Questões de Concursos FUNARTE

Resolva questões de FUNARTE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q1071766 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Com a constituição das escolas de circo fora da lona, a partir do final da década de 1970, outros debates sobre o fazer circense entraram em cena. A alternativa que melhor reproduz o processo histórico do surgimento das escolas de circo e os novos modos de formação profissional é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1071767 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Uma das principais características do circo moderno ainda muito presente na contemporaneidade é a estética do risco. Esse modelo estético representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1071773 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

A formação do circense contemporâneo engloba um vasto conjunto de modalidades e técnicas, que podem ser agrupadas em: aéreos (trapézio fixo, trapézio de balaço, lira, tecido, trapézio de voos, argolas aéreas, passeio aéreo, ...); acrobáticas (mão-a-mão, báscula, cama-elástica, icários, parada mãos, ...); de manipulação (malabares com bolas, aros, claves, chapéus, laço, chicote; tranca, ...); de equilíbrio (arame fixo baixo, arame alto, corda bamba, perna-de-pau, monociclo, rola-rola, ...); palhaço (mímica, pantomima, ...); bem como um conjunto de modalidades hibridas (percha, mastro-chinês, bola-monociclo, ...). Dessa forma, os profissionais responsáveis por esse tipo de formação devem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1071764 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

A acrobacia tem ocupado um importante espaço na formação dos circenses, exigindo um prolongado e dedicado treinamento. Pressupõe-se que, quando os artistas dominam os fundamentos acrobáticos, ampliam-se suas possibilidades de atuação no âmbito circense. Sobre o tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1071771 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Uma das dificuldades enfrentadas pelos circenses contemporâneos é a formação e a manutenção de trupes numerosas para a realização de números que exigem um grande contingente de artistas, como, por exemplo, a báscula russa ou o trapézio de voos. Sobre essa realidade, analise as afirmativas a seguir: I. Sendo essa uma tendência mundial, é preciso considerar o fator econômico e fomentar números individuais ou com grupos formados por poucos artistas. II. O Brasil nunca teve tradição em números de báscula russa e trapézio de voos, portanto este fenômeno não afeta as escolas de formação profissionalizante de circo. III. O mercado do circo contemporâneo determina a produção artística, e neste caso, o desenvolvimento do circo deve focar os números que envolvam poucos artistas. Assinale se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1071774 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Cenógrafo, FUNARTE, FGV

As comédias do dramaturgo romano Plauto (século III a.C.) criaram personagens notórios, tendo sido retomadas por William Shakespeare, Molière e, no caso brasileiro, por Ariano Suassuna, em sua comédia "O santo e a porca. Imitação nordestina de Plauto" (1957). A alternativa que caracteriza corretamente a dramaturgia de Plauto e da Comédia Nova Romana é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1071775 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Cenógrafo, FUNARTE, FGV

A alternativa que caracteriza corretamente o espaço cênico elisabetano é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1074803 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

A manutenção da cenografia, após a estreia do espetáculo, é de responsabilidade da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1071763 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

No final do século XVIII, houve uma movimentação artística em Londres que resultou em determinado modo de produção de espetáculo, com um novo modo de organização do trabalho de diversos grupos de artistas. Assinale a movimentação artística referida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1074798 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

Os reguladores, pernas ou bastidores têm a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1074804 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

O profissional que orienta os atores nas entradas e saídas é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1074800 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Contrarregra, FUNARTE, FGV

A tabela é administrada pelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1089642 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Assistente Administrativo, FUNARTE, FGV

Certa empresa solicita a cada funcionário uma senha de segurança formada por uma vogal e duas consoantes diferentes do nosso alfabeto atual. Exemplos de senhas desse tipo são KPA e BIG.

O número de senhas diferentes que podem ser formadas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.