Início

Questões de Concursos HEMOBRÁS

Resolva questões de HEMOBRÁS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1681Q1053302 | Engenharia Química e Química Industrial, Cinética e Cálculo de Reatores, Engenheiro Químico, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere um sistema formado por ar (mistura contendo 80% de
nitrogênio e 20% de oxigênio), com comportamento ideal,
confinado em um balão de borracha fechado, que está em contato
com o ar atmosférico. Julgue os itens a seguir relativos a esse
sistema.

As velocidades das moléculas de oxigênio e de nitrogênio no interior do balão são iguais e variam proporcionalmente com a temperatura.
  1. ✂️
  2. ✂️

1682Q1053304 | Engenharia Química e Química Industrial, Termodinâmica e Equilíbrio de Fases, Engenheiro Químico, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere um sistema formado por ar (mistura contendo 80% de
nitrogênio e 20% de oxigênio), com comportamento ideal,
confinado em um balão de borracha fechado, que está em contato
com o ar atmosférico. Julgue os itens a seguir relativos a esse
sistema.

Mantida a temperatura constante, o aumento da pressão atmosférica irá realizar trabalho sobre o gás confinado no balão, aumentando a sua energia interna.
  1. ✂️
  2. ✂️

1683Q957816 | Português, Estrutura das Palavras Radical, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.

Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina


O linguista Sírio Possenti, professor da Unicamp, reproduziu semana passada em seu Facebook a chamada de uma dessas páginas de português que pululam na internet: “16 palavras em português que todo mundo erra o plural”.

Comentário de Possenti, preciso: “Pessoas querem ensinar português ‘correto’ mas não conseguem formular o enunciado segundo as regras que defendem (ou defenderiam)”. Convém explicar.

A língua padrão que as páginas de português buscam ensinar obrigaria o redator a escrever “palavras cujo plural todo mundo erra”. Ou quem sabe, mexendo mais na frase para evitar o já raro cujo, “casos de palavras em que todo mundo erra o plural”.

A forma que usou, com o “que” introduzindo a oração subordinada, chama-se “relativa cortadora” – por cortar a preposição – e é consagrada na linguagem oral: todo mundo diz “o sabor que eu gosto”, mesmo que ao escrever use o padrão “o sabor de que eu gosto”.

O problema com o caso apontado por Possenti não é tanto a gramática, mas a desconexão de forma e conteúdo – a pretensão do instrutor de impor um código que ele próprio demonstra não dominar.

No discurso midiático sobre a língua, isso é mato. Muitas vezes o normativismo mais intransigente é apregoado por quem não consegue nem pagar a taxa de inscrição no clube. “Português é o que nossa página fala sobre!”

Mesmo assim, o episódio de agora me deixou pensativo. E se o problema do conservadorismo que não está à altura de si mesmo for além das páginas de português? Poderia ser essa uma constante cultural em nosso paisão mal letrado, descalço e fascinado por trajes a rigor? Só um levantamento amplo poderia confirmar a tese. Seguem dois casos restritos, mas factuais.

Em abril de 2022, o então presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Luís Carlos Gomes Mattos, submeteu a gramática a sevícias severas ao protestar contra a revelação, pelo historiador Carlos Fico, de áudios em que o STM debatia casos de tortura durante a ditadura de 1964.

“Somos abissolutamente (sic) transparente (sic) nos nossos julgamento (sic)”, disse o general. “Então aquilo aí (sic), a gente já sabe os motivos do porquê (sic) que isso tem acontecendo (sic) agora, nesses últimos dias aí, seguidamente, por várias direções, querendo atingir Forças Armadas...”

Gomes Mattos enfatizou ainda a importância de cuidar “da disciplina, da hierarquia que são nossos pilares (das) nossas Forças Armadas”. Mas disciplina e hierarquia não deveriam ser princípios organizadores da linguagem também? Que conservadorismo é esse?

No início de fevereiro, o reitor da USP publicou uma nota em resposta a uma coluna em que Conrado Hübner Mendes fazia críticas ao STF. Frisando o fato evidente de que a coluna de Mendes expressava a opinião de Mendes, não da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior escreveu que “a liberdade de cátedra se trata de prerrogativa exclusiva dos docentes”.

Sim, é verdade que a expressão impessoal “tratar-se de” tem sido usada por aí com sujeito, como se fosse um “ser” de gravata-borboleta. Trata-se de mais um caso de hipercorreção, fenômeno que nasce do cruzamento da insegurança linguística com nossas velhas bacharelices.

Não é menos verdadeiro que a norma culta do português (ainda?) condena com firmeza esse uso, o que torna digna de nota sua presença num comunicado público emitido pelo mais alto escalão da universidade mais importante do país.


(RODRIGUES, SÉRGIO. Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina. Jornal Folha de S. Paulo, 2024.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: janeiro de 2025. Adaptado.)

Assinale a alternativa em que o significado do prefixo destacado foi INCORRETAMENTE indicado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1684Q1053822 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Assessoria Administrativa Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

De acordo com o disposto no Decreto nº 9.245/2017, que designa o sistema produtivo nacional de saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis).
II. Empresas da indústria química, farmacêutica, de biotecnologia, mecânica, eletrônica e de materiais para a saúde.
III. Prestadores de serviços na área da saúde, independentemente da natureza jurídica.
IV. Órgãos públicos e entidades públicas ou privadas que atuem em pesquisa, inovação, desenvolvimento, produção e prestação de serviços na área da saúde.
V. Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) e Laboratórios Públicos Oficiais (LPO).

Integram o Complexo Industrial de Saúde (CIS) as organizações citadas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1685Q1053568 | Matemática, Funções, Auxiliar Administrativo, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O custo para a produção mensal de x milhares de unidades de
certo produto é de x² + 2x reais. O preço de venda de x milhares
desse produto é de 4x + 24 reais. Nessas condições, julgue os
itens a seguir.
O gráfico da função lucro é uma parábola com a concavidade voltada para cima.
  1. ✂️
  2. ✂️

1686Q1053572 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Auxiliar Administrativo, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir relativos ao trabalho em equipe.
Uma liderança com habilidade de conciliar as necessidades individuais com as organizacionais criaria as bases para relações de colaboração na equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

1687Q957831 | Legislação Federal, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa de tecnologia, de modo a se beneficiar perante o poder público, oferece vantagem indevida a um agente público. A prática foi descoberta pela Administração Pública. À luz do caso narrado e das previsões da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1688Q1054091 | Estatística, Estatística Descritiva Análise Exploratória de Dados, Controle da Qualidade 3 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

No setor correspondente ao controle de qualidade de uma certa empresa, são realizadas inspeções minuciosas nos produtos biológicos fabricados. Em julho de um determinado ano, o número diário de produtos defeituosos teve uma média igual a X com desvio-padrão dado por Y. No mês seguinte, tanto a média quanto a variância dos produtos defeituosos tiveram seus valores diários reduzidos pela metade, considerando o mês anterior. Sabendo que C representa o coeficiente de variação associado aos dados obtidos no mês de julho, qual o coeficiente de variação obtido no mês seguinte?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1689Q1054096 | Estatística, Inferência Estatística, Controle da Qualidade 3 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Após a coleta de dados sobre a concentração de sódio em uma amostra de bolsas contendo um litro de plasma, o teste Shapiro-Wilk foi aplicado para verificar, estatisticamente, se tais dados são provenientes de uma população com distribuição normal. Obteve-se o seguinte resultado:

• Teste de Normalidade Shapiro-Wilk: W = 0,967; p-valor = 0,057.

Sobre o teste Shapiro-Wilk e sua aplicação nesses dados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O cálculo da estatística de teste W considera estatísticas de ordem de uma distribuição normal.
( ) Considerando um nível de significância de 10%, os dados da concentração de sódio no plasma são provenientes de uma distribuição normal.
( ) Levando em consideração um nível de significância de 5%, os dados da concentração de sódio no plasma não são provenientes de uma distribuição normal.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1690Q1052305 | Matemática, Aritmética e Problemas, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

No maior hospital de uma cidade, 6 equipamentos de análise, com capacidades operacionais iguais, conseguem processar, juntos, 85 amostras em 5 horas diárias. Com o aumento da demanda de exames, o gestor do hospital decidiu adicionar mais 3 equipamentos idênticos aos anteriores para atingir o objetivo de processar 153 amostras diariamente. Para que tal objetivo seja alcançado, todos os equipamentos deverão operar por quantas horas por dia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1691Q1053841 | Auditoria, Tipos de Auditoria, Auditoria Interna Gestão de riscos e Conformidade Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.
As informações contextualizam a questão. Leia-a atentamente.


“Na área de saúde, especialmente em relação à auditoria, gestor de riscos e conformidade, são comuns casos de checagem de realização de pagamentos de parcelas contratuais, sejam bancárias ou não.”
Para auditar um contrato bancário celebrado entre a Hemobrás e um determinado banco, considere a situação a seguir:

• valor original da prestação mensal: R$ 91.679,99;
• valor do principal: R$ 1.000.000,00;
• prazo de pagamento: 1 ano; e,
• taxa de juros contratada: 1,50% ao mês.

Faltando duas parcelas para quitar o contrato integralmente, no dia em que vencia a 10ª parcela, decidiu-se quitar as duas parcelas seguintes e restantes. Assinale o valor correto a ser pago ao banco no dia do vencimento da 10ª parcela, considerando o abatimento dos juros nas parcelas 11ª e 12ª, pagas juntamente com a 10ª parcela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1692Q1053586 | Português, Interpretação de Textos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.

Texto para responder a questão.


Às vezes me parece que uma epidemia pestilenta tenha atingido a humanidade inteira em sua faculdade mais característica, ou seja, no uso da palavra, consistindo essa peste da linguagem numa perda de força cognoscitiva e de imediaticidade, como um automatismo que tendesse a nivelar a expressão em fórmulas mais genéricas, anônimas, abstratas, a diluir os significados, a embotar os pontos expressivos, a extinguir toda centelha que crepite no encontro das palavras com novas circunstâncias.

Não me interessa aqui indagar se as origens dessa epidemia devam ser pesquisadas na política, na ideologia, na uniformidade burocrática, na homogeneização dos mass- -media ou na difusão acadêmica de uma cultura média. O que me interessa são as possibilidades de salvação. A literatura (e talvez somente a literatura) pode criar os anticorpos que coíbam a expansão desse flagelo linguístico.

Gostaria de acrescentar não ser apenas a linguagem que me parece atingida por essa pestilência. As imagens, por exemplo, também o foram. Vivemos sob uma chuva ininterrupta de imagens; os media todo-poderosos não fazem outra coisa senão transformar o mundo em imagens, multiplicando-o numa fantasmagoria de jogos de espelhos – imagens que em grande parte são destituídas da necessidade interna que deveria caracterizar toda imagem, como forma e como significado, como força de impor-se à atenção, como riqueza de significados possíveis. Grande parte dessa nuvem de imagens se dissolve imediatamente como os sonhos que não deixam traços na memória; o que não se dissolve é uma sensação de estranheza e mal-estar.

Mas talvez a inconsistência não esteja somente na linguagem e nas imagens: está no próprio mundo. O vírus ataca a vida das pessoas e a história das nações torna todas as histórias informes, fortuitas, confusas, sem princípio nem fim. Meu mal-estar advém da perda de forma que constato na vida, à qual procuro opor a única defesa que consigo imaginar: uma ideia da literatura.


(CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.)

Considerando-se o contexto, assinale a alternativa em que o sentido produzido no trecho destacado foi corretamente indicado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1693Q1053842 | Auditoria, Tipos de Auditoria, Auditoria Interna Gestão de riscos e Conformidade Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.
As informações contextualizam a questão. Leia-a atentamente.


“Na área de saúde, especialmente em relação à auditoria, gestor de riscos e conformidade, são comuns casos de checagem de realização de pagamentos de parcelas contratuais, sejam bancárias ou não.”
Para auditar um pagamento em atraso efetivado pela Hemobrás, considere os seguintes encargos moratórios:

• valor original devido: R$ 5.000,00;
• número de dias em atraso: 70 dias;
• multa moratória: 2% sobre principal; e,
• taxa de juros moratórios diários: 0,50% sobre o valor principal.

Sabe-se que o responsável pelo pagamento conseguiu um desconto de 30% nos juros moratórios a serem pagos. O valor a ser pago integralmente e o valor considerando o desconto alcançados sobre os juros são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1694Q1054099 | Estatística, Inferência Estatística, Controle da Qualidade 3 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Considere que o objetivo de um certo estudo clínico é avaliar os níveis de ácido fólico, medido em microgramas por litro, nas células vermelhas de pacientes com bypass cardíaco de acordo com quatro métodos diferentes de ventilação usados durante a anestesia. Um total de 32 pacientes foi dividido em quatro grupos independentes com tamanhos iguais, sendo um método diverso de ventilação empregado dentro de cada grupo. O quadro de análise de variância foi construído para testar a hipótese de diferença das médias dos níveis desse ácido entre os quatro grupos. Considerando que o valor da estatística F calculada é 24 e que a soma de quadrados entre os grupos é igual a 180, a soma de quadrados total é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1695Q1053847 | Contabilidade de Custos, Contabilidade de Custos, Auditoria Interna Gestão de riscos e Conformidade Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Após analisar os custos das cirurgias de alta complexidade na rede SUS, chegou-se à conclusão de que a função Custo Total de x cirurgias é dado (CT) = 40x – 10x² + x³. Assinale o custo médio mensal de cada cirurgia, considerando que foram realizadas 300 cirurgias no mês.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1696Q957848 | Redes de Computadores, Protocolo, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em redes de comunicação, os protocolos são definidos como conjuntos de regras que determinam como os dispositivos se comunicam, permitindo a troca de dados de forma padronizada. No contexto dos protocolos de redes de comunicação, assinale, a seguir, a função principal do protocolo TCP (Transmission Control Protocol).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1697Q1052569 | Farmácia, Farmacologia, Assuntos Regulatórios Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“________________ deve-se obter, a partir do plasma humano _____________; contém a sua fração solúvel, sendo empregado(a) no tratamento da hipofibrinogenemia. O hemoderivado se apresenta na forma farmacêutica pó, de cor branca ou amarelo-pálida, seco por __________________. A preparação pode conter _________________ como __________________ e não pode conter _____________. A preparação reconstituída em volume de água _________________ indicado no rótulo deve conter concentração do hemoderivado de, no mínimo, _____ p/v.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1698Q1054112 | Farmácia, Farmacologia, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O método de preparação de imunoglobulinas deve incluir uma ou mais etapas que tenham demonstrado eliminar ou inativar vírus infecciosos conhecidos. Nesse contexto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1699Q1052321 | Direito Empresarial Comercial, Direito Societário, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

No dia 20/12/2024, a diretoria da Céu Azul S.A., sociedade anônima aberta e cujo capital social é constituído integralmente por capital particular, decidiu convocar a instalação de assembleia geral com o objetivo de autorizar a emissão de debêntures pela companhia. Em razão da proximidade das festas de final de ano e dos consideráveis custos decorrentes da realização da assembleia geral naquele momento, Marcos, um dos diretores, sugeriu a Laércio, também diretor da companhia, que a deliberação e a aprovação da emissão das debêntures fossem delegadas ao Conselho de Administração. Receoso, Laércio decide consultar os demais membros da diretoria e o setor jurídico da companhia antes de acolher a sugestão de Marcos. Considerando o caso hipotético e as disposições previstas na Lei Federal nº 6.404/1976 acerca da emissão de debêntures e a convocação de assembleia geral no âmbito das sociedades anônimas, é correto afirmar que a sugestão de Marcos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1700Q957857 | Português, Redação, Assistente Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.
Literalmente latente, mas talvez não

Melhor pecar por ser óbvio do que por ser omisso: palavras são as menores unidades de sentido autônomo da escrita. Sendo assim, nenhum escriba conseguirá ir muito longe se não cultivar com elas, quase sempre por meio da leitura, uma intimidade pelo menos razoável.

Isso significa – não apenas, mas em primeiro lugar – saber o que elas significam em estado de dicionário. No meu caso, não há maior inimigo da boa vontade que tenho para a leitura de um texto do que descobrir que seu autor usa, por exemplo, “literal” para o que é figurado e “latente” com o sentido de “patente”.

Sim, sou desses. Embora seja uma frase de uso comum em contextos informais, sobretudo na fala, acredito que “Estou literalmente frito” jamais ganhará circulação tranquila na linguagem culta.

Qual é o sentido de garantir a literalidade do que não tem nenhuma? Cabe, claro, a ressalva dos casos gravíssimos de quem se fritou caindo em frigideiras industriais, mas estes são bem raros.

A rigor, “A viagem me deixou literalmente morto de cansado” é uma afirmação que só poderia ser feita por um autor defunto como Brás Cubas – ou, quem sabe, recebida como mensagem do além em centros espíritas.

Problema semelhante tem uma frase como “Fulano me ligou em prantos, a dor dele com a separação é latente”. Não, não é. A dor do fulano talvez fosse latente – quer dizer, não visível, presente mas não manifesta – antes do choro. Depois dele é patente, ou seja, evidente, está na cara.

Alguns estudiosos argumentam que o uso, mesmo que a princípio esteja equivocado, acabará por normalizar tudo isso – se é que já não o fez. No inglês, o emprego de “literalmente” quando se trata de sentido figurado, como simples marca de ênfase, já ganhou a chancela de certos dicionários.

O uso é poderoso mesmo. Não faltam na história das línguas exemplos de erros produtivos, mal-entendidos que criaram novos sentidos. A palavra “floresta” nos chegou do francês antigo “forest” e ganhou um L na alfândega porque o pessoal achou que tivesse a ver com “flor”. Não tinha, mas passou a ter.

No entanto, a famosa cartada de que “a língua é viva” – sem dúvida de grande autoridade nas conversas sobre palavras – não me parece liquidar o jogo nesse caso. Sim, a língua é viva. Como todo organismo, pode adoecer.

Uma coisa é reconhecer que, no fluxo contínuo da fala das ruas, todo idioma está fadado a mudar de feição o tempo todo, com as palavras ganhando pouco a pouco sutilezas que podem acabar por torná-las inteiramente diferentes do que foram um dia. É verdade.

No entanto, quando a confusão recai sobre pares de antônimos tão perfeitos quanto literal-figurado e latente-patente, acreditar que a ignorância venha a ser produtiva me parece um excesso de otimismo.

A única consequência lógica de que um de dois termos opostos passe a significar o mesmo que seu contrário é a destruição de ambos, sua diluição na geleia do que não faz sentido algum.

Os pares literal-figurado e latente-patente são como claro-escuro, alegre-triste, quente-frio, morto-vivo, alto-baixo etc. Imagine se essas palavras fossem intercambiáveis.

Quando o primeiro termo se define em oposição ao segundo e vice-versa, fundi-los é entropia, perda de funcionalidade da linguagem, que passa a ser capaz de dizer menos do que dizia. Numa palavra, burrice.

Pode ser que um dia tudo isso seja considerado correto? Pode. Espero estar literalmente morto até lá.

(RODRIGUES, Sérgio. Literalmente latente, mas talvez não. Jornal Folha de S. Paulo, 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/sergio-rodrigues/. Acesso em: janeiro de 2025.)
No 5º§, o autor cita a expressão “autor defunto”, muito famosa no romance “Obras póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. A mudança de posição dos termos – “autor defunto” e “defunto autor” – acarreta sensível alteração semântica entre essas expressões. O mesmo ocorre em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.