Início

Questões de Concursos Escola Superior de Ciências da Saúde DF

Resolva questões de Escola Superior de Ciências da Saúde DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q796298 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere a análise da evolução fisioterapêutica a seguir.

Paciente com diagnóstico clínico de atropelamento; PO de correção cirúrgica de fratura exposta de fêmur direito e sutura de ferimento em couro cabeludo; e, TCE – fratura com afundamento de seio frontal. Em relação à fratura diafisária do fêmur direito, foi realizado procedimento cirúrgico de fixação interna. O paciente encontra-se sem sedação, em ventilação espontânea sob traqueostomia, sem suplementação de oxigênio. Acamado, restrito ao leito, vem apresentando melhora na mobilidade ativa de membros, principalmente os inferiores. Tem controle cervical bom, mas, em alguns momentos, necessita de comando verbal; o respectivo controle de tronco é precário. Apresenta diagnóstico funcional de hipomobilidade e restrição ao leito; dependência funcional total; fraqueza muscular; e, déficit de controle de tronco.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A evolução deveria, necessariamente, descrever a saturação periférica de oxigênio do paciente, pois trata-se de um caso que envolve técnicas de fisioterapia respiratória, além do fato de que o paciente faz uso de um acesso na traqueia.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q445080 | Direito Constitucional, Saúde, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

O direito à saúde tem sido uma temática amplamente discutida na contemporaneidade e assume foco principal no cenário de saúde, especialmente no momento em que tal direito é negado, em meio às práticas dos direitos humanos.

No que tange à construção do direito à saúde no Brasil, julgue os itens a seguir.

Antes da Constituição de 1988, o direito à saúde era visto com um caráter de seguridade social restrito aos trabalhadores, na perspectiva de um modelo assistencialista.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q802222 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente de três anos de idade, com fissura palatina não operada, apresenta distúrbios diretamente decorrentes do defeito anatômico. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. A otite média crônica é comum nesses casos, em razão do mal funcionamento da tuba auditiva, decorrente da insuficiência do músculo tensor do véu palatino.
  1. ✂️
  2. ✂️

84Q479951 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Determinado farmacêutico do setor de farmacotécnica de um hospital público pretende manipular as seguintes prescrições médicas indicadas para artrite reumatoide e osteoartrite: 45 cápsulas de meloxicam 7,5 mg e 45 cápsulas de naproxeno 250 mg. Sabe-se que a dose máxima do meloxicam para adolescentes é de 0,25 mg/kg. A posologia para crianças ainda não foi verificada, devendo ser realizado o tratamento com meloxicam comprimido apenas em adultos e adolescentes. De maneira geral, a dose máxima diária não deve ser superior a 15 mg. A dose usual terapêutica inicial de naproxeno é de 500 mg-1.000 mg ao dia, em duas tomadas a intervalos de 12 horas (250 mg duas vezes ao dia ou 500 mg duas vezes ao dia).

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A quantidade necessária do princípio ativo a ser utilizada para a manipulação do meloxicam é de 0,3375 g, e, para o naproxeno, é de 11,25 g.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q479622 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Com o surgimento do perfil de farmacêutico generalista, desde 2002, houve o fortalecimento da farmácia clínica, que atualmente exige dos profissionais farmacêuticos atuação de forma sistemática para o acompanhamento e a avaliação da farmacoterapia. Há algumas ferramentas de trabalho para essa atuação: a farmacovigilância, ciência, ou o conjunto de atividades relativas à detecção, à avaliação, à compreensão e à prevenção dos efeitos adversos ou qualquer outro possível problema relacionado ao medicamento. A farmacoepidemiologia é definida como o estudo da utilização e dos efeitos de medicamentos em um grande número de pessoas. E a farmacoeconomia é considerada a aplicação de economia da saúde especificamente aos medicamentos, mediante análises econômicas; não pode ser considerada uma ciência individualizada, pois são utilizadas metodologias derivadas das áreas de economia, epidemiologia, farmácia, medicina e ciências sociais.

BISSON, M. P. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 3. ed. Barueri: Manole, 2016, com adaptações.

Considerando os conceitos apresentados, julgue os itens a seguir.

A análise custo-efetividade é um estudo comparativo de custos, envolvendo dois ou mais tratamentos considerados efetivos em termos clínicos e com resultados de qualidade de vida, diferenciando-se apenas nos valores econômicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

86Q478957 | Farmácia, Farmacocinética, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente, gênero feminino, 49 anos de idade, casada, bancária, IMC 31 Kg/m2, asmática, mas em tratamento, foi atendida no serviço de cardiologia do Hospital Universitário de sua cidade, queixando-se de fortes cefaleias de localização occipital associadas a escotomas cintilantes. A paciente mencionou que, há uma semana, procurou uma farmácia e aferiu a pressão arterial por três dias consecutivos, e os resultados revelaram aumento significativo na pressão arterial. Após a anamnese e aliado aos exames complementares, chegou-se ao diagnóstico de hipertensão arterial.

Considerando o caso clínico apresentado e com base nos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.

A hidroclorotiazida atua no túbulo contorcido proximal, local responsável pela maior parte da absorção renal de sódio e água, no entanto, apesar da eficácia diurética clinicamente comprovada, a hipopotassemia, hipocalcemia e hiperuricemia configuram os principais efeitos adversos associados ao respectivo uso.
  1. ✂️
  2. ✂️

87Q799343 | Fisioterapia, Eletro Termo Fototerapia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

O uso da eletroestimulação no músculo vasto medial, durante a realização dos exercícios em cadeia cinética aberta e fechada, deve ser enfatizado utilizando protocolos em que a frequência de estimulação seja alta (acima de 150 Hz) e com largura de pulso baixa (30 microssegundos), além de dar preferência às correntes russa e interferencial.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q801616 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

As teorias linguísticas quanto à aquisição e ao desenvolvimento de linguagem apresentam vertentes diversas e aspectos teóricos, muitas vezes, controversos. De acordo com as várias linhas teóricas, julgue os itens a seguir. A construção da linguagem, segundo o empirismo, é fruto da interação entre a criança e o meio.
  1. ✂️
  2. ✂️

89Q797365 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que certa paciente de 45 anos de idade, médica, cirurgiã plástica, praticante de esportes de aventura, sofreu uma queda em um treino de bicicleta e fraturou a tuberosidade maior do úmero esquerdo. No exame de imagem de ressonância magnética, ficou constatada uma fratura por avulsão. A paciente foi submetida a tratamento cirúrgico para fixação da fratura e encaminhada para fisioterapia. Durante a entrevista da fisioterapia, relatou que também era praticante de tênis de maneira recreacional e que sentia dor no ombro direito no momento do saque e no cotovelo direito no momento de backhand.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A consolidação da fratura pode ser comprometida, pois existe uma área de hipovascularização no ombro, conhecida como Área de Codman, que pode ocasionar pseudoartrose.
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q798592 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que uma senhora de 72 anos de idade foi internada após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Ela foi socorrida pela filha e deu entrada no pronto-socorro, sendo encaminhada para cirurgia de revascularização. No momento, encontra-se sedada, fazendo uso de drogas vasoativas e respirando sob VM/TOT. O respectivo quadro é estável.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos a respeito da assistência a esse tipo de paciente, julgue os itens a seguir.

Uma das condutas mais relevantes para essa paciente é a monitorização cardiorrespiratória. Nesse sentido, o registro dos sinais vitais e a ausculta pulmonar devem ser realizados pelo fisioterapeuta.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q801955 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que uma criança de oito anos de idade, em processo de alfabetização, produziu a seguinte frase: umininu pepeu aga naganega tipalastigo (O menino bebeu água na caneca de plástico). A respeito desse caso, julgue os itens a seguir. Seguindo a linha construtivista, essa criança apresenta um forte processo de generalização dos conhecimentos da fala para a escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️

92Q801702 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Paciente do gênero feminino, 42 anos de idade, apresenta queixa de zumbido, hipoacusia progressiva bilateral. Refere que consegue ouvir a própria voz em maior intensidade e conversar melhor em ambientes mais barulhentos. Afirma ainda que, na família do respectivo pai, algumas pessoas apresentam histórico de perda auditiva.

De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O laudo audiológico deve indicar provável perda auditiva mista ou condutiva bilateral.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q797885 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

Uma das causas da disfunção patelofemoral é o aumento do valgismo dinâmico do joelho, causado pela rotação femoral medial e pela rotação lateral da tíbia, podendo estar associado também a um valgismo do tornozelo.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q801511 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Uma criança de sete anos de idade apresenta fala incompreensível, devido às muitas trocas, e dificuldades para executar movimentos que exigem coordenação motora. A escola relata que a criança apresenta problemas comportamentais e dificuldades de aprendizagem.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Uma bateria de avaliação fonoaudiológica básica, composta por audiometria tonal, vocal, acufenometria, P300 e protocolos de avaliação, como ABFW, seria uma ferramenta imprescindível para o diagnóstico fonoaudiológico do caso.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q801570 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um trabalhador perde a audição esquerda após a explosão de uma dinamite durante a construção de um túnel em uma rodovia.

Com base no caso apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A perda auditiva unilateral súbita pode causar compensações labirínticas, acarretando desajustes do equilíbrio.
  1. ✂️
  2. ✂️

96Q801861 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Cerca de 70% das deficiências, no Brasil, poderiam ser evitadas com programas de prevenção e assistência durante a gravidez e os primeiros anos de vida. As políticas de inclusão envolvem a família e a sociedade, por meio da educação para a saúde. De acordo com as informações apresentadas, julgue os itens a seguir. Orientada, a família do paciente aprende a utilizar o cotidiano para estimular e incentivar comportamentos de maior autonomia.
  1. ✂️
  2. ✂️

97Q801517 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Multiprofissional, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES, 2018

Um paciente de 70 anos de idade foi encaminhado a um otorrinolaringologista com pedido médico de solicitação de investigação audiológica completa, para esclarecimento de hipótese diagnóstica de schwannoma à direita.

No que concerne ao caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Contando-se com uma perda de grau leve e recrutante à esquerda e uma perda severa à direita, espera-se que apenas os reflexos acústicos da orelha direita estejam ausentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q797823 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Um paciente do gênero masculino, de 35 anos de idade, relatou que, ao fazer um sprint jogando futebol, sentiu uma “fisgada” muito forte na região posterior da coxa direita, que o impossibilitou de continuar a jogar e limitava a deambulação. Ao exame físico, observou-se equimose em região distal da coxa e atrás do joelho, além de um gap palpável de aproximadamente 2 cm na junção miotendinosa dos isquiotibiais.

A respeito do caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

Em um primeiro momento, deve-se enfatizar, no tratamento, o PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão e elevação) como conduta, a fim de minimizar os sintomas agudos da lesão e auxiliar no processo de reparação do tecido muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q799469 | Fisioterapia, Eletro Termo Fototerapia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Atleta profissional de futebol, FAM, gênero masculino, de 25 anos de idade.

Diagnósticos: lesão completa do ligamento cruzado anterior; lesão em alça de balde do menisco medial; e, lesão longitudinal do menisco lateral na porção periférica.

História clínica: entorse de joelho em valgo com o pé preso no solo. Estalido no joelho, seguido de muita dor que o impossibilitou de permanecer no jogo. No dia seguinte, o paciente não conseguia fazer descarga de peso porque o joelho estava bloqueado em semiflexão e muito inchado.

Com base nesse caso clínico hipotético, e considerando os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O uso da eletroestimulação do quadríceps é imprescindível durante todo o processo de reabilitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q478446 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

O custo da saúde sempre se remete a algum pagador: o poder público, a operadora de plano de saúde, o segurado, o cidadão com a respectiva carga de impostos e, muitas vezes, algumas pessoas que acabam pagando o tributo da má assistência. Desse modo, gerir custos de matérias e medicamentos é, antes de tudo, uma obrigação e uma finalidade do profissional de saúde e do gestor hospitalar. Acerca da gestão farmacêutica, julgue os itens a seguir. O subsistema de controle deve responder à pergunta “o quê?” (comprar, armazenar e distribuir). Ele é composto das funções de normatização, que vão selecionar, padronizar e especificar os materiais.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.