Questões de Concursos: IBC Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: IBC. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. IBC Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 21 Q8586 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPInforme se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. ( ) Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas, seus anseios e desejos. ( ) No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. a) V – V – V. b) F – V – V. c) V – V – F. d) V – F – V. e) F – F – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 22 Q8581 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPAnalise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. De 4 a 6 anos, a aprendizagem significativa e conceitual passa pelas vivências corporais no espaço e no tempo. II. A integração escolar é um processo gradual e dinâmico que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola. III. A criança com deficiência visual severa ou cegueira, não apresenta defasagens de desenvolvimento em relação às videntes (que enxergam). a) Apenas I e III. b) Apenas III. c) Apenas II e III. d) I, II e III. e) Apenas I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 23 Q8584 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPConsiderando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios: a) o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, dependendo das suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc. b) o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil. c) o acesso das crianças, se possível, aos bens socioculturais, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética. d) a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas práticas sociais, dependendo de sua necessidade de atendimento especializado. e) o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência em detrimento dos relacionados ao desenvolvimento de sua identidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 24 Q8595 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPSobre a comunicação, segundo PIAGET, assinale a alternativa INCORRETA. a) Todas as conversações das crianças podem se classifcar em dois grupos: o egocêntrico e o socializado. b) As experiências de Piaget mostram que a parte de longe mais importante das conversas das crianças em idade pré-escolar é constituída por falas socializadas. c) No discurso socializado, ela não procura estabelecer um intercâmbio com os outros – pede, manda, ameaça, transmite informações, faz perguntas. d) No discurso egocêntrico a criança fala apenas dela própria, não se preocupa com o interlocutor, não tenta comunicar, não espera qualquer resposta e frequentemente nem sequer se preocupa com saber se alguém a escuta. e) A verdadeira linguagem social das crianças, quer dizer, a linguagem utilizada na atividade fundamental das crianças – o jogo – é uma linguagem de gestos, movimentos e mímica, tanto quanto uma linguagem de palavras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 25 Q43885 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCPSobre a interpretação da taxa de mortalidade infantil, assinale a alternativa correta. a) Reflete, de maneira geral, as condições de desenvolvimento socioeconômico e infra-estrutura ambiental, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e da população infantil. b) Estima o risco de morte dos nascidos vivos entre o primeiro e o segundo ano de vida. c) Estima o risco de morte por causas externas e dimensiona a sua magnitude como problema de saúde pública. d) Estima o risco de morte por doenças do aparelho circulatório e dimensiona a sua magnitude como problema de saúde pública. e) Estima o risco de morte dos nascidos vivos durante os cinco primeiros anos de vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 26 Q43883 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCPEm termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de Saúde. Sobre os indicadores de saúde, assinale a alternativa INCORRETA. a) A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (frequência de casos, tamanho da população em risco) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados). b) O grau de excelência de um indicador deve ser definido por sua validade (capacidade de medir o que se pretende) e confiabilidade (reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares). c) Em geral, a validade de um indicador é determinada por sua sensibilidade (capacidade de detectar somente o fenômeno analisado) e especificidade (capacidade de detectar o fenômeno analisado). d) A construção de um indicador é um processo cuja complexidade pode variar desde a simples contagem direta de casos de determinada doença, até o cálculo de proporções, razões, taxas ou índices mais sofisticados, como a esperança de vida ao nascer. e) A disponibilidade de um conjunto básico de indicadores tende a facilitar o monitoramento de objetivos e metas em saúde, estimular o fortalecimento da capacidade analítica das equipes e promover o desenvolvimento de sistemas de informação intercomunicados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 27 Q43877 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCPSobre o código de Ética dos profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA. a) Constitui em responsabilidade e dever do profissional de Enfermagem comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional. b) É proibido aos profissionais da enfermagem promover e ser conivente com a injúria calúnia e difamação de membro da equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições. c) Constitui em direito dos profissionais de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade. d) É de responsabilidade dos profissionais de Enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem. e) Constitui em direito dos profissionais de enfermagem negar assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 28 Q8597 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPEm relação à formação dos conceitos, segundo Vygotsky, assinale a alternativa correta. a) A percepção e a linguagem são dispensáveis à formação de conceitos. b) A percepção das semelhanças ocorre mais cedo do que a das diferenças, porque esta exige uma estrutura de generalização e de conceitualização mais avançada. c) O desenvolvimento dos processos que resultam na formação de conceitos começa na adolescência, mas as funções intelectuais que formam a base psicológica do processo de formação de conceitos amadurece e se desenvolve somente na idade adulta. d) A formação de conceitos é o resultado de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar) tomam parte. e) Os conceitos novos e mais elevados transformam o signifcado dos conceitos superiores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 29 Q8600 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPSobre o papel da interação social na formação da identidade e afetividade, é correto afirmar que a) em virtude da ausência da visão e privação sensorial, as crianças com deficiência visual necessitam de menos tempo para elaborar a noção de permanência do objeto, que é essencial para sentir-se segura ao separar-se da mãe, saber que a mãe existe mesmo não estando presente e que voltará para buscá-la. b) é importante que a interpretação dos desejos, necessidades e pensamentos da criança não sejam verbalizados para ela, para que se estimule a linguagem oral. c) é na interação social que se dá a construção de vínculos e a formação de laços afetivos. d) os movimentos corporais repetitivos que uma criança cega ou de visão muito reduzida faz, significam autismo ou deficiência mental. e) mostrar como os objetos funcionam, como se brinca, como pode subir, descer escadas, entrar e sair de espaços pequenos, vencer os obstáculos, são atividades que não necessitam ser ensinadas, pois elas as aprendem naturalmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 30 Q8583 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPInforme se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais. ( ) As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. ( ) Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais, visto que elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças. a) V – F – V b) F – V – F. c) V – V – V. d) V – V – F. e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
21 Q8586 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPInforme se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. ( ) Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas, seus anseios e desejos. ( ) No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. a) V – V – V. b) F – V – V. c) V – V – F. d) V – F – V. e) F – F – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
22 Q8581 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPAnalise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. De 4 a 6 anos, a aprendizagem significativa e conceitual passa pelas vivências corporais no espaço e no tempo. II. A integração escolar é um processo gradual e dinâmico que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola. III. A criança com deficiência visual severa ou cegueira, não apresenta defasagens de desenvolvimento em relação às videntes (que enxergam). a) Apenas I e III. b) Apenas III. c) Apenas II e III. d) I, II e III. e) Apenas I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
23 Q8584 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPConsiderando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios: a) o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, dependendo das suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc. b) o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil. c) o acesso das crianças, se possível, aos bens socioculturais, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética. d) a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas práticas sociais, dependendo de sua necessidade de atendimento especializado. e) o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência em detrimento dos relacionados ao desenvolvimento de sua identidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
24 Q8595 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPSobre a comunicação, segundo PIAGET, assinale a alternativa INCORRETA. a) Todas as conversações das crianças podem se classifcar em dois grupos: o egocêntrico e o socializado. b) As experiências de Piaget mostram que a parte de longe mais importante das conversas das crianças em idade pré-escolar é constituída por falas socializadas. c) No discurso socializado, ela não procura estabelecer um intercâmbio com os outros – pede, manda, ameaça, transmite informações, faz perguntas. d) No discurso egocêntrico a criança fala apenas dela própria, não se preocupa com o interlocutor, não tenta comunicar, não espera qualquer resposta e frequentemente nem sequer se preocupa com saber se alguém a escuta. e) A verdadeira linguagem social das crianças, quer dizer, a linguagem utilizada na atividade fundamental das crianças – o jogo – é uma linguagem de gestos, movimentos e mímica, tanto quanto uma linguagem de palavras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
25 Q43885 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCPSobre a interpretação da taxa de mortalidade infantil, assinale a alternativa correta. a) Reflete, de maneira geral, as condições de desenvolvimento socioeconômico e infra-estrutura ambiental, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e da população infantil. b) Estima o risco de morte dos nascidos vivos entre o primeiro e o segundo ano de vida. c) Estima o risco de morte por causas externas e dimensiona a sua magnitude como problema de saúde pública. d) Estima o risco de morte por doenças do aparelho circulatório e dimensiona a sua magnitude como problema de saúde pública. e) Estima o risco de morte dos nascidos vivos durante os cinco primeiros anos de vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
26 Q43883 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCPEm termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de Saúde. Sobre os indicadores de saúde, assinale a alternativa INCORRETA. a) A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (frequência de casos, tamanho da população em risco) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados). b) O grau de excelência de um indicador deve ser definido por sua validade (capacidade de medir o que se pretende) e confiabilidade (reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares). c) Em geral, a validade de um indicador é determinada por sua sensibilidade (capacidade de detectar somente o fenômeno analisado) e especificidade (capacidade de detectar o fenômeno analisado). d) A construção de um indicador é um processo cuja complexidade pode variar desde a simples contagem direta de casos de determinada doença, até o cálculo de proporções, razões, taxas ou índices mais sofisticados, como a esperança de vida ao nascer. e) A disponibilidade de um conjunto básico de indicadores tende a facilitar o monitoramento de objetivos e metas em saúde, estimular o fortalecimento da capacidade analítica das equipes e promover o desenvolvimento de sistemas de informação intercomunicados. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
27 Q43877 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCPSobre o código de Ética dos profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA. a) Constitui em responsabilidade e dever do profissional de Enfermagem comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional. b) É proibido aos profissionais da enfermagem promover e ser conivente com a injúria calúnia e difamação de membro da equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições. c) Constitui em direito dos profissionais de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade. d) É de responsabilidade dos profissionais de Enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem. e) Constitui em direito dos profissionais de enfermagem negar assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
28 Q8597 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPEm relação à formação dos conceitos, segundo Vygotsky, assinale a alternativa correta. a) A percepção e a linguagem são dispensáveis à formação de conceitos. b) A percepção das semelhanças ocorre mais cedo do que a das diferenças, porque esta exige uma estrutura de generalização e de conceitualização mais avançada. c) O desenvolvimento dos processos que resultam na formação de conceitos começa na adolescência, mas as funções intelectuais que formam a base psicológica do processo de formação de conceitos amadurece e se desenvolve somente na idade adulta. d) A formação de conceitos é o resultado de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar) tomam parte. e) Os conceitos novos e mais elevados transformam o signifcado dos conceitos superiores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
29 Q8600 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPSobre o papel da interação social na formação da identidade e afetividade, é correto afirmar que a) em virtude da ausência da visão e privação sensorial, as crianças com deficiência visual necessitam de menos tempo para elaborar a noção de permanência do objeto, que é essencial para sentir-se segura ao separar-se da mãe, saber que a mãe existe mesmo não estando presente e que voltará para buscá-la. b) é importante que a interpretação dos desejos, necessidades e pensamentos da criança não sejam verbalizados para ela, para que se estimule a linguagem oral. c) é na interação social que se dá a construção de vínculos e a formação de laços afetivos. d) os movimentos corporais repetitivos que uma criança cega ou de visão muito reduzida faz, significam autismo ou deficiência mental. e) mostrar como os objetos funcionam, como se brinca, como pode subir, descer escadas, entrar e sair de espaços pequenos, vencer os obstáculos, são atividades que não necessitam ser ensinadas, pois elas as aprendem naturalmente. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
30 Q8583 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCPInforme se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais. ( ) As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. ( ) Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais, visto que elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças. a) V – F – V b) F – V – F. c) V – V – V. d) V – V – F. e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro