Início

Questões de Concursos IBAMA

Resolva questões de IBAMA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q4241 | Português, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Andar pela região do Alto Xingu, no nordeste 1
de Mato Grosso, é mais que turismo. Beira uma
experiência antropológica. A troca de conhecimento com
os índios é, sem dúvida, enriquecedora. Além da 4
convivência na aldeia — o ponto principal da viagem —,
os passeios de barco e canoa pelo rio Von den Steinen
são um deslumbramento. A mata preservada contrasta 7
com o espelho formado na água, produzindo uma
paisagem belíssima. À noite, o céu se abre limpo e
estrelado. É um convite à contemplação da natureza. 10
Caminhar em trilhas pela floresta também faz parte do
programa. Chegar a esse paraíso não é das missões mais
fáceis, o que garante parte de sua preservação. Pelo 13
caminho, pode-se comprovar uma das tragédias da
região: uma enorme quantidade de carretas carregando
madeira nobre retirada da floresta. E as clareiras 16
deixadas por elas nas matas.

Época, 9/5/2005 (com adaptações).

Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias
e das estruturas lingüísticas no texto.
Na linha 10, o emprego do sinal indicativo de crase em “à contemplação” indica que esse termo é regido pelo
substantivo “convite”; mas se a opção fosse por uma oração com o verbo convidar o uso do sinal de crase
seria opcional.
  1. ✂️
  2. ✂️

122Q725182 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Considere que a evolução anual da quantidade de CO2 presente na atmosfera, em ppm, seja descrita pela função quadrática f x em que x representa o tempo, em anos, x ( )= +ax + b, 2 100 transcorrido desde 1900, e a e b são constantes reais. Sabendo que a quantidade de CO2 na atmosfera em 1950 era de 300 ppm e, em 2000, de 380 ppm, e levando em conta o texto acima, julgue os itens a seguir.

O nome da conferência a ser realizada na África do Sul, Rio +10, relaciona-se diretamente com a Eco-92, ocasião em que o Brasil sediou importante encontro mundial sobre o meio ambiente, com a presença de centenas de governantes, cientistas e estudiosos da causa ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q807405 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). A servidão ambiental pode ser instituída pelo proprietário ou possuidor de imóvel, mediante instrumento público ou particular ou por termo administrativo firmado perante órgão integrante do SISNAMA. Contudo, ela não se aplica às áreas de preservação permanente e à reserva legal mínima exigida.
  1. ✂️
  2. ✂️

124Q35907 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.

As organizações públicas, especialmente da administração pública direta, têm adotado estratégias de recrutamento misto para atrair candidatos para ocuparem suas vagas. Essa estratégia fortalece os quadros de pessoal, pois dá oportunidade ampla de concorrência aos interessados.
  1. ✂️
  2. ✂️

125Q4252 | Informática, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Com base na figura acima, que contém uma planilha em edição no Excel 2003, julgue os itens de 1 a 6.
O gráfico é do tipo personalizado, disponível na ferramenta denominada assistente de gráfico.
  1. ✂️
  2. ✂️

126Q242099 | Administração Financeira e Orçamentária, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do cadastro de fornecedores, julgue o item seguinte.

Para verificação da regularidade dos fornecedores, o servidor do IBAMA deverá consultar o subsistema de cadastramento unificado de fornecedores (SICAF), pertencente ao sistema integrado de administração financeira (SIAFI).

  1. ✂️
  2. ✂️

127Q724421 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Conferência Rio+20 e suas implicações para o meio ambiente, julgue os seguintes itens.

Uma das conquistas da Rio+20 foi o estabelecimento de um processo intergovernamental sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável global, a ser acordado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q806475 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

A avaliação do potencial de periculosidade ambiental dos agrotóxicos, realizada pelo IBAMA durante o processo de registro dessas substâncias, tem como objetivo principal conhecer os perigos associados ao uso desses defensivos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A apresentação de receituário agronômico é requisito para a comercialização dos agrotóxicos de baixa periculosidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q811682 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

A Resolução CONAMA 362/2005 considera que a categoria de processos tecnológico industriais chamada genericamente de rerrefino, corresponde ao método ambientalmente mais seguro para a reciclagem do óleo lubrificante usado ou contaminado, e, portanto, a melhor alternativa de gestão ambiental deste tipo de resíduo. A respeito do resíduo do processo desse rerrefino, julgue o item subsequente.

Após coleta, todo óleo lubrificante usado ou contaminado deve ser destinado à reciclagem por meio do processo de rerrefino. O resíduo inservível gerado nesse processo é considerado como resíduo classe I, salvo comprovação em contrário, com base em laudos de laboratórios devidamente credenciados pelo órgão ambiental competente.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q242509 | Arquivologia, Princípios Arquivísticos, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos conceitos fundamentais de arquivologia e da
preservação, conservação e restauração de documentos, julgue os
itens a seguir.

Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q35924 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à conduta ética dos servidores públicos.

Em um processo administrativo, o servidor público deve expor os fatos conforme a verdade, desde que não haja prejuízo a terceiros e à administração pública, obedecendo aos preceitos de sigilo e confidencialidade de fatos que ensejarem dano às partes envolvidas.
  1. ✂️
  2. ✂️

132Q818012 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Os testes ecotoxicológicos ou bioensaios, que utilizam organismos testes para monitoramento de ambiente, são importantes para a busca de resultados sobre o impacto da atuação humana nos diversos compartimentos ambientais. Em relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A simples análise química do meio onde seja constatada a presença de xenobiótico em determinado compartimento ambiental não é suficiente para determinar o impacto ambiental causado ao ecossistema, devendo-se, nesse caso, realizar bioensaios.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q35923 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à conduta ética dos servidores públicos.

O servidor público deve sempre comunicar a seus superiores qualquer ato ou fato contrário aos interesses e princípios éticos da administração pública, mesmo em situações políticas e administrativas adversas.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q4243 | Português, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Andar pela região do Alto Xingu, no nordeste 1
de Mato Grosso, é mais que turismo. Beira uma
experiência antropológica. A troca de conhecimento com
os índios é, sem dúvida, enriquecedora. Além da 4
convivência na aldeia — o ponto principal da viagem —,
os passeios de barco e canoa pelo rio Von den Steinen
são um deslumbramento. A mata preservada contrasta 7
com o espelho formado na água, produzindo uma
paisagem belíssima. À noite, o céu se abre limpo e
estrelado. É um convite à contemplação da natureza. 10
Caminhar em trilhas pela floresta também faz parte do
programa. Chegar a esse paraíso não é das missões mais
fáceis, o que garante parte de sua preservação. Pelo 13
caminho, pode-se comprovar uma das tragédias da
região: uma enorme quantidade de carretas carregando
madeira nobre retirada da floresta. E as clareiras 16
deixadas por elas nas matas.

Época, 9/5/2005 (com adaptações).

Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias
e das estruturas lingüísticas no texto.
De acordo com a organização textual, o pronome “o” (L.13) retoma as idéias da oração principal do período.
  1. ✂️
  2. ✂️

135Q243564 | Informática, Windows, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, a respeito de segurança e gerenciamento
da informação.

O Windows 7, por meio de bibliotecas, permite ao usuário reunir arquivos de diferentes pastas em um mesmo local, sem movê-las das pastas de origem.

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q616475 | Informática, Protocolo, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Existe um conjunto de tecnologias robustas e amplamente validadas na implantação de redes de comunicação públicas e privadas. Acerca das tecnologias, arquiteturas, protocolos e aplicações de redes de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

O simple network management protocol (SNMP) opera com conexão entre a estação de gerência e o agente gerenciado, o que simplifica a realização de seqüências de operações de gerência de redes.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q35916 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

No Brasil, o orçamento público assumiu características peculiares, principalmente após a promulgação da CF. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

O projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) deve ser aprovado em sessões ordinárias ou extraordinárias separadas, primeiramente no plenário da Câmara dos Deputados, em seguida no plenário do Senado Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

138Q815455 | Legislação Federal, Lei 6938 1981, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Acerca de competências e cooperação entre os entes públicos no exercício da Política Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens seguintes.

O Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, que constitui instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, é gerenciado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q430990 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Com relação à administração pública e ao meio ambiente, julgue os próximos itens. Considerando-se o direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, é vedada a adoção de qualquer prática que submeta os animais à crueldade.
  1. ✂️
  2. ✂️

140Q338669 | Matemática, Aritmética e Algebra, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relacionados a problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Se A, B e C são números reais, com C … 1 e A + BC = B + AC, então, necessariamente, A = B.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.