Questões de Concursos FEAES PR

Resolva questões de FEAES PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q798453 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

São indicações da instituição de ventilação mecânica não invasiva, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q803039 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

Paciente, 78 anos, internado há 10 dias, é portador de doença de Parkinson e necessita fazer angioplastia. Está desnutrido e apresentou quadro de pneumonia. Médico solicita avaliação fonoaudiológica. Analise as hipóteses a seguir:

I. Paciente pode estar com quadro de disfagia associado à doença de Parkinson.

II. Paciente apresenta nível de compreensão rebaixado, confusão mental, alteração de linguagem escrita, flacidez de musculatura de OFA, deglutição comprometida para sólidos.

III. Disfagia pode ser induzida por medicamentos neurolépticos. Os antidepressivos geralmente causam secura na mucosa da boca e a diminuicao da saliva compromete a manipulação do bolo alimentar, além de provocar sonolência, diminuição o estado de vigília e comprometendo a deglutição segura.

IV. Disfagia pode ser decorrente da idade em função de rebaixamento da força muscular, deficiência na mastigação (ausência de dentes, prótese mal adaptada).

Quais hipóteses são compatíveis com o quadro desse paciente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q803603 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

É comum encontrar o paciente disfágico em situação limite em sua vida pessoal, fragilizado pela doença ou mesmo pela situação hospitalar em si. Para muitos, não conseguir comer, sentindo toda série de desconforto decorrente dos sintomas inerentes a disfagia (engasgos, tosse, refluxo nasal, dispneia, etc) ocorre de forma progressiva (envelhecimento, doenças neurológicas progressivas), para outros a disfagia pode ser um sintoma abrupto (pós-AVC) que pode causar total estranhamento. Sobre esse assunto avalie as assertivas a seguir:

I. O fonoaudiólogo, ao abrir espaço em seu atendimento clínico para a escuta de questões emocionais está invadindo o campo da psicologia e atuando de forma antiética.

 II. A recusa alimentar pode ser uma forma de resistência do sujeito de empreender o tratamento, por dificuldade de lidar com a situação nova a que está exposto. E falar sobre isso para o próprio profissional que lida com o manejo da alimentação faz todo o sentido para o paciente, que em seu sofrimento não está preocupado com os limites de cada área de conhecimento.

III. Os AVCs têm início abrupto; paciente e familiares são pegos de surpresa e há total estranhamento frente às sequelas decorrentes. O fonoaudiólogo deve estar preparado para uma escuta clínica desse sofrimento do sujeito.

IV. No ambiente hospitalar, transformações no campo do orgânico (traqueostomias, SNE, gastrostomia, etc) são frequentes e encaradas como normais pela equipe de saúde. No entanto, para o sujeito em sofrimento, tais transformações em seu corpo demandam uma reconstrução/ressimbolização da imagem corporal, sendo que tais aspectos devem ser acolhidos pelo profissional em quem recair a transferência do paciente. Ese é um trabalho de luto imprescindível para que o paciente possa empreender o esforço necessário para sua reabilitação.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q797343 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Considerando a recuperação, em ambiente domiciliar, da pneumonia do idoso, qual a técnica reexpansiva de melhor relação custo benefício?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q798294 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Sobre fisioterapia respiratória, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q801436 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Considerando a fase hospitalar de recuperação pós artroplastia total de quadril, avalie as afirmativas a seguir:

I. O paciente pode ser posicionado em decúbito lateral, sobre o membro não operado e com coxin de apoio para evitar a adução e rotação interna.

II. Exercícios isométricos de quadríceps, exercícios ativos dos músculos da panturrilha e padrões ventilatórios re-expansivos fazem parte do plano de tratamento do primeiro dia pós-operatório.

III. O decúbito dorsal e a posição sentada a 45º são liberadas, mas o paciente não deve ser posicionado em decúbito lateral, devido ao risco de luxação da prótese.

IV. É indicado repouso no leito por três a cinco dias, e, durante esse período, mobilização passiva de articulações de membros inferiores quatro vezes ao dia e exercícios ativos dos músculos da panturrilha.

V. Entre 24 e 48 horas após o fim da intervenção cirúrgica, é possível a posição ortotática com descarga parcial de peso e, até mesmo, deambulação por alguns metros no quarto, desde que haja estabilidade hemodinâmica e ausência de sangramento no sítio operatório.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q796697 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FEAES PR, PUC PR

Sobre terapia manual, afirma-se CORRETAMENTE:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.