Início

Questões de Concursos HUB

Resolva questões de HUB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q845708 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nas Áreas de Traumato Ortopedia, Residência Multiprofissional Terapia Ocupacional, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito de linfedema e suas complicações, julgue o item que se segue.

Linfedema é definido como acúmulo intracelular de água, proteínas plasmáticas, células sanguíneas extravasculares e produtos celulares decorrente de transporte linfático deficiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

682Q842405 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Residência Multiprofissional Serviço Social, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando as disposições da Lei n.º 8.662/1993 e o debate acerca das atribuições e competências profissionais implementadas pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), julgue o item a seguir.
O exercício da profissão de assistente social é permitido aos possuidores de diploma de graduação em serviço social expedido por estabelecimento de ensino sediado em país estrangeiro, ainda que não conveniado com o governo brasileiro, desde que o diploma seja devidamente revalidado e registrado em órgão competente no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

683Q842931 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Os materiais utilizados nas restaurações plásticas apresentam como característica relevante a capacidade de adesão à superfície dentinária. O tratamento dessa superfície associado ao uso complementar de adesivos potencializa sobremaneira a fixação desses materiais restauradores em preparos reduzidos, o que diminui proporcionalmente a fragilização da estrutura dentária. Considerando essas informações, julgue o item a seguir.

A técnica de condicionamento ácido e enxágue caracteriza-se pela aplicação de ácido na superfície de esmalte e de dentina simultaneamente, o que permeabiliza a lama dentinária (smear layer), formada a partir do desgaste da dentina no preparo cavitário.

  1. ✂️
  2. ✂️

684Q842441 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Residência Multiprofissional Saúde Coletiva, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando as políticas públicas em saúde, julgue o item a seguir.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos, como ações de cuidado transversais, sendo competências exclusivas dos municípios a contratação dos profissionais e a definição das práticas integrativas nas redes municipais de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

685Q840925 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Residência Multiprofissional Terapia Ocupacional, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

João, com 51 anos de idade, casado, músico, sentiu fortes dores na região cervical e formigamento no membro superior esquerdo. Após exames, identificou-se que ele havia sofrido um infarto. Indicou-se a cirurgia para a colocação de marcapasso.
Acerca desse caso clínico, considerando a etapa de avaliação inicial do terapeuta ocupacional, julgue o item a seguir.
Como contribuição específica, o terapeuta ocupacional tem como papel aplicar testes de função dos membros superiores e iniciar um programa de exercícios, a fim de manter a capacidade funcional.
  1. ✂️
  2. ✂️

686Q366048 | Enfermagem, Saúde da Criança, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido (RN).

Um RN prematuro que ainda não consegue ser amamentado no seio materno deve receber sua dieta prescrita por meio da mamadeira a fim de garantir a absorção completa e o mínimo de gasto de energia.

  1. ✂️
  2. ✂️

687Q366934 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre liderança e relacionamento interpessoal na enfermagem.

Para a construção de relações interpessoais sólidas, não bastam as habilidades de comunicação. É fundamental também a forma como o enfermeiro age, ou seja, seu comportamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

688Q239457 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das doenças que acometem o esôfago, julgue os itens
a seguir.

O esôfago de Barrett é uma complicação da doença por refluxo gastroesofágico e representa uma condição na qual o epitélio escamoso do esôfago é substituído por epitélio colunar metaplásico.

  1. ✂️
  2. ✂️

689Q840585 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Paciente do sexo masculino, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) severa, apresentava taquipneia, batimento de asa do nariz e tiragem. Foi iniciada oxigenoterapia suplementar, por meio de cânula nasal, a 7 L/min, SpO2 de 88%. Trinta minutos depois, foi realizada gasometria arterial, que indicou pH = 7,30, PaCO2 = 55 mmHg, PaO2 = 60 mmHg, HCO3? 30 mEq/L e SaO2 = 90%.
Considerando esse caso clínico hipotético, julgue o próximo item.
A estratégia ventilatória para esse paciente consiste em redução do tempo para exalação e aumento do volume corrente.
  1. ✂️
  2. ✂️

691Q844510 | Fisioterapia, Fisioterapia na Oncologia, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando como referência inicial o caso clínico de determinado paciente de 20 anos de idade com história de diagnóstico de osteossarcoma em fêmur esquerdo que apresenta metástase no pulmão direito, julgue o item subsequente.

Incisão cirúrgica póstero-lateral do tórax, para realizar a lobectomia promove redução da complacência torácica, sem limitação da mobilidade da cintura escapular.

  1. ✂️
  2. ✂️

692Q367871 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

Os antineoplásicos, que apresentam características de nãoespecificidade, causam efeitos colaterais ou toxidades por não afetarem exclusivamente as células tumorais. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A avaliação rigorosa e sistemática do paciente, em busca de qualquer sinal de infecção, é um dos cuidados de enfermagem a ser tomado no tratamento da leucopenia como complicação da terapêutica medicamentosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

693Q240139 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos múltiplos modelos de pesquisa epidemiológica, julgue os itens que se seguem.

Estudos de coorte histórica (ou não concorrentes) não permitem testar hipóteses em relação à exposição e ao desfecho, sendo sinônimos de coorte descritiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

694Q479073 | Farmácia, Multiprofissional em Atenção Básica, HUB, CESPE CEBRASPE

O responsável técnico por desenvolvimento e manipulação de medicamentos de um laboratório preparou uma solução oral aquosa de um fármaco hipotético a 5% (p/p). Por desconhecer a solubilidade do fármaco e por saber que não se tratava de uma formulação farmacopeica, ele decidiu calcular experimentalmente. Na literatura científica, encontrou dois métodos analíticos, um por espectrofotometria no UV/Vis e outro pela utilização de um cromatógrafo a líquido de alta eficiência. O farmacêutico optou pelo primeiro método, cuja curva analítica encontrada é de y = 0,876 x + 0,002 (em que y é absorbância e x é a concentração em ?g/mL). Após um excesso do fármaco (pureza > 99%) ter sido disperso em água destilada e depois de ter deixado a mistura em agitação por vinte e quatro horas, à temperatura ambiente, o responsável filtrou-a, diluiu-a 1.000 vezes em balão volumétrico e encontrou uma absorbância de 0,502.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A solubilidade do fármaco calculada foi de 0,57 ?g/mL.
  1. ✂️
  2. ✂️

695Q841411 | Odontologia, Odontologia Hospitalar, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considere que um paciente cardiopata, em uso de anticoagulante, necessite realizar tratamento cirúrgico eletivo para exodontia dos dentes 16 e 17. Acerca da condição sistêmica desse paciente e da conduta clínica a ser adotada pelo profissional, julgue o item a seguir.

A interrupção da terapia anticoagulante em pacientes com risco de trombose está sempre indicada para prevenir hemorragias graves, mas deve ser realizada em conjunto entre o médico e o cirurgião dentista.

  1. ✂️
  2. ✂️

696Q441029 | Direito Constitucional, Objetivos e Princípios, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

No que concerne à seguridade social, julgue os itens a seguir. No Brasil, os princípios do modelo bismarckiano predominam na previdência social, e os do modelo beveridgiano orientam o atual sistema público de saúde e de assistência social, situando a seguridade social brasileira entre o seguro e a assistência.
  1. ✂️
  2. ✂️

697Q801483 | Fisioterapia, Multiprofissional em Atenção Oncológica, HUB, CESPE CEBRASPE

Paciente do sexo feminino, de sessenta anos de idade, com asma, etilista crônica e tabagista, evoluiu com insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória seguida de reanimação. Foi diagnosticada a sepse, com evolução para síndrome de angústia respiratória aguda (SARA). Houve a necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica com os seguintes parâmetros: modo A/C PCV; Pins 16 cmH2O; PEEP 12 cmH2O; FiO2 de 80%; frequência respiratória de 18 irpm; VC de 350 mL. Após o procedimento, foram realizados os seguintes exames complementares: radiografia de tórax, que apresentou infiltrados bilaterais difusos; gasometria arterial: pH = 7,18; PaO2 = 60 mmHg; PaCO2 = 66 mmHg; HCO3 = 29 mmol/L; BE + 7 mmol/L; SpO2 90%.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

A paciente não tem indicação para uso de posição prona como auxílio na estratégia ventilatória.
  1. ✂️
  2. ✂️

698Q367313 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

No que concerne a promoção e manutenção da saúde do idoso, julgue os itens a seguir. Quando ocorre a presbiacusia, dificuldade auditiva abrupta, na maioria dos casos identificada pelo próprio idoso, deve ser imediatamente solicitada uma audiometria.
  1. ✂️
  2. ✂️

699Q239825 | Medicina, Residência Médica Infectologia, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de alterações glicêmicas na infância, julgue os itens que se seguem.

No tratamento de paciente em vigência de cetoacidose diabética, deve-ser utilizar insulina de ação rápida (regular) ou insulina de ação ultrarrápida.

  1. ✂️
  2. ✂️

700Q843753 | Odontologia, Farmacologia na Odontologia, Residência Multiprofissional Odontologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A terapêutica medicamentosa em gestantes e durante a amamentação é de extrema importância por ter extensão no desenvolvimento fetal e da criança. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
Na gravidez, as doses de anestésico local que podem causar tanto bloqueio anestésico quanto toxicidade são diminuídas, o que se deve, possivelmente, a alterações hormonais, como o aumento de estrógeno e progesterona nesse período.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.