Início

Questões de Concursos HEMOBRÁS

Resolva questões de HEMOBRÁS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1841Q1053299 | Engenharia Química e Química Industrial, Cinética e Cálculo de Reatores, Engenheiro Químico, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para determinada reação considerada reversível, em que o
reagente A é transformado no produto B, julgue os itens a seguir.

Com a adição de um catalisador, a constante cinética da reação pode ser alterada.
  1. ✂️
  2. ✂️

1842Q957814 | Português, Significação Contextual de Palavras, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.

Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina


O linguista Sírio Possenti, professor da Unicamp, reproduziu semana passada em seu Facebook a chamada de uma dessas páginas de português que pululam na internet: “16 palavras em português que todo mundo erra o plural”.

Comentário de Possenti, preciso: “Pessoas querem ensinar português ‘correto’ mas não conseguem formular o enunciado segundo as regras que defendem (ou defenderiam)”. Convém explicar.

A língua padrão que as páginas de português buscam ensinar obrigaria o redator a escrever “palavras cujo plural todo mundo erra”. Ou quem sabe, mexendo mais na frase para evitar o já raro cujo, “casos de palavras em que todo mundo erra o plural”.

A forma que usou, com o “que” introduzindo a oração subordinada, chama-se “relativa cortadora” – por cortar a preposição – e é consagrada na linguagem oral: todo mundo diz “o sabor que eu gosto”, mesmo que ao escrever use o padrão “o sabor de que eu gosto”.

O problema com o caso apontado por Possenti não é tanto a gramática, mas a desconexão de forma e conteúdo – a pretensão do instrutor de impor um código que ele próprio demonstra não dominar.

No discurso midiático sobre a língua, isso é mato. Muitas vezes o normativismo mais intransigente é apregoado por quem não consegue nem pagar a taxa de inscrição no clube. “Português é o que nossa página fala sobre!”

Mesmo assim, o episódio de agora me deixou pensativo. E se o problema do conservadorismo que não está à altura de si mesmo for além das páginas de português? Poderia ser essa uma constante cultural em nosso paisão mal letrado, descalço e fascinado por trajes a rigor? Só um levantamento amplo poderia confirmar a tese. Seguem dois casos restritos, mas factuais.

Em abril de 2022, o então presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Luís Carlos Gomes Mattos, submeteu a gramática a sevícias severas ao protestar contra a revelação, pelo historiador Carlos Fico, de áudios em que o STM debatia casos de tortura durante a ditadura de 1964.

“Somos abissolutamente (sic) transparente (sic) nos nossos julgamento (sic)”, disse o general. “Então aquilo aí (sic), a gente já sabe os motivos do porquê (sic) que isso tem acontecendo (sic) agora, nesses últimos dias aí, seguidamente, por várias direções, querendo atingir Forças Armadas...”

Gomes Mattos enfatizou ainda a importância de cuidar “da disciplina, da hierarquia que são nossos pilares (das) nossas Forças Armadas”. Mas disciplina e hierarquia não deveriam ser princípios organizadores da linguagem também? Que conservadorismo é esse?

No início de fevereiro, o reitor da USP publicou uma nota em resposta a uma coluna em que Conrado Hübner Mendes fazia críticas ao STF. Frisando o fato evidente de que a coluna de Mendes expressava a opinião de Mendes, não da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior escreveu que “a liberdade de cátedra se trata de prerrogativa exclusiva dos docentes”.

Sim, é verdade que a expressão impessoal “tratar-se de” tem sido usada por aí com sujeito, como se fosse um “ser” de gravata-borboleta. Trata-se de mais um caso de hipercorreção, fenômeno que nasce do cruzamento da insegurança linguística com nossas velhas bacharelices.

Não é menos verdadeiro que a norma culta do português (ainda?) condena com firmeza esse uso, o que torna digna de nota sua presença num comunicado público emitido pelo mais alto escalão da universidade mais importante do país.


(RODRIGUES, SÉRGIO. Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina. Jornal Folha de S. Paulo, 2024.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: janeiro de 2025. Adaptado.)

Releia: “No discurso midiático sobre a língua, isso é mato.” (6º§) No contexto em análise, a palavra “mato” foi empregada metaforicamente e pode ser substituída, sem alteração substancial de sentido, pelo termo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1843Q1052792 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Advogado, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito do direito constitucional, julgue os itens que se
seguem.

A teoria dos limites serve para impor restrições à possibilidade de limitação dos direitos fundamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1844Q957821 | Direito Administrativo, Cargo, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

De acordo com o Código de Ética, Conduta e Integridade da Hemobrás, além da aplicação da penalidade de censura, a Comissão de Ética pode adotar diversas providências no caso de comprovação de falta ética. É correto afirmar que a Comissão de Ética:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1846Q1054081 | Redes de Computadores, Armazenamento de Dados em Redes de Computadores, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O gerenciamento de redes industriais envolve tecnologias avançadas para melhorar a eficiência, a segurança e a escalabilidade dos sistemas. A virtualização, por meio de ferramentas como Hyper-V, VMware e Xen, possibilita a criação de máquinas virtuais para consolidar recursos físicos e otimizar operações. Além disso, soluções de armazenamento como RAID, SAN e NAS desempenham papéis essenciais no armazenamento e recuperação de dados, garantindo alta disponibilidade e redundância em ambientes críticos. Sobre conceitos de virtualização e soluções de armazenamento em redes industriais, analise as afirmativas a seguir.

I. O Hyper-V, desenvolvido pela Microsoft, é uma solução de virtualização que permite a criação de máquinas virtuais em sistemas baseados no Windows.
II. O VMware é uma plataforma de virtualização amplamente utilizada que oferece soluções para servidores, desktops e aplicações em nuvem.
III. A tecnologia Xen é um tipo de hipervisor que opera diretamente sobre o hardware, permitindo o gerenciamento de máquinas virtuais com alta eficiência.
IV. Soluções de armazenamento RAID utilizam a combinação de discos para oferecer redundância e desempenho; SAN e NAS são sistemas de armazenamento conectados à rede com funções semelhantes.
V. O armazenamento NAS (Network Attached Storage) é projetado para fornecer acesso a arquivos pela rede; SAN (Storage Area Network) é voltado para armazenamento em blocos, mais apropriado para bancos de dados.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1847Q957825 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Ana e Mariana são farmacêuticas e, ao tomarem conhecimento de concurso público deflagrado pela Hemobrás, aspiram ocupar cargos na instituição. Assim, passaram a realizar encontros diários de estudos visando à preparação para o certame. Certo dia, as colegas discutiam sobre o Estatuto Social da Hemobrás e suas características essenciais. Ana afirmou que a Hemobrás é uma sociedade de economia mista e tem a forma de sociedade anônima de capital aberto; Mariana, por sua vez, afirmou que os empregados da Hemobrás estarão sujeitos ao regime jurídico estatutário, sendo-lhes garantida a estabilidade após três anos de efetivo exercício nos respectivos cargos, providos mediante concurso público. Da análise do diálogo entre Ana e Mariana, conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1848Q1053058 | Economia, Setor Público, Contador, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às normas constitucionais relativas às finanças públicas, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética. Em decorrência da proximidade das festas de final de ano, um prefeito municipal decide liberar os recursos financeiros destinados à câmara de vereadores do seu município, referentes ao mês de dezembro, no dia 10 do referido mês. Nessa situação, ele poderá ter suas contas recusadas pelo respectivo tribunal de contas, por descumprimento de norma constitucional.
  1. ✂️
  2. ✂️

1849Q1053589 | Português, Sintaxe, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.

Texto para responder a questão.


Às vezes me parece que uma epidemia pestilenta tenha atingido a humanidade inteira em sua faculdade mais característica, ou seja, no uso da palavra, consistindo essa peste da linguagem numa perda de força cognoscitiva e de imediaticidade, como um automatismo que tendesse a nivelar a expressão em fórmulas mais genéricas, anônimas, abstratas, a diluir os significados, a embotar os pontos expressivos, a extinguir toda centelha que crepite no encontro das palavras com novas circunstâncias.

Não me interessa aqui indagar se as origens dessa epidemia devam ser pesquisadas na política, na ideologia, na uniformidade burocrática, na homogeneização dos mass- -media ou na difusão acadêmica de uma cultura média. O que me interessa são as possibilidades de salvação. A literatura (e talvez somente a literatura) pode criar os anticorpos que coíbam a expansão desse flagelo linguístico.

Gostaria de acrescentar não ser apenas a linguagem que me parece atingida por essa pestilência. As imagens, por exemplo, também o foram. Vivemos sob uma chuva ininterrupta de imagens; os media todo-poderosos não fazem outra coisa senão transformar o mundo em imagens, multiplicando-o numa fantasmagoria de jogos de espelhos – imagens que em grande parte são destituídas da necessidade interna que deveria caracterizar toda imagem, como forma e como significado, como força de impor-se à atenção, como riqueza de significados possíveis. Grande parte dessa nuvem de imagens se dissolve imediatamente como os sonhos que não deixam traços na memória; o que não se dissolve é uma sensação de estranheza e mal-estar.

Mas talvez a inconsistência não esteja somente na linguagem e nas imagens: está no próprio mundo. O vírus ataca a vida das pessoas e a história das nações torna todas as histórias informes, fortuitas, confusas, sem princípio nem fim. Meu mal-estar advém da perda de forma que constato na vida, à qual procuro opor a única defesa que consigo imaginar: uma ideia da literatura.


(CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.)

Considerando o complemento verbal expresso em “[...] que coíbam a expansão desse flagelo linguístico.”, assinale a alternativa cujo complemento apresenta a mesma classificação sintática do identificado no trecho anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1850Q1052822 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Administrador, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Acerca da reengenharia organizacional julgue o item a seguir.

A reengenharia organizacional visa adequar processos organizacionais com o objetivo principal de reduzir custos de produção.
  1. ✂️
  2. ✂️

1851Q957849 | Redes de Computadores, Meios físicos de transmissão, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Gigabit Ethernet (GbE) é uma tecnologia de rede que permite a transmissão de dados em alta velocidade, atingindo taxas de transferência de até 1 gigabit por segundo (Gbps). Trata-se de uma característica desse tipo de tecnologia de rede:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1852Q1053594 | Matemática, Aritmética e Problemas, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Em uma indústria de medicamentos, 8 funcionários produzem 580 remédios por dia considerando um regime de 4 horas diárias de trabalho. Após um estudo experimental bem-sucedido com a proposição de novas formulações, a demanda por medicamentos aumentou para 1.305 remédios e o regime de trabalho passou para 6 horas diárias. Qual deverá ser o número de funcionários, para que a nova demanda diária de medicamentos seja atendida mantendo o ritmo de produção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1853Q1053595 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Alberto, Bernardo e Carlos são profissionais de biotecnologia em um laboratório e atuam nas áreas de bioinformática, controle biológico e melhoramento genético, mas não necessariamente nessa ordem. Considerando o tempo de serviço dos três profissionais, o profissional de bioinformática, que é vizinho de Bernardo, trabalha há menos tempo no laboratório. Adicionalmente, sabe-se que o profissional de melhoramento genético é mais novo no laboratório que Carlos. De acordo com esse contexto, pode-se deduzir corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1854Q1054107 | Engenharia de Qualidade, Gestão da Produção, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

As operações de produção devem respeitar procedimentos claramente definidos e, ainda, satisfazer os princípios das Boas Práticas de Fabricação (BPF), a fim de que sejam obtidos produtos com a qualidade exigida e em conformidade com as respectivas autorizações de fabricação e com o registro. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1855Q1054109 | Auditoria, Documentos e Relatórios, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

As autoinspeções devem ser realizadas, no mínimo, anualmente, e de acordo com um cronograma aprovado. A equipe de autoinspeção deve ser formada por profissionais qualificados e familiarizados com as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Os membros da equipe podem ser profissionais da própria empresa, ou especialistas externos, e devem possuir o máximo de independência possível em relação à área que será inspecionada. A autoinspeção deve ser documentada e o relatório gerado deve conter, no mínimo, os seguintes itens, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1856Q1053602 | Legislação Federal, Lei N 10 205 de 2001, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

De acordo com a Lei nº 10.205/2001 (Lei do Sangue), está em consonância com as Diretrizes da Política Nacional de Sangue:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1858Q1052326 | Auditoria, Controle Interno, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Com fulcro na ISO 31000:2018, sobre o papel do auditor interno no gerenciamento de riscos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A ISO 31000:2018 estabelece um processo linear para a gestão de riscos, sem variações.
( ) O auditor interno deve atuar como consultor, fornecendo subsídios para a gestão de riscos sem assumir responsabilidades gerenciais.
( ) A gestão de riscos, segundo a ISO 31000:2018, deve ser integrada à cultura organizacional e às práticas de governança.
( ) O auditor interno é responsável por tomar decisões estratégicas no gerenciamento de riscos corporativos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1859Q1052329 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O diretor de compras de determinada Secretaria Estadual de Saúde assinou edital de licitação e, posteriormente, contrato administrativo para aquisição de medicamentos e suprimentos médicos. Em função da alta quantidade de demandas, ele não analisou detidamente os documentos e não percebeu que o edital não previu cláusulas necessárias previstas na Lei de Licitações; com isso, o estado acabou adquirindo insumos vencidos, o que causou dano ao erário. À luz da atual Lei de Improbidade Administrativa, é correto afirmar que o diretor de compras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1860Q1053866 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O direito à saúde – além de qualificar-se como direito fundamental que assiste a todas as pessoas – representa consequência constitucional indissociável do direito à vida. O poder público, qualquer que seja a esfera institucional de sua atuação no plano da organização federativa brasileira, não pode mostrar-se indiferente ao problema da saúde da população, sob pena de incidir, ainda que por omissão, em censurável comportamento inconstitucional. O direito público subjetivo à saúde traduz bem jurídico constitucionalmente tutelado, por cuja integridade deve velar, de maneira responsável, o poder público (federal, estadual ou municipal), a quem incumbe formular – e implementar – políticas sociais e econômicas que visem a garantir a plena consecução dos objetivos proclamados no art. 196 da Constituição da República.
(STF, RE 241.630-2/RS, Rel. Min. Celso de Mello, DJ, 1, de 3-4-2001, p. 49.)

Sobre o direito à saúde, tendo como base as disposições constitucionais, doutrinárias e jurisprudenciais, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.