Questões de Concursos HOB

Resolva questões de HOB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q46752 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

Na região bucomaxilofacial, raras infecções são causadas por um só micro‐organismo; as mais comuns são os quadros de doença produzidos por múltiplos agentes. É ideal coletar material para sua identificação e fazer um antibiograma. Quando isso não é factível, o cirurgião bucomaxilofacial deve presumir a provável etiologia, baseada na localização do processo, apresentação clínica, foco possível e prevalência de germes causais. Em relação à infecção na região maxilofacial, analise as afirmativas.
 
I. A microbiota das infecções tipo celulite, que não apresentam formação de abscesso, mostra predominantemente bactérias anaeróbias.
II.   Os ferimentos por mordedura na face causados por humanos possuem os Streptococcus alfa‐hemolíticos, Pasteurella multocida e Staphylococcus aureus como microbiota prevalente.
III.  A angina de Ludwig apresenta uma infecção mista, causada por Streptococcus, Staphilococcus e micro‐organismos entéricos gram‐negativos, como E. Coli e Pseudomonas, além de anaeróbios, incluindo bacteroides (Porphyromonas e Prevotella) e Peptostreptococcus.
IV. Streprococcus viridans, espiroquetas, além de Prevotella intermedia, Peptstreptococcus micros, Fusobacterium nucleatumA. actinomycetemcomitans são as bactérias mais envolvidas nas pericoronarites.
 
Estão corretas apenas as afirmativas   
 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q46765 | Odontologia, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

Um dente impactado é aquele que não conseguiu erupcionar na arcada dentária dentro do tempo esperado. Em relação às indicações e contraindicações para remoção de dentes impactados, analise as afirmativas.

I. O momento ideal para remoção dos terceiros molares impactados é quando as raízes estão com menos de 1/3 formado, pois, assim, as raízes ficam mais distantes do nervo alveolar inferior. 
II. Terceiros molares impactados assintomáticos completamente intraósseos em pacientes com mais de 30 anos não devem ser extraídos a menos que se desenvolva alguma condição patológica específica. 
III. Pacientes com dor na região retromolar de um terceiro molar impactado sem nenhuma razão óbvia, ausência de sinal clínico ou radiográfico de alguma patologia, poderá apresentar, algumas vezes, com a remoção do dente impactado, a resolução da dor.   
IV. A posição de retenção dos terceiros molares não muda substancialmente depois dos 30 anos de idade.

Estão corretas apenas as afirmativas segundo James R. Hupp e colaboradores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q14748 | Serviço Social, Assistente Social, HOB, CONSULPLAN

O compromisso ético, político e profissional dos assistentes sociais brasileiros, do Conselho Federal de Serviço Social e  dos  Conselhos  Regionais  de  Serviço  Social,  na  luta  pela  assistência  social  não  está  pautado  na  defesa  de  interesses  específicos  de  uma  profissão  ou  de  um  segmento.  Assinale  a  alternativa  que  descreve  INCORRETAMENTE  um  dos  princípios fundamentais que estruturam o Código de Ética dos Assistentes Sociais brasileiros, que orientam e imprimem  direção  à  intervenção  do  CFESS  (Conselho  Federal  de  Serviço  Social)  e  que  devem  fundamentar  a  intervenção  dos  assistentes sociais na política de assistência social. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q14750 | Serviço Social, Assistente Social, HOB, CONSULPLAN

Somente  com a Constituição de 1988, as políticas de previdência,  saúde e assistência  social  foram  reorganizadas e  reestruturadas  com  novos  princípios  e  diretrizes  e  passaram  a  compor  o  sistema  de  seguridade  social  brasileiro.  Apesar de  ter um caráter  inovador e  intencionar compor um sistema amplo de proteção social, a seguridade social  acabou se caracterizando como um sistema híbrido. Indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos  direitos conjugados pelo sistema híbrido supracitado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q46773 | Odontologia, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

“A osteotomia sagital é a técnica de eleição da maioria dos cirurgiões para os casos em que a mandíbula necessita ser avançada ou recuada. Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia sagital é utilizada para recuos mandibulares de até ____________ e avanços de até____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q44220 | Informática, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

Os livros e revistas hifenizam o texto para proporcionar um espaçamento mais uniforme entre as palavras. O Microsoft Word 2010 permite quebrar linhas utilizando a hifenização entre as sílabas das palavras através do comando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q44221 | Informática, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

No Microsoft Word 2010, para selecionar todo o texto ao mesmo tempo utiliza-se o comando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q46775 | Odontologia, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

A prática odontológica abrange grande variedade de procedimentos em que há contato com secreções da cavidade oral, sangue e, por vezes, secreções respiratórias, equipamento e ar contaminados. Tal fato resulta em possibilidade de transmissão de infecções de pacientes para pacientes, como dos profissionais para pacientes ou destes para aqueles. Em relação ao controle de infecção em odontologia, analise as afirmativas. 

I. Álcool etílico de 60 a 90% e isopropílico a 70%, hipoclorito de sódio 1% e compostos fenólicos são os desinfetantes recomendados para desinfecção de superfícies. 
II. Os testes biológicos não oferecem vantagens em relação à qualidade de esterilização em comparação aos métodos físicos e químicos.
III. As luvas não são completamente impermeáveis e podem apresentar microperfurações durante o uso. Devido a isso, recomenda‐se a utilização de duas luvas em situações de maior risco.    
IV. Segundo Stanley Malamed, para promover desinfecção os cartuchos anestésicos, antes de sua utilização, devem ser imersos em álcool etílico a 70%. 

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q44412 | Português, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

Texto associado.
                                   Repolhos iguais 

     Sempre me impressiona o impulso geral de igualar a todos: ser diferente, sobretudo ser original, é defeito. Parece perigoso. E, se formos diferentes, quem sabe aqui e ali uma medicaçãozinha ajuda. Alguém é mais triste? Remédio nele. Deprimido? Remédio nele (ainda que tenha acabado de perder uma pessoa amada, um emprego, a saúde). Mais gordinho? Dieta nele. Mais alto? Remédio na adolescência para parar de crescer. Mais relaxado na escola? Esse é normal. Mais estudioso, estudioso demais? A gente se preocupa, vai virar nerd (se for menina, vai demorar a conseguir marido). 

     Não podemos, mas queremos tornar tudo homogêneo: meninas usam o mesmo cabelo, a mesma roupa, os mesmos trejeitos; meninos, aquele boné virado. Igualdade antes de tudo, quando a graça, o poder, a força estão na diversidade. Narizes iguais, bocas iguais, sobrancelhas iguais, posturas iguais. Não se pode mais reprovar crianças e jovens na escola, pois são todos iguais. Serão? É feio, ou vergonhoso, ter mais talento, ser mais sonhador, ter mais sorte, sucesso, trabalhar mais e melhor. 

     Vamos igualar tudo, como lavouras de repolhos, se possível… iguais. E assim, com tudo o que pode ser controlado com remédios, nos tornamos uma geração medicada. Não todos - deixo sempre aberto o espaço da exceção para ser realista, e respeitando o fato de que para muitos os remédios são uma necessidade -, mas uma parcela crescente da população é habitualmente medicada. Remédios para pressão alta, para dormir, para acordar, para equilibrar as emoções, para emagrecer, para ter músculos, para ter um desempenho sexual fantástico, para ter a ilusão de estar com 30 anos quando se tem 70. Faz alguns anos reina entre nós o diagnóstico de déficit de atenção para um número assustador de crianças. Não sou psiquiatra, mas a esta altura de minha vida criei e acompanhei e vi muitas crianças mais agitadas, ou distraídas, mas nem por isso precisadas de medicação a torto e a direito. Fala-se não sei em que lugar deste mundo louco, em botar Ritalina na merenda das escolas públicas. Tal fúria de igualitarismo esconde uma ideologia tola e falsa. 

     Se déssemos a 100 pessoas a mesma quantidade de dinheiro e as mesmas oportunidades, em dois anos todas teriam destino diferente: algumas multiplicariam o dinheiro; outras o esbanjariam; outras o guardariam; outras ainda o dedicariam ao bem (ou ao mal) alheio. 

     Então, quem sabe, querer apaziguar todas as crianças e jovens com medicamentos para que não estorvem os professores já desesperados por falta de estímulo e condições, ou para permitir aos pais se preocuparem menos, ou ajudar as babás enquanto os pais trabalham ou fazem academia ou simplesmente viajam, nem valerá a pena. Teremos mais crianças e jovens aturdidos, crianças e jovens mais violentos e inquietos quando a medicação for suspensa. Bastam, para desatenção, agitação e tantas dificuldades relacionadas, as circunstâncias da vida atual. [...] 

    Mudar de vida é difícil. Em lugar de correr mais, parar para pensar, roubar alguns minutos para olhar, contemplar, meditar, também é difícil, pois é fugir do padrão. Então seguimos em frente, nervosos com nossos filhos mais nervosos. Haja psicólogo, psiquiatra e medicamento para sermos todos uns repolhos iguais. 

( LUFT, Lya. Revista Veja - 07 de maio de 2014.) 
Deprimido? Remédio nele (ainda que tenha acabado de perder uma pessoa amada, um emprego, a saúde).” (1º§) No  excerto, a ressalva entre parênteses mostra que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q14742 | Serviço Social, Assistente Social, HOB, CONSULPLAN

Na direção  social do  Serviço  Social brasileiro  contemporâneo, a  luta pela  afirmação dos direitos de  cidadania, que  reconheça as efetivas necessidades e  interesses dos sujeitos sociais, é hoje fundamental como parte do processo de  acumulação de forças em direção a uma forma de desenvolvimento social inclusiva para todos os indivíduos sociais.  Considerando o contexto anterior,  indique a alternativa que descreve de  forma  INCORRETA uma das características  da feição acadêmico-profissional e social renovada para qual está voltada o Serviço Social brasileiro contemporâneo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q46758 | Odontologia, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

A anestesia ambulatorial é um dos procedimentos complementares mais comuns realizados por um cirurgião bucoma‐ xilofacial na prática privada ou acadêmica. Sobre as complicações na anestesia ambulatorial, segundo Michael Miloro e Antonia Kolokythas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
(     ) A síncope é uma das complicações mais comuns da anestesia. Qualquer período de inconsciência inesperado do paciente que dure vários minutos não é considerado uma síncope verdadeira.
 (     ) Convulsões parciais quanto tonicoclônicas podem ocorrer devido à ação de excitação anormal produzida pelos agentes anestésicos sobre o sistema nervoso central.
(     ) Mesmo as doses típicas de agentes anestésicos causam algum grau de depressão respiratória em uma proporção de pacientes.
(     ) Não há grupos específicos de pacientes que apresentem riscos maiores de desenvolver reações de hipersensibilidade ou reações alérgicas produzidas pela anestesia ambulatorial.
 
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q46776 | Odontologia, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

“Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia total de maxila em dois segmentos permite ganhos transversos de até __________, quando realizada concomitantemente à osteotomia _______________________." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q46762 | Odontologia, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

“Segundo James R. Hupp, Edward Ellis III e Myron R. Tucker, a dosagem de epinefrina por via parenteral que deve ser administrada a um paciente que apresente reação de hipersensibilidade com sinais de envolvimento do trato respiratório inferior (sibilo) ou uma obstrução laríngea é de ________ de uma solução de 1:1000; a dose deve ser repetida a cada ________ minutos, se os sintomas recomeçarem ou continuarem. Ainda, segundo os mesmos autores, a dosagem de nitroglicerina a ser dissolvida sublingualmente a um paciente que apresente desconforto torácico por isquemia do miocárdio é de ________ repetida, se necessária, a cada ________ minutos, enquanto a pressão sistólica estiver menor que 90 mmHg, até no máximo de _______ doses." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q46778 | Odontologia, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

“Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia em L invertido possui grande estabilidade. A técnica está indicada nos recuos mandibulares que excedam __________ e nos avanços que ultrapassem ___________. A técnica é realizada por via extrabucal, necessitando de acesso cutâneo.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q44219 | Informática, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

O Microsoft Word 2010 permite a impressão com intervalos personalizados. Neste caso, se desejar imprimir as páginas 2 e 4 e de 7 a 11 em uma mesma ação, a sintaxe a ser utilizada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q44417 | Direito Sanitário, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

O princípio do SUS, baseado na isonomia e na premissa de que todos são iguais perante a lei, é o da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q44223 | Informática, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

“Um determinado funcionário, ao elaborar um texto no Microsoft Word 2010, esqueceu de salvá-lo. Acidentalmente, dá o comando para fechar o Word. Diante dessa situação, é correto afirmar que seu texto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q44425 | Direito Sanitário, Agente Administrativo, HOB, CONSULPLAN

Segundo a Lei nº 8080/1990, são objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS):  

I.   A identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II.  A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto  no §1º do art. 2º desta lei.
III.   A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.  

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q14744 | Serviço Social, Assistente Social, HOB, CONSULPLAN

No âmbito da organização e representação profissional, o quadro que se observa no Serviço Social brasileiro é de maturação que expressa, na passagem dos anos 80 para os anos 90, rupturas com o seu tradicional conservadorismo, embora não signifique que o conservadorismo (e com ele, o reacionarismo) foi superado no interior da categoria profissional, pois, a herança conservadora e antimoderna, constitutiva da gênese da profissão, atualiza-se e permanece presente nos tempos de hoje. Em relação aos aspectos que conferiram visibilidade ao processo de maturação supracitado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Intervenção dos assistentes sociais na elaboração da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (dezembro de 1993).  
(     ) Os  profissionais  de  Serviço  Social  iniciam  o  processo  de  ultrapassagem  da  condição  de  executores  de  políticas  sociais, para assumir posições de planejamento e gestão dessas políticas. 
(     ) Intervenção dos assistentes sociais na elaboração e  implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal  (LC 101 de  maio de 2000).  
(     ) Intervenção dos assistentes sociais na  implementação da Lei Orgânica da Assistência Social   ?   LOAS (dezembro de  1993). 

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q14735 | Português, Assistente Social, HOB, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto

Conversa de grego

    Tinha recebido pequena herança de uma tia. Queria aplicar o dinheiro numa atividade que lhe desse algum lucro, porém, mais que lucro, satisfação intelectual. Descartou a ideia de abrir uma banca de jornal. Jornaleiro tem que acordar de madrugada. Queria coisa mais suave. Foi pedir conselho a um amigo. Ainda há pessoas que acreditam em conselhos. O amigo era criativo.
  - Abra um curso de grego. Todo mundo está abrindo cursos de línguas. Inglês, espanhol... Hoje, com o Mercosul, são comuns jogos de futebol contra a Argentina, o Uruguai, o Chile, o espanhol está em alta. Não se admite mais o portunhol de antes. O negócio de hoje é abrir um curso de espanhol. Inglês também, é claro. Atualmente até para comer um sanduíche é preciso saber inglês. McDonald"s, Coca, Blue Life... Não se diz mais apartamento. É loft. Daqui a uns vinte anos, quando o Brasil tiver liquidado sua dívida externa, as relações pessoais com o resto do mundo serão feitas no idioma de Cervantes, de Carlos Gardel e, claro, na língua do Clinton... Entendeu?
  - Não.
  - É simples. É preciso alargar os horizontes. É a razão por que em qualquer esquina da cidade surgem placas de cursos de línguas. Você tem que ser esperto... Entendeu?
  - Ainda não.
  - Serei mais objetivo. A cidade está saturada de cursos de inglês e de espanhol... Percebe?
  - Percebo.
  - Muito bem. Agora me diga: quantos cursos de grego você conhece na cidade?
  - Bem...
  - Taí. Nenhum... Nem um, cara. O que existe é escola de inglês, de espanhol, de informática... Até de ikebana. Mas de grego, rapaz, não existe. Então é isso. Você tem que aproveitar as brechas que o mercado oferece. Abra um curso de grego.
  - Mas...
  - Não tem mas. Já pensou formar classes de alunos interessados em ler Xenofonte no original? O problema do Brasil é que todo mundo quer ir pelo caminho mais fácil. O sujeito abre uma pizzaria, no mês seguinte outros doze cidadãos resolvem abrir o mesmo tipo de negócio na mesma rua. Desse jeito é claro que não vai dar certo... Veja o caso da comida por quilo. Está arruinando com o negócio do prato feito. O tradicional prato feito elaborado com carinho, artesanalmente, cada bar com seu tempero peculiar... Hoje o prato feito está indo pro brejo. Só tem comida por quilo. O mercado vai acabar saturado de comida por quilo. Escute o que lhe digo: daqui a cinquenta anos, ou um pouco mais, quando o Brasil tiver se safado da dívida externa, ninguém vai poder nem olhar comida por quilo... Entendeu?
  - Hum...
  - Vou explicar melhor, Anaxágoras. Teu pai não era comandante da marinha mercante grega?
  - Foi.
  - E tua genitora? Nasceu onde?
  - Em Chipre.
  - Era cipriota. Eu sabia. Perguntei por perguntar. Veja bem. Teu pai era comandante de navio grego, tua mãe era cipriota, você se chama Anaxágoras, passou a infância ouvindo os pais falando grego. Cursou a universidade... Que curso você fez na faculdade?
  - Grego, ué. Você sabe disso...
  - Aí é que está. Você tem tudo para abrir um curso de grego.
  - Você acha que há alguém disposto a aprender grego? Qual a utilidade prática? Inglês vá lá... Até jogador do Palmeiras precisa disso para disputar a taçaToyota...
  - Taça Mitsubishi.
  - Mitsubishi, Honda, tanto faz... Tem o torneio Mercosul...
  - Mercosur.
  - Tanto faz. Mas, grego? Nem sei se a Grécia tem time de futebol.
  - Claro que tem. Mas não estamos falando de futebol. As pessoas precisam alargar seus horizontes culturais. Quantas pessoas sabem quem foi Alexandre, o Grande? A vida de Alexandre é uma novela. Novela - você entendeu o que quero dizer? No-ve-la. Já imaginou emplacar uma novela grega na TV? Quem dominou o mundo? Quem chegou a Roma e a Cartago? Quem atravessou as Colunas de Hércules? Os gregos mudaram a face do mundo, rapaz. Ainda hoje, quando se quer falar que uma mulher é de fechar o comércio, o que se diz?
  - Que é boazuda.
  - Isso quem fala é a ralé. Gente educada diz: “É uma mulher de beleza helênica". As pessoas ainda têm muito o que aprender com Tucídides, com o generalBrásidas, com o cerco de Esfactéria, com a guerra do Peloponeso... A Grécia dá samba, amigo. Infelizmente, as pessoas estão sendo induzidas a se entreter com histórias de macarronada, de amores entre fazendeiros e mucamas... Vá por mim, Anaxágoras. Abra um curso de grego. Você vai faturar uma nota. Daqui a cem anos, quando o Brasil..
  - ... zerar a dívida externa...
  - Exato. O grego vai voltar a ter a importância cultural do passado. Mas alguém tem que iniciar o processo. Entendeu?
  - Entendi...
  - Então o próximo passo é bolar o nome da escola. Que tal Ágora? Ágora era a praça onde os gregos discutiam filosofia. Me parece um bom nome para um curso de grego. Gostou da ideia?
  - Não é ruim. Apenas precisa de uns ajustes técnicos...
   Três meses depois Anaxágoras inaugurava o Ágora, um restaurante especializado em delivery de prato-feito grego.

(DIAFÉRIA, Lourenço. Conversa de grego. In.: PINTO, Manuel da Costa. Crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Moderna, 2008. p. 52-56.)
O desfecho da narrativa é inesperado, porque o protagonista
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.