Início

Questões de Concursos HEMOBRÁS

Resolva questões de HEMOBRÁS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q1052737 | Engenharia de Produção, Ergonomia Na Engenharia de Produção, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

A empresa BETA, do ramo de informática, tem apresentado níveis crescentes de absenteísmo e decrescentes de produtividade. Após uma avaliação diagnóstica, um especialista em engenharia do trabalho recomendou uma abordagem ergonômica no ambiente de trabalho para reverter estes índices insatisfatórios. Em relação à ergonomia, julgue o item seguinte, tendo como referência a empresa BETA.
As condições de trabalho que forem consideradas insalubres deverão ser objeto de um projeto ergonômico.
  1. ✂️
  2. ✂️

1502Q1053506 | Redes de Computadores, Transmissão de Dados, Técnico de Informática, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos fundamentos de comunicação de dados, julgue
os itens de 46 a 50.

Em um meio de transmissão guiado, as ondas são guiadas ao longo de um caminho físico, por exemplo, fios de pares trançados, cabos coaxiais ou fibras ópticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1503Q1052486 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Planejamento Estratégico Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“A partir dos anos de 1990, o indivíduo passou a ser considerado o ativo mais valioso de uma organização. Atualmente, é forte a corrente que defende que o verdadeiro e mais importante ativo de uma organização é outro. A forma de gerir esse novo capital, tão essencial à organização, delineia a sua vitalidade e a torna objeto de desejo de clientes. Portanto, é primordial que esse novo capital seja adquirido de forma ágil e eficaz para prover aos executivos os alicerces para a tomada de decisões. Outrossim, a reunião de diversos recursos usados para extrair, transformar e analisar grandes volumes de dados, produzindo conhecimento capaz de auxiliar a empresa a tomar decisões de negócio com mais garantia de sucesso, é uma tecnologia de suma importância nessa nova forma de pensar a organização.”

É possível inferir que as informações anteriores se referem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1504Q1052999 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Vera Giangrande, relações públicas que foi ombudsman de um
grande grupo empresarial brasileiro, em Em defesa do
consumidor
estabeleceu quatro modos de o ombudsman levar em
consideração as necessidades do consumidor: o reativo, em que
analisa e se manifesta em relação ao que lhe chega ao
conhecimento; o ativo, em que sai em campo e avalia
minuciosamente as condições e características dos produtos e
serviços oferecidos por sua empresa; o pró-ativo, em que procura
os consumidores para ouvi-los a respeito dos produtos e serviços
da organização; e o interativo, em que convida os consumidores
a debaterem sobre o que esperam da organização e de seus
produtos no futuro.

Julgue os itens que se seguem, tendo como referência texto
acima.

O ombudsman é um profissional que busca corrigir e aperfeiçoar constantemente a sua atuação e a atuação da organização em relação ao consumidor.
  1. ✂️
  2. ✂️

1505Q1052745 | Administração Geral, Processo Decisório, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, que versam acerca da dinâmica das organizações.
Considere que um diretor de uma organização deva decidir acerca da construção ou aluguel de um novo depósito de mercadorias para a organização, mas não dispõe de todas as informações a respeito dos possíveis impactos que a atual crise financeira internacional pode provocar nos negócios. Nesse caso, o processo decisório desse diretor tem a incerteza como uma característica.
  1. ✂️
  2. ✂️

1506Q1054282 | Química, Transformações Químicas, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

As substâncias podem combinar com outras, transformando- -se em novas substâncias. Para tais transformações, dá-se o nome de reações químicas. Muitas reações químicas envolvidas encontram-se no dia a dia como a digestão de alimentos no nosso organismo, a combustão nos automóveis, o aparecimento da ferrugem e a fabricação de remédios. Sobre as reações químicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na reação entre uma solução de nitrato de chumbo e uma solução de iodeto de potássio, um dos produtos formados é o iodeto de chumbo, um sólido solúvel.
( ) O bicarbonato de sódio reage com ácido clorídrico, produzindo gás carbônico, água e cloreto de sódio.
( ) Muitos metais sofrem reações de dupla troca com ácidos, produzindo sais e gás hidrogênio.
( ) Em reações de neutralização, íons H+ e íons OH- se unem para formar moléculas de H2O.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1507Q1053772 | Administração Financeira e Orçamentária, Lc N 101 de 2000, Orçamento e Finanças Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, equiparam- -se a operações de crédito e estão vedados(as), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1508Q1054284 | Química, Técnicas de Laboratório, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A cromatografia é um método empregado de forma ampla e que permite separação, identificação e determinação de componentes químicos em misturas complexas. Nenhum outro método de separação é tão poderoso e de aplicação tão generalizada como a cromatografia, que trabalha em uma vasta gama de amostras que incluem drogas, partículas do alimento, plásticos, inseticidas, amostras do ar e de água e extratos de tecido. Sobre as cromatografias líquida e gasosa, analise as afirmativas a seguir.

I. A fase móvel em cromatografia gasosa denomina-se gás de arraste. O hélio é a fase móvel gasosa mais comum, embora o argônio, o nitrogênio e o hidrogênio sejam também empregados.
II. A polaridade da fase estacionária deve se igualar à dos componentes da amostra. Quando se tem uma boa igualdade, a ordem de eluição é determinada pelo ponto de ebulição dos eluentes.
III. Atualmente, a cromatografia líquida de alta eficiência líquido-sólido é utilizada extensivamente para a separação de compostos relativamente polares solúveis em água e com massas molares maiores que de 5.000.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1509Q1053006 | Sem disciplina, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

Sob o conceito de entidade, entende-se também organização, instituição, empresa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1510Q1054286 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O almoxarifado é o local destinado à recepção, à guarda, ao controle, à conservação, à distribuição e à fiscalização dos materiais adquiridos pela empresa. Com base nas normas de segurança aplicadas em um almoxarifado de produtos químicos, há uma sinalização de segurança do local para alertar os seus usuários sobre os riscos inerentes que existem no local de trabalho, evitando, assim, a ocorrência de acidentes no ambiente. As cores também podem ser empregadas com a finalidade de prevenção de acidentes e para identificar e informar sobre os riscos. Em ralação ao tipo de sinalização existente em um almoxarifado de produtos químicos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1511Q1054288 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“A transfusão de sangue e hemocomponentes é uma tecnologia consideravelmente importante na terapêutica moderna. Essa terapêutica pode salvar vidas e melhorar a saúde de pacientes. Entretanto, essa tecnologia também pode acarretar complicações, sejam elas agudas ou tardias.”
(Pinna & Júnior. Fracionamento do sangue em Hemocomponentes. UNINGÁ Review, nº 04 (2). P. 46-54, 2010.)

Em relação à hemoterapia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na transfusão de sangue, pode ocorrer o risco de transmissão de agentes infecciosos, dentre outras complicações clínicas.
( ) A produção de hemocomponentes e hemoderivados começa a partir da doação de sangue feita por um doador, em que o fracionamento do sangue coletado é feito em sistema de bolsas aberto.
( ) Em razão das técnicasde processamento atuais, assim como das condições de armazenamento, é possível a preservação das características terapêuticas dos diferentes hemocomponentes, possibilitando, assim, ao receptor receber, em menor volume, somente hemocomponentes dos quais ele precisa, diminuindo os riscos referentes à terapêutica transfusional.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1512Q1054290 | Biomedicina, Procedimentos Gerais, Técnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Atualmente, as pessoas exprimirem palavras e cobranças sobre o controle de qualidade, a garantia da qualidade e, ainda, a gestão de qualidade. Na hemoterapia, tais expressões também existem e a qualidade nos estabelecimentos de saúde está relacionada ao controle dos riscos; no entanto, o risco está presente em qualquer processo complexo como o que ocorre em saúde. Portanto, quando se fala em hemoterapia, não é diferente e os riscos que afetam a qualidade e a segurança dos hemocomponentes são inerentes à prática transfusional. Assim, é essencial se esforçar para conseguir alcançar a elevação da qualidade, uma vez que o risco é maior em serviços que resultam em baixa qualidade. Logo, risco e qualidade são fenômenos reais com relações essenciais e inversamente proporcionais. Para que se tenha bons resultados no sistema de qualidade de uma organização, é fundamental que os procedimentos, as normas, os métodos de controle e as especificações do paciente sejam documentados. Sobre a documentação da qualidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1513Q1053787 | Matemática Financeira, Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira, Orçamento e Finanças Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Após um festival de prêmios promovido pela empresa em que trabalham, Mariana e Fernando ganharam R$ 2.400,00 e R$ 1.800,00, respectivamente. Se ambos os prêmios forem aplicados sob uma mesma taxa de juros anual, o rendimento de Mariana obtido em 48 dias é R$ 17,00 a mais que o rendimento de Fernando aplicado em 30 dias. Considerando, ainda, anos comerciais de 360 dias e o regime de juros simples, o valor da taxa de juros anual associada aos investimentos dos dois colegas de trabalho é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1514Q1053802 | Direito do Trabalho, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço Fgts, Administração de Pessoal Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é formado por depósito mensal referente a 8% do salário do empregado a ser realizado em conta bancária individualizada em nome do trabalhador, na Caixa Econômica Federal. Sobre o FGTS, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1515Q1054064 | Engenharia Eletrônica, Automação Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Um instrumento empregado para medir temperatura possui como início de escala –20° C e final de escala 200° C. Os valores de range, span e fundo de escala são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1516Q1052531 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 13, Segurança do Trabalho Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Em um treinamento para determinada empresa, o instrutor informa que vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica. Denota, também, que os vasos de pressão são classificados em categorias, segundo a classe de fluido e o potencial de risco, e que o ar comprimido é classificado na seguinte classe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1517Q1052533 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 6, Segurança do Trabalho Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. Nas empresas desobrigadas a constituir SESMT, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1518Q1052285 | Técnicas em Laboratório, Técnicas Bioquímicas para Diagnóstico, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Com base na espectroscopia de absorção na região do ultravioleta (UV) e visível (VIS), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1519Q1053565 | Matemática, Aritmética e Problemas, Técnico em Almoxarife, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um colégio possui 5.000 alunos regularmente
matriculados neste ano. Destes, 3.000 são de turmas de ensino
médio. No último domingo do mês de março de cada ano
acontece a eleição do presidente do Grêmio Esportivo do colégio.
São aptos a votar apenas os alunos do ensino médio. A votação
não é obrigatória e o colégio faz o cadastramento de eleitores
para ter uma idéia da quantidade de alunos esperados no dia da
votação. As regras da eleição são simples: cada eleitor tem a
opção de votar em um dos candidatos, ou anular o voto.
Se houver apenas dois candidatos, vence o que obtiver a maior
quantidade de votos; se houver mais de dois candidatos, vence a
eleição aquele que obtiver pelo menos a metade mais 1 dos votos
apurados, excluídos os votos anulados, caso contrário há
segundo turno entre os dois candidatos mais votados.
Neste ano, 2.700 alunos do ensino médio se cadastraram para
votar. Três candidatos se inscreveram: A, B e C. No dia da
eleição, apenas 2.295 eleitores cadastrados votaram. O candidato
A recebeu 984 votos, o candidato B recebeu 716 votos, o
candidato C recebeu 285 votos e 310 eleitores anularam seus
votos. Nessas condições, conclui-se que
Com relação a essa situação, julgue os itens a seguir
40% dos alunos da escola não são aptos a votar.
  1. ✂️
  2. ✂️

1520Q1052800 | Direito Processual Civil, Ações Coletivas no Cpc 1973, Advogado, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em 15 de março de 2006, foi constituída associação cujo
estatuto prevê a proteção e a defesa dos direitos dos
consumidores domiciliados no Distrito Federal em juízo ou fora
dele. Em 19 de abril de 2007, a referida associação ajuizou ação
civil pública contra várias instituições financeiras, pretendendo
a condenação ao pagamento de supostas diferenças de
remuneração nas cadernetas de poupança, relativa ao Plano
Bresser, no mês de junho de 1987.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os
itens que se seguem.

Em caso de improcedência da ação coletiva, com trânsito em julgado da decisão, os titulares do direito individual que foram substituídos não poderão ajuizar novas demandas relacionadas ao mesmo fato, tendo em vista o fenômeno da coisa julgada.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.