Início

Questões de Concursos HEMOBRÁS

Resolva questões de HEMOBRÁS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2041Q1054054 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Em relação às Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 01/1986 e nº 237/1997, que versam sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto e licenciamento ambiental, analise as afirmativas a seguir.

I. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA), além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), deverá contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto e definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza, dentre outras diretrizes.
II. O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) será acessível ao público a qualquer tempo e sob quaisquer circunstâncias – o sigilo sob suas informações não é permitido devido ao Princípio da Publicidade. Suas cópias permanecerão à disposição dos interessados, nos centros de documentação ou bibliotecas do órgão de controle ambiental correspondente, exceto durante o período de análise técnica.
III. Correrão por conta do proponente do projeto todas as despesas e custos referentes à realização do Estudo de Impacto Ambiental como: coleta e aquisição dos dados e informações, trabalhos e inspeções de campo, análises de laboratório, estudos técnicos e científicos e acompanhamento e monitoramento dos impactos, elaboração do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e fornecimento de pelo menos cinco cópias.
IV. Localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de demais licenças legalmente exigíveis.
V. Para a obtenção da licença ambiental, o empreendedor deverá atender à solicitação de esclarecimentos e complementações formuladas pelo órgão ambiental competente, dentro do prazo máximo de quatro meses, a contar do recebimento da respectiva notificação; este prazo poderá ser prorrogado, desde que justificado e com a concordância do empreendedor e do órgão ambiental competente. O não cumprimento sujeitará o licenciamento à ação do órgão que detenha competência para atuar supletivamente e o empreendedor ao arquivamento de seu pedido de licença; este arquivamento não impedirá a apresentação de novo requerimento de licença, mediante novo pagamento de custo de análise.
VI. O Poder Público, no exercício de sua competência de controle, expedirá as seguintes licenças ambientais: Licença Protocolar (LP); Licença de Identificação (LI); Licença de Ordenação (LO); e, Licença de Redução (LR). Suas validades máximas serão de quatro; oito; vinte e cinco; e, cinquenta anos, respectivamente.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2042Q1054055 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.795/1999, cabe às empresas e instituições públicas e privadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2043Q1053289 | Engenharia Mecânica, Materiais de Construção Mecânica, Engenheiro Mecânico, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A prevenção a incêndios consistem em um conjunto de medidas que
visam evitar que os sinistros aconteçam e, caso ocorram, que sejam
mantidos sob controle, evitando a propagação e facilitando o
combate ao fogo. Acerca da prevenção e combate a incêndios, julgue
os itens que se seguem.

Fogo em corpos de fácil combustão, com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como em tecidos, papel, madeira, fibras etc., é classificado como incêndio classe B.
  1. ✂️
  2. ✂️

2045Q1054061 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Considerando os objetivos da cadeia de valor, analise as afirmativas a seguir.

I. Possibilita que a empresa entenda como funciona a organização e a prática dos seus processos produtivos e estratégicos.
II. É uma ferramenta que reflete diretamente o funcionamento e aborda as nuances do negócio.
III. Pouco contribui para que a organização se atenha à sua própria proposta de valor.
IV. É uma ação estratégica essencial, que pode trazer ótimos resultados, como crescimento e maior lucratividade.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2046Q1054062 | Geologia, Geologia Geral, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Os minerais são elementos constituintes das rochas. As propriedades que mais interessam no estudo de um mineral são: físicas, ópticas, morfológicas e químicas. Assinale a associação correta entre as propriedades do mineral e suas características.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2047Q1054063 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“O controle da poluição do ar envolve desde o planejamento, do assentamento de núcleos urbanos e industriais e do sistema viário, até a ação de controle das fontes de emissão.”
(Consultoria Ambiental – Controle de Poluição do Ar. Disponível em: consultoriaambiental.com.br/pdf/pdf-15.pdf. Acesso em: 07/12/2021.)

Das medidas relacionadas, é considerada direta no controle da poluição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2048Q1054065 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Estoques, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa pública de medicamentos decidiu implementar uma política de gestão de estoques baseada na previsão quantitativa e na classificação ABC dos itens. No entanto, durante a execução do plano, surgiram dúvidas sobre como priorizar medicamentos críticos sem negligenciar o controle de custo. Considerando as ferramentas de previsão e classificação mencionadas, assinale, a seguir, a prática mais adequada para otimizar o planejamento da quantidade de compra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2049Q957809 | Português, Interpretação de Textos, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Texto associado.

Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina


O linguista Sírio Possenti, professor da Unicamp, reproduziu semana passada em seu Facebook a chamada de uma dessas páginas de português que pululam na internet: “16 palavras em português que todo mundo erra o plural”.

Comentário de Possenti, preciso: “Pessoas querem ensinar português ‘correto’ mas não conseguem formular o enunciado segundo as regras que defendem (ou defenderiam)”. Convém explicar.

A língua padrão que as páginas de português buscam ensinar obrigaria o redator a escrever “palavras cujo plural todo mundo erra”. Ou quem sabe, mexendo mais na frase para evitar o já raro cujo, “casos de palavras em que todo mundo erra o plural”.

A forma que usou, com o “que” introduzindo a oração subordinada, chama-se “relativa cortadora” – por cortar a preposição – e é consagrada na linguagem oral: todo mundo diz “o sabor que eu gosto”, mesmo que ao escrever use o padrão “o sabor de que eu gosto”.

O problema com o caso apontado por Possenti não é tanto a gramática, mas a desconexão de forma e conteúdo – a pretensão do instrutor de impor um código que ele próprio demonstra não dominar.

No discurso midiático sobre a língua, isso é mato. Muitas vezes o normativismo mais intransigente é apregoado por quem não consegue nem pagar a taxa de inscrição no clube. “Português é o que nossa página fala sobre!”

Mesmo assim, o episódio de agora me deixou pensativo. E se o problema do conservadorismo que não está à altura de si mesmo for além das páginas de português? Poderia ser essa uma constante cultural em nosso paisão mal letrado, descalço e fascinado por trajes a rigor? Só um levantamento amplo poderia confirmar a tese. Seguem dois casos restritos, mas factuais.

Em abril de 2022, o então presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general Luís Carlos Gomes Mattos, submeteu a gramática a sevícias severas ao protestar contra a revelação, pelo historiador Carlos Fico, de áudios em que o STM debatia casos de tortura durante a ditadura de 1964.

“Somos abissolutamente (sic) transparente (sic) nos nossos julgamento (sic)”, disse o general. “Então aquilo aí (sic), a gente já sabe os motivos do porquê (sic) que isso tem acontecendo (sic) agora, nesses últimos dias aí, seguidamente, por várias direções, querendo atingir Forças Armadas...”

Gomes Mattos enfatizou ainda a importância de cuidar “da disciplina, da hierarquia que são nossos pilares (das) nossas Forças Armadas”. Mas disciplina e hierarquia não deveriam ser princípios organizadores da linguagem também? Que conservadorismo é esse?

No início de fevereiro, o reitor da USP publicou uma nota em resposta a uma coluna em que Conrado Hübner Mendes fazia críticas ao STF. Frisando o fato evidente de que a coluna de Mendes expressava a opinião de Mendes, não da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior escreveu que “a liberdade de cátedra se trata de prerrogativa exclusiva dos docentes”.

Sim, é verdade que a expressão impessoal “tratar-se de” tem sido usada por aí com sujeito, como se fosse um “ser” de gravata-borboleta. Trata-se de mais um caso de hipercorreção, fenômeno que nasce do cruzamento da insegurança linguística com nossas velhas bacharelices.

Não é menos verdadeiro que a norma culta do português (ainda?) condena com firmeza esse uso, o que torna digna de nota sua presença num comunicado público emitido pelo mais alto escalão da universidade mais importante do país.


(RODRIGUES, SÉRGIO. Quando o professor tenta ensinar o que ele próprio não domina. Jornal Folha de S. Paulo, 2024.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: janeiro de 2025. Adaptado.)

A principal ideia defendida na primeira metade do texto se estabelece na contradição entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2050Q1052279 | Hemoterapia, Contratos Marítimos, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

As Cabines de Segurança Biológicas (CSB) são projetadas para fornecer proteção ao colaborador, ao produto manipulado e ao meio ambiente. Em relação às CSB, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2051Q1052794 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Advogado, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito do direito constitucional, julgue os itens que se
seguem.

De acordo com o posicionamento majoritário na doutrina, os direitos sociais integram os denominados direitos fundamentais de segunda geração.
  1. ✂️
  2. ✂️

2052Q1052541 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O MS Project é uma ferramenta amplamente utilizada para planejamento, controle e monitoramento de projetos. Ele permite a criação de cronogramas, o gerenciamento de recursos, a análise de custos e a definição de caminhos críticos. O domínio dessa ferramenta é essencial para profissionais envolvidos em gestão de projetos, garantindo maior eficiência no cumprimento de prazos e alocação de recursos. Nesse contexto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Linha de base.
2. Caminho crítico.
3. Alocação de recursos.
4. Tarefas predecessoras.
5. Indicador de progresso.

( ) Definição de dependências entre atividades, indicando a sequência em que devem ser realizadas.
( ) Conjunto de atividades cuja duração determina diretamente a data final do projeto.
( ) Comparação entre o progresso planejado e o realizado, representado graficamente no cronograma.
( ) Processo de atribuir pessoas, equipamentos ou materiais às tarefas do projeto.
( ) Registro inicial do cronograma do projeto, utilizado para monitorar desvios durante sua execução.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2053Q957822 | Direito Administrativo, Responsabilidades do servidor, Tecnico Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Com base no art. 20 do Código de Ética, Conduta e Integridade da Hemobrás, assinale a afirmativa correta sobre as exigências para a realização de audiências ou reuniões com pessoas físicas ou jurídicas não pertencentes à Administração Pública direta ou indireta e interessadas em decisão de alçada do colaborador da Hemobrás.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2054Q1052805 | Direito Ambiental, Responsabilidade Ambiental, Advogado, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a crimes ambientais, julgue os itens de 64 a 66.

A Lei n.º 9.605/1998 determina que a pessoa jurídica constituída ou utilizada com o fim preponderante de permitir, facilitar ou ocultar a prática de crime ambiental terá decretada a sua liquidação forçada e seu patrimônio será declarado perdido a favor do Fundo Monetário Nacional. É necessário, portanto, que na inicial acusatória fique explícita a acusação do desvio de finalidade da pessoa jurídica, e o pedido de sua liquidação ao final. Se assim não for feito, restará ao Ministério Público, que é o órgão detentor de legitimidade para tanto, propor ação própria no juízo cível.
  1. ✂️
  2. ✂️

2055Q1053834 | Gestão de Pessoas, Aprendizagem Organizacional em Gestão de Pessoas, Assessoria Administrativa Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“Um dos principais teóricos das organizações defende que as organizações precisam ser capazes de aprender como lidar com as contínuas mudanças no complexo mundo contemporâneo. As organizações precisam suprir o deficit de aprendizagem.” Baseado em conceitos nocionais de gestão e de ferramentas de mudança organizacional são comportamentos inerentes à aprendizagem organizacional, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2056Q1053588 | Português, Morfologia, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.

Texto para responder a questão.


Às vezes me parece que uma epidemia pestilenta tenha atingido a humanidade inteira em sua faculdade mais característica, ou seja, no uso da palavra, consistindo essa peste da linguagem numa perda de força cognoscitiva e de imediaticidade, como um automatismo que tendesse a nivelar a expressão em fórmulas mais genéricas, anônimas, abstratas, a diluir os significados, a embotar os pontos expressivos, a extinguir toda centelha que crepite no encontro das palavras com novas circunstâncias.

Não me interessa aqui indagar se as origens dessa epidemia devam ser pesquisadas na política, na ideologia, na uniformidade burocrática, na homogeneização dos mass- -media ou na difusão acadêmica de uma cultura média. O que me interessa são as possibilidades de salvação. A literatura (e talvez somente a literatura) pode criar os anticorpos que coíbam a expansão desse flagelo linguístico.

Gostaria de acrescentar não ser apenas a linguagem que me parece atingida por essa pestilência. As imagens, por exemplo, também o foram. Vivemos sob uma chuva ininterrupta de imagens; os media todo-poderosos não fazem outra coisa senão transformar o mundo em imagens, multiplicando-o numa fantasmagoria de jogos de espelhos – imagens que em grande parte são destituídas da necessidade interna que deveria caracterizar toda imagem, como forma e como significado, como força de impor-se à atenção, como riqueza de significados possíveis. Grande parte dessa nuvem de imagens se dissolve imediatamente como os sonhos que não deixam traços na memória; o que não se dissolve é uma sensação de estranheza e mal-estar.

Mas talvez a inconsistência não esteja somente na linguagem e nas imagens: está no próprio mundo. O vírus ataca a vida das pessoas e a história das nações torna todas as histórias informes, fortuitas, confusas, sem princípio nem fim. Meu mal-estar advém da perda de forma que constato na vida, à qual procuro opor a única defesa que consigo imaginar: uma ideia da literatura.


(CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.)

Dentre os excertos relacionados, pode-se afirmar que é possível a alteração do trecho destacado resultando em transposição para a voz passiva apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2057Q1052310 | Direito Administrativo, Agentes Públicos e Lei 8 112 de 1990, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Segundo o Código de Ética, Conduta e Integridade da Hemobrás, no que tange a conflitos de interesses, potenciais e/ou efetivos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2058Q1053590 | Sem disciplina, Sintaxe, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.

Texto para responder a questão.


Às vezes me parece que uma epidemia pestilenta tenha atingido a humanidade inteira em sua faculdade mais característica, ou seja, no uso da palavra, consistindo essa peste da linguagem numa perda de força cognoscitiva e de imediaticidade, como um automatismo que tendesse a nivelar a expressão em fórmulas mais genéricas, anônimas, abstratas, a diluir os significados, a embotar os pontos expressivos, a extinguir toda centelha que crepite no encontro das palavras com novas circunstâncias.

Não me interessa aqui indagar se as origens dessa epidemia devam ser pesquisadas na política, na ideologia, na uniformidade burocrática, na homogeneização dos mass- -media ou na difusão acadêmica de uma cultura média. O que me interessa são as possibilidades de salvação. A literatura (e talvez somente a literatura) pode criar os anticorpos que coíbam a expansão desse flagelo linguístico.

Gostaria de acrescentar não ser apenas a linguagem que me parece atingida por essa pestilência. As imagens, por exemplo, também o foram. Vivemos sob uma chuva ininterrupta de imagens; os media todo-poderosos não fazem outra coisa senão transformar o mundo em imagens, multiplicando-o numa fantasmagoria de jogos de espelhos – imagens que em grande parte são destituídas da necessidade interna que deveria caracterizar toda imagem, como forma e como significado, como força de impor-se à atenção, como riqueza de significados possíveis. Grande parte dessa nuvem de imagens se dissolve imediatamente como os sonhos que não deixam traços na memória; o que não se dissolve é uma sensação de estranheza e mal-estar.

Mas talvez a inconsistência não esteja somente na linguagem e nas imagens: está no próprio mundo. O vírus ataca a vida das pessoas e a história das nações torna todas as histórias informes, fortuitas, confusas, sem princípio nem fim. Meu mal-estar advém da perda de forma que constato na vida, à qual procuro opor a única defesa que consigo imaginar: uma ideia da literatura.


(CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.)

Alguns elementos são empregados no texto com o objetivo de estabelecer conexões entre as ideias que são introduzidas, assim como realizar a sua manutenção. A partir de tal consideração, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2059Q1053339 | Contabilidade Geral, Orçamentos, Técnico de Contabilidade, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O orçamento empresarial é utilizado para prever situações
hipotéticas e para estimar os resultados da empresa. Com relação
a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A análise do orçamento empresarial, não permite a identificação de pontos vulneráveis da empresa, pois, ao estimar os resultados e, posteriormente, verificar se o que foi orçado realmente ocorreu, o orçamento restringe-se aos valores apurados, e não aos indicadores de eficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️

2060Q1052579 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Para direcionar o planejamento de um projeto, o software MS Project permite vincular duas tarefas para mostrar a dependência entre elas. Sobre os tipos de vínculos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.