Questões de Concursos FUNARTE

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121Q798890 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

O paciente que sofreu um mecanismo brusco de queda da própria altura e realizou um movimento excessivo de flexão plantar e inversão em tornozelo direito, e com isso houve laceração de poucas fibras musculares de fibular curto e laceração de aproximadamente metade do ligamento talo fibular anterior, apresenta as respectivas lesões musculoesqueléticas:
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122Q799426 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

Na fase de contato inicial da marcha alguns grupamentos musculares precisam estar em bom funcionamento para que não haja alterações funcionais na locomoção. A avaliação biomecânica de incapacidade nessa fase da marcha estaria relacionada com o mau funcionamento dos seguintes músculos:
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123Q797580 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

A musculatura estriada esquelética pode ser classificada, de acordo com a função e a histologia, em musculatura vermelha e branca ou tipo 1 e tipo 2. De acordo com a quantidade de mitocôndrias, o metabolismo e a tendência a ocorrer quando não utilizada, é correto afirmar que:
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124Q798694 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

O comprometimento do espaço subacromial ou supra-umeral em decorrência de função muscular inadequada, relações posturais e mecânica articular falhas, lesão de tecidos moles nessa região ou anomalias estruturais do acrômio leva à Síndrome do Impacto. Neste espaço encontram-se as seguintes estruturas anatômicas:
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125Q799818 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

A Osteoartrite (OA) e a Artrite Reumatoide (AR) são lesões articulares frequentes e têm características distintas quanto ao envolvimento articular, aos sinais e aos sintomas articulares e sistêmicos; são elas:
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126Q797919 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

As lesões tendinosas são frequentes na prática desportiva, tanto pela sobrecarga como pelas alterações estruturais. Dentre elas destacam-se as tendinites e as tendinoses que podem ser definidas, respectivamente, como:
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127Q373240 | Português, Redação Oficial, Assistente Administrativo, Funarte, FGV

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, enviou, na manhã desta sexta-feira (14), telegrama ao jogador brasileiro Tinga, meio-campo do Cruzeiro, no qual se solidarizou pelos "odiosos atos de racismo" contra o atleta. "Caro Tinga, receba minha total solidariedade pelos odiosos atos de racismo de que foi vítima em partida disputada no Peru no último dia 12 de fevereiro. Abraço, ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal", diz o telegrama de Barbosa. Segundo os manuais de redação oficial, a forma e a estrutura do telegrama devem obedecer a um conjunto de marcas; nesse caso, a única marca que está presente é:
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128Q799736 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

As técnicas de mobilizações articulares periféricas, utilizadas na fisioterapia, para o ganho de amplitude de movimento devem recuperar a mobilidade artrocinemática. Sobre os movimentos artrocinemáticos de rolamento e deslizamento é correto afirmar que:
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129Q800836 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

Ao estabelecermos um diagnóstico diferencial entre a degeneração do manguito rotador, ombro congelado, instabilidade atraumática e espondilose cervical, é correto afirmar que:
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130Q799097 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Funarte, FGV

As lesões de tecido mole são classificadas em seus estágios agudos, subagudo e crônico, de acordo com as características e sinais clínicos. É correto afirmar que:
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131Q1071772 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Quanto à formação do malabarista, analise as afirmativas a seguir, considerando F para a(s) falsa(s) e V para a(s) verdadeira(s): I. Ao contrário do que acontece com o acrobata ou o aerialista (trapezista, por exemplo), a formação do malabarista requer menor atenção na preparação corporal e foco na pesquisa e elaboração do número. II. Os malabaristas devem dedicar a maior parte do seu tempo treinando as técnicas específicas que o objeto e o projeto artístico requerem. O condicionamento físico acontecerá de modo natural, sem a necessidade de uma atenção especial. III. O artista malabarista necessita de constante preparação corporal, que envolve alongamentos e condicionamento físico específico, aliado a outras atividades criativas e de formação expressiva. A sequência correta é:
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132Q1071768 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

O malabarismo está presente na sociedade ocidental há séculos, tendo seu espaço garantido nos espetáculos circenses. De um modo geral, o malabarismo pode ser definido como:
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133Q1071769 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Embora não seja um tema recente, foi principalmente a partir das últimas duas décadas que o ensino do circo alcançou maior destaque como conteúdo programático de instituições educacionais (projetos sociais; escolas regulares; ONGs, universidades, etc.). Nesse sentido, o ensino das artes circenses para além das escolas profissionalizantes de circo pode:
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134Q1074802 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

A coxia é o local destinado a:
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135Q1071770 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Durante séculos a construção dos materiais e equipamentos circenses foi realizada de modo artesanal e em pequena escala. Atualmente observamos o surgimento de algumas empresas (fabricantes e revendedoras) de diferentes implementos, modificando, em parte, o cenário acima descrito. Essa relação pode ser melhor compreendida se:
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136Q1074799 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

O pano de boca, normalmente encontrado nos palcos do eixo Rio - São Paulo, é aberto à:
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138Q1071765 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

A formação do artista circense contemporâneo deve priorizar em seu currículo: I. os conhecimentos técnicos específicos, de modo que os alunos de escolas profissionalizantes sejam selecionados por seus conhecimentos prévios e sua qualidade artística; II. os conhecimentos específicos acumulados historicamente combinados a novos saberes (técnicos, tecnológicos), frutos da pesquisa artística, permitindo a construção de maior diversidade estética; III. os conhecimentos práticos próprios das modalidades circenses com maior inserção/aceitação no mercado; IV. os conhecimentos teóricos e práticos, de modo a permitir maior autonomia artística e criativa dos futuros artistas. Considerando V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) acima e F para a(s) falsa(s), a sequência correta é:
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139Q1071761 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Texto associado.
TEXTO BASE para responder as questões 53, 54 e 55 Um longo processo histórico de transformações – sociais, culturais, econômicas, educacionais e, em particular, a intensa ocupação dos espaços urbanos –, que ocorriam pelo menos desde a década de 1930, nas sociedades ocidentais em geral, e no Brasil em particular, foi se consolidando, no final da década de 1970 e início da seguinte, construindo mudanças significativas também para dentro do mundo circense.
Quanto às mudanças significativas no processo de formação/aprendizagem e as primeiras escolas de circo, é correto afirmar que:
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140Q1071762 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Com relação à regulamentação direcionada à classe circense, é correto afirmar que, no período de 2003-2007:
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