Início

Questões de Concursos HUB

Resolva questões de HUB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q58446 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, julgue os seguintes itens.

A reposição da leptina, hormônio secretado pelas células adiposas, é tratamento adjuvante essencial na remissão da puberdade precoce verdadeira de etiologia idiopática e familiar.
  1. ✂️
  2. ✂️

22Q58457 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Considerando que a ultrassonografia e a cardiotocografia anteparto sejam ferramentas importantes no acompanhamento pré-natal, julgue os itens a seguir.

As acelerações transitórias constatadas na cardiotocografia refletem hipóxia fetal e podem estar relacionas à acidose mista fetal. 
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q367717 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Ana tem 22 anos de idade e, devido a um acidente com traumatismo de períneo e abdome, submeteu-se a uma cirurgia para correção do trânsito intestinal, após a qual permaneceu com uma colostomia. É fumante desde os 14 anos de idade e obesa. No pré-operatório imediato, mostrava-se ansiosa e agressiva, chamando a equipe a toda hora, querendo esclarecimentos quanto à cirurgia. Durante a cirurgia, na fase de aproximação das bordas da ferida para a realização da sutura, houve perda de muito sangue, sendo feitas reposições com soluções intravenosas. No pós-operatório, apresentou náuseas e dificuldades respiratórias.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

A cirurgia referida pode ser classificada como potencialmente contaminada.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q58429 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 28 anos de idade, vítima de atropelamento, foi socorrido por paramédicos e encaminhado ao hospital, apresentando-se letárgico, com frequência de pulso de 120 batimentos por minuto, frequência respiratória de 28 incursões por minuto e pressão arterial de 100 mmHg × 70 mmHg.

Com relação ao caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

Caso haja suspeita de pneumotórax no paciente em questão, a eventual drenagem em selo d’água deve ser postergada até que seja feita a intubação orotraqueal e o paciente tenha sido colocado em respiração mecânica.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q843086 | Odontologia, Odontologia Hospitalar, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considere que um paciente cardiopata, em uso de anticoagulante, necessite realizar tratamento cirúrgico eletivo para exodontia dos dentes 16 e 17. Acerca da condição sistêmica desse paciente e da conduta clínica a ser adotada pelo profissional, julgue o item a seguir.

Um dos vasoconstritores indicados para esse caso é a felipressina, por não possuir ação nos receptores adrenérgicos alfa e beta

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q44234 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, julgue os seguintes itens. 

Os ligamentos de sustentação do útero consistem nos ligamentos uterossacrais, ligamentos transversos da cérvice, ligamentos redondos e ligamentos largos.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q58435 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos múltiplos modelos de pesquisa epidemiológica, julgue os itens que se seguem.

Estudos de coorte histórica (ou não concorrentes) não permitem testar hipóteses em relação à exposição e ao desfecho, sendo sinônimos de coorte descritiva. 
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q800595 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

Paciente do sexo feminino, de sessenta anos de idade, com asma, etilista crônica e tabagista, evoluiu com insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória seguida de reanimação. Foi diagnosticada a sepse, com evolução para síndrome de angústia respiratória aguda (SARA). Houve a necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica com os seguintes parâmetros: modo A/C PCV; Pins 16 cmH2O; PEEP 12 cmH2O; FiO2 de 80%; frequência respiratória de 18 irpm; VC de 350 mL. Após o procedimento, foram realizados os seguintes exames complementares: radiografia de tórax, que apresentou infiltrados bilaterais difusos; gasometria arterial: pH = 7,18; PaO2 = 60 mmHg; PaCO2 = 66 mmHg; HCO3 = 29 mmol/L; BE + 7 mmol/L; SpO2 90%.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

É correto inferir que, de acordo com a gasometria arterial, há uma tentativa do organismo de compensar o desequilíbrio ácido-básico, devido ao valor de HCO3 obtido no exame de gasometria arterial.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q840257 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Residência Multiprofissional Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Depois de passar por uma situação de estresse agudo, um jovem de 14 anos de idade apresentou quadro de enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal. O jovem buscou atendimento de emergência, e lá se constatou que ele apresentava glicemia de 305 mg/dL, cetonemia e acidose metabólica. Após acompanhamento e realização de exames de avaliação dos índices glicêmicos, ele recebeu a confirmação de diabetes melito tipo 1 (DM1). Os últimos valores laboratoriais indicaram glicemia aleatória de 215 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) de 7%. Ele estava acompanhado da mãe e se mostrava bem interessado em conhecer formas de controlar a doença. Agora, em consulta em uma unidade de saúde, ele aguarda as orientações da enfermeira responsável, para iniciar o tratamento medicamentoso.
Considerando a situação hipotética apresentada e as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento do DM1, julgue o item subsequente.
Na consulta, deve-se incentivar o autocuidado, com orientações ao jovem sobre como realizar, por si só, a aplicação subcutânea da insulina, que poderá ser feita nos braços, nas coxas, nas nádegas ou no abdome, sendo a velocidade de absorção maior nesse último local.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q58427 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 28 anos de idade, vítima de atropelamento, foi socorrido por paramédicos e encaminhado ao hospital, apresentando-se letárgico, com frequência de pulso de 120 batimentos por minuto, frequência respiratória de 28 incursões por minuto e pressão arterial de 100 mmHg × 70 mmHg.

Com relação ao caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

O grau do nível de consciência do referido paciente deve ser avaliado rapidamente com base na escala de coma de Glasgow, na qual são pesquisadas a melhor resposta verbal, a melhor resposta motora e a abertura ocular.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q58445 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, referente a diarreia.

No Brasil, as causas mais prevalentes de diarreia crônica são enteroparasitoses, desnutrição proteico-energética primária, alergia à proteína do leite de vaca, doença celíaca e síndrome do intestino irritável. 
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q44255 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Transição demográfica é o processo de mudança da estrutura etária de uma população no sentido do seu envelhecimento, e a transição epidemiológica é a mudança observada no perfil de adoecimento e morte de uma população, no sentido ou como consequência do seu envelhecimento. Acerca desses dois fenômenos, julgue os seguintes itens.

A queda da fecundidade e o aumento da mortalidade geral são fatores determinantes para a transição demográfica.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q840485 | Enfermagem, Processo de Enfermagem, Residência Multiprofissional Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

   Um homem de 71 anos de idade procurou o serviço de atendimento de emergência de um hospital, com queixa de dificuldade miccional. Informou que, havia cerca de um ano, tinha observado diminuição do jato urinário e que, naquela época, ao procurar uma unidade de saúde, havia sido diagnosticada hiperplasia prostática benigna. Ele, porém, não deu continuidade ao tratamento. Segundo relato do paciente, os sintomas pioraram nas últimas 24 horas antes do atendimento, com micção em gotas, dor intensa na região suprapúbica e sensação de enchimento da bexiga. Ele negou comorbidades. Os sinais vitais avaliados indicaram: pressão arterial de 130 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 90 bpm, frequência respiratória de 22 irpm, temperatura axilar de 37 °C e dor referida de 6, com base na escala visual de dor (0 a 10). Ao exame físico, o paciente apresentou ruídos hidroaéreos presentes, abdome plano, distensão vesical palpável. O médico solicitou exames laboratoriais e instalação de cateter de longa permanência (Foley). Exames laboratoriais indicaram hemograma dentro da normalidade, elevação de ureia e creatinina séricas, e a ultrassonografia de vias urinárias indicou hidronefrose bilateral.
Considerando esse caso clínico hipotético e o plano de cuidados a ser elaborado, fundamentado nas taxonomias dos diagnósticos de enfermagem da NANDA-I, dos resultados (NOC) e das intervenções (NIC), julgue o item a seguir.
Os cuidados na retenção urinária incluem as atividades de inserção de sonda vesical (Foley) e de monitoramento do grau de distensão da bexiga urinária por palpação e percussão.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q44242 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da anatomia da pelve feminina e da fisiologia da gestação, 

A expressão de antígenos não influencia o processo de invasão trofoblástica, evidenciando que a placenta é um órgão imunologicamente inerte.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q58422 | Medicina, Clínica Médica, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As doenças não transmissíveis (DCNT) constituem sério problema de saúde pública, tanto nos países ricos quanto nos de média e baixa renda. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que as DCNT são responsáveis por 58,5% de todas as mortes ocorridas no mundo e por 45,9% da carga global de doença. A respeito das DCNT e dos seus fatores de risco e proteção, julgue os itens subsequentes.
As DCNT são de múltipla etiologia, sendo possível a identificação de vários fatores de risco que se classificam em não modificáveis e em comportamentais. Fatores condicionantes socioeconômicos, culturais e ambientais não têm grande influência sobre os fatores comportamentais, sendo esses últimos uma opção individual de estilo de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q477443 | Farmácia, Farmacologia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à farmacologia da dor, julgue os itens subsequentes. Antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes têm apresentado eficácia comprovada na profilaxia de enxaqueca.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q476334 | Farmácia, Farmacologia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da farmacologia do sistema gastrointestinal, julgue os itens a seguir. Por não possuir ação antidopaminérgica, a metoclopramida é um antiemético que não está associado ao desenvolvimento de reações extrapiramidais.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q58444 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem com 62 anos de idade procurou assistência médica com relato de que, há vários meses, vem sentindo desconforto epigástrico, com irradiação para o dorso, que piorava em torno de 30 minutos após a alimentação. Informou, também, diarreia e importante perda de peso nos últimos seis meses. No exame clínico, apresentava-se emagrecido, com índice de massa corporal de 15 kg/m2, com leve dor à palpação profunda da região epigástrica, sem outras anormalidades. Os exames laboratoriais mostraram: glicemia de jejum = 200 mg/dL (valores de referência de 74 mg/dL a 106 mg/dL); hemograma sem alterações, bilirrubina total = 0,8 mg/dL (valores de referência de 0,3 mg/dL a 1,2 mg/dL), TGO = 28 U/L (valores de referência de 10 U/L a 30 U/L) e TGP = 38 U/L (valores de referência de 10 U/L a 40 U/L), amilase sérica = 130 U/L (valores de referência de 27 U/L a 131 U/L), lipase sérica = 180 U/L (valores de referência de 31 U/L a 186 U/L). Os exames de imagem confirmaram o diagnóstico de pancreatite crônica.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

A principal causa associada a esse diagnóstico clínico é a litíase biliar.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q361639 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Ana tem 22 anos de idade e, devido a um acidente com traumatismo de períneo e abdome, submeteu-se a uma cirurgia para correção do trânsito intestinal, após a qual permaneceu com uma colostomia. É fumante desde os 14 anos de idade e obesa. No pré-operatório imediato, mostrava-se ansiosa e agressiva, chamando a equipe a toda hora, querendo esclarecimentos quanto à cirurgia. Durante a cirurgia, na fase de aproximação das bordas da ferida para a realização da sutura, houve perda de muito sangue, sendo feitas reposições com soluções intravenosas. No pós-operatório, apresentou náuseas e dificuldades respiratórias.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

No transoperatório, a fase descrita na qual a paciente apresentou sangramento importante é conhecida por diérese.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.