Questões de Concursos FEAES PR

Resolva questões de FEAES PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q358702 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

O profissional de saúde ao assumir seu papel no controle e na prevenção dos agravos decorrentes das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), depara-se com as denominadas bactérias de importância médica, entre as quais os estafilococos. Em relação a esse gênero de bactérias, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q367932 | Enfermagem, Processamento de material, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A equipe de enfermagem do CME deve assegurar o reabastecimento racional de artigos médicohospitalares, para manter a qualidade da assistência ao cliente. Para tanto, deve exercer atividades de: previsão, provisão, padronização e controle de artigos. Sobre essas atividades afirma-se:

I. Para realizar a previsão, deve-se fazer o diagnóstico situacional do Centro de Material e Esterilização e das unidades consumidoras (Centro Cirúrgico, Unidades de Internação, Pronto Atendimento) em relação às quantidades e às especificidades dos artigos.

II. A provisão consiste na reposição dos artigos médico-hospitalares necessários para a realização das atividades do Centro de Material e Esterilização.

III. O objetivo da padronização dos artigos é aumentar a quantidade de itens de diferentes marcas, tamanhos, fornecedores a serem estocados no CME.

IV. O controle de artigos adequado colabora na redução de custos, para a reposição e estocagem dos artigos e para prevenir contra os riscos de vencimento.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q359537 | Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

As Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas podem levar a complicações como: Cor pulmonale crônico, pneumotórax; pneumonia, distúrbios do sono, formação de bolhas gigantes no hemitórax (Enfisema) e insuficiência respiratória. A equipe de enfermagem deve identificar prontamente os sinais determinantes dessa emergência clínica. Assinale a alternativa que apresenta esses sinais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q480770 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Considerando o desenvolvimento de novos fármacos correlacione as colunas:

I. Ensaios pré-clínicos.

II. Ensaios clínicos fase I.

III. Ensaios clínicos fase II.

IV. Ensaios clínicos fase III.

V. Ensaios clínicos fase

IV. ( )Estudos realizados em voluntários sadios com o objetivo da verificação do perfil de segurança, e do comportamento farmacocinético.

( )Estudos realizados em voluntários com a patologia alvo (pacientes), comparativamente ao tratamento disponível (quando houver). Procedimento realizado em duplo cego.

( )Estudos realizados após a aprovação para comercialização. Detecção das interações medicamentosas e avaliação das reações adversas.

 ( )Testes in vitro, in sílico e in vivo (animais), possibilitando a atividade farmacológica preliminar.

( )Estudos realizados em voluntários sadios, ou que apresentem determinada patologia, verificandose a eficácia, biodisponibilidade e bioequivalência.

A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q479914 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

A farmacoeconomia preocupa-se com a seleção entre distintas alternativas terapêuticas oferecendo um parâmetro para a tomada de decisões que envolvem avaliação e direcionamento de investimentos baseados em uma distribuição mais racional de recursos disponíveis. Com relação à farmacoeconomia avalie as afirmativas:

I. A dor, o sofrimento, a perda de um membro são considerados custos intangíveis em farmacoeconomia, pois são de difícil mensuração monetária.

II. Quando um estudo compara os efeitos sobre a saúde (outcomes) e sobre os recursos (custos) de medicamentos ou intervenções, em que os custos são medidos em unidades monetárias e a efetividade é medida em unidades clínicas, está sendo aplicada uma análise de custo benefício.

III. Os estudos de análise custobenefício são uteis na comparação de dosagens e formas de apresentação ou equivalente genérico para os quais os efeitos são absolutamente semelhantes, selecionando-se o de menor custo.

IV. Um estudo em que se comparam duas opções terapêuticas com o mesmo impacto sobre a saúde, ou seja, nas duas opções com iguais eficácias ou efetividades e seleciona-se a opção que apresenta o menor custo. Isso corresponde a uma análise de minimização de custo.

Está(ão) CORRETA(S)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q365279 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, FEAES PR, PUC PR

A síndrome da estafa profissional (síndrome de Burnout) constitui um quadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e ineficácia. Sobre essa síndrome, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q360085 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Em relação à utilização de indicadores na auditoria dos serviços de enfermagem, afirma-se:

I. Os indicadores proporcionam visualização de tendências e de resultados dos fatores a serem auditados.

II. Há uma diversidade de indicadores de acordo com a literatura e todos com o mesmo grau de importância.

III. O conhecimento das variáveis relacionadas a cada indicador deve ser considerado quando da análise deste.

IV. São necessários um grande número de indicadores para uma adequada e criteriosa auditoria.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q366255 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Em relação à gestão de materiais e equipamentos de responsabilidade do enfermeiro, podemos afirmar que:

I. A administração de materiais compreende um conjunto de atividades: o estabelecimento de normas, critérios e rotinas operacionais.

II. Compete ao enfermeiro somente a previsão e provisão.

III. A organização, o controle e a avaliação são também funções do enfermeiro na gestão de materiais.

IV. A proposição de padronização de materiais de consumo envolve a participação profissional do enfermeiro, por ser a profissão que mais faz uso desses materiais na prática do cuidado.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q359484 | Enfermagem, Processamento de material, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

O acondicionamento do artigo objetiva manter a esterilidade do produto no que se refere ao uso pretendido à vida útil, às condições de funcionalidade, à proteção apropriada para o transporte e armazenamento - até a sua utilização - e favorecer a transferência asséptica, sem risco de contaminação. Para seleção da embalagem, deve-se observar a compatibilidade com o método de esterilização e a garantia da esterilidade do produto. Para tanto, algumas características devem ser consideradas, tais como as indicadas nas assertivas:

I. Possibilitar a identificação, ser flexível, resistente à tração e ter alta memória sem facilitar a abertura.

II. Ser permeável ao agente esterilizante, permitindo o contato com o conteúdo do pacote.

III. Ser apropriada para o produto para a saúde e o método de esterilização e suportar as condições físicas do processo.

IV. Facilitar a eliminação do ar, e ao término do processo, permitir a eliminação do agente esterilizante contido no material.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q365328 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Os recursos materiais, bem como os recursos humanos e financeiros, são essenciais para o funcionamento do centro cirúrgico, e constituem um fator que possibilita o alcance dos objetivos propostos pela instituição. Sendo assim, a aquisição de artigos e equipamentos deve ser baseada não só em dados científicos, como também na realidade da instituição. Quanto à conduta do enfermeiro responsável pela solicitação da aquisição de equipamentos e artigos no centro cirúrgico, avalie as assertivas a seguir:

I. O enfermeiro deve avaliar a real necessidade do produto para a instituição, sempre que houver indicação de sua aquisição, seja pela equipe médica ou de enfermagem.

II. Identificar com os profissionais quais são as características desejáveis do equipamento, bem como os acessórios necessários.

III. Avaliar custo benefício da manutenção do equipamento.

IV. Solicitar a compra de equipamento, sem a necessidade de que o setor esteja preparado para receber a tecnologia adquirida.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q360443 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

O processo de avaliação de desempenho dos profissionais de enfermagem é uma ferramenta gerencial de grande importância para os enfermeiros, pois trata de um recurso para promover crescimento profissional e pessoal. Porém, é preciso clareza nos objetivos de avaliação, sistematização do processo e metodologia segundo a política de recursos humanos da organização. Assinale a alternativa que melhor define a principal finalidade da avaliação de desempenho profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q363787 | Enfermagem, Processamento de material, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A validação é o procedimento documentado para a obtenção de registro e interpretação de resultados desejados para o estabelecimento de um processo. Na validação do processo, algumas etapas devem ser seguidas. Sobre esse tema afirma-se:

I. As etapas da validação compreendem os parâmetros físico, químico e biológico, sendo esse último facultativo ao processo de esterilização a vapor.

II. As etapas da validação compreendem somente os métodos de qualificação do processo.

III. As etapas da validação compreendem a qualificação do projeto, qualificação da implantação, qualificação da operação da esterilização e qualificação do desempenho do equipamento.

IV. As etapas de validação compreendem na seleção e acondicionamento dos produtos e na determinação dos parâmetros do ciclo de esterilização.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q368840 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Os enfermeiros que administram unidades de saúde são responsáveis pelo gerenciamento dos recursos humanos, materiais e físicos que consomem grande volume de recursos financeiros. Sobre esse assunto, avalie as afirmativas seguintes:

I. A aferição e o controle de custos são essenciais para que se possa acompanhar o fluxo de entrada e saída de valores, o que permite avaliar o desempenho da unidade e redefinir prioridades.

II. Os objetivos principais para o controle de custos residem na racionalização de recursos e acompanhar a produtividade.

III. No controle de custos, todos os profissionais da enfermagem têm responsabilidades, especialmente no que tange aos registros na conta paciente.

 IV. A instituição de saúde deve prover os enfermeiros gestores de dados referentes aos custos para possibilitar tomada decisão, baseada em evidências.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q361584 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A avaliação da qualidade da assistência de enfermagem é importante ferramenta gerencial que fornece subsídios para a tomada de decisão e constitui-se como instrumento essencial para:

I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.

II. O redimensionamento do quadro de pessoal, tendo como foco a redução do quantitativo de pessoal.

III. O reconhecimento de deficiências e formulação de planos de melhoria.

IV. A análise financeira e a redução de glosas

V. O desenvolvimento do programa de educação permanente aos trabalhadores.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q367244 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

O instrumento de avaliação utilizado pelas instituições acreditadoras é composto de padrões em três níveis de complexidade crescente e com princípios específicos. Relacione a coluna 1 com a coluna 2:

1. Nível 1 ( ) Gerencia as interações entre os fornecedores e clientes; estabelece sistemática de medição do processo avaliando sua efetividade; promove ações de melhoria e aprendizado.

2. Nível 2 ( ) Desempenho dos processos alinhados e correlacionados às estratégias da organização; os resultados apresentam evolução de desempenho e tendência favorável; evidências de melhorias e inovações, decorrentes do processo de analise crítica, assegurando o comprometimento com a excelência.

3. Nível 3 ( ) Atende aos requisitos formais, técnicos e de estrutura; executa as atividades proporcionando a segurança do cliente/paciente, conforme o perfil e porte da organização.

Assinale a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q363389 | Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Ser enfermeiro é sinônimo de educar. No seu trabalho diário, a qualidade do cuidado para com os clientes e familiares é de sua responsabilidade do profissional da enfermagem, além do desenvolvimento de profissionais que fazem parte da sua equipe de trabalho. A grande parte dos currículos dos cursos de graduação em enfermagem possui disciplinas cujo objetivo é preparar o enfermeiro para atuar como um agente educador, porém, é preciso que o enfermeiro busque outras formas de desenvolver potencialidades e adquirir as habilidades de facilitadores do processo de aprendizagem que o auxiliem nessa atividade. Dado esse contexto, assinale a alternativa CORRETA que define aprendizagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q362454 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

O serviço de enfermagem apresenta um grande quantitativo de pessoal e é fundamental que exista um trabalho conjunto com a educação continuada para manter a capacitação de toda a equipe. Uma das funções do enfermeiro da educação continuada é capacitar os profissionais no uso de materiais da instituição com o objetivo de realizar uma prática assistencial segura. Assinale a alternativa que melhor contempla as responsabilidades do enfermeiro da educação continuada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q361703 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Para a avaliação da qualidade institucional utiliza-se o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, que é composto de seções e subseções. Nas subseções, existem os padrões definidos em três níveis. Para o centro cirúrgico são definidos os padrões de segurança, organização, qualidade e produtividade. Para cada nível são definidos itens de verificação que orientam a visita e preparação do hospital para a Acreditação Hospitalar. Assinale a alternativa que contempla os itens/procedimentos a serem verificados no centro cirúrgico:

I. O correto preenchimento dos impressos de anestesia e cirurgias realizadas, considerando registros completos e legabilidade das assinaturas dos responsáveis, pelo prontuário do paciente.

II. Os manuais de normas, rotinas e procedimentos estão devidamente atualizados.

III. Elaboração do programa de cirurgias, provimento de recursos, acompanhamento e registros de procedimentos, pelo enfermeiro.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q369151 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro Pleno, FEAES PR, PUC PR

A tarefa de cuidar de alguém, dia após dia, assumindo responsabilidades e vivenciando o sofrimento e angústia de um ente familiar em meio a processos de doenças muitas vezes sem possibilidade de resolução, somada ao peso de outras tarefas domésticas, traz intensa sobrecarga emocional e não é incomum que o cuidados apresente depressão, exaustão física, alterações em sua rotina e conflitos familiares. Uma medida de suma importância a ser realizada pelo enfermeiro, para diminuição do estresse do cuidador é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q359902 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Paciente A.P. foi atendido às 10h na unidade de dor torácica pós-infarto e no ECG detectou-se lesão em parede anterolateral. Na sequência do atendimento, apresentou parada cardíaca foi entubado e transferido para a UTI. Ao chegar à UTI foi colocado em ventilação mecânica, modalidade A/C, VC – 600; com FR – 12, PEEP – 5, (relação I:E – 1.2.3), Fi02 95%. Após 1 hora da sua chegada à unidade, a gasometria teve o seguinte resultado: pH – 7,32; PaCO2 – 30 mmHg; PaO2 – 150 mmHg; HCO3 – 15; BE – (-) 8,5 mEq; Sat O2 – 99 %. Na gasometria, temos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.