial clínico. Dois deles, sensibilidade e especificidade, refletem o desempenho do método de teste no dia a dia do laboratório. Os outros dois, acurácia e precisão, indicam a capacidade do teste de distinguir entre doença e ausência de doença.
II- A sensibilidade é definida como a capacidade do exame de identificar corretamente as pessoas que não têm a doença.
III- A precisão é a capacidade de um exame de apresentar o mesmo resultado quando repetido no mesmo paciente ou na mesma amostra.
IV- A especificidade é definida como a capacidade do exame de identificar corretamente as pessoas que têm a doença.
V- A acurácia é a capacidade de um exame de medir o que afirma medir, e é definida como a proporção de resultados (positivos e negativos) corretos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q60610 | Medicina, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

De acordo com KATZUNG, B. G. et al. (2017), o cálcio e o fosfato, principais componentes minerais do osso, também constituem dois dos minerais de maior importância para a função celular. Por conta disso, o organismo desenvolveu mecanismos complexos para manter cuidadosamente a homeostasia do cálcio e de fosfato. Assinale a alternativa abaixo que apresenta os hormônios que atuam como principais reguladores da homeostasia do cálcio e do fosfato:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q60587 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo seus conhecimentos sobre a Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 71, de 22 de dezembro de 2009, que estabelece regras para a rotulagem de medicamentos, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- Para fins de rastreabilidade de medicamentos, devem ser impressos nas embalagens de medicamentos, de forma facilmente compreensível, legível e indelével, utilizando letras com a maior dimensão possível para a sua fácil leitura e identificação, o número do lote, data de fabricação e data de validade, sendo facultativo, nas embalagens primárias, a impressão da data de fabricação (mês/ano).
II- Envoltório intermediário é a embalagem opcional que está em contato com a embalagem primária e constitui um envoltório ou qualquer outra forma de proteção removível, podendo conter uma ou mais embalagens primárias, conforme aprovação da ANVISA.
III- No caso de medicamentos injetáveis classificados como Soluções Parenterais de Pequeno Volume (SPPV), tais como solução de cloreto de sódio, água para injeção, solução de glicose e outros açúcares e eletrólitos, é facultativo usar nome comercial, nos rótulos das embalagens primárias e secundárias, podendo ser adotada apenas a denominação genérica.
IV- A denominação genérica de cada princípio ativo deve ser disposta nos rótulos imediatamente abaixo do nome comercial, respeitando as regras de proporcionalidade. Para os medicamentos com três ou mais princípios ativos, o nome genérico de cada um deve ser disposto com tamanho mínimo de 30% da altura do maior caractere do nome comercial.
V- Os rótulos das embalagens secundárias dos medicamentos com venda sob prescrição médica devem possuir faixa vermelha, em toda a sua extensão, no seu terço médio inferior e com largura não inferior a um quinto da maior face.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q60573 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo WILLIAMSON, M. A. et al., o Fator Reumatoide auxilia no diagnóstico de Artrite Reumatoide, particularmente quando o diagnóstico clínico é difícil. Em relação ao Fator Reumatoide, marque abaixo a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q60606 | Farmácia, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a bilirrubina é o principal metabólito do heme – o anel tetrapirrólico de ligação ao ferro encontrado em hemoglobina, mioglobina e citocromos. Aproximadamente 250 a 350mg de bilirrubina são produzidos diariamente em indivíduos adultos sadios. Em relação às causas da elevação dos níveis séricos de bilirrubina, marque abaixo a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q60581 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, EsSEx, Exército Brasileiro, 2019

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), o exame microscópico da urina, somado à análise bioquímica com vareta medidora de nível, auxilia na detecção de processos patológicos renais e do trato urinário. A microscopia possibilita a detecção dos elementos celulares e acelulares da urina que não produzem reações bioquímicas distintas. Para realizar uma avaliação microscópica de urina de forma competente é preciso reconhecer as inúmeras entidades morfológicas existentes como: organismos, células hematopoéticas e epiteliais, cristais e cilindros. Em relação ao exame microscópico de urina, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q195092 | Odontologia, Aluno EsSEx CFO, EsSEx, EsSEx

Segundo Phillips, o cimento de ionômero de vidro (CIV) apresenta as seguintes propriedades, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.