Questões de Concursos Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Resolva questões de Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q603972 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

A administração de uma biblioteca envolve uma série de tomada de decisões, que incluem, por exemplo, aspectos relativos ao ambiente físico, gestão de pessoas e de recursos materiais. Julgue os itens que se seguem relativos a esses temas.

Na solução de problemas ergonômicos em bibliotecas, fatores ambientais (ruídos, iluminação, clima) e informações visuais e operacionais são as únicas categorias passíveis de avaliação ergonômica por meio de listas de verificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q636920 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Em relação à engenharia de software, julgue os itens a seguir.

O modelo espiral é um modelo evolucionário de processo de software que combina a prototipagem com o modelo em cascata. Contudo, a incerteza em relação ao número de ciclos necessários para construir o projeto, leva tal abordagem a empregar o modelo de métodos formais para viabilizá-lo.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q626793 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Sistemas, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Os protocolos IP, TCP e UDP são os pilares da interconexão de redes Internet e do transporte fim-a-fim de dados nessas redes. Acerca desses protocolos e de outros protocolos associados que formam a arquitetura TCP/IP, julgue os itens seguintes.

Quando um hospedeiro TCP recebe uma solicitação de conexão para uma porta, mas não está aceitando conexões para tal porta, então o hospedeiro responde enviando um segmento TCP com o bit RST ajustado para 1.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q603790 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da catalogação de filmes cinematográficos, gravações de vídeo e CD-ROMs segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

Gravações de vídeo e filmes, em geral, são obras resultantes da contribuição de várias pessoas, e a forma mais comum de escolha do ponto de acesso é o título, de acordo com o capítulo 21 da AACR2, em consonância com a tradição norte-americana que não reconhece o diretor como autor.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q630479 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Sistemas, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Acerca do protocolo de roteamento open shortestpPath first (OSPF) para redes TCP/IP, julgue os itens a seguir.

O anúncio de estados de enlaces — link state advertisement LSA — é uma unidade de dados que armazena os dados de todos os roteadores coletados por um roteador OSPF, permitindo assim o cálculo das rotas mais curtas.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q397280 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Caso seja caracterizado um ato ilícito ensejador de possível responsabilidade civil estatal em sua modalidade omissiva, faz-se necessária a verificação do elemento subjetivo (dolo ou culpa) do ente público.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q603624 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Acerca da documentação geral e jurídica, julgue os itens subseqüentes.

Os atos de caráter normativo e os de caráter judicial compõem a documentação jurídica. No Brasil, a publicação desses tipos de atos do Poder Judiciário restringe-se ao Diário da Justiça.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q624499 | Informática, Arquitetura de redes, Analista de Sistemas, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Os protocolos IP, TCP e UDP são os pilares da interconexão de redes Internet e do transporte fim-a-fim de dados nessas redes. Acerca desses protocolos e de outros protocolos associados que formam a arquitetura TCP/IP, julgue os itens seguintes.

A ausência de procedimento de estabelecimento de conexão é uma das razões que explicam a utilização do UDP para várias aplicações, inclusive as atividades de monitoramento da gerência de redes pelo Simple Network Management Protocol (SNMP).

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q638650 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Em relação à engenharia de software, julgue os itens a seguir.

O RAD (rapid application development) é um modelo de processo de software incremental que assume um ciclo de desenvolvimento curto e utiliza uma abordagem de construção com base em componentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q819412 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Considere que, após regular inquérito administrativo, Fabíola, servidora pública, foi punida com a pena de demissão e, que, pelo mesmo fato, que configura crime funcional, Fabíola esteja sendo processada criminalmente. Nessa situação hipotética, se Fabíola for absolvida na ação penal, por insuficiência de provas, o ato demissório deverá ser anulado, a fim de que ela volte aos quadros do serviço público.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q634312 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Qualidade de software pode ser compreendida como a satisfação de requisitos funcionais e de desempenho estabelecidas pelo projeto de software. É derivada de uma série de fatores que variam de acordo com a aplicação e os clientes que os encomendam. Acerca desse assunto, julgue os itens de 90 a 93.

A análise de pontos por função utiliza a contagem com base nas linhas de código de um programa. Uma função pode ser definida como uma coleção de declarações executáveis que realizam uma tarefa.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q437997 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), julgue os próximos itens.

Quando for necessário promover a limitação de empenho, seja por insuficiência de receita, seja por excesso de dívida, a LDO pode autorizar os poderes da República a excluir da limitação a totalidade dos recursos previstos para tipos de despesa específicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q603858 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com respeito aos documentos eletrônicos.

Documentos eletrônicos na rede mundial de computadores que não são acessíveis por meio de mecanismos de busca possuem como característica a dinamicidade, isto é, são gerados a partir de uma busca específica em um banco de dados, constituindo a chamada Web profunda.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q432336 | Direito Constitucional, Orçamentos, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Relativamente ao ciclo orçamentário e acerca da gestão organizacional das finanças públicas, julgue os itens a seguir.

Não é finalidade do Sistema de Administração Financeira Federal gerenciar o processo de planejamento e orçamento federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q604914 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento de coleções em uma unidade de informação envolve procedimentos técnicos e gerenciais, no intuito de atender à clientela e à mantenedora daquela unidade. Julgue os itens a seguir, acerca do desenvolvimento de coleções.

O processamento técnico e o armazenamento que serão empregados para materiais impressos adquiridos por uma unidade de informação têm de ser considerados no processo de compra e no planejamento orçamentário, pois refletem no custo total do material, à exceção dos casos em que a verba advém de adiantamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q604526 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da catalogação de filmes cinematográficos, gravações de vídeo e CD-ROMs segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

A duração de um filme ou vídeo em fitas de vídeo do tipo VHS deve ser registrada entre parênteses, antecedida pela designação geral do material, seguida de outros detalhes físicos e dimensões quando apropriados, empregando-se as mesmas abreviaturas utilizadas na descrição de CD-ROMs.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q432082 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Técnico de Planejamento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos humanos e das políticas sociais no Brasil, julgue os itens a seguir.

A Constituição Federal de 1988 instituiu a participação social na gestão pública por meio dos conselhos federal, estadual e municipal, não deliberativos, compostos de forma paritária.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q601304 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

A administração de uma biblioteca envolve uma série de tomada de decisões, que incluem, por exemplo, aspectos relativos ao ambiente físico, gestão de pessoas e de recursos materiais. Julgue os itens que se seguem relativos a esses temas.

A criação de um programa que avalie as necessidades do espaço físico da unidade de informação deve contar, minimamente, com os seguintes critérios: qualidade, funcionalidade, flexibilidade e durabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q603556 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Acerca da documentação geral e jurídica, julgue os itens subseqüentes.

Quanto à revocação, a recuperação da documentação jurídica apresenta características distintas em relação à documentação técnico-científica. Apesar do grande volume de jurisprudência e legislação produzida, o sistema de recuperação dessas informações jurídicas deve ser desenhado de forma a obter um grau de revocação igual a 1.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.