Questões de Concursos FEAES PR

Resolva questões de FEAES PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q803914 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Paciente portador de câncer de boca com tumor localizado em palato mole atingindo 1/5 de palato duro é encaminhado a um fonoaudiólogo após a intervenção cirúrgica para atendimentos, pois as sequelas impactam aspectos da fala e motricidade oral. Com relação ao quadro descrito acima, avalie as afirmativas:

I. Fatores de risco para essa patologia são: tabagismo, etilismo, uso de próteses dentárias mal adaptadas, higiene oral precária e dentes em mau estado de conservação.

II. Quando o tumor está localizado na cavidade oral, as sequelas da intervenção cirúrgica causam sintomas que incluem a disfagia leve e sensação de corpo estranho na garganta, além das alterações vocais (rouquidão e aspereza).

III. A prótese obturadora é uma alternativa nas ressecções de palato ou maxila para impedir a comunicação oral/nasal e o refluxo alimentar.

IV. A prótese obturadora deve ser indicada nos casos em que o palato mole foi comprometido, mas no caso de lesões mais extensas, não apresenta bons resultados.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q812465 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Advogado, FEAES PR, PUC PR

O ato de improbidade administrativa cometido por um agente público poderá lhe sujeitar a algumas penalidades:

I. Perda da função pública.

II. Prisão.

III. Indisponibilidade de seus bens.

IV. Suspensão dos direitos políticos.

V. Ressarcimento ao erário.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q479865 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Um paciente de 65 anos de idade apresenta quadro de psicose. Após iniciar tratamento apresentou melhora dos sintomas de mania. Decorridas algumas semanas de tratamento, o paciente retornou ao médico queixando-se de galactorreia. Entre os medicamentos a seguir, utilizada pela paciente, qual é o responsável pelo efeito citado anteriormente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q806267 | Legislação Federal, Lei 8662 1993, Assistente Social, FEAES PR, PUC PR

São atribuições privativas do assistente social na área da saúde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q800062 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Sobre os cuidados paliativos, afirma-se CORRETAMENTE:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q797382 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

São fatores de risco para ulceração e amputação do pé, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q731598 | Direito Processual do Trabalho, Processo em geral, Advogado, FEAES PR, PUC PR

O Caso a parte reclamada não compareça à audiência de julgamento, o ocorrido importará em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q798427 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

São medidas preventivas de queda relacionadas ao ambiente domiciliar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q418570 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Advogado, FEAES PR, PUC PR

Considerando que, salvo o negócio a que se impõe forma especial, o fato jurídico pode ser provado mediante:

I. Confissão.

II. Documento.

III. Testemunha.

IV. Presunção.

V. Perícia.

 Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q420153 | Direito Civil, Pessoas, Advogado, FEAES PR, PUC PR

Considerando aqueles que “são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer”, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q801711 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

J.S., de 81 anos, trabalhou como agricultor desde os 10 anos de idade. Atualmente, já aposentado, percebe que não ouve mais determinados sons, como dos pássaros, por exemplo, e tem muita dificuldade de compreender e acompanhar uma conversa, especialmente em ambientes ruidosos ou com mais de uma pessoa falando. Não suporta sons intensos, sente muito desconforto em ambientes barulhentos e prefere não participar de reuniões e festas. A timpanometria apresenta-se, segundo a classificação de Jerger, do tipo A. Os reflexos acústicos estão ausentes para as frequências agudas. O índice percentual de reconhecimento de fala (IPRF) encontra-se muito alterado, com resultados inferiores a 60% de acerto. As emissões otoacústicas por produto de distorção estão ausentes em 3000 Hz, 4000 Hz, 6000 Hz e 8000 Hz, bilateralmente. Levando-se em consideração o quadro desse paciente, analise as afirmartivas a seguir:

I. Os achados audiológicos referem-se possivelmente a uma perda auditiva condutiva bilateral, resultado de um quadro crônico de otite média.

II. A ausência das emissões otoacústicas sugerem comprometimento de ambas as orelhas médias e do nervo auditivo.

III. Os resultados da audiometria tonal limiar devem ser compatíveis com perda auditiva do tipo neurossensorial, em ambas as orelhas, mais acentuada para as frequências de 3000Hz, 4000Hz, 6000Hz e 8000Hz.

IV. Há necessidade da realização de avaliação eletrofisiológica dos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATE) em conjunto com as emissões otoacústicas transientes, para se fazer o diagnóstico audiológico.

V. A intolerância a sons intensos descrita não se relaciona com as alterações auditivas e sim com as questões de saúde geral.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q401963 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Advogado, FEAES PR, PUC PR

A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que cause prejuízos ao erário. Quanto ao prazo para ajuizamento das respectivas ações de ressarcimento, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q803640 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

A atuação fonoaudiológica nas disfagias deve ser um trabalho interdisciplinar envolvendo medicina, a nutrição, enfermagem e fisioterapia. Desse modo, o conhecimento deve ser partilhado e a visão holística do paciente deve nortear as decisões da equipe. Assinale (V) para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e (F) para as falsa(s):

( ) Pacientes disfágicos fazem parte do grupo de risco de desnutrição, pois, geralmente, não conseguem ingerir a quantidade diária adequada de alimentos. Esse aspecto deve ser considerado no momento da decisão pela via alternativa de alimentação.

( ) A sonda nasoenteral (SNE) pode auxiliar e ao mesmo tempo ser um complicador para o restabelecimento da deglutição, pois seu uso prolongado e fator desencadeador de refluxo gastro esofágico (RGE).

( ) Deve-se sempre que possível utilizar como via alternativa de alimentação a SNE, por pelos menos 90 dias, uma vez que é menos invasiva e não necessita de procedimento cirúrgico, como no caso da gastrostomia. Durante esse período o tratamento fonoaudiologico deve ser diário.

( ) A indicação da gastrostomia deve ser realizada assim que se identificar a impossibilidade de retorno da alimentação VO, evitando falsas expectativas para paciente e familiares, pois muitas vezes o limite/sucesso do tratamento fonoaudiológico consiste na obtenção da deglutição de saliva.

( ) No caso de pacientes com gastrostomia definitiva, deve-se, sempre que possível, buscar a deglutição segura de alimentos de alguma consistência, geralmente pastoso. Apesar de não ser suficiente para o aporte nutricional, a dieta mista pode ser uma alternativa pensando na qualidade devida do paciente, mantendo-se minimamente o traço social que a alimentação representa em nossa cultura.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q803410 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

O câncer de cabeça e de pescoço ainda têm grande incidência no Brasil, sendo que nos países desenvolvidos o diagnóstico precoce tem contribuído para um prognóstico mais favorável, bem como para a melhora da qualidade de sobrevida do paciente. Frente a esse panorama, o diagnóstico precoce deve ser uma meta a ser atingida o mais rapidamente possível.

Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q801703 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Paciente masculino, 83 anos, acamado e cadeirante, foi internado com broncopneumonia de repetição. É o terceiro episódio no período de 10 meses. Encontrase com sequelas motora, de linguagem e cognitiva decorrentes de múltiplos AVCs isquêmicos que ocorreram nos últimos 3 anos. Familiares informam que a dieta via oral está restrita a consistência pastosa há 6 meses, fato de que a paciente reclama muito, pois sempre gostou de almoços em família . Apresenta ainda quadro de desnutrição e desidratação. Após a avaliação, o fonoaudiólogo:

I. Orienta para utilização de espessante em alimentos, cuidados com a postura no momento da deglutição, realização de múltiplas deglutições para cada colherada e manobras protetoras de vias aéreas .

II. Sugere a indicação de sonda nasoenteral por 30 dias para melhora do quadro clínico, e após esse período gastrostomia para suporte nutricional. O trabalho fonoaudiológico terá seu foco na manutenção de via oral apenas socialmente, com cuidados na consistência e quantidade de alimentos, bem como na postura do paciente durante as refeições.

III. Sugere-se a indicação de sonda nasoenteral por 30 dias e nova avaliação após esse período para realização de desmame.

 IV. Sugere-se a indicação de sonda nasoenteral, atendimento fonoaudiológico diário para reeducação alimentar e evitar gastrostomia.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q428329 | Direito Constitucional, Administração Pública, Advogado, FEAES PR, PUC PR

Considerando os princípios a que devem ser obedecidos pela administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q801589 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

No tocante às alterações neurológicas em que ocorre o comprometimento da linguagem e ou fala, encontram-se as afasias, doença de Parkinson e doença de Alzheimer. Sobre essas doenças é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q802878 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

A fonoaudiologia hospitalar é uma área de atuação relativamente nova a ser implantada em vários estados do país. Além disso, a complexidade do ambiente hospitalar e as especificidades do atendimento, dependendo da unidade em questão, devem ser consideradas, pois o atendimento ambulatorial difere do atendimento em enfermaria e este do atendimento em UTI.

Em relação ao atendimento em UTI de paciente traqueostomizado, indique a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q802246 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Em um hospital da cidade, uma criança de 2 anos foi atendida com o seguinte histórico: não fala, comunica-se com gestos e é muito agitada. O médico otorrinolaringologista realizou otoscopia, que se apresentou sem alterações. A criança foi encaminhada para avaliação audiológica cujos resultados foram: ausência de reflexo cocleopalpebral com a utilização de agogô, localização lateral do som do tambor em forte intensidade. A audiometria em campo livre, com a utilização de tons modulados, apresentou respostas auditivas em 500 HZ, na intensidade de 85 dBNA. Nas demais frequências não houve resposta auditiva. A timpanometria apresentou-se do tipo A, segundo a classificação de Jerger, com ausência de reflexos acústicos e emissões otoacústicas, bilateralmente. Na avaliação dos potenciais auditivos de tronco encefálico, foi observada presença de onda V apenas em 99 dBHL, com tempo de latência absoluta da onda aumentada. As demais ondas não foram observadas em ambas as orelhas. Considerando o desenvolvimento da audição e o caso descrito acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Tendo em vista que os resultados sugerem presença de surdez, a amplificação sonora monoaural é indicada. O equipamento de amplificação deve ser intracanal e não há necessidade de controles especiais de ganho ou saída acústica máxima.

II. A criança atendida apresenta resultados que indicam perda auditiva de grau profundo, bilateral, do tipo neurossensorial.

III. Os resultados são compatíveis com otosclerose de origem genética, por isso, um procedimento médico e cirúrgico é indicado.

IV. Como existem diversas formas de compreensão da surdez é importante orientar a família sobre o fato de que formas diferentes de atuação são possíveis, permitindo e incentivando-a a decidir sobre a abordagem que lhe pareça ideal.

V. A possibilidade da realização de uma cirurgia para realização de implante coclear (IC) não é considerada, pois a idade da criança ainda não permite.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q802261 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Em um hospital, está sendo implantado o programa de detecção precoce do câncer de boca, uma vez que no mapeamento realizado identificou-se que o diagnóstico é feito tardiamente, quando os tumores se encontram em estádios III e IV.

Com base nesse caso, é CORRETO afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.