Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1061Q482618 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Técnico, IBGE, CESGRANRIO

A formação vegetal heterogênea e latifoliada, com tipos arbóreos predominantemente de médio e grande portes e presença maciça de lianas e estrutura cerrada, que ocupa vastas áreas da porção equatorial do território brasileiro, é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1062Q599611 | Agricultura e Agropecuária, Analista Agrícola, IBGE, CESGRANRIO

Qual dos exemplos abaixo apresenta uma doença dos citros e seu respectivo vetor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1063Q114765 | Arquivologia, Gestao documental, Analista de Planejamento Arquivologia, IBGE, CESGRANRIO

Todos os arquivos públicos possuem equipamentos de informática, como impressoras e scaners, que auxiliam muito no desenvolvimento das atividades cotidianas. De acordo com a gestão de documentos eletrônicos, esses recursos tecnológicos são classificados como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1064Q482175 | Geografia, Urbanização, Técnico, IBGE, CESGRANRIO

A evidência empírica nos permite falar, no Brasil, de "involução metropolitana" devida, em boa parte, à capacidade de atração dos pobres pela metrópole, onde vem engrossar uma demanda de empregos formais e de serviços urbanos que a cidade do capital monopolista não atende.

                                          Santos,M. Por uma economia política da cidade,1994

Assinale a opção que apresenta o argumento em que está apoiada a idéia de involução metropolitana defendida pelo autor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q703891 | Português, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

Em uma das opções abaixo, o termo destacado foi corretamente substituído pelo pronome oblíquo. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1066Q600258 | Agricultura e Agropecuária, Analista Agrícola, IBGE, CESGRANRIO

A refrigeração é o método mais econômico para a conservação de produtos vegetais perecíveis. Com relação a esse método, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1067Q833509 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A1-I

  Não sei quando começou a necessidade de fazer listas, mas posso imaginar nosso antepassado mais remoto riscando na parede da caverna, à luz de uma tocha, signos que indicavam quanto de alimento havia sido estocado para o inverno que se aproximava ou, como somos competitivos, a relação entre nomes de integrantes da tribo e o número de caças abatidas por cada um deles.
   Se formos propor uma hermenêutica acerca do tema, talvez possamos afirmar que existem dois tipos de listas: as necessárias e as inúteis. Em muitos casos, dialeticamente, as necessárias tornam-se inúteis e as inúteis, necessárias. Tomemos dois exemplos. Todo mês, enumero as coisas que faltam na despensa de minha casa antes de me dirigir ao supermercado; essa lista arrolo na categoria das necessárias. Por outro lado, há pessoas que anotam suas metas para o ano que se inicia: começar a fazer ginástica, parar de fumar, cortar em definitivo o açúcar, ser mais solidário, menos intolerante... Essa elenco na categoria das inúteis.
    Feitas as compras, a lista do supermercado, necessária, torna-se então inútil. A lista contendo nossos desejos de sermos melhores para nós mesmos e para os outros, embora inútil, pois dificilmente a cumprimos, converte-se em necessária, porque estabelece um vínculo com o futuro, e nos projetar é uma forma de vencer a morte.
   Tudo isso para justificar o que se segue. Ninguém me perguntou, mas resolvi organizar uma lista dos melhores romances que li em minha vida — escolhi o número vinte, não por motivos místicos, mas porque talvez, pela amplitude, alinhave, mais que preferências intelectuais, uma história afetiva das minhas leituras. Enquadro-a na categoria das listas inúteis, mas, quem sabe, se consultada, municie discussões, já que toda escolha é subjetiva e aleatória, ou, na melhor das hipóteses, suscite curiosidade a respeito de um título ou de um autor. Ocorresse isso, me daria por satisfeito. 
Luiz Ruffato. Meus romances preferidos.
Internet: <brasil.elpais.com> (com adaptações).

De acordo com o texto 1A1-I, o autor ficaria satisfeito se sua lista de romances
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1068Q543466 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Gestão em Pesquisa, IBGE, CESGRANRIO

Seja H a variável aleatória que representa as alturas dos cidadãos de certo país. Sabe-se que H tem distribuição normal com média 1,70 m e desvio padrão 0,04 m. A probabilidade de que um cidadão desse país tenha mais do que 1,75 m de altura é, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1070Q243988 | Governança de TI, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

O BPMM é um importante modelo de maturidade do processo proposto pela OMG, baseado em outros modelos de maturidade de processo, como o CMMI.

Uma empresa que deseje ser certificada como nível 2 do BPMM deve, necessariamente, satisfazer os objetivos da seguinte área de processo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1071Q783399 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, IBGE, CESGRANRIO

Medições sobre fotografias aéreas são o principal insumo da Cartografia. Qual medida extraída da fotografia permite calcular o desnível entre dois pontos nela representados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1072Q702249 | Administração de Recursos Materiais, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

Dentre os princípios básicos da produção de material, há aqueles que fazem parte da administração de materiais e que possuem um subsistema ou setor típico que se preocupa sobremaneira com o estoque de materiais, assegurando que os materiais exigidos pela produção estejam à disposição nas quantidades certas e nos períodos desejados. Qual é esse setor ou subsistema da administração de materiais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1073Q341814 | Raciocínio Lógico, Proposições Equivalentes, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

Considerando-se verdadeira a proposição composta "Se x é par, então y é positivo", conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1074Q622917 | Informática, Arquitetura de Redes, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Com base no padrão 802.3af, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1075Q700807 | Português, Morfologia 3210 Verbo, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

Texto associado.
TEXTO II
Você é o que você se diz: a ciência do
diálogo interno
PILAR JERICÓ
Se você quiser variar a percepção que tem
sobre você, precisa alterar seu diálogo interior.
A forma como você conversa consigo mesmo
condiciona sua capacidade de enfrentar as
dificuldades e determina a tomada de decisões.
A autoafirmação, ou pensar coisas positivas
sobre nós mesmos, é uma ferramenta muito útil
para reforçar a autoestima. Entretanto, não vale
qualquer comentário. Já ficou comprovado que
frases como “aguento tudo” ou “sou uma pessoa
superagradável” não ajudam muito. Quem as
expressa não está realmente convencido disso,
então essas expressões podem ter efeito contrário.
A ciência do diálogo interior nos dá pistas sobre
as técnicas que tornam nossas autoafirmações
eficazes: devemos imaginar futuras situações
agradáveis e nos tratar na segunda pessoa.
Adaptado de: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/05/ciencia/1557083642_455016.html>. Acesso em: 25 jun. 2019.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de tratamento na segunda pessoa do singular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1076Q835856 | Português, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

Para responder a questão, leia o fragmento do texto abaixo do romance A Metamorfose, de Franz Kafka.

    Aqueles foram bons tempos, mas que não se repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –, embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para arcar sozinho com as necessidades domésticas. À medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família, de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor, era amante da música e sabia tocar violino com muita graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se concretizar), enquanto os pais demonstravam não aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo solenemente na noite de Natal. 

    Todos esses pensamentos, agora inúteis, fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a trocar palavras entre si. 

    Na conversa sobre as finanças da família, o pai redundava nas explicações – seja porque há tempos não se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito, ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco ampliava o montante economizado. De onde estava, ele aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia procedido corretamente.

(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
Em “colado à porta” (2º§), o acento grave é empregado de modo correto. Analise, atentamente, as frases abaixo e assinale a única que também está de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1077Q676403 | Administração Geral, Agente Censitário Supervisor ACS, IBGE, IBADE, 2020

Sobre delegação nas organizações, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1078Q748119 | Economia, Estruturas de Mercado, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

Com relação às diferentes estruturas de mercado e padrões de concorrência existentes no sistema capitalista, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1080Q115127 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista de Planejamento, IBGE, CESGRANRIO

O potencial de informações de um depósito de arquivos somente chega até o usuário por intermédio de instrumentos de pesquisa, que resumem e localizam os documentos dentro de um arquivo permanente e podem ser genéricos e globais. Dentre estes instrumentos encontram-s

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.