Questões de Concursos Fundação Renascer SE

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41Q813017 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Em relação às bases legais da educação nacional — Constituição da República, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996) (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) —, e de acordo com a concepção ampla da LDB acerca da educação, julgue os seguintes itens.

Um dos objetivos dos PCN é a criação de um modelo homogêneo para todas as escolas brasileiras.

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42Q807132 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Com relação às determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), julgue os itens subseqüentes.

Segundo o ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo alunos.

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43Q817096 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Em relação às bases legais da educação nacional — Constituição da República, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996) (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) —, e de acordo com a concepção ampla da LDB acerca da educação, julgue os seguintes itens.

Criada socialmente pelas necessidades de sobrevivência da espécie humana ao longo do tempo, a educação é, portanto, um fenômeno histórico-social que se concretiza nas relações entre as pessoas.

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44Q319580 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

As escolas públicas brasileiras que atendem adolescentes enfrentam uma necessidade crescente de superar dificuldades pessoais e sociais desses estudantes. Considerando essa realidade e a função sociocultural da escola, julgue os itens a seguir.

Cabe à escola doar aos adolescentes carentes todos os materiais escolares e livros necessários, bem como eliminar avaliações complexas para esse grupo de alunos.

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45Q321590 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

“Muitas vezes diante de aluno com um modo diferente de vestir-se e pentear-se, nós, professores, fazemos um julgamento não adequado do aluno”, afirmou certa professora.

Diante dessa afirmação, julgue os itens que se seguem, com relação a dificuldades, problemas e potencialidades no contidiano escolar.

Pelo depoimento, fica clara a diferença entre os valores culturais da professora e os dos alunos. Portanto, como a cultura adquirida pelos educadores tem importante valor social, a professora está impedida de abrir mão de seus valores.

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46Q321627 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Os trabalhos entregues pelos alunos que copiaram dos livros e enciclopédias são corretamente caracterizados como pesquisa participante.

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47Q321390 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

Estudiosos da avaliação afirmam que, além da realização de provas mensais ou bimestrais, outros instrumentos de avaliação podem ser aplicados, de forma conjugada às provas, para auxiliar o professor na verificação da aprendizagem dos estudantes.

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48Q808917 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

O Diretor de um estabelecimento de educação infantil acolheu em sua instituição uma adolescente de 17 anos de idade, cursando a 7.ª série do ensino fundamental no turno noturno, para cumprir a medida de prestação de serviço à comunidade. Para tanto, foi definido que a adolescente organizasse fichas de matrículas das crianças, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com duas horas livre para o almoço.

 Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei n.º 8.069/1990).

O Diretor da escola, baseado no ECA, estabeleceu horário de trabalho para a adolescente, de forma a assegurar que as tarefas por ela desempenhadas fossem categorizadas como medida socieducativa de prestação de serviço à comunidade.

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49Q814836 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Com relação às determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), julgue os itens subseqüentes.

O ECA estabelece que a aplicação da medida de internação com privação de liberdade pode ser feita pelo prazo máximo de um ano, podendo ser sucessivamente renovada até que o indivíduo atinja 21 anos de idade.

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50Q388388 | História, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a aspectos que marcam a inserção regional e nacional do estado de Sergipe.

A condição de estado situado na região nordestina do país imputa, de forma automática, a esse ente da federação a condição de estado periférico.

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51Q807819 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

O Diretor de um estabelecimento de educação infantil acolheu em sua instituição uma adolescente de 17 anos de idade, cursando a 7.ª série do ensino fundamental no turno noturno, para cumprir a medida de prestação de serviço à comunidade. Para tanto, foi definido que a adolescente organizasse fichas de matrículas das crianças, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com duas horas livre para o almoço.

 Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei n.º 8.069/1990).

Providenciar matrícula do adolescente em estabelecimento de ensino, verificar freqüência e aproveitamento escolar e informar sobre cursos profissionalizantes existentes na comunidade são atribuições do orientador que integra o Programa de Liberdade Assistida.

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52Q323763 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da supervisão escolar, julgue os itens que se seguem.

Os PCN enfatizam que o supervisor deve coordenar e auxiliar na implementação do projeto político-pedagógico da escola.

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53Q321344 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.

Atualmente, o plano da escola é concebido como projeto político-pedagógico uma vez que contempla decisões dos órgãos responsáveis pela educação e as ações educacionais do estabelecimento de ensino.

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54Q319876 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da supervisão escolar, julgue os itens que se seguem.

O supervisor escolar tem como uma de suas funções estimular grupos de estudo entre os professores, focalizando a formação permanente desse grupo.

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55Q325034 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue próximos os itens, acerca da organização do trabalho na escola pública e seus reflexos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino.

Os PCN orientam os profissionais da escola a buscarem formas variadas de mobilizar e organizar a comunidade escolar para a resolução de problemas internos da escola.

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56Q324659 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.

O projeto político-pedagógico tem como objetivo centralizar a tomada de decisões pedagógicas na figura do diretor da escola.

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57Q806689 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, considerando o estudo social como suporte para a aplicação de medidas judiciais estabelecidas no ECA.

Embora existam padrões mínimos para a realização de estudos sociais, não existe um modelo ideal que implique em conteúdos idênticos.

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58Q325948 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

A avaliação diagnóstica é de fundamental importância para o pedagogo conhecer as características pessoais dos estudantes, por isso, deve ser aplicada no final do segundo bimestre do ano letivo.

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59Q328935 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens seguintes.

A Pedagogia Tecnicista propõe, como aspecto importante do processo de ensino-aprendizagem, a organização das carteiras em fileiras para facilitar a visualização da exposição do professor na sala de aula.

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60Q327059 | Pedagogia, Orientador Social, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue o item a seguir.

Na concepção construtivista, o processo de ensinoaprendizagem fundamenta-se na resolução de situaçõesproblema pelos alunos.

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