O manuseio dos quimioterápicos antineoplásicos exige o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC), regulamentados pela NR 32/2006. O EPI, como luvas, protetores respiratórios e oculares, precisa ser adequadamente escolhido.
Em relação à escolha das luvas, todas as alternativas estão corretas, EXCETO uma. Marque-a.
a) O etanol a 70%, utilizado na manutenção da técnica asséptica, altera a permeabilidade das luvas, sendo um fator de determinação das suas trocas.
b) Dois pares de luvas de látex, do tipo cirúrgicas, estéreis, talcadas ou não, devem constituir as de escolha para a manipulação dos antineoplásicos injetáveis.
c) O par de cima deve ser trocado a cada hora, os dois pares de baixo, a cada duas horas, salvo no caso de derramamentos, puncturas ou rasgos, quando ambos são trocados.
d) Devido à impossibilidade técnica de trocar as luvas de acordo com o medicamento, são utilizados dois pares superpostos, trocados a cada hora de trabalho.
e) Existem luvas disponíveis de diversos materiais – nitrila, vinil, neoprene, látex, borracha natural, PVC e outras – específicas para diferentes tipos de medicamentos.