Questões de Concursos FUVEST

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q678923 | Arquivologia, Morfologia, Primeira Fase, FUVEST, FUVEST, 2019

Texto associado.

amora

a palavra amora

seria talvez menos doce

e um pouco menos vermelha

se não trouxesse em seu corpo

(como um velado esplendor)

a memória da palavra amor


a palavra amargo

seria talvez mais doce

e um pouco menos acerba

se não trouxesse em seu corpo

(como uma sombra a espreitar)

a memória da palavra amar

Marco Catalão, Sob a face neutra.

Tal como se lê no poema,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12 Q678917 | Inglês, Primeira Fase, FUVEST, FUVEST, 2019

Texto associado.

Scientists have long touted DNA’s potential as an ideal storage medium; it’s dense, easy to replicate, and stable over millennia. But in order to replace existing silicon‐chip or magnetic‐tape storage technologies, DNA will have to get a lot cheaper to predictably read, write, and package.

That’s where scientists like Hyunjun Park come in. He and the other cofounders of Catalog, an MIT DNA‐storage spinoff emerging out of stealth on Tuesday, are building a machine that will write a terabyte of data a day, using 500 trillion molecules of DNA.

If successful, DNA storage could be the answer to a uniquely 21st‐century problem: information overload. Five years ago humans had produced 4.4 zettabytes of data; that's set to explode to 160 zettabytes (each year!) by 2025. Current infrastructure can handle only a fraction of the coming data deluge, which is expected to consume all the world's microchip‐grade silicon by 2040.

“Today’s technology is already close to the physical limits of scaling,” says Victor Zhirnov, chief scientist of the Semiconductor Research Corporation. “DNA has an information‐storage density several orders of magnitude higher than any other known storage technology.”

How dense exactly? Imagine formatting every movie ever made into DNA; it would be smaller than the size of a sugar cube. And it would last for 10,000 years.

Wired, June, 2018. Disponível em https://www.wired.com/. Adaptado.

Afirma‐se no texto que, no futuro, a tecnologia de gravação em moléculas de DNA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13 Q678924 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Fase, FUVEST, FUVEST, 2019

Texto associado.

Uma planta é perturbada na sua sesta* pelo exército que a pisa.

Mas mais frágil fica a bota.

Gonçalo M. Tavares, 1: poemas.


*sesta: repouso após o almoço.

Considerando que se trata de um texto literário, uma interpretação que seja capaz de captar a sua complexidade abordará o poema como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14 Q949604 | Química, Principais Funções Orgânicas Funções Oxigenadas Cetona, Primeira Fase, FUVEST, FUVEST, 2017

O projeto para um balanço de corda única de um parque de diversões exige que a corda do brinquedo tenha um comprimento de 2,0 m. O projetista tem que escolher a corda adequada para o balanço, a partir de cinco ofertas disponíveis no mercado, cada uma delas com distintas tensões de ruptura. A tabela apresenta essas opções.
Corda I II III IV V Tensão de ruptura (N) 4.200 7.500 12.400 20.000 29.000

Ele tem também que incluir no projeto uma margem de segurança; esse fator de segurança é tipicamente 7, ou seja, o balanço deverá suportar cargas sete vezes a tensão no ponto mais baixo da trajetória. Admitindo que uma pessoa de 60 kg, ao se balançar, parta do repouso, de uma altura de 1,2 m em relação à posição de equilíbrio do balanço, as cordas que poderiam ser adequadas para o projeto são Note e adote: Aceleração da gravidade: 10 m/s2 . Desconsidere qualquer tipo de atrito ou resistência ao movimento e ignore a massa do balanço e as dimensões da pessoa. As cordas são inextensíveis

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15 Q949106 | Matemática, Primeira Fase, FUVEST, FUVEST, 2018

Considere a função polinomial ݂ f :definida por


f ( x) = ax2 + bx + c,

em que a, b, c ∈ ℝ e a≠ 0. No plano cartesiano xy,a única intersecção da reta y = 2 com o gráfico de ݂fé o ponto (2;2) e a intersecção da reta x = 0 com o gráfico de ݂fé o ponto (0; - 6). O valor de a + b + c é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16 Q678913 | Matemática, Pontos e Retas, Primeira Fase, FUVEST, FUVEST, 2019

Um ponto (x,y) do plano cartesiano pertence ao conjunto F se é equidistante dos eixos ܱOX e ܱOY e pertence ao círculo de equação x2 + y2 - 2x - 6y + 2 = 0. É correto afirmar que F
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q678928 | Biologia, Evolução biológica, Primeira Fase, FUVEST, FUVEST, 2019

Texto associado.

Óbitos por cepas de bactérias resistentes a antibióticos vêm crescendo. Um estudo do governo britânico estima que, em escala global, os óbitos por cepas resistentes já cheguem a 700 mil por ano. E as coisastêm piorado. Além das bactérias, já estão surgindo fungos resistentes, como a Candida auris.

Qualquer solução passa por um esforço multinacional de ações coordenadas. O crescente número de governos isolacionistas e até antidarwinistas não dá razões para otimismo. Há urgência. O estudo britânico calcula que, se nada for feito, em 2050, as mortes por infecções resistentes chegarão a 10 milhões ao ano.

Hélio Schwartsman, “Mortes anunciadas”. Folha de São Paulo, Abril/2019. Adaptado.

O autor expressa preocupação com o fato de que as soluções para o problema apontado passam por um esforço multinacional, em face ao crescente número de governos isolacionistas, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q949107 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Fase, FUVEST, FUVEST, 2018

Com base no texto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19 Q678932 | Física, Física Térmica, Primeira Fase, FUVEST, FUVEST, 2019

Um pêndulo simples é composto por uma haste metálica leve, presa a um eixo bem lubrificado, e por uma esfera pequena de massa muito maior que a da haste, presa à sua extremidade oposta. O período P para pequenas oscilações de um pêndulo é proporcional à raiz quadrada da razão entre o comprimento da haste metálica e a aceleração da gravidade local. Considere este pêndulo nas três situações:

1. Em um laboratório localizado ao nível do mar, na Antártida, a uma temperatura de 0 °C.

2. No mesmo laboratório, mas agora a uma temperatura de 250 K.

3. Em um laboratório no qual a temperatura é de 32 °F, em uma base lunar, cuja aceleração da gravidade é igual a um sexto daquela da Terra.

Indique a alternativa correta a respeito da comparação entre os períodos de oscilação P1, P2 e P3 do pêndulo nas situações 1, 2 e 3, respectivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20 Q949606 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Fase, FUVEST, FUVEST, 2017

Tendo como base o trecho “só a maleita é quem sobe e desce, olhando seus mosquitinhos e pondo neles a benção...”, o termo em destaque foi empregado ironicamente por aludir ao inseto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.