Início

Questões de Concursos HUB

Resolva questões de HUB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q811894 | Legislação Federal, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas do código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue os itens seguintes. Ao identificar ações que ferem os preceitos éticos ou legais da profissão, o enfermeiro tem o dever de comunicar tais ocorrências ao CRE.
  1. ✂️
  2. ✂️

642Q842384 | Odontologia, Biossegurança Vacinas, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A pandemia ocasionada pela covid-19 vem impondo uma modificação importante na atuação dos profissionais de saúde nos ambientes ambulatoriais. A odontologia, em especial, requer maior rigor nos procedimentos de biossegurança, com vistas à redução da possibilidade de contágio entre os atores envolvidos nos procedimentos de intervenção. Considerando essas informações, julgue o item subsequente.

A máscara cirúrgica de três camadas deve ser utilizada constantemente em pacientes com suspeita ou confirmação para a covid-19 e substituída a cada tre?s horas, sendo desnecessário o uso complementar de protetor facial em caso de realização de procedimentos que gerem aerossóis.

  1. ✂️
  2. ✂️

643Q845750 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos princípios e das diretrizes do SUS, julgue o item a seguir.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, são diretrizes do SUS a universalidade, a equidade e a integralidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

644Q851697 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.

O papel do psicólogo em oncologia faz-se importante no enfrentamento da doença e na qualidade de vida de Luana e de seus familiares.

  1. ✂️
  2. ✂️

645Q479658 | Farmácia, Multiprofissional em Atenção Básica, HUB, CESPE CEBRASPE

No que se refere à quimioterapia antimicrobiana, aos mecanismos de ação de antibacterianos e à resistência a antimicrobianos, julgue os itens a seguir. O uso inadequado de antibacterianos pode contribuir para o surgimento de bactérias resistentes a esses fármacos; por isso são recomendados tratamentos curtos e interrupção da administração desses medicamentos com os primeiros sinais de melhora e ausência de sintomatologia como febre e prostração.
  1. ✂️
  2. ✂️

646Q480017 | Farmácia, Multiprofissional em Atenção Básica, HUB, CESPE CEBRASPE

Um paciente apresentou, em uma farmácia, uma receita com a prescrição de omeprazol 20 mg 1 vez ao dia. O farmacêutico que o atendeu constatou que, no estoque do estabelecimento comercial, havia o medicamento Peprazol, do laboratório Libbs, e o Peptrat, do laboratório Mabra Farmacêutica LTDA, ambos em cápsulas que contêm omeprazol 20 mg.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Na situação em apreço, pelo menos um dos dois medicamentos é similar ao medicamento prescrito na receita.
  1. ✂️
  2. ✂️

647Q844049 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

As conferências de saúde, previstas dentro dos princípios fundamentais do SUS, são convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelos conselhos de saúde. Acerca das conferências de saúde, julgue o próximo item.
Representações governamentais e gestores não participam das conferências de saúde, porque devem atuar exclusivamente na CIB e na CIT.
  1. ✂️
  2. ✂️

648Q238356 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao aleitamento materno, julgue os seguintes itens.

No segundo ano de vida, a chance de uma criança que é amamentada morrer em decorrência de doença infecciosa é a mesma que a de uma criança não amamentada.

  1. ✂️
  2. ✂️

649Q841772 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos princípios e das diretrizes do SUS, julgue o item a seguir.
No conjunto das legislações que regem o SUS, são apresentados simultaneamente como princípios e diretrizes a descentralização, a integralidade no atendimento e a participação da comunidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

650Q846435 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Residência Multiprofissional Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à ocorrência e à distribuição do câncer no Brasil e à Política de Atenção Oncológica, instituída em 2005, julgue o item que se segue.
A linha de cuidado de pacientes oncológicos deve contemplar os níveis de atenção (atenção básica e atenção especializada de média e alta complexidades) e de atendimento (promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos).
  1. ✂️
  2. ✂️

651Q845193 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Residência Multiprofissional Serviço Social, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Com base no Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social em vigor, no debate sobre o projeto ético-político e nos fundamentos da ética no serviço social, julgue o item que se segue.

O atual projeto profissional hegemônico vincula-se a um projeto societário antagônico ao anseio das classes exploradas.

  1. ✂️
  2. ✂️

652Q842171 | Farmácia, Farmacologia, Residência Multiprofissional Farmácia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos fármacos com ação antiviral, julgue o item subsequente.

Antiparasitários e antibióticos não possuem ação antiviral, uma vez que os vírus são desprovidos de parede celular, pela qual tais fármacos são internalizados.
  1. ✂️
  2. ✂️

653Q239820 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um homem com 76 anos de idade procurou atendimento
médico, relatando dispneia progressiva há três anos, associada à
tosse produtiva persistente ao longo desse período. Há quatro dias,
observou aumento da quantidade de secreção e alteração do seu
aspecto, tornando-se amarelada e espessa. Negou ter tido febre e
informou ser tabagista com carga tabágica de 50 maços/ano e ter
diagnóstico prévio de hiperplasia benigna de próstata. Ao exame
clínico, o paciente apresentava-se levemente dispneico, com
frequência respiratória de 20 irpm, frequência cardíaca de 90 bpm
e saturação de oxigênio de 94% (ar ambiente). Na ausculta
respiratória, foram constatados sibilos tele-expiratórios difusos,
esparsos, em toda a região dorsal. O hemograma era normal e não
se observaram alterações significativas na radiografia de tórax.
Considerando os dados clínicos e laboratoriais, o médico optou por
tratar esse paciente com amoxicilina (associado ao clavulanato), por
via oral, cominalações com brometo de ipratrópio e com
prednisona por via oral, por três dias, até nova reavaliação.
O paciente iniciou o tratamento prescrito e retornou ao hospital em
razão de dificuldades para urinar e retenção urinária.

Com base nas informações desse caso clínico, julgue o item
subsequente.

A retenção urinária observada nesse paciente pode ser decorrente do uso inalatório do brometo de ipratrópio.

  1. ✂️
  2. ✂️

654Q477946 | Farmácia, Farmacocinética, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da farmacocinética em idosos e crianças, julgue os próximos itens. A barreira hematoencefálica incompleta no recém-nascido facilita a penetração de fármacos no sistema nervoso central, havendo maior permeabilidade para fármacos menos lipossolúveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

655Q843598 | Terapia Ocupacional, História, Residência Multiprofissional Terapia Ocupacional, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando os marcos históricos, sociais e políticos na construção da terapia ocupacional no Brasil, julgue o item a seguir.

A criação e a implantação dos primeiros cursos de terapia ocupacional ocorreram na década de 50 do século passado, na Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro e no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

  1. ✂️
  2. ✂️

656Q368209 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Um senhor de 87 anos de idade, internado em um hospital para tratamento de pneumonia, começou a apresentar, há quatro dias, dor no peito de forma súbita, na região anterior do tórax. Foram prescritos verificação dos sinais vitais de 4 em 4 horas, balanço hídrico e oxigênio úmido a 3 litros por minuto sob cânula nasal.

Acerca da situação hipotética acima e dos cuidados de enfermagem prescritos, julgue os itens seguintes.

A cânula nasal provoca certo incômodo e deve ser introduzida após ter sido feita a medida da distância entre a ponta do nariz e o lóbulo da orelha.

  1. ✂️
  2. ✂️

657Q360289 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 45 anos de idade encontra-se internado na enfermaria de uma clínica médica para investigação diagnóstica por problemas respiratórios há 30 dias. O paciente refere que há cerca de três meses iniciou quadro de dispneia intensa, dor torácica à direita, ventilatório-dependente, febre diária e tosse produtiva com secreção amarelada. Refere também perda ponderal de 4 kg nos últimos dois meses. Nega hemoptise, náuseas, vômitos ou cefaleia. É ex-tabagista, 27 maços por ano, interrompido há 8 meses, ex-etilista. Após investigações diagnósticas foi confirmado tumor do mediastino. Atualmente está em uso de cateter nasal de oxigênio, referindo dispneia apenas aos esforços, disfagia e dor perimamilar em hemitórax direito. No exame físico encontra-se em regular estado geral, emagrecido, hipocorado, acianótico, lúcido e orientado. Presença de hipocratismo digital. Apresenta linfonodo axilar à direita de cerca de 1 cm de diâmetro, levemente endurecido, móvel e indolor. Presença de massa perimamilar à direita, com cerca de 5 cm de diâmetro, fibroelástica, dolorosa à palpação. A ausculta pulmonar revelou murmúrios vesiculares rudes com presença de sibilos inspiratórios e creptações expiratórias difusas em hemitórax esquerdo e direito. Peso de 52 kg e altura de 1,73 m. Relata dificuldades para dormir há dois dias após a confirmação do diagnóstico, associada à preocupação com os filhos e seu estado de saúde. Diz ter medo de morrer.

Com base nesse quadro clínico, julgue os itens de 26 a 32.

Os sintomas apresentados nesse caso estão relacionados com a possível presença de um tumor mediastinal e decorrem da pressão da massa contra os órgãos intratorácicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

658Q543904 | Probabilidade e Estatística, Multiprofissional em Atenção Básica, HUB, CESPE CEBRASPE

Em uma população fechada de 5.000 pessoas, foi identificado o surgimento de uma nova doença que acometeu inicialmente 128 pessoas; e, a cada semana, observou-se um acréscimo de 22 novos casos, sem nenhum óbito. Após quatro semanas, todas as pessoas acometidas por essa doença foram a óbito.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O risco de ocorrer essa doença na população em questão é igual a 0,043.
  1. ✂️
  2. ✂️

659Q369364 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Um paciente de 38 anos de idade está internado com diagnóstico médico de angina estável. Chegou ao hospital com dores no peito, sudorese fria, palpitações e náuseas. Relata um episódio de desmaio em casa. Diz ser uma pessoa muito nervosa, trabalha com computador por várias horas e ingere grandes quantidades de café durante o dia.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

A angina estável e o infarto do miocárdio são sinônimos e representam a destruição do tecido do coração por falta de circulação sanguínea.

  1. ✂️
  2. ✂️

660Q364513 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 45 anos de idade encontra-se internado na enfermaria de uma clínica médica para investigação diagnóstica por problemas respiratórios há 30 dias. O paciente refere que há cerca de três meses iniciou quadro de dispneia intensa, dor torácica à direita, ventilatório-dependente, febre diária e tosse produtiva com secreção amarelada. Refere também perda ponderal de 4 kg nos últimos dois meses. Nega hemoptise, náuseas, vômitos ou cefaleia. É ex-tabagista, 27 maços por ano, interrompido há 8 meses, ex-etilista. Após investigações diagnósticas foi confirmado tumor do mediastino. Atualmente está em uso de cateter nasal de oxigênio, referindo dispneia apenas aos esforços, disfagia e dor perimamilar em hemitórax direito. No exame físico encontra-se em regular estado geral, emagrecido, hipocorado, acianótico, lúcido e orientado. Presença de hipocratismo digital. Apresenta linfonodo axilar à direita de cerca de 1 cm de diâmetro, levemente endurecido, móvel e indolor. Presença de massa perimamilar à direita, com cerca de 5 cm de diâmetro, fibroelástica, dolorosa à palpação. A ausculta pulmonar revelou murmúrios vesiculares rudes com presença de sibilos inspiratórios e creptações expiratórias difusas em hemitórax esquerdo e direito. Peso de 52 kg e altura de 1,73 m. Relata dificuldades para dormir há dois dias após a confirmação do diagnóstico, associada à preocupação com os filhos e seu estado de saúde. Diz ter medo de morrer.

Com base nesse quadro clínico, julgue os itens de 26 a 32.

Para o diagnóstico de nutrição desequilibrada, descrito na NANDA, são necessárias as seguintes intervenções de orientação alimentar: estimular a ingestão de alimentos preferidos, oferecer alimentos com fibras e ricos em carboidratos, enfatizar a importância da alimentação e pesar diariamente o paciente, a fim de verificar a eficácia da terapia instituída.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.