Questões de Concursos FAGOC

Resolva questões de FAGOC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q939548 | Literatura, Parnasianismo, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Leia o poema para análise das afirmativas a seguir.
Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos do zodíaco.
Produndissimamente hipocondríaco, Este ambiente me causa repugnância... Sobe-me à boca uma ânsiaanáloga à ânsia Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas — Que o sangue podre das carnificinas Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los, E há de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgânica da terra!
(ANJOS, Augusto dos. Melhores poemas. 3. ed. São Paulo: Global, 2001.)

I. Mesmo apresentando uma visão negativa, o eu lírico mantém as imagens poéticas utilizadas tradicionalmente.
II. O emprego do vocabulário científico reforça a natureza perecível do ser humano, demonstrando o drama da existência.
III. É possível reconhecer características literárias de movimentos diferentes tais como o gosto pelo soneto, do Parnasianismo e o tema da angústia existencial própria do Simbolismo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q939553 | Literatura, Classificação dos Gêneros Literários, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Considere as afirmativas a seguir sobre os gêneros literários e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q939557 | Biologia, Protistas e algas, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Os foraminíferos são um pequeno grupo de micro-organismos, abundantes nos mares de todo o mundo. Suas células são protegidas por carapaça calcária que pode ter várias pequenas cavidades, todas perfuradas, por onde saem longos e finos pseudópodes (reticulópodes) que capturam seu alimento. Lançam amplamente suas extensas redes de reticulópodes sobre superfícies, tanto na água como nos grãos de areia a procura de alimento. Uma vez que uma diatomácea, bactéria ou outra presa pequena é capturada, esta é transportada ao longo da rede como se fosse uma pessoa transportada em uma escada rolante, seguindo na direção do corpo da célula que espreita como se fosse uma aranha no centro de sua teia à espera do tão suculento alimento. Ao atingir o corpo da célula, a presa é finalmente ingerida por fagocitose.
(Fonte: Infoescola; Petró, Pivel e Coimbra, 2016.)

Os foraminíferos descritos no texto são classificados e caracterizados como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q939571 | Física, Movimento Retilíneo Uniforme, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Um projétil é lançado por um canhão, na horizontal, com uma velocidade de 400 m/s. Sendo a massa do canhão 2000 vezes maior do que a massa do projétil, a velocidade de recuo do canhão será igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q939558 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Para as situações ambientais descritas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) No comensalismo, a associação harmônica ocorre entre duas espécies, na qual um obtém vantagens sem prejuízo para o outro.
( ) O peixe-piloto, Echeneis remora, com o auxílio de uma ventosa, se adere ao tubarão acompanhando-o nas suas caçadas e, frequentemente, se alimentando das sobras. Esse é um caso de comensalismo do tipo Forésia.
( ) Associações desarmônicas entre as espécies influem sobre a dinâmica das populações auxiliando muitas vezes na regulação da densidade a níveis mais satisfatórios.
( ) As formigas saúvas, que representam um dos grandes problemas da agricultura brasileira, cortam folhas e podem devastar plantações. Seu sucesso está na complexa relação estre os seus indivíduos numa relação harmônica tipo colônia.
( ) Uma relação ecológica evidenciada no princípio de Gause é o predatismo.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q939563 | Química, Fórmulas, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

Uma reação de metátese é aquela em que há troca de íons ou radicais que constituem os reagentes. Exemplos deste tipo de reação são: “Sulfeto de sódio reagindo com ácido clorídrico e cloreto de sódio reagindo com ácido sulfúrico concentrado”.
De acordo com o exposto, para a reação ocorrer devemos perceber a troca dos íons. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à soma dos menores coeficientes inteiros das duas reações mencionadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q939546 | Português, Pronomes pessoais oblíquos, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.
Obrigado, Doutor

Quando lhe disse que um vago conhecido nosso tinha morrido, vítima de tumor no cérebro, levou as mãos à cabeça:
— Minha Santa Efigênia! Espantei-me que o atingisse a morte de alguém tão distante de nossa convivência, mas logo ele fez sentir a causa da sua perturbação:
— É o que eu tenho, não há dúvida nenhuma: esta dor de cabeça que não passa! Estou para morrer.
Conheço-o desde menino, e sempre esteve para morrer. Não há doença que passe perto dele e não se detenha, para convencê-lo em iniludíveis sintomas de que está com os dias contados. Empresta dimensões de síndromes terríveis à mais ligeira manifestação de azia ou acidez estomacal:
— Até parece que andei comendo fogo. Estou com pirofagia crônica. Esta cólica é que é o diabo, se eu fosse mulher ainda estava explicado. Histeria gástrica. Úlcera péptica, no duro.
Certa ocasião, durante um mês seguido, tomou injeções diárias de penicilina, por sua conta e risco. A chamada dose cavalar.
— Não adiantou nada — queixa-se ele: — Para mim o médico que me operou esqueceu alguma coisa dentro de minha barriga.
Foi operado de apendicite quando ainda criança e até hoje se vangloria:
— Menino, você precisava de ver o meu apêndice: parecia uma salsicha alemã. No que dependesse dele, já teria passado por todas as operações jamais registradas nos anais da cirurgia: “Só mesmo entrando na faca para ver o que há comigo”. Os médicos lhe asseguram que não há nada, ele sai maldizendo a medicina: “Não descobrem o que eu tenho, são uns charlatas, quem entende de mim sou eu”. O radiologista, seu amigo particular, já lhe proibiu a entrada no consultório: tirou-lhe radiografia até dos dedos do pé. E ele sempre se apalpando e fazendo caretas: “Meu fígado hoje está que nem uma esponja, encharcada de bílis. Minha vesícula está dura como um lápis, põe só a mão aqui”.
— É lápis mesmo, aí no seu bolso.
— Do lado de cá, sua besta. Não adianta, ninguém me leva a sério.
Vive lendo bulas de remédio: “Este é dos bons” — e seus olhos se iluminam: “justamente o que eu preciso. Dá licença de tomar um, para experimentar?” Quando visita alguém e lhe oferecem alguma coisa para tomar, aceita logo um comprimido. Passa todas as noites na farmácia: “Alguma novidade da Squibb?”
Acabou num psicanalista: “Doutor, para ser sincero eu nem sei por onde começar — dizem que eu estou doido? O que eu estou é podre”. Desistiu logo: “Minha alma não tem segredos para ninguém arrancar. Estou com vontade é de arrancar todos os dentes”.
E cada vez mais forte, corado, gordo e saudável. “Saudável, eu?” — reage, como a um insulto: “Minha Santa Efigênia! Passei a noite que só você vendo: foi aquele bife que comi ontem, não posso comer gordura nenhuma, tem de ser tudo na água e sal”. No restaurante, é o espantalho dos garçons: “Me traga um filé aberto e batido, bem passado na chapa em três gotas de azeite português, lave bem a faca que não posso nem sentir o cheiro de alho, e duas batatinhas cozidas até começarem a desmanchar, só com uma pitadinha de sal, modesta porém sincera”.
De vez em quando um amigo procura agradá-lo: “Você está pálido, o que é que há?” Ele sorri, satisfeito: “Menino, chega aqui que eu vou lhe contar, você é o único que me compreende”. E começa a enumerar suas mazelas — doenças de toda espécie, da mais requintada patogenia, que conhece na ponta da língua. Da última vez enumerou cento e três. E por falar em língua, vive a mostrá-la como um troféu: “Olha como está grossa, saburrosa. Estou com uma caverna no pulmão, não tem dúvida: essa tosse, essa excitação toda, uma febre capaz de arrebentar o termômetro. Meu pulmão deve estar esburacado como um queijo suíço. Tuberculoso em último grau”. E cospe de lado: “Se um mosquito pousar nesse cuspe, morre envenenado”.
Ultimamente os amigos deram para conspirar, sentenciosos: o que ele precisa é casar. Arranjar uma mulherzinha dedicada, que cuidasse dele. “Casar, eu?” — e se abre numa gargalhada: “Vocês querem acabar de liquidar comigo?”. Mas sua aversão ao casamento não pode ser tão forte assim, pois consta que de uns dias para cá está de namoro sério com uma jovem, recém-diplomada na Escola de Enfermagem Ana Néri.

(SABINO, Fernando. O homem nu. 43ª ed. Rio de Janeiro: Distribuidora Record de Serviços SA, 2005.)
Não há doença que passe perto dele e não se detenha, para convencê-lo em iniludíveis sintomas de que está com os dias contados.” (5º §) Em relação ao trecho destacado, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q677904 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Na conta de eletricidade de uma cidade é cobrada uma taxa de R$9,45, fixa e mensal, referente à iluminação pública. Além disso é acrescido ao valor do consumo 10% referente a impostos, o que é pago pelo consumidor junto com a conta de cada mês. Qual é a lei da função descrita anteriormente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q939561 | Química, Estudo da matéria substâncias, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Acerca das separações de misturas, analise as afirmativas a seguir.
I. Mistura entre sólido e líquido/ gás, onde são retidas partículas sólidas.
II. Mistura entre líquido-líquido ou sólido-líquido, baseada na separação por densidade – onde as fases permanecem no mesmo recipiente.
III. Mistura entre líquido-líquido ou sólido-líquido, baseada na separação por densidade – um recipiente fica em posição mais elevada que o outro recipiente para o qual é transferida uma das fases.
IV. Mistura entre sólidos, baseada na densidade – utiliza-se a água corrente para carregar sólidos de baixa densidade, enquanto os mais densos permanecem depositados no fundo do recipiente.
Assinale a alternativa que indica correta e sequencialmente os processos de separação de misturas descritos anteriormente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q939555 | Inglês, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Read the dialogue to answer 17.
A: I haven’t seen Marsha for a while. B: After her baby boy was born, she grew used to _______________.
Choose the option to complete the dialogue.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.