Questões de Concursos Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA

Resolva questões de Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q615809 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Analista de Sistemas, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Diagramas de entidade-relacionamento são esquemas úteis para o projeto e a administração de dados em ambiente que adote o modelo relacional de banco de dados. No que se refere aos diagramas de entidade-relacionamento e ao seu uso no projeto e na administração de banco de dados, julgue os itens a seguir. Na administração de dados, o uso de diagramas de entidaderelacionamento permite identificar todas as redundâncias e inconsistências nos dados armazenados.
  1. ✂️
  2. ✂️

183Q325776 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ao privilegiarem a interdisciplinaridade e incluírem a ética como um tema transversal a todas disciplinas e atividades curriculares, identificam o valor do diálogo no processo ensino-aprendizagem como uma das estratégias fundamentais para a construção do conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

184Q320422 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Quantas vezes, diante de um modo displicente de vestirse, um cabelo desalinhado, nós, professores, nos indispomos com determinado aluno.

Diante do depoimento acima, de uma professora de escola pública, julgue os itens subseqüentes.

Esse modo de julgar de alguns professores externaliza o seu preconceito em relação aos alunos quando esses não atendem às suas expectativas.
  1. ✂️
  2. ✂️

185Q476598 | Farmácia, Farmacodinâmica, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A antibiótico-profilaxia é indicada quando o risco de infecção pós-operatória é grande ou quando as conseqüências da infecção são extremamente graves. A seleção do antibiótico deve ser baseada no seu espectro de ação, no seu perfil farmacocinético, na sua toxicidade e nos resultados de ensaios clínicos controlados. Com relação à antibiótico-profilaxia e ao papel do farmacêutico no controle de infecções hospitalares, julgue os seguintes itens. A cefazolina, apesar de ser uma cefalosporina de terceira geração, está indicada para a profilaxia de infecções pós-operatórias, mesmo apresentando risco potencial de diminuir a cicatrização da ferida cirúrgica.
  1. ✂️
  2. ✂️

186Q476169 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os fármacos antiinflamatórios não-esteróides (AINE), amplamente utilizados na prática clínica, são, normalmente, ácidos orgânicos que têm propriedades analgésicas e antipiréticas, além das antiinflamatórias. Com respeito a essa classe de fármacos e seus mecanismos de ação, julgue os itens a seguir. O celecoxib, um inibidor específico da fosfolipase 2, não promove irritação gástrica porque a fosfolipase 2 é encontrada apenas no contexto inflamatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

187Q475202 | Farmácia, Farmacodinâmica, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os fármacos antimicrobianos são utilizados nos tratamentos e nas profilaxias de infecções por microrganismos. No que concerne a essa classe de medicamentos, julgue os itens a seguir. A concentração inibitória mínima representa indiretamente o grau de sensibilidade e resistência das cepas de bactérias.
  1. ✂️
  2. ✂️

188Q740950 | Economia, Estruturas de Mercado, Economista, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os seguintes itens. Em mercados competitivos e em mercados monopolistas, a produção de uma firma que opera em um ponto em que o custo marginal é superior à receita marginal é inferior àquela exigida para a maximização dos lucros.
  1. ✂️
  2. ✂️

189Q742292 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Economista, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A análise do consumo, da poupança e do investimento, importantes variáveis macroeconômicas, é fundamental à compreensão dos fenômenos econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. Oscilações nos níveis de investimento constituem a principal causa de instabilidade macroeconômica.
  1. ✂️
  2. ✂️

190Q476882 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere às vias de administração de formas farmacêuticas, julgue os itens que se seguem. O efeito máximo e a duração da resposta terapêutica dependem da via de administração utilizada, mas independem da concentração que atingiu o princípio ativo em seu local de ação.
  1. ✂️
  2. ✂️

191Q743890 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Economista, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A análise do consumo, da poupança e do investimento, importantes variáveis macroeconômicas, é fundamental à compreensão dos fenômenos econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. Níveis elevados de inflação estimulam a poupança porque aumentam a taxa líquida de retorno das aplicações financeiras.
  1. ✂️
  2. ✂️

192Q320754 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a violência social, educação e escolarização. Desde a época colonial, a criança e o adolescente foram motivos de preocupação em relação à qualidade do ensino na sociedade brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️

193Q416606 | Direito Civil, Modalidades das Obrigações, Advogado, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Com relação às obrigações, julgue os itens subseqüentes. Tratando-se de obrigação solidária, pode cada credor demandar seu cumprimento e cada devedor é obrigado a satisfazê-la na totalidade, com a particularidade de que o pagamento feito por um devedor a um credor extingue a obrigação quanto aos outros coobrigados.
  1. ✂️
  2. ✂️

194Q808785 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Administrador, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

O Estatuto do Idoso e o Estatuto da Criança e do Adolescente são exemplos dos avanços na busca por melhores condições de saúde da população. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes. A prioridade do idoso no atendimento à saúde determinada pelo Estatuto do Idoso é inconstitucional, pois afronta o princípio da igualdade na assistência à saúde, sem preconceitos nem privilégios de qualquer espécie.
  1. ✂️
  2. ✂️

195Q743075 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A análise do consumo, da poupança e do investimento, importantes variáveis macroeconômicas, é fundamental à compreensão dos fenômenos econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.  A visão de que as pessoas poupam no presente para consumir em períodos futuros corresponde à teoria keynesiana do consumo.
  1. ✂️
  2. ✂️

196Q322641 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, quanto ao papel das relações pessoais na educação. A educação é um fenômeno histórico-social que perdura durante toda a existência do ser humano e concretiza-se mediante o estabelecimento das relações entre as pessoas e entre elas e as demais manifestações físicas, naturais, culturais, tecnológicas, entre outras.
  1. ✂️
  2. ✂️

197Q475006 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os fármacos antiinflamatórios não-esteróides (AINE), amplamente utilizados na prática clínica, são, normalmente, ácidos orgânicos que têm propriedades analgésicas e antipiréticas, além das antiinflamatórias. Com respeito a essa classe de fármacos e seus mecanismos de ação, julgue os itens a seguir. Os AINE inibem a enzima ciclooxigenase, que é importante no desenvolvimento do processo inflamatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

198Q529795 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Com relação a fundações, julgue os seguintes itens. A estaca tipo Strauss é uma fundação profunda constituída por concreto, moldada in loco e executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto pela própria haste do trado.
  1. ✂️
  2. ✂️

200Q320437 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A avaliação realizada foi fundamental por possibilitar que a pedagoga organizasse seu trabalho com base no que os alunos sabiam fazer sozinhos e nos conhecimentos que precisavam ser reforçados.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.