Questões de Concursos FEAES PR

Resolva questões de FEAES PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q479244 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Considerando-se o emprego da morfina para o tratamento da dor nos pacientes idosos em estágio terminal, avalie as afirmativas a seguir:

I. Em face do alto potencial de tolerância, e consequente aumento progressivo das doses, o risco de depressão respiratória constitui uma preocupação relevante.

II. Em pacientes terminais, e com a necessidade de aumento progressivo das doses, a dependência é constitui um risco relevante

III. Com a necessidade de aumento progressivo das doses, o efeito diurético da morfina pode desencadear desequilíbrio eletrolítico

IV. O uso de morfina pode desencadear diarreia no idoso

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q803903 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Em relação ao processo de deglutição, pode-se afirmar que:

I. A fase faríngea inicia-se com o reflexo de deglutição e tem como objetivo o trânsito do alimento pela faringe.

II. A faringe se alonga no mesmo momento em que há uma parada respiratória, ocorre uma onda contrátil do esôfago e em seguida a respiração é reiniciada por meio de uma inspiração profunda.

III. Nos casos de aspiração silenciosa, o que ocorre fisiologicamente é uma hipersensibilidade da região faringo-laríngea, desencadeada pela consistência dos alimentos, geralmente sólidos duros.

IV. A fase esofágica inicia-se com os peristaltismos esofágicos, que conduzem o bolo alimentar do esôfago ao estômago. Essa fase encontra-se alterada em quadros de estenose de esôfago, devendo-se orientar o uso de alimentos de consistência líquida e pastosa.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q478477 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Homem de 73 anos, dá entrada no prontoatendimento com os seguintes sintomas: cefaleia severa, sensação de mal-estar, ansiedade, agitação e tontura. Verificaram-se os sinais vitais em que se constatou elevação das pressões sistólica (200 mmHg) e diastólica (130 mmHg). Considerando esse caso como urgência hipertensiva, sem evidência de lesão vascular, qual seria o tratamento mais indicado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q331565 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar Administrativo, FEAES PR, PUC PR

Uma construtora entregou, no ano de 2009, 100 casas populares na cidade de Curitiba. Se o aumento anual estabelecido for de 40 casas, qual a previsão do número de casas que serão construídas em 2012?c

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q480643 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

O objetivo do tratamento da asma é o controle total dos sintomas. Para um paciente de 65 anos, diagnosticado com asma persistente grave, o objetivo terapêutico é deixar a doença assintomática. Para tanto, qual dos tratamentos abaixo seria o de primeira escolha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q479693 | Farmácia, Farmacodinâmica, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, chegou ao ambulatório após infarto agudo do miocárdio, além de histórico clínico de angina pectoris estável. A terapia medicamentosa desse paciente baseava-se em: nitrato de isorsobida: 40 mg/dia; ácido acetilsalicílico: 2 comprimidos ao dia; e propranolol: 20mg, 3 vezes ao dia. Com base nesse caso, analise as afirmativas a seguir:

I. O nitrato de isossorbida é classificado como vasodilatador potente, diminuindo a angina pectoris.

II. O ASS tem efeitos analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios devido às associações das porções acetil e salicilato da molécula intata, como também à ação do metabólito ativo salicilato. Tem importância no caso do paciente mencionado para aplacar a dor.

III. O propranolol, um agente betabloqueador, tem importância para diminuir a arritmia que pode se apresentar após o infarto do miocárdio.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q812116 | Legislação Federal, Novo Código de Ética Médica Resolução CFM n 1931 2009, Médico Anestesiologista, FEAES PR, PUC PR

Em relação aos princípios fundamentais do Código de Ética Médica, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q819681 | Legislação Federal, Lei 7498 1986, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A lei n. 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, especifica no art. 11 as funções privativas do enfermeiro. Avalie se as assertivas a seguir correspondem a essas funções:

I. Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.

II. Participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.

III. Organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços.

IV. Educação visando à melhoria de saúde da população.

V. Consulta de enfermagem e prescrição da assistência de enfermagem.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q808422 | Legislação Federal, Novo Código de Ética Médica Resolução CFM n 1931 2009, Médico Anestesiologista, FEAES PR, PUC PR

Conforme o Código de Ética Médica, especificamente sobre os direitos do médico, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q368867 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Assistência ventilatória pode ser entendida como a manutenção da oxigenação e/ou da ventilação dos pacientes de maneira artificial até que estes estejam capacitados a reassumi-las. Com relação aos ajustes do ventilador e formas de ventilar o paciente temos: VCV: Volume controlado; PCV: Pressão controlada; Modos de Desmame:- SIMV/P: Vent. Mandatória Intermitente Sincronizada + PSV. - PSV: Suporte pressórico; - BIPAP. Assim tem-se como objetivo para ventilar um paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q801020 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Sobre ventilação invasiva e não invasiva, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q367946 | Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). É uma doença de alta prevalência e baixas taxas de controle, considerada um dos principais fatores de risco (FR) modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Desse modo, considerase que a prevenção primária e a detecção precoce são as formas mais efetivas de evitar as doenças e devem ser metas prioritárias dos profissionais de saúde. Os procedimentos de medida da pressão são simples e de fácil realização, contudo nem sempre são realizados de forma adequada. Nesse sentido, avalie se as assertivas a seguir constituem as recomendações da VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial:

I. Explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso pelo menos por 5 minutos em ambiente calmo.

II. Na posição sentada, observar que as pernas estejam descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado.

III. O braço deve estar na altura do coração (4º espaço intercostal), livre de roupas, apoiado e com a palma da mão voltada para cima.

IV. Estimar o nível da pressão sistólica pela palpação do pulso radial. O seu desaparecimento corresponderá à PA sistólica.

V. Se os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a pressão diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff) e anotar valores da sistólica/diastólica/zero.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q480169 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Uma paciente de 61 anos apresenta um quadro de infecção urinária. Qual dos seguintes antibióticos deve ser evitado no tratamento, pelo risco de nefrotoxicidade e ototoxicidade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q799427 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Sobre treino de marcha, assinale a afirmativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q801222 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Em relação à doença de Parkinson, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q369124 | Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A paciente N.J., do sexo feminino, 80 anos, solteira, não alfabetizada, ex-tabagista, conforme informa sua cuidadora, há 2 anos tem o diagnóstico de Doença de Alzheimer. No pós-operatório imediato de colecistectomia apresentou sinais vitais: PA 100/60 mmHg, P 72 bpm, FR 16 rpm, T 34,5ºC, confusa, agressiva, não-colaborativa; pele e mucosas hipocoradas e ressecadas; seborreia; cateter nasogástrico aberto com pouco débito; cavidade oral com sujidade e língua saburrosa; crepitações bibasais, bulhas cardíacas rítmicas normofonéticas sem sopro; abdômen arredondado; ferida cirúrgica abdominal com curativo oclusivo limpo e seco; estoma com dreno de Kher (em T) aberto em região de hipocôndrio D com pequena quantidade de drenagem sanguinolenta na bolsa coletora; ruídos hidroaéreos hipoativos; bem como cateter vesical de demora com 100 mL de diurese amarela clara. Qual das seguintes alternativas apresenta as ações mais apropriadas a serem planejadas e implementadas, imediatamente após a cirurgia, pelo enfermeiro para as reações das condições clínicas encontradas nessa cliente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q363894 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

De acordo com as medidas de prevenção de infecção do trato urinário (ITU) associadas a cateter, estabelecidas pelo CDC/HICPAC em 2009, assinale a afirmativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q453513 | Direito do Trabalho, Férias, Advogado, FEAES PR, PUC PR

No caso da não concessão das férias ao empregado no período concessivo, como deverá ser paga a respectiva remuneração?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q365485 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Administrador, FEAES PR, PUC PR

“A busca de uma solução adequada para destinação correta dos resíduos dos serviços de saúde constitui uma medida extremamente importante para o dia a dia de uma unidade hospitalar, contribuindo para manter a saúde pública, recuperar o ambiente e melhorar a qualidade de vida dentro e fora dos hospitais.” (GIASANTE E LIMA, 2008, p. 170).

A responsabilidade do administrador no manejo dos resíduos produzidos na instituição de saúde envolve, da geração até a disposição final:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q810167 | Legislação Federal, Lei 6437 1977, Engenheiro de Segurança do Trabalho, FEAES PR, PUC PR

A Lei n. 6.437, de 20 de agosto de 1977, que configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e fornece outras providências. No seu art. 4, classifica as infrações sanitárias nos graus leves, graves e gravíssimos. As assertivas a seguir apresentam as descrições correspondentes a cada grau:

I. Aquelas em que o infrator seja beneficiado por circunstância atenuante;

II. Aquelas em que for verificada uma circunstância agravante;

III. Aquelas em que seja verificada a existência de duas ou mais circunstâncias agravantes.

Conforme a ordem das amostras, assinale a alternativa que corresponde à definição CORRETA de cada grau:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.