Questões de Concursos Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA

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61Q437174 | Direito Constitucional, Educação, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito constitucional, julgue os itens a seguir. Havendo incompatibilidade entre as posições do pai e da mãe acerca de determinado aspecto da educação dos filhos, a Constituição da República determina a prevalência da opinião paterna.
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62Q351212 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os arquivos podem ser divididos em três fases, que são conhecidas como as três idades documentais: corrente, intermediária e permanente. Quanto aos arquivos correntes, julgue os itens a seguir. Todo documento, após o período de permanência em um arquivo corrente, pode ser eliminado, transferido a um arquivo intermediário ou recolhido a um arquivo permanente.
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63Q349965 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A correspondência, dentro do gênero de documentos escritos, merece tratamento especial por se constituir em uma parte importante dos arquivos, uma vez que as ações administrativas são, em geral, desencadeadas por seu intermédio. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A correspondência é interna quando trocada entre os órgãos de uma mesma instituição.
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64Q328723 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os educadores de uma entidade que trabalha com adolescentes com privação de liberdade, em uma reunião, discutiram a prática pedagógica desenvolvida nessa instituição. O professor de matemática começou a discussão, dizendo que não via crescimento dos alunos, uma vez que eles aparentavam uma certa apatia. O professor afirmou que “na hora da explicação, os alunos não fazem perguntas relacionadas ao conteúdo. Não lêem os comandos dos exercícios e fazem tudo errado, e, quando peço para refazê-los, dizem que não vão fazer e fica por isso mesmo. Dou as aulas, exponho todo o assunto no quadro de giz. Depois, distribuo uma lista de exercício para fixar a matéria. A maioria não faz a atividade, alegando que não entendeu a explicação”.

A professora de português teve a mesma visão do professor de matemática. Segundo ela, “os alunos não sabem nada. Não querem ler os textos solicitados. São agressivos e, quando peço para fazerem a dramatização de um texto, a fim de mudar a rotina da aula, tenho de ficar no pé deles. Se não, não sai nada”. A coordenadora pedagógica disse que as declarações dos professores indicavam diversos problemas na prática pedagógica, mas considerou a relação entre professor e aluno como um dos mais sérios. Os professores discordaram.

Diante da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Os professores, na instituição mencionada, demonstram preocupação com os alunos. Por isso utilizam o modelo didático de explicar o conteúdo para, em seguida, solicitar a elaboração de exercícios para fixação dos conteúdos, considerando a participação do aluno como essencial no processo de aprendizagem.
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65Q317543 | Administração Geral, Gestão de Pessoas, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Márcia exerce o cargo de agente administrativo, lotada em um posto de atendimento ao público da Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública (SESPA). Ela sabe comunicar-se bem com todos os clientes e é hábil ao prestar informações acerca dos serviços da SESPA. Não diz às pessoas mais do que elas esperam saber naquele momento e zela pela linguagem utilizada e por sua aparência pessoal. A simpatia e a conversa envolvente fazem de Márcia uma profissional de quem se gosta à primeira vista. Apesar de ter bastante trabalho, Márcia se esforça para estar bem humorada e disposta a colaborar sempre, o que faz com que seja a funcionária mais requisitada do setor.

Diante da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca das relações humanas satisfatórias e da atuação de profissional na área de relações públicas.

Por ter muito trabalho e ser boa funcionária, Márcia poderia decidir por conta própria acerca da atribuição de atividades do setor para os seus colegas de trabalho, de modo que eles tivessem oportunidade de colaborar mais.
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66Q743963 | Economia, Demanda, Economista, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Um comerciante fez compras no valor de R$ 25.000,00. Pagou 20% do valor da compra de entrada, na data da compra, e comprometeuse a pagar R$ 8.400,00, ao final de 4 meses, e quitar o restante da dívida ao final de 1 ano. Considerando que lhe foi cobrada uma taxa de juros compostos de 4% ao mês e supondo que (1,04)4 = 1,17, (1,04)8 = 1,37 e (1,04)12 = 1,60, julgue os itens subseqüentes. A quantia que o comerciante deve pagar ao final de 1 ano para quitar a dívida é superior a R$ 20.000,00.
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67Q741163 | Economia, Contabilidade Social, Economista, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. A redução do ICMS sobre automóveis, que ocorreu no âmbito da guerra fiscal travada entre governos estaduais, expandiu a quantidade demandada, provocando, assim, um deslocamento para cima e para a esquerda da curva de oferta desse produto.
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68Q811178 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

O dirigente de uma creche acolheu em sua instituição um adolescente, com 16 anos de idade, que cursa a 6.ª série do ensino fundamental, no turno vespertino, com um exímio domínio de informática, a fim de cumprir a medida de prestação de serviço à comunidade. Para o cumprimento da medida, foi definido que o adolescente ajudasse a organizar os prontuários das crianças, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com duas horas de almoço livre.

Em relação a medidas socioeducativas, limites e possibilidades e considerando a situação hipotética acima exposta, julgue os itens que se seguem.

O cumprimento da medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade deve ser realizado durante o prazo máximo de 8 meses. Além disso, se a instituição tiver condições financeiras, poderá remunerar o adolescente durante esse período.
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69Q807309 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Monitor, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos do adolescente privado de liberdade, julgue os itens que se seguem. O adolescente tem o direito de assistir aos programas de televisão que desejar, desde que abedecida a rotina do estabecimento de internação, mas não pode receber jornais ou revistas.
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70Q744615 | Economia, O Setor Externo, Economista, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Em um mundo globalizado, os tópicos abordados pela economia internacional são indispensáveis para entender os fenômenos econômicos. Julgue os seguintes itens, que se referem à economia internacional. Diferenças nos custos de produção, bem como a existência de economias de escala na produção, constituem bases importantes para a existência de comércio internacional entre os diferentes países.
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71Q807974 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Monitor, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos do adolescente privado de liberdade, julgue os itens que se seguem. Se, em uma visita, a mãe de uma adolescente levar para esta absorventes higiênicos, desodorante e um vidro de perfume, além de escova e creme dental, a jovem tem o direito de usar esses produtos e guardá-los em segurança.
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72Q742705 | Economia, Contabilidade Social, Economista, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à contabilidade gerencial. O custeio com base em atividades fornece medidas mais detalhadas de custos do que métodos de rateio global ou departamental, mas exige maior volume de trabalho de registro de dados.
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73Q740157 | Economia, Demanda, Economista, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Um empréstimo deve ser quitado em 6 prestações anuais e sucessivas pelo sistema de amortização constante, sendo cobrada uma taxa de juros compostos de 12% ao ano, com a 1.ª prestação vendendo ao final do 1.º ano do empréstimo. Supondo que os juros incluídos na 1.ª prestação sejam iguais a R$ 5.040,00, julgue os itens seguintes. O valor do empréstimo foi inferior a R$ 40.000,00.
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74Q322993 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Em relação à adolescência, suas características e contextos culturais, julgue os itens seguintes. Na sociedade brasileira, há diversas formas de se caracterizar a adolescência. A visão predominante é de uma etapa de transição: da infância à vida adulta, ou seja, o indivíduo está em processo de formação. Mesmo que trabalhe, consuma e participe, não terminou os estudos, não é um profissional e ainda está construindo hábitos e valores sociais.
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75Q748532 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Economista, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Questões monetárias e creditícias são tópicos relevantes para a análise das economias de mercado. No que se refere a essas questões, julgue os itens que se seguem. Para viabilizar a expansão do estoque monetário, o multiplicador monetário requer que um múltiplo dos depósitos totais seja mantido sob forma de reserva junto ao Banco Central.
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76Q747365 | Economia, Demanda, Economista, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Em virtude da existência de barreiras à entrada no setor para escolher a combinação preço/quantidade ótima, um monopolista pode escolher quaisquer níveis de preço e produção, independentemente da curva de demanda do mercado no qual ele atua.
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77Q739865 | Economia, Contabilidade Social, Economista, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Com relação à administração financeira, julgue os itens a seguir. Entre as alternativas possíveis, a mais rentável, normalmente, é aquela que mantém os ativos circulantes em níveis confortáveis, isto é, superiores às necessidades, de forma a prevenir eventuais dificuldades no ciclo operacional.
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78Q321136 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao papel das relações pessoais na educação, julgue os itens subseqüentes. As futuras participações do educando em grêmios estudantis, no conselho da escola e na gestão de outras instituições na sociedade deve ser trabalhada por meio de conteúdos específicos em sala de aula.
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79Q812675 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Monitor, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos do adolescente privado de liberdade, julgue os itens que se seguem. Como punição por tentativa de fuga da unidade de internação, e a critério do juiz, o adolescente poderá ser obrigado a ficar por até 30 dias em cela incomunicável.
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80Q324144 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os educadores de uma entidade que trabalha com adolescentes com privação de liberdade, em uma reunião, discutiram a prática pedagógica desenvolvida nessa instituição. O professor de matemática começou a discussão, dizendo que não via crescimento dos alunos, uma vez que eles aparentavam uma certa apatia. O professor afirmou que “na hora da explicação, os alunos não fazem perguntas relacionadas ao conteúdo. Não lêem os comandos dos exercícios e fazem tudo errado, e, quando peço para refazê-los, dizem que não vão fazer e fica por isso mesmo. Dou as aulas, exponho todo o assunto no quadro de giz. Depois, distribuo uma lista de exercício para fixar a matéria. A maioria não faz a atividade, alegando que não entendeu a explicação”.

A professora de português teve a mesma visão do professor de matemática. Segundo ela, “os alunos não sabem nada. Não querem ler os textos solicitados. São agressivos e, quando peço para fazerem a dramatização de um texto, a fim de mudar a rotina da aula, tenho de ficar no pé deles. Se não, não sai nada”. A coordenadora pedagógica disse que as declarações dos professores indicavam diversos problemas na prática pedagógica, mas considerou a relação entre professor e aluno como um dos mais sérios. Os professores discordaram.

Diante da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para que o adolescente se interesse em adquirir novos conhecimentos, é preciso que perceba em seu interlocutor a disposição de descobrir o que ele tem a dizer, estabelecendose, assim, uma relação de troca entre ambos.
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