Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1961Q602661 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista, IBGE, CESGRANRIO

No que se refere à garantia do produto na aquisição de software para a automação de unidades de informação, mais do que estabelecer prazos para que o produto esteja funcionando em sua plenitude, é fundamental elaborar cláusula contratual que proteja a instituição e, em caso de falência, concordata ou mudança de ramo de atividade, que a empresa proprietária do produto seja obrigada a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1962Q646440 | Informática, Relacionamentos, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Analise as afirmativas abaixo a respeito da modelagem relacional e sua implementação em bancos de dados relacionais.

I - O relacionamento de uma entidade fraca com a entidade da qual ela depende é sempre um relacionamento um para um.

II - A especificação de chaves estrangeiras para atributos de uma tabela T em relação a ela própria é uma característica necessária nos bancos de dados para a tradução de diagramas de entidade-relacionamento que contêm relacionamentos do tipo autorrelacionamento.

III - Se uma relação está na segunda forma normal, todo atributo que não seja chave deve ser totalmente dependente da chave primária.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1963Q607035 | Biblioteconomia, Tecnologista, IBGE, FGV

Considerando os conceitos praticados e difundidos na literatura sobre colecionismo e Biblioteconomia, a Biblioteca do IBGE divide os acervos que preserva em coleções específicas, definidas e nomeadas conforme sua história e missão. Nesses termos, a coleção bibliográfica que “registra a evolução das pesquisas e estudos desenvolvidos pelo IBGE, desde a sua criação” é designada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1964Q783525 | Agrimensura, Tecnologista, IBGE, FGV

O mundo tem observado grandes deslocamentos populacionais envolvendo as regiões do Oriente Médio e da Europa. São populações de diferentes tamanhos e etnias, partindo de localidades diversas, tentando chegar a diferentes cidades por diversos meios de transporte. Nesse caso, um mapa temático de fluxo ou dinâmico, que represente esse fenômeno:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1965Q702131 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Analista Censitário, IBGE, AOCP, 2019

Em relação à Portaria nº 450, de 6 de novembro de 2002, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que estabelece normas gerais para realização de concursos públicos, no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1966Q625099 | Informática, Armazenamento de Dados, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Marcos é responsável por administrar uma máquina com Windows 2008 instalado. A máquina tem quatro discos em um subsistema SCSI. Disco 0, com 80GB; Disco 1, com 80GB; Disco 2, com 40GB; Disco 3, com 40GB. Recentemente, Marcos executou uma nova instalação do Windows, fazendo um backup de todos os dados dos discos, removendo todas as partições dos discos, e instalando o sistema operacional em uma partição de 20GB no Disco 0. Agora, ele deve configurar todo o espaço restante da unidade, sendo que os dados de usuário não serão armazenados no volume do sistema operacional. Marcos deseja maximizar o armazenamento de dados e garantir o tempo de funcionamento no caso de falha em um único disco. Qual configuração Marcos poderá implementar, e qual a capacidade total de armazenamento para os dados do usuário?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1967Q790255 | Engenharia Elétrica, Orçamentação, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Um orçamento de custos determina os gastos necessários para a realização de um projeto, de acordo com o planejamento estabelecido, sendo esses custos classificados como diretos ou indiretos. Pode-se afirmar que faz parte do custo direto o custo com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1968Q485145 | Geografia, Cartografia, Geógrafo, IBGE, CESGRANRIO

Acerca da escala geográfica são feitas as seguintes afirmativas:

I - trata-se de uma escala diferenciada qualitativamente, a partir de uma dada ordenação dos fenômenos, devendo-se conceber um conteúdo, um caráter minimamente conceitual e não puramente descritivo;

II - a escala geográfica é a medida que confere visibilidade ao fenômeno e definidora de espaços de pertinência da medida dos fenômenos;

III - a escala geográfica é uma medida escolhida para melhor observar um fenômeno, dimensioná-lo e mensurá-lo, sendo, portanto, uma aproximação do real e um problema epistemológico.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1969Q237714 | , Programador Visual, IBGE, CESGRANRIO

A linguagem de ontologia deve ser utilizada no desenvolvimento da Web semântica. As ontologias requerem a explicitação lógico-formal de significados e palavras, que devem ser expressos por meio de construtos matemáticos, e podem variar em termos estruturais, dependendo do domínio do conhecimento em questão, embora alguns construtos ou elementos sejam utilizados independentemente do domínio.

Associe tais construtos a suas utilidades na estruturação de ontologias no contexto da Web semântica.

I – Classes
II – Relações
III – Funções
IV – Axiomas

P – Podem representar objetos ou tarefas, ações, estratégias, processos de raciocínio.

Q – Representam um tipo de interação entre classes de um domínio e de?nem-se formalmente como qualquer subconjunto de um produto de n conjuntos.

R – São casos especiais em que o enésimo elemento da relação é o único para os n-1 elementos precedentes.

S – São usados para modelar sentenças que sempre são verdadeiras.

T – São usados para representar elementos.

As associações corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1970Q993437 | Engenharia de Agrimensura, Geoprocessamento, IBGE, AOCP, 2019

Quais são as três relações fundamentais que a representação gráfica deve transcrever na Comunicação Cartográfica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1971Q600550 | Agricultura e Agropecuária, Analista Agrícola, IBGE, CESGRANRIO

A bananicultura apresenta grande destaque na produção de frutas brasileiras, sendo, contudo, variável o nível tecnológico de exploração adotado nas diferentes regiões produtoras do país. Sobre as práticas nos cultivos comerciais de bananeiras, no Brasil, afirma-se que a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1972Q242419 | Informática, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

No processo de criação de um banco de dados relacional, primeiro foram criadas as tabelas onde seriam guardados os dados; depois, foi feita a inserção dos dados nessas tabelas. Nenhuma outra estrutura auxiliar foi criada no banco para melhorar o desempenho além das chaves primárias. Após realizar uma simulação de carga, com dados e aplicativos reais, o responsável percebeu que uma busca importante tentava encontrar uma pessoa pelo número do seu título de eleitor, no campo TITELE, que não era uma chave primária planejada. Essa busca demorava muito, pois o SGBD precisava procurar em todos os registros até encontrar aquele com o número desejado.

Supondo-se que o SGBD suporta visões, índices árvore-B e de tabela de espalhamento (hashs), joins e procedimentos armazenados, a maneira de acelerar essa busca ao máximo é criar um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1973Q672543 | Legislação Federal, Recenseador, IBGE, IBADE, 2020

A abordagem aos moradores é um momento delicado da coleta de dados, e é também o momento em que o informante faz o seu primeiro “julgamento” do Recenseador. Neste primeiro contato, o Recenseador deve EVITAR:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1974Q788524 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Um dado circuito alimenta uma carga de 5.500 W com 220 V em seus terminais (fase neutro). Sabe-se que o comprimento desse circuito é de 10 metros, com queda de tensão unitária de 20 V/(A.Km), já considerando o percurso dos cabos que compõem a fase e o neutro. A queda de tensão, em volts, nesse circuito alimentador, é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1975Q606264 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Ao formato resultante da implementação no MARC II, que permite a inclusão de novos tipos de documentos ou formatos não convencionais, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1976Q727679 | Desenho Industrial, Tecnologista, IBGE, FGV

Um webdesigner recebe a tarefa de diagramar um relatório de vendas em uma página web. O conteúdo do relatório consiste em um texto detalhando minuciosamente os resultados e um conjunto de dados tabulados indicando a quantidade, a localização e o preço de cada um dos produtos vendidos. Para seguir a identidade visual do restante do website, o texto deve ser diagramado em duas colunas. A forma recomendada para desenvolver a página é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1977Q635078 | Informática, Engenharia de Software, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

O sistema que controla as reservas dos clientes de uma rede hoteleira funciona apenas na Web. Entretanto, há uma demanda crescente para que a empresa disponibilize um aplicativo para smartphones. Para oferecer um aplicativo no menor prazo possível, a gerência de TI estabeleceu duas exigências: a primeira é que o novo sistema deve reutilizar ao máximo os módulos atualmente empregados, e a segunda é que a equipe de desenvolvimento deve garantir que as modificações a serem feitas não introduzirão defeitos inexistentes no sistema atual, além de continuar a atender a todos os requisitos anteriormente definidos.

O tipo de teste que deve ser empregado para que a equipe de desenvolvimento atenda à segunda exigência é denominado teste de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1978Q324563 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

A tentativa de equacionar o desempenho de estudantes a padrões de qualidade vem levando os sistemas de ensino a buscar indicadores, por meio de exames. Os resultados constituem uma base de decisão para a adoção de políticas públicas. Entretanto, o entusiasmo por essa visão de qualidade pode IMPEDIR a percepção de seus limites, dentre os quais se destaca(m)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1979Q385754 | Biologia, Práticas Laborais, Analista, IBGE, FGV

Os documentos que certificam a diversidade e a riqueza da flora de uma determinada região ou país encontram-se depositados em coleções botânicas. Essas coleções são bancos de materiais (espécimes ou exemplares) vivos ou preservados, bem como os dados a eles associados. As principais coleções recebem nomes como Herbários, Palinotecas, Xilotecas, Arboretos e Carpotecas. Sobre o tema, analise as descrições a seguir:

I. Coleção de lâminas com grãos de pólen e esporos preservados, fotografados em escala, seguindo um determinado padrão de exposição, contendo o nome da espécie e o número de tombo, além dos nomes dos envolvidos na coleta e na preparação.

II. Espaço destinado a uma coleção de informações sobre plantas frutíferas e frutos.

As duas descrições correspondem, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1980Q266999 | Direito Administrativo, Analista Auditoria, IBGE, CESGRANRIO

Hércules é servidor efetivo. É qualificado com diversos cursos de especialização, mestrado e doutorado, sendo, por força dessas circunstâncias, convocado, frequentemente, para ministrar cursos presenciais e à distância.

Nos termos da Lei no 8.112/1990, a remuneração decorrente de atuação em curso de formação devidamente autorizado, sem considerar situações excepcionais é de, no máximo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.