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Questões de Concursos FMS

Resolva questões de FMS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q2666 | Informática, Auxiliar Administrativo, FMS, NUCEPE

Considere a figura abaixo, que mostra uma planilha digitada no MS-Excel 2007:



Selecionando as células de A1 a A4, e arrastando-as pela alça de preenchimento, (na borda da
célula A4) até a célula A8, o resultado em A5 e A7 será, respectivamente:
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22Q42460 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Um diagnóstico de enfermagem é uma frase padrão descritiva sobre o estado de saúde de um cliente (que pode ser um indivíduo, uma família, ou uma comunidade em geral). São diagnósticos de enfermagem para pneumopatias, EXCETO,
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23Q2665 | Informática, Auxiliar Administrativo, FMS, NUCEPE

Considere a figura abaixo, que mostra uma planilha digitada no MS-Excel 2007



Ao lado dos títulos das colunas A e B aparece o ícone . Escolha a alternativa que identifica
CORRETAMENTE o ícone em questão.
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24Q2672 | Português, Agente Administrativo, FMS, NUCEPE

Texto associado.
Memórias estressadas

O primeiro beijo. O casamento. O dia em que o carro saiu do controle na estrada e
passou raspando pelo caminhão. Cada detalhe desses eventos marcantes é gravado em sua mente,
ainda que você não consiga se lembrar de absolutamente nada do que aconteceu nas últimas 24
horas. Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas
facilmente. Ou seja: o estresse pode melhorar a memória.
Todos nós também já passamos pela experiência oposta: quando estamos muito tensos
as palavras e as ideias parecem sumir da mente. Alguns casos de falha de memória estão ligados
a traumas infinitamente maiores: alguém que sofreu abuso sexual na infância, por exemplo, pode
ver os detalhes se perderem numa névoa amnésica.
Para pesquisadores que estudam o fenômeno, como eu, essa dicotomia é bastante
familiar. O estresse melhora algumas funções em certas circunstâncias e as atrapalha em outras.
Pesquisas recentes mostram como situações estressantes leves ou moderadas melhoram a
cognição e a memória, enquanto as fortes ou prolongadas as prejudicam.
(...)

(Revista Mente Cérebro –Duetto Editorial - Número 27 - Por Robert M. Sapolsky – p. 53)
A palavra “as” em: “as prejudicam.” (linha 13) retoma, textualmente:
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25Q42478 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

O termo “estoma” significa o estabelecimento de uma solução de continuidade entre uma cavidade ou órgão com a superfície corporal, seja de maneira direta ou através de tubos. Ressalta-se que o aparecimento de complicação pós-operatória na estomia pode estar associado a múltiplos fatores. Qual alternativa corresponde a uma complicação de estomia tardia?
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26Q42446 | Noções de Saúde, Legislação em Saúde, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

A PORTARIA Nº 325, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2008, estabelece prioridades, objetivos e metas do Pacto pela Vida para 2008, os indicadores de monitoramento e avaliação do Pacto pela Saúde e as orientações, prazos e diretrizes para a sua pactuação.

São prioridades do Pacto pela Vida para o ano de 2008, EXCETO,
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27Q42470 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

O teste de hemoglobina glicada é utilizado nos pacientes diabéticos tem por finalidade:
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28Q42479 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

A Resolução do COFEN 311/2007 afirma que todos os profissionais de enfermagem deverão conhecer o inteiro teor do Código de Ética dos profissionais de enfermagem, que se aplica aos profissionais de enfermagem e exercentes das atividades elementares de enfermagem. Sobre os diretos dos profissionais nas relações com as organizações empregadoras, marque a alternativa INCORRETA.
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29Q42467 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

O Programa Nacional de Imunização – PNI, em 1973, foi instituído com o objetivo de prevenir as principais doenças imunopreveníveis do país. A imunização tem se mostrado o melhor programa de saúde pública, levando a queda acentuada da incidência das doenças infecciosas. Sobre os tipos de vacinas coloque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso e marque a sequência CORRETA

( ) Vacinas vivas – Resultam da modificação de vírus selvagem ou bactérias em laboratório, habitualmente por cultivos sucessivos, precisam se replicar para serem efetivas, resposta imune similar à da infecção natural, necessitam menor número de doses para imunizar, imunidade duradoura.
( ) Vacinas inativadas – Podem ser bacterianas ou virais, são inativadas em laboratório através do calor ou através de processos químicos. Podem se constituir de microrganismos inteiros ou fracionados. Necessita de várias doses para imunizar, não causam doenças, mesmo na situação de imunossupressão, pois não podem se replicar.
( ) Vacinas combinadas – Proteínas ou toxinas de um segundo tipo de micro-organismo (que um sistema imune imaturo possa reconhecer) é ligado ao micro-organismo contra o qual se quer imunizar.
( ) Vacinas conjugadas – Contém no mesmo frasco várias vacinas diferentes.
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30Q2668 | Português, Agente Administrativo, FMS, NUCEPE

Texto associado.
Memórias estressadas

O primeiro beijo. O casamento. O dia em que o carro saiu do controle na estrada e
passou raspando pelo caminhão. Cada detalhe desses eventos marcantes é gravado em sua mente,
ainda que você não consiga se lembrar de absolutamente nada do que aconteceu nas últimas 24
horas. Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas
facilmente. Ou seja: o estresse pode melhorar a memória.
Todos nós também já passamos pela experiência oposta: quando estamos muito tensos
as palavras e as ideias parecem sumir da mente. Alguns casos de falha de memória estão ligados
a traumas infinitamente maiores: alguém que sofreu abuso sexual na infância, por exemplo, pode
ver os detalhes se perderem numa névoa amnésica.
Para pesquisadores que estudam o fenômeno, como eu, essa dicotomia é bastante
familiar. O estresse melhora algumas funções em certas circunstâncias e as atrapalha em outras.
Pesquisas recentes mostram como situações estressantes leves ou moderadas melhoram a
cognição e a memória, enquanto as fortes ou prolongadas as prejudicam.
(...)

(Revista Mente Cérebro –Duetto Editorial - Número 27 - Por Robert M. Sapolsky – p. 53)
Assinale a opção que, de forma mais completa e adequada, resume o posicionamento do texto em relação às ideias nele defendidas.
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31Q2669 | Português, Agente Administrativo, FMS, NUCEPE

Texto associado.
Memórias estressadas

O primeiro beijo. O casamento. O dia em que o carro saiu do controle na estrada e
passou raspando pelo caminhão. Cada detalhe desses eventos marcantes é gravado em sua mente,
ainda que você não consiga se lembrar de absolutamente nada do que aconteceu nas últimas 24
horas. Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas
facilmente. Ou seja: o estresse pode melhorar a memória.
Todos nós também já passamos pela experiência oposta: quando estamos muito tensos
as palavras e as ideias parecem sumir da mente. Alguns casos de falha de memória estão ligados
a traumas infinitamente maiores: alguém que sofreu abuso sexual na infância, por exemplo, pode
ver os detalhes se perderem numa névoa amnésica.
Para pesquisadores que estudam o fenômeno, como eu, essa dicotomia é bastante
familiar. O estresse melhora algumas funções em certas circunstâncias e as atrapalha em outras.
Pesquisas recentes mostram como situações estressantes leves ou moderadas melhoram a
cognição e a memória, enquanto as fortes ou prolongadas as prejudicam.
(...)

(Revista Mente Cérebro –Duetto Editorial - Número 27 - Por Robert M. Sapolsky – p. 53)
No trecho: “Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas facilmente.” (l. 04-05), o sentido seria mantido se a palavra “arquivadas” fosse substituída por:
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32Q2667 | Informática, Auxiliar Administrativo, FMS, NUCEPE

Considere a figura seguinte, que ilustra uma janela do MS-Outlook Express 6, e assinale a opção
CORRETA:

Questão MS-Outlook Express 6 - Prova FMS 2011
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33Q42439 | Português, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Texto associado.
SEXO, PENICILINA E ROCK N ROLL

     Economista defende que remédio contra a sífilis foi o pontapé inicial para as transformações vividas nos anos 1960

      Era uma vez uma pílula que, ao ser ingerida, mudou de uma vez por todas nosso comportamento e sistema de valores, transformando a sociedade no século 20. Da pílula anticoncepcional nasceu a revolução sexual. Essa é a história conhecida. Mas, segundo o economista Andrew Francis, da Universidade Emory, nos Estados Unidos, o pontapé inicial da revolução sexual foi dado não pela pílula, mas pela penicilina. Descoberta em 1928 por Alexander Fleming, ela foi usada clinicamente pela primeira vez em 1941. Dois anos depois, constatou-se que a penicilina podia tratar uma das doenças mais temidas da época: a sífilis. "De 1947 a 1957, a incidência de sífilis caiu 95%, e as mortes, 75%", disse Francis a GALILEU. "Minha hipótese é que essa redução no impacto de contrair sífilis estimulou um comportamento sexual não tradicional nos anos de 1950".

      Para testar a ideia, ele foi atrás dos indicadores da incidência de gonorreia (também sexualmente transmissível), do número de filhos ilegítimos e da ocorrência de gravidez na adolescência. À medida que a sífilis era controlada, esses indicadores subiam. Ou seja, quando a pílula surgiu, algumas mudanças já estavam em curso. Isso não tira, é claro, a importância do anticoncepcional nas transformações que vieram em seguida. Afinal, a penicilina não resolvia a questão da contracepção. "A mulher já estava no mercado de trabalho; exigia-se da medicina uma solução para que ela pudesse conciliar a vida profissional com a maternidade", afirma Carmita Abdo, coordenador do ProSex.

(Revista GALILEU, Editora Globo. Maio/2015 - Nº 286 - Por Amarilis Lage - Seção Dossiê Métodos contraceptivos, p. 36)
A expressão introdutória do texto Era uma vez é utilizada geralmente em narrativas ficcionais para registrar um pretenso tempo longínquo. No texto acima
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34Q42469 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

O “Teste do Pezinho” faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), um programa de saúde publica que foi implantado em 2001, através da Portaria Ministerial Nº 822, de 06/06/01 do Ministério de Saúde e que determina a gratuidade e obrigatoriedade da realização dos testes. Segundo o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
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35Q2670 | Português, Agente Administrativo, FMS, NUCEPE

Texto associado.
Memórias estressadas

O primeiro beijo. O casamento. O dia em que o carro saiu do controle na estrada e
passou raspando pelo caminhão. Cada detalhe desses eventos marcantes é gravado em sua mente,
ainda que você não consiga se lembrar de absolutamente nada do que aconteceu nas últimas 24
horas. Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas
facilmente. Ou seja: o estresse pode melhorar a memória.
Todos nós também já passamos pela experiência oposta: quando estamos muito tensos
as palavras e as ideias parecem sumir da mente. Alguns casos de falha de memória estão ligados
a traumas infinitamente maiores: alguém que sofreu abuso sexual na infância, por exemplo, pode
ver os detalhes se perderem numa névoa amnésica.
Para pesquisadores que estudam o fenômeno, como eu, essa dicotomia é bastante
familiar. O estresse melhora algumas funções em certas circunstâncias e as atrapalha em outras.
Pesquisas recentes mostram como situações estressantes leves ou moderadas melhoram a
cognição e a memória, enquanto as fortes ou prolongadas as prejudicam.
(...)

(Revista Mente Cérebro –Duetto Editorial - Número 27 - Por Robert M. Sapolsky – p. 53)
Em alguns trechos do texto, observa-se uma linguagem que sinaliza para uma proximidade com o leitor. Assinale a opção em que esta informação se confirma.
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36Q2664 | Informática, Auxiliar Administrativo, FMS, NUCEPE

Considerando o Microsoft Word 2007, instalação padrão, escolha a alternativa que identifica,
respectivamente, as descrições abaixo.

· É uma série de comandos e instruções agrupadas como um único comando para realizar uma
tarefa automaticamente.
· Ferramenta utilizada para marcar e localizar textos importantes em seu documento. Funciona
como um marca-texto.
· Ferramenta utilizada para aplicar formatação de texto e alguma formatação gráfica básica,
como bordas e preenchimentos.
· Ferramenta usada para criar um conjunto de documentos, como uma carta modelo que é
enviada a muitos clientes ou uma folha de etiquetas de endereço.
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37Q2671 | Português, Agente Administrativo, FMS, NUCEPE

Texto associado.
Memórias estressadas

O primeiro beijo. O casamento. O dia em que o carro saiu do controle na estrada e
passou raspando pelo caminhão. Cada detalhe desses eventos marcantes é gravado em sua mente,
ainda que você não consiga se lembrar de absolutamente nada do que aconteceu nas últimas 24
horas. Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas
facilmente. Ou seja: o estresse pode melhorar a memória.
Todos nós também já passamos pela experiência oposta: quando estamos muito tensos
as palavras e as ideias parecem sumir da mente. Alguns casos de falha de memória estão ligados
a traumas infinitamente maiores: alguém que sofreu abuso sexual na infância, por exemplo, pode
ver os detalhes se perderem numa névoa amnésica.
Para pesquisadores que estudam o fenômeno, como eu, essa dicotomia é bastante
familiar. O estresse melhora algumas funções em certas circunstâncias e as atrapalha em outras.
Pesquisas recentes mostram como situações estressantes leves ou moderadas melhoram a
cognição e a memória, enquanto as fortes ou prolongadas as prejudicam.
(...)

(Revista Mente Cérebro –Duetto Editorial - Número 27 - Por Robert M. Sapolsky – p. 53)
Observe o trecho: “... quando estamos muito tensos as palavras e as ideias parecem sumir da mente.” (l. 06 - 07). Considerando-se o emprego das estruturas linguísticas, a correção gramatical quanto à uniformidade pronominal estará mantida se entre as palavras “da” e “mente”, acima, usarmos a palavra:
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38Q42458 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

A Saúde da Família deve ser entendida como um modo de mudar o atendimento às pessoas (reorientação do modelo assistencial) mediante a implantação de equipes integradas por diferentes profissionais (multiprofissionais) em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada e próxima a UBS. Marque a alternativa INCORRETA acerca das ações das equipes multiprofissionais:
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39Q42384 | Português, Técnico de Enfermagem, FMS, NUCEPE

Texto associado.
PARA AS TEENS, DIU

Novas diretrizes da Academia Americana de Pediatria apontam o dispositivo intrauterino como um dos melhores métodos contraceptivos para as adolescentes

    Gravidez indesejada é ruim em qualquer idade. Mas na adolescência os impactos são ainda maiores e mais duradouros. Quer um exemplo? Quando descobrem que estão grávidas, muitas jovens interrompem os estudos - o que afetará as oportunidades econômicas e sociais tanto delas como de seus filhos. Sem falar que uma adolescente de 15 anos corre cinco vezes mais risco de morrer no parto do que uma mulher cinco anos mais velha.

    A contracepção deveria, portanto, receber uma atenção extra nessa faixa etária - mas não é o que ocorre. Enquanto 60% das mulheres com mais de 30 anos usam algum método contraceptivo, entre as jovens de 15 a 24 anos esse índice cai para 22%, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas. Mesmo quando há acesso, as questões típicas da idade interferem no uso. Tomar pílula todo dia requer disciplina. Exigir camisinha a cada relação sexual demanda autoconfiança - tanto dela quanto dele. Qual a melhor forma de se prevenir?

    Segundo um relatório divulgado no fim do ano passado pela Academia Americana de Pediatria (AAP), a resposta é: DIU e implante hormonal. Ambos são métodos contraceptivos de longo prazo (sua ação dura de três a dez anos) e reversíveis (basta retirá-los para que a fertilidade volte ao normal).

    (...)

(Revista GALILEU, Editora Globo. Maio/2015 - Nº 286 - Por Amarilis Lage - Seção Dossiê Métodos contraceptivos, p. 35) 
Analise as estruturas linguísticas dos itens abaixo e marque aquele cuja palavra destacada especifica ou qualifica a palavra que lhe sucede.
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40Q42484 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e no manejo dessas dificuldades. Uma das principais dificuldades é o ingurgitamento mamário patológico, recomendam-se as seguintes medidas, EXCETO,
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