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Questões de Concursos FUB

Resolva questões de FUB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4741Q1012781 | Legislação Federal, Legislação de Universidades e Institutos Federais, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do Plano de Cargos e Carreiras dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei n.º 11.091/2005, do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade de Brasília e da discriminação no serviço público, julgue o seguinte item.


A universalidade do conhecimento, o fomento à interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão são princípios da Universidade de Brasília.

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4742Q1011252 | Direito Constitucional, Direito à Liberdade, Administrador, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à classificação das constituições e aos direitos e às garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item a seguir.

Em razão dos princípios da reserva legal e da anterioridade da lei penal, o reconhecimento de uma conduta como crime exige tanto sua definição legal como crime quanto a previsão legal das penas a ele cominadas.

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4743Q1011764 | Português, Interpretação de Textos, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB3A1

Mil anos atrás, a universidade substituiu o convento no papel de gerador do saber de nível superior. Em um tempo em que a educação básica era restrita a poucas pessoas, os conventos serviam para formar adultos interessados em aprofundar o conhecimento em torno dos temas e dogmas da Igreja.

A ampliação da educação também fez aumentar o número dos que desejavam seguir estudando na idade adulta, mas não queriam ser monges isolados em conventos. O mundo das ideias não pôde esperar, e as universidades surgiram em nome do saber livre, criativo, sem apego a dogmas ou a métodos.

As universidades são a resposta pós-conventos, ante as novas exigências. Ao longo de mil anos, essa nova instituição sobreviveu ajustando-se às mudanças e exigências do mundo. Mudanças nos métodos de ensino e pesquisa, nos conteúdos da vida intelectual e exigências de novos saberes para entender e mudar o mundo. A universidade evoluiu científica e tecnicamente, departamentalizada, ajustada ao mercado, sempre em movimento, conforme o momento. Mas ela pouco mudou naquelas características básicas surgidas em Bolonha, Paris, Oxford no começo do segundo milênio.

Para o terceiro milênio, ela deverá mudar, não apenas se ajustando, mas se transformando radicalmente, para atender à nova realidade técnica e às novas exigências que o mundo impõe às ideias.

O desafio da universidade para as próximas décadas é maior do que mudar, é evoluir. Maior do que reformar, é inventar. Mais do que se ajustar aos tempos atuais, ela precisa inventar uma instituição nova, tão diferente da atual quanto ela foi dos conventos nos tempos da sua origem.

Cristovam Buarque. Universidade e democracia. In: Revista USP, São Paulo, n.º 78, p. 68-77, jun.-ago./2008 (com adaptações).

Em relação ao texto CB3A1 e às ideias nele apresentadas, julgue o item a seguir.

Infere-se do texto que a universidade e os conventos cumpriam uma missão idêntica mil anos atrás.

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4744Q1011516 | Jornalismo, Entrevista, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à assessoria de imprensa, aorelease, aopresskit,à organização de entrevistas coletivas e aoclipping, julgue o item subsequente.

No geral, as coletivas são entrevistas organizadas semanalmente, dentro da pauta ordinária das organizações, para transmitir informações que sejam do interesse dos veículos de comunicação.

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4745Q1012541 | Arquitetura, Cau, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do desenho técnico assistido por computador e documentação, julgue o próximo item.

A elaboração do memorial descritivo é de reponsabilidade de arquitetos e engenheiros devidamente registrados em seus respectivos conselhos.

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4746Q1011263 | Administração Geral, Departamentalização, Administrador, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos tipos de departamentalização, da descentralização, do recrutamento e seleção de pessoas, da gestão de desempenho e da gestão por competências, julgue o próximo item.

O modelo de departamentalização por funções aumenta a cooperação interdepartamental e orienta as pessoas para diversos tipos de atividades.

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4747Q1011776 | Sistemas de Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações), julgue o item que se segue.

O módulo de pesquisa pública do SEI permite a consulta de documentos e processos classificados como públicos e internos pelo órgão de origem.

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4748Q1012547 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Auditor, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
As seguintes transações foram registradas em uma entidade pública em seu primeiro exercício financeiro já encerrado.

• Aprovação da lei orçamentária anual no valor de $ 150 mil, tendo sido a despesa fixada no mesmo valor da receita prevista.

• Lançamento de impostos no valor de $ 120 mil, tendo sido arrecadados 80% desse valor.

• Empenho, liquidação e pagamento referentes à aquisição de equipamentos no valor de $ 90 mil.

• Empenho e liquidação de serviços no valor de $ 50 mil, 100% inscritos em restos a pagar processados.

• Recebimento de um imóvel em doação no valor de $ 100 mil.

Tendo como base as informações apresentadas, julgue o item subsecutivo, a respeito da elaboração das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público (DCASP).

O resultado patrimonial do exercício apurado na demonstração das variações patrimoniais foi superavitário em $ 170 mil.

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4749Q1011529 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à andragogia, julgue o item a seguir.

O contrato de aprendizagem desenvolvido no contexto da andragogia tem o objetivo de estabelecer, de forma colaborativa entre educador e educando, seus objetivos, suas responsabilidades e os critérios de avaliação da aprendizagem.

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4750Q980042 | Português, Coesão e coerência, Administrador, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB1A1

Falar de acesso à Internet no Brasil é, ainda, falar de desigualdade. Embora a digitalização tenha avançado em diversos segmentos — da educação à economia —, cerca de 20% da população brasileira permanece desconectada ou sem condições de usufruir dos recursos digitais. A democratização da Internet é, portanto, um imperativo de inclusão social, desenvolvimento econômico e cidadania.

Apesar de o Brasil ter ultrapassado a marca de 80% da população com algum tipo de acesso à Internet, o país ainda apresenta um cenário de profundas desigualdades regionais e sociais no que se refere à qualidade, velocidade e estabilidade da conexão. Os dados da pesquisa TIC Domicílios 2023, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, revelam que 88% da população urbana está conectada, mas esse índice cai para 60% nas áreas rurais. As regiões Norte e Nordeste apresentam baixos indicadores de infraestrutura de conectividade, sendo ainda dependentes de redes móveis instáveis, enquanto o Sudeste concentra a maior parte dos investimentos em fibra óptica e banda larga de alta velocidade.

A disparidade segue a lógica de expansão do setor de telecomunicações no país — fortemente orientada pela rentabilidade —, que privilegia centros urbanos e regiões com maior poder aquisitivo. Segundo dados do IBGE de 2022, enquanto quase 90% dos domicílios localizados no Sudeste têm acesso à Internet, os números caem para cerca de 70% no Norte e no Nordeste, com situação mais grave nas áreas rurais.

O Brasil enfrenta também um déficit preocupante de letramento digital. Segundo levantamento feito pela ANATEL em 2024, apenas 30% da população brasileira possui habilidades digitais básicas, e menos de 20% atinge um nível intermediário de proficiência em letramento digital. A carência tecnológica forma uma barreira à inserção dessa população no mercado de trabalho e no sistema educacional, além de reforçar a exclusão social. Um ponto preocupante também é que a falta de letramento digital aumenta a vulnerabilidade à desinformação e a fraudes.

Em um país marcado por desigualdades históricas, a exclusão digital se soma a outras formas de marginalização.

Internet:<https://esginside.com.br> (com adaptações)

Julgue o item seguinte, relativo ao vocabulário e a outros aspectos linguísticos do texto CB1A1.

Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência das ideias do texto, o segmento “88% da população urbana está conectada” (segundo período do segundo parágrafo) poderia ser assim reescrito: 88% dos habitantes das cidades estão conectados.

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4751Q980046 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Administrador, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB1A1

Falar de acesso à Internet no Brasil é, ainda, falar de desigualdade. Embora a digitalização tenha avançado em diversos segmentos — da educação à economia —, cerca de 20% da população brasileira permanece desconectada ou sem condições de usufruir dos recursos digitais. A democratização da Internet é, portanto, um imperativo de inclusão social, desenvolvimento econômico e cidadania.

Apesar de o Brasil ter ultrapassado a marca de 80% da população com algum tipo de acesso à Internet, o país ainda apresenta um cenário de profundas desigualdades regionais e sociais no que se refere à qualidade, velocidade e estabilidade da conexão. Os dados da pesquisa TIC Domicílios 2023, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, revelam que 88% da população urbana está conectada, mas esse índice cai para 60% nas áreas rurais. As regiões Norte e Nordeste apresentam baixos indicadores de infraestrutura de conectividade, sendo ainda dependentes de redes móveis instáveis, enquanto o Sudeste concentra a maior parte dos investimentos em fibra óptica e banda larga de alta velocidade.

A disparidade segue a lógica de expansão do setor de telecomunicações no país — fortemente orientada pela rentabilidade —, que privilegia centros urbanos e regiões com maior poder aquisitivo. Segundo dados do IBGE de 2022, enquanto quase 90% dos domicílios localizados no Sudeste têm acesso à Internet, os números caem para cerca de 70% no Norte e no Nordeste, com situação mais grave nas áreas rurais.

O Brasil enfrenta também um déficit preocupante de letramento digital. Segundo levantamento feito pela ANATEL em 2024, apenas 30% da população brasileira possui habilidades digitais básicas, e menos de 20% atinge um nível intermediário de proficiência em letramento digital. A carência tecnológica forma uma barreira à inserção dessa população no mercado de trabalho e no sistema educacional, além de reforçar a exclusão social. Um ponto preocupante também é que a falta de letramento digital aumenta a vulnerabilidade à desinformação e a fraudes.

Em um país marcado por desigualdades históricas, a exclusão digital se soma a outras formas de marginalização.

Internet:<https://esginside.com.br> (com adaptações)

Julgue o item seguinte, relativo ao vocabulário e a outros aspectos linguísticos do texto CB1A1.

No terceiro período do quarto parágrafo, a expressão “além de” introduz, no contexto, uma segunda consequência da “carência tecnológica”.

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4752Q1011279 | Legislação Federal, Administrador, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

À luz do disposto no Decreto n.º 11.531/2023, julgue o item que se segue.

Os órgãos e as entidades da administração pública federal podem celebrar convênios de receita, em regime de mútua cooperação, para a execução de programas estaduais, distritais e municipais.

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4753Q1011292 | Arquitetura, Fiscalização no Planejamento e Controle de Obras, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços de engenharia, julgue o item subsequente.

A fiscalização de uma obra pode exigir a paralisação dos serviços quando forem identificadas condições de risco iminente à segurança ou não conformidades graves com o projeto aprovado.

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4754Q1011805 | Engenharia de Software, Modelo em cascata, Técnico de Tecnologia da Informação, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos processos de desenvolvimento desoftwarecascata e iterativo, de projeto desoftwareorientado a objetos, de testes e de validação desoftware, julgue o item a seguir.

O modelo em cascata estabelece um fluxo de trabalho unidirecional e planejado integralmente, composto por fases discretas e rigidamente sequenciais, em que cada etapa depende da conclusão formal da anterior.

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4756Q1011311 | Biologia, Uma visão geral da célula, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relacionado a citologia.

Em quase todos os flagelos e cílios de movimento dos eucariotos, nove duplas de microtúbulos estão arranjadas em forma de anel, com dois microtúbulos isolados no centro, sendo esse arranjo denominado padrão 9 + 2.

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4757Q1011314 | Biologia, Uma visão geral da célula, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relacionado a citologia.

A microscopia de contraste de fase é uma técnica eletrônica especialmente útil para o exame de células vivas não pigmentadas, sendo as variações na densidade dentro do espécime observado ampliadas de modo que se aumente o contraste nas células não coradas.

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4759Q1011329 | Técnicas em Laboratório, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando que se deseja preparar 250 mL de uma solução de NaOH 0,1 mol/L, a partir de uma solução estoque de NaOH 1,0 mol/L disponível no laboratório, julgue o item a seguir.

Ao se preparar a solução, o NaOH deve ser sempre adicionado lentamente à água, nunca ao contrário.

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