Início

Questões de Concursos FMS PI

Resolva questões de FMS PI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q474909 | Farmácia, Analise Clínica, Farmacêutico, FMS PI, NUCEPE

Mulher de 25 anos acaba de dar a luz a uma criança. Ao avaliar os exames de laboratório solicitados seu médico evidencia que a mãe é portadora de sífilis. Qual dos testes abaixo é melhor indicado para diagnosticar a sífilis congênita no recém nascido?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q471586 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

O lúdico é sinal de liberdade, desejo, participação e bem estar, observadas as qualidades de entretenimento e diversão, e deve ser estimulado nas aulas de Educação Física. Assim, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q480552 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, FMS PI, NUCEPE

Existem muitas situações onde a droga deve ser administrada por via intravenosa. A utilização dessa via permite o controle da administração da droga de acordo com a necessidade e resposta do paciente. Sobre a administração de medicamento por via intravenosa, assinale a alternativa que apresenta uma sentença CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q536676 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Técnico em Edificações, FMS PI, NUCEPE

Com relação às características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q621484 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, FMS PI, NUCEPE

Sobre o processo de desenvolvimento de software conhecido como Engenharia de Software Baseada em Componentes (ESBC), analise as proposições abaixo.

1) O ESBC dá ênfase à sequencialidade das tarefas.

2) A atividade de Engenharia de Domínio produz uma lista de componentes que podem ser reutilizados.

3) O modelo de troca de dados é um dos ingredientes arquiteturais necessários para a atividade de composição de componentes.

Está(ão) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q383447 | Biologia, Práticas Laborais, Biólogo, FMS PI, NUCEPE

Os microscópios são equipamentos que têm por objetivo produzir imagens aumentadas de objetos tão pequenos que são indistintos à vista desarmada ou que, se vistos, não revelariam aspectos textuais mais detalhados. Existem métodos específicos para coleta de materiais biológicos distintos e sobre eles analise as afirmações. Responda de acordo com o seguinte código:

I- Esfregaço é um método que consiste em colocar uma gota do material a ser analisado sobre uma lâmina e, com o auxílio de uma outra lâmina, promover o deslizamento do líquido sobre a primeira lâmina, de forma que se faça uma camada do líquido com células sobre o vidro.

II- Espalhamento é um método que consiste em promover uma raspagem das camadas superficiais de membranas mucosas com uma espátula e, posteriormente, deslizar esse material raspado sobre a superfície limpa de uma lâmina.

III- Decalque é um método que consiste em retirar do animal um fragmento do órgão a ser estudado e com auxílio de uma pinça esse órgão deverá ser pressionado contra uma lâmina devidamente limpa e repetindo esses movimentos os núcleos inteiros de órgãos com relativa consistência mole, como, por exemplo, o fígado, o baço, os rins, o timo, ficarão impressos na lâmina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q359196 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

O enfermeiro deve realizar a notificação compulsória imediata dos casos suspeitos ou confirmados de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q646090 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, FMS PI, NUCEPE

Considere os seguintes objetivos a serem atingidos na etapa de projeto, visando à modularização de um sistema:

1) maximizar a coesão de cada módulo.

2) minimizar o acoplamento entre os módulos.

3) maximizar o reuso de cada módulo.

É(são) objetivo(s) compatível(is) com uma melhor qualidade de modularização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q477138 | Farmácia, Epidemiologia, Assistente Social, FMS PI, NUCEPE

Para que uma doença infecciosa ocorra, deve haver interação entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q532715 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Técnico em Edificações, FMS PI, NUCEPE

Com relação às definições relacionadas a projetos arquitetônicos, entende-se por Planta de Edificação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q798245 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, FMS PI, NUCEPE

Na avaliação clínica de um cardiopata é fundamental, durante o exame físico, realizar a ausculta cardíaca na busca de sons que denotem o funcionamento normal e patológico do coração. Sobre ausculta cardíaca, julgue os itens abaixo e assinale o INCORRETO.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q539331 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Técnico em Edificações, FMS PI, NUCEPE

Sobre sinalização tátil, pode-se afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q606448 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Bibliotecário, FMS PI, NUCEPE

Através da cobertura temática comparada dos periódicos Library and Information Science Abstracts (LISA) e Information Science Abstracs (ISA), Robredo identifica assuntos relacionados com a biblioteconomia e à ciência da informação. Marque a alternativa que contenha SOMENTE assuntos relacionados à ciência da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q632881 | Informática, Normalização, Analista de Sistemas, FMS PI, NUCEPE

No que concerne a bancos de dados relacionais, analise as proposições abaixo.

1) Uma relação está na primeira forma normal se todos os seus atributos são monovalorados e atômicos.

2) A segunda forma normal determina que, numa tabela, todo atributo não chave não é dependente transitivo da chave primária.

3) A terceira forma normal determina que, numa tabela, todos os atributos primos dependem funcionalmente de toda a chave primária.

4) A forma normal Boyce-Codd determina que, numa tabela, todo determinante deve ser uma chave, primária ou candidata.

Estão corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q621116 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistemas, FMS PI, NUCEPE

Uma linguagem é Orientada a Objetos de forma Pura (OOP) quando todos os tipos pré-definidos são objetos, todas as operações são mensagens a objetos, todos os tipos definidos pelo usuário são objetos, e permite encapsulamento (esconder informação), herança e polimorfismo. Qual das alternativas abaixo contém apenas linguagens OOP?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q472142 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Os esportes apresentam potencial técnico e tático. A afirmação que define a tática é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q361325 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

A violência física pode apresentar-se sob as seguintes configurações, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q434100 | Direito Constitucional, Técnico em Contabilidade, FMS PI, NUCEPE

“A fiscalização (...) da União e das entidades da administração direta e indireta (...) será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle ______, e pelo sistema de controle _________ de cada Poder” (art. 70, CF). Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q808386 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Biólogo, FMS PI, NUCEPE

Legislação Ambiental Brasileira é o conjunto de normas jurídicas que se destinam a disciplinar a atividade humana, para torná-la compatível com a proteção do meio ambiente. No Brasil, as leis voltadas para a conservação ambiental começaram a ser votadas a partir de 1981, com a lei que criou a Política Nacional do Meio Ambiente. Sobre a Legislação Ambiental Brasileira, coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e em seguida assinale a alternativa que tem a sequência CORRETA.

I. ( ) A lista oficial das espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção (publicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, registra mamíferos como o guariba, o mico-leão-dourado, a raposa entre outros e insetos (na maioria borboletas e libélulas).

II. ( ) A Sociedade Botânica do Brasil, no esudo, no estudo Centuria Plantarum Brasiliensium Exstintionis Minitata, classifica as espécies nas categorias: em perigo (isto é, seus números foram reduzidos a um nível critico ou seus hábitats foram tão drasticamente reduzidos que sua sobrevivência é improvável) e as demais estão nas categorias: vulnerável, rara e indeterminada.

III. ( ) Unidades de Conservação são conjunto de áreas legalmente estabelecidas pelo poder público, que objetivam a preservação do meio ambiente e das condições naturais de certos espaços territoriais do país.

IV. ( ) A lei dos Crimes Ambientais, elenca quais são as penas restritivas de direitos que podem ser aplicadas em matéria ambiental. São elas: a) prestação de serviços à comunidade; b) interdição temporária de direitos; c) suspensão parcial ou total de atividades; d) prestação pecuniária, e, por fim, e) recolhimento domiciliar.

V. ( ) Dos crimes contra a Fauna, o artigo 29 fala que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida sofrerá penalidades severas como detenção de seis meses a cinco anos, multa e prestação de serviços à comunidade após cumprimento da pena de detenção.

Assinale a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q384845 | Biologia, Práticas Laborais, Citotécnico, FMS PI, NUCEPE

Para a coleta de amostras da cérvice uterina, para estudo citopatológico, são utilizados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.