Questões de Concursos FEAES PR

Resolva questões de FEAES PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q366684 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Com a globalização e os avanços tecnológicos nas organizações de saúde, foi necessário repensar a gestão de pessoas nessas organizações e na área de recursos humanos. A importância de resultados positivos e a concorrência de mercado fazem com que as organizações utilizem a gestão de pessoas por competência. Assinale a alternativa que contempla o significado da gestão de pessoas por competência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q364308 | Enfermagem, Processamento de material, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Para avaliar a qualidade das práticas realizadas em saúde, são utilizados indicadores de qualidade. Com relação aos objetivos da aplicação de indicadores de qualidade em CME, avalie as assertivas a seguir:

I. Encontrar e corrigir erros, provocar eficácia de mudanças e reprogramar um processo.

II. Auxiliar na detecção de possíveis problemas relacionados à estrutura, ao processo e resultado, que devem ser analisadas na busca de possíveis soluções, com a incorporação de processos de melhoria.

III. Auxiliar na detecção de possíveis problemas na selagem de embalagens de produtos de saúde.

IV. Indicadores construídos e aplicados de acordo com a realidade institucional, na prática, não são na prática aceitos pelas organizações acreditadoras em saúde nacionais e internacionais, até mesmo comprovados o período da mensuração e o trabalho realizado com base nos resultados.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q364726 | Enfermagem, Exames, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Paciente do sexo masculino, 62 anos, ex-etilista. É internado com uma insuficiência hepática. Ao avaliar o prontuário desse paciente, o enfermeiro encontrou os exames de bilirrubina, tempo de protrombina, fosfatase alcalina, ureia e amônia. Em relação aos resultados desses exames, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q363533 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A avaliação do processo assistencial de enfermagem é um processo dinâmico que permite aos gestores o desenvolvimento de estratégias para gerenciar os recursos disponíveis. Implantar processo de avaliação de desempenho que quantifique e monitore periodicamente a eficiência dos serviços é um desafio necessário para estruturação do processo de trabalho e otimização dos recursos. Para assegurar a qualidade da assistência de enfermagem são necessários:

I. Indicadores de medição e avaliação que reflitam as linhas de pensamento qualitativas e quantitivas.

II. Controle informal pelos enfermeiros da qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem.

III. O estabelecimento de padrões de qualidade e produtividade.

IV. O estabelecimento de critérios de avaliação somente dos resultados a serem alcançados.

V. O estabelecimento de padrões, indicadores, critérios condizentes com a realidade da instituição.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q358754 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Atualmente a evolução na área de saúde tem sido muito rápida exigindo dos profissionais não somente conhecimento técnico-científico, mas também uma postura ética, conhecimento sobre direitos humanos, autonomia e liberdade de escolha. Num cenário, o enfermeiro desempenha um papel educativo fundamental que é o de assegurar que o cliente tenha seus direitos preservados nas organizações de saúde.

Assinale a alternativa que contempla CORRETAMENTE um princípio ético fundamental:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q368259 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A paciente M.J.S., 72 anos, foi trazida pelo familiar ao serviço de emergência e informou que havia escorregado da escada. Ao ser avaliada pela enfermeira na unidade de emergência, a paciente apresentava: lucidez, orientada no tempo e espaço, ansiedade, angústia, expressão de medo. Restringiu-se a responder as perguntas com voz baixa e sempre procurando perceber se alguém estava ouvindo. No exame físico havia hematomas e equimoses em membros superiores e inferiores e cicatrizes antigas. No questionamento com o familiar, este informou que ela tinha o hábito de se ferir com objetos, dizendo que os “demônios” a mandavam fazer isso. Entretanto, a enfermeira desconfiou que esta informação não era verdadeira, pois a paciente demonstrava medo e nervosismo na presença do familiar. Este comportamento levou-a a pensar na possibilidade de violência domestica. Procurando explorar melhor a situação, a enfermeira foi conversar com o psicólogo e o plantonista clínico sobre a suspeita de violência familiar os quais decidiram realizar a internação. Após o internamento e sem a presença do familiar, a paciente relatou a técnica de enfermagem que “estava feliz por ficar ali, pois em casa constantemente sofria agressões por parte do familiar X e recebia ameaças”.

Com base nessa nova informação, os procedimentos que a enfermeira da unidade de emergência deve realizar são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q365773 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

À auditoria de custos na enfermagem cumpre a finalidade institucional de comprovação de ações e pagamentos de contas relativos à assistência de enfermagem, o que possibilita a realização de negociações entre as instituições prestadoras de serviços e as fontes pagadoras a partir do relatório técnico. O papel do enfermeiro na área contábil e financeira apresenta as seguintes contribuições:

I. Fornece subsídios para o estabelecimento de contratos mais focalizados na qualidade da assistência ao paciente.

II. Estabelecimento de rotinas protocoladas de ações e de padrões assistenciais embasados na prática fundamentada em evidências.

III. Aferir as inadequações no processo de trabalho assistencial.

IV. Fornece subsídios para a ação da gerencia de enfermagem em diferentes setores da instituição.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q359480 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

O enfermeiro, segundo a Organização Mundial da Saúde, é o profissional com maior potencial para assegurar uma assistência de qualidade com custos racionais. Respondendo por 40% a 50% do faturamento das organizações hospitalares, o enfermeiro pode contribuir com seu trabalho na redução dos custos sem a perda da qualidade desejada. A auditoria da conta paciente averigua a conformidade entre a assistência prestada e os itens cobrados. A ocorrência de distorções dos itens cobrados é prática rotineira do enfermeiro auditor na avaliação do prontuário do paciente e é denominada de glosa. Considera-se glosa corretamente como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q365036 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro Pleno, FEAES PR, PUC PR

T.M.R., 70 anos, masculino, submeteu-se a uma cirurgia abdominal. O enfermeiro, ao avaliar o cliente no pós-operatório imediato, identificou sinais de choque hipovolêmico. Assinale a alternativa que indica esses sinais clínicos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q478804 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Segundo Gomes, 2.000, a dispensação de medicamentos é uma atividade técnico científica de orientação ao paciente, de importância para a observação ao tratamento e, portanto, eficaz, quando bem administrada. Sobre o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária (SDMDU), analise as afirmações a seguir:

I. Uma farmácia hospitalar que adote o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária deverá distribuir todos os medicamentos, em todas as suas formas farmacêuticas, prontos para uso sem necessidades de transferências ou cálculos por parte da enfermagem.

II. O grande desafio para que o sistema por dose unitária seja uma realidade no Brasil é obter formas farmacêuticas estéreis unitarizadas, o que requer um alto investimento financeiro inicial para a aquisição de materiais e equipamentos.

III. O investimento financeiro inicial está relacionado à implantação de uma central de preparações estéreis, o que nem sempre é viável para hospitais de pequeno e médio porte.

IV. Um dos fatores de redução de erros de distribuição e administração de medicamentos no sistema por dose unitária é que a dose do medicamento é embalada, identificada e distribuída, para que a enfermagem possa separá-lo por horário e posteriormente possa administrá-lo ao paciente.

V. A implantação do sistema por dose unitária exige uma série de requisitos, porém não faz parte desses requisitos a existência de uma padronização de medicamentos.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q362956 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A Portaria em vigor n. 2.616, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, normatiza a prevenção e o controle das infecções hospitalares, agora denominadas infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Em relação aos critérios de diagnóstico determinados, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q364846 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A dopamina é o precursor imediato da noradrenalina. Tem efeitos diretos alfa e beta adrenérgicos e dopaminérgicos, que são dose-dependentes. Por ser uma molécula polar, não atravessa a barreira hematoencefálica, não apresentando ação no SNC. As indicações baseiam-se nos efeitos adrenérgicos desejados que se obtêm pela quantidade infundida que se dá em ?/kgpeso/min. Com relação aos cuidados em sua administração, é importante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q364531 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A necessidade de obter retorno quando o enfermeiro trabalha com treinamento é de grande importância, pois o enfermeiro que utiliza o treinamento em suas atividades necessita avaliar se recurso efetivo. Para isso, é preciso realizar a validação desse processo, que tem como objetivo reconhecer, medir o conhecimento adquirido durante o treinamento dos profissionais nele envolvidos. É (são) recurso(s) disponível (eis) para a validação de treinamentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q802560 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

A atuação fonoaudiológica em quadros neurológicos crônicos deve contemplar o atendimento em si, os familiares, os cuidadores e a posição do sujeito frente a sua doença e a sua própria recuperação. O trabalho em equipe interdisciplinar é altamente recomendável, dada a complexidade da situação. Sobre esse assunto é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q361604 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Administrador, FEAES PR, PUC PR

Historicamente, a produção das informações em saúde em nosso país deu-se de forma centralizada. Esse fato, possivelmente, deve-se a quatro razões principais: a) no início dos anos 60 a centralização da produção das informações foi tomada como estratégia nacional para a padronização e melhoria da qualidade das estatísticas disponíveis no país; b) a tecnologia de informática disponível no momento da criação dos sistemas de informações baseava-se nos main-frames, fato que já colaborava para uma forte centralização da produção de dados; c) existência de poucos recursos humanos disponíveis para a gestão e produção das informações; d) forte centralização política nos anos de chumbo, época em que vários destes sistemas foram criados. Assinale a alternativa que apresenta o principal fator limitante do potencial de uso dos sistemas de informação em saúde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q816688 | Legislação Federal, Lei 8842 1994, Auxiliar Administrativo, FEAES PR, PUC PR

A Política Nacional do Idoso, a fim de assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, deve:

I. Estimular a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, como centros de convivência, centros de cuidados diurnos, casas-lares, oficinas abrigadas de trabalho, atendimentos domiciliares e outros.

II. Desenvolver formas de cooperação entre as Secretarias de Saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e entre os centros de referência em geriatria e gerontologia para treinamento de equipes multiprofissionais.

III. Prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não governamentais.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q362294 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Pleno, FEAES PR, PUC PR

Senhor J.O.M., 70 anos, sofreu queda de mesmo nível (no banheiro). Queixa-se de dor intensa em MID, principalmente ao movimentá-lo. Realizado raio X com laudo de fratura de colo de fêmur D. Os achados clínicos que o enfermeiro deve identificar são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q478512 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Muito se tem falado em humanização no ambiente de trabalho. Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano; significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca. Na assistência à saúde humanização significa:

I. reconhecer as pessoas que buscam nos serviços de saúde a resolução de suas necessidades de saúde como sujeitos de direito.

II. observar cada pessoa em sua individualidade, em suas necessidades específicas, ampliando as possibilidades através das quais possa exercer sua autonomia.

III. transformar o modelo assistencial e a humanização do atendimento para que seja garantido ao usuário o direito à informação.

IV. realizar o trabalho em equipe multiprofissional, priorizando a troca de informações, que devem ser compartilhadas por todos os profissionais da equipe.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q367655 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Aproximadamente 10% dos pacientes hospitalizados infectam-se pelo fato de serem submetidos a procedimentos invasivos ou pelo uso de terapia imunossupressora. O uso excessivo e indiscriminado de antimicrobianos tem resultado no surgimento de cepas bacterianas multirresistentes. Essa situação tem se transformado ao longo dos últimos anos em um grave problema para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Em relação a essa problemática, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q803512 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, FEAES PR, PUC PR

A família de um engenheiro mecânico de 76 anos procurou o serviço de fonoaudiologia de uma clínica e relatou que ele entende só o que quer. Quando toca a campainha, o idoso não atende e diz que não ouve, mas se o seu cachorro produz algum som, ele atende prontamente. Não acompanha conversação nas reuniões de família, mas, em conversas particulares, com poucas pessoas, apresenta boa compreensão. Sabe-se que o engenheiro trabalhou, antes de se aposentar, em ambiente ruidoso por 30 anos e fez uso de equipamento de proteção individual, protetor auricular, nos últimos dez anos de trabalho. Atualmente presta seviço autônomo para várias empresas do ramo automotivo. Queixou-se de zumbido constante, intenso, que interfere em seu sono, e da sensação de que os sons estão abafados. Considerando esse caso, assinale a alternativa que apresenta os resultados da avaliação audiológica mais compatíveis com as queixas apresentadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.