Questões de Concursos FSASP Resolva questões de FSASP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. FSASP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 11Q897751 | Pedagogia, Professor, FSASP, FSA, 2024A educação superior não abrange os seguintes cursos e programas: ✂️ a) de pós-graduação, compreendendo, dentre outros, cursos de especialização e aperfeiçoamento, aberto a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. ✂️ b) de mestrado, também conhecido como “cursos de extensão”, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino. ✂️ c) cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. ✂️ d) de graduação, são abertos candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q897759 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024No que diz respeito às metodologias ativas na educação, assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) Em um sentido amplo, toda aprendizagem é ativa em algum grau, porque exige do aprendiz e docente formas diferentes de movimentação interna e externa, de motivação, seleção, interpretação, comparação, avaliação, aplicação. ✂️ b) Dentre os benefícios do emprego das metodologias ativas podem ser enunciados: preservação do modelo tradicional; desenvolvimento da autonomia do docente; exercício do trabalho individual; integração entre teoria e prática; desenvolvimento de visão analítica da realidade; e uso de avaliação informativa. ✂️ c) As metodologias ativas de ensino-aprendizagem ressaltam que os discentes precisam ser estimulados, encorajados e questionados para que possam buscar estratégias de resoluções, tornando-se protagonistas de seu desenvolvimento educacional. ✂️ d) As metodologias ativas mostram-se como uma concepção educacional que coloca os discentes como principais agentes de seu aprendizado, estimulando os alunos a serem sujeitos ativos, e colabora diretamente, com o desenvolvimento de habilidades criativas e autônomas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q897745 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor, FSASP, FSA, 2024No que diz respeito às disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale uma alternativa incorreta: ✂️ a) Na estrutura educacional, deve haver um Conselho Nacional de Educação, com funções normativas e de supervisão e atividade permanente, criado por decreto. ✂️ b) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, têm a incumbência de administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros. ✂️ c) Os Municípios podem optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica. ✂️ d) Cabe à União a cooperativa da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q897749 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor, FSASP, FSA, 2024No que tange ao preceituado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) devem orientar a organização dos cursos e itinerários, momentos tecnológicos, de forma a permitir sua equivalência para o aproveitamento de estudos entre os níveis médio e superior . ✂️ b) Os diplomas de cursos de educação profissional de nível médio, mesmo que não registados, terão validade nacional. ✂️ c) O itinerário contínuo de formação profissional e tecnológica é o percurso formativo estruturado de forma a permitir o aproveitamento incremental de experiências, certificações e conhecimentos desenvolvidos ao longo da trajetória individual do estudante. ✂️ d) As instituições de educação profissional e tecnológica, além de seus cursos regulares, devem oferecer cursos especiais, abertos à comunidade, condicionados à matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q897746 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor, FSASP, FSA, 2024No que se refere ao previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale uma alternativa incorreta: ✂️ a) A educação de jovens e adultos deve ser direcionada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino superior, na própria idade. ✂️ b) Quando a educação profissional técnica de nível médio for oferecida em conjunto com a aprendizagem profissional, poderá haver aproveitamento das atividades pedagógicas de educação profissional técnica de nível médio, para efeito de cumprimento do contrato de aprendizagem profissional, nos termos do regulamento. ✂️ c) A educação profissional técnica de nível médio pode ser desenvolvida na forma articulada com o ensino médio. ✂️ d) A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderá ser desenvolvida nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q897747 | Pedagogia, Professor, FSASP, FSA, 2024No que concerne ao tema da Educação de Jovens e Adultos, assinale uma alternativa incorreta: ✂️ a) O Poder Público deve viabilizar e estimular o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. ✂️ b) Os sistemas de ensino devem ser gratuitos para jovens e adultos, que não possam realizar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais completas, considerando as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho, por meio de cursos e exames. ✂️ c) A educação de jovens e adultos deve articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. ✂️ d) Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a desconstrução de diferentes itinerários formativos, observados como normas do respectivo sistema e nível de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q897750 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024Assinale a alternativa que apresenta uma finalidade que não se alinha com os propósitos da educação superior: ✂️ a) estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. ✂️ b) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. ✂️ c) atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, por meio da formação e da capacitação de profissionais, da realização de pesquisas pedagógicas e do desenvolvimento de atividades de extensão que se aproximam dos dois níveis escolares. ✂️ d) promover uma extensão fechada à participação da população, aumentando a difusão das conquistas e os benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q897760 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024No que diz respeito às metodologias ativas na educação, assinale uma alternativa incorreta: ✂️ a) As metodologias ativas apresentam uma perspectiva transformadora que pode exigir mudanças didáticas nos currículos, pois estas estão sobrecarregadas de conteúdos insuficientes para a vida profissional, já que a complexidade dos problemas atuais exige novas competências além do conhecimento específico, tais como: a colaboração, o conhecimento interdisciplinar, a habilidade para inovação, o trabalho em grupo, a educação para o desenvolvimento sustentável, regional e globalizado. ✂️ b) As metodologias ativas surgiram com o objetivo de transformar e aperfeiçoar o ensino aprendizagem trazendo uma abordagem diferenciada, uma vez que os temas e assuntos trabalhados em sala de aula, são assimilados de uma maneira a gerar uma conduta e um comportamento ativo do aluno. ✂️ c) Pela razão da simplicidade que acompanha o emprego das metodologias ativas, como regra, o método apresenta desafios para educadores, bem como para todos os demais envolvidos na gestão pedagógica. ✂️ d) As metodologias ativas têm seu método focado no fortalecimento da autonomia do indivíduo além de mais qualidade das técnicas específicas para um ensino inovador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q897752 | Pedagogia, Professor, FSASP, FSA, 2024No que concerne ao tema da educação superior, assinale uma alternativa incorreta: ✂️ a) A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de ensino superior, possuem prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação. ✂️ b) Na educação superior, o ano letivo regular, dependente do ano civil, razão pela qual deve ter fundamentalmente e sessenta e cinco dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. ✂️ c) As instituições de ensino superior aceitam a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo. ✂️ d) A educação superior deve ser ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← Anterior
11Q897751 | Pedagogia, Professor, FSASP, FSA, 2024A educação superior não abrange os seguintes cursos e programas: ✂️ a) de pós-graduação, compreendendo, dentre outros, cursos de especialização e aperfeiçoamento, aberto a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. ✂️ b) de mestrado, também conhecido como “cursos de extensão”, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino. ✂️ c) cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. ✂️ d) de graduação, são abertos candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q897759 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024No que diz respeito às metodologias ativas na educação, assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) Em um sentido amplo, toda aprendizagem é ativa em algum grau, porque exige do aprendiz e docente formas diferentes de movimentação interna e externa, de motivação, seleção, interpretação, comparação, avaliação, aplicação. ✂️ b) Dentre os benefícios do emprego das metodologias ativas podem ser enunciados: preservação do modelo tradicional; desenvolvimento da autonomia do docente; exercício do trabalho individual; integração entre teoria e prática; desenvolvimento de visão analítica da realidade; e uso de avaliação informativa. ✂️ c) As metodologias ativas de ensino-aprendizagem ressaltam que os discentes precisam ser estimulados, encorajados e questionados para que possam buscar estratégias de resoluções, tornando-se protagonistas de seu desenvolvimento educacional. ✂️ d) As metodologias ativas mostram-se como uma concepção educacional que coloca os discentes como principais agentes de seu aprendizado, estimulando os alunos a serem sujeitos ativos, e colabora diretamente, com o desenvolvimento de habilidades criativas e autônomas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q897745 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor, FSASP, FSA, 2024No que diz respeito às disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale uma alternativa incorreta: ✂️ a) Na estrutura educacional, deve haver um Conselho Nacional de Educação, com funções normativas e de supervisão e atividade permanente, criado por decreto. ✂️ b) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, têm a incumbência de administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros. ✂️ c) Os Municípios podem optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica. ✂️ d) Cabe à União a cooperativa da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q897749 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor, FSASP, FSA, 2024No que tange ao preceituado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) devem orientar a organização dos cursos e itinerários, momentos tecnológicos, de forma a permitir sua equivalência para o aproveitamento de estudos entre os níveis médio e superior . ✂️ b) Os diplomas de cursos de educação profissional de nível médio, mesmo que não registados, terão validade nacional. ✂️ c) O itinerário contínuo de formação profissional e tecnológica é o percurso formativo estruturado de forma a permitir o aproveitamento incremental de experiências, certificações e conhecimentos desenvolvidos ao longo da trajetória individual do estudante. ✂️ d) As instituições de educação profissional e tecnológica, além de seus cursos regulares, devem oferecer cursos especiais, abertos à comunidade, condicionados à matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q897746 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor, FSASP, FSA, 2024No que se refere ao previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale uma alternativa incorreta: ✂️ a) A educação de jovens e adultos deve ser direcionada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino superior, na própria idade. ✂️ b) Quando a educação profissional técnica de nível médio for oferecida em conjunto com a aprendizagem profissional, poderá haver aproveitamento das atividades pedagógicas de educação profissional técnica de nível médio, para efeito de cumprimento do contrato de aprendizagem profissional, nos termos do regulamento. ✂️ c) A educação profissional técnica de nível médio pode ser desenvolvida na forma articulada com o ensino médio. ✂️ d) A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderá ser desenvolvida nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q897747 | Pedagogia, Professor, FSASP, FSA, 2024No que concerne ao tema da Educação de Jovens e Adultos, assinale uma alternativa incorreta: ✂️ a) O Poder Público deve viabilizar e estimular o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. ✂️ b) Os sistemas de ensino devem ser gratuitos para jovens e adultos, que não possam realizar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais completas, considerando as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho, por meio de cursos e exames. ✂️ c) A educação de jovens e adultos deve articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. ✂️ d) Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a desconstrução de diferentes itinerários formativos, observados como normas do respectivo sistema e nível de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q897750 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024Assinale a alternativa que apresenta uma finalidade que não se alinha com os propósitos da educação superior: ✂️ a) estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. ✂️ b) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. ✂️ c) atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, por meio da formação e da capacitação de profissionais, da realização de pesquisas pedagógicas e do desenvolvimento de atividades de extensão que se aproximam dos dois níveis escolares. ✂️ d) promover uma extensão fechada à participação da população, aumentando a difusão das conquistas e os benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q897760 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024No que diz respeito às metodologias ativas na educação, assinale uma alternativa incorreta: ✂️ a) As metodologias ativas apresentam uma perspectiva transformadora que pode exigir mudanças didáticas nos currículos, pois estas estão sobrecarregadas de conteúdos insuficientes para a vida profissional, já que a complexidade dos problemas atuais exige novas competências além do conhecimento específico, tais como: a colaboração, o conhecimento interdisciplinar, a habilidade para inovação, o trabalho em grupo, a educação para o desenvolvimento sustentável, regional e globalizado. ✂️ b) As metodologias ativas surgiram com o objetivo de transformar e aperfeiçoar o ensino aprendizagem trazendo uma abordagem diferenciada, uma vez que os temas e assuntos trabalhados em sala de aula, são assimilados de uma maneira a gerar uma conduta e um comportamento ativo do aluno. ✂️ c) Pela razão da simplicidade que acompanha o emprego das metodologias ativas, como regra, o método apresenta desafios para educadores, bem como para todos os demais envolvidos na gestão pedagógica. ✂️ d) As metodologias ativas têm seu método focado no fortalecimento da autonomia do indivíduo além de mais qualidade das técnicas específicas para um ensino inovador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q897752 | Pedagogia, Professor, FSASP, FSA, 2024No que concerne ao tema da educação superior, assinale uma alternativa incorreta: ✂️ a) A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de ensino superior, possuem prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação. ✂️ b) Na educação superior, o ano letivo regular, dependente do ano civil, razão pela qual deve ter fundamentalmente e sessenta e cinco dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. ✂️ c) As instituições de ensino superior aceitam a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo. ✂️ d) A educação superior deve ser ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro