Questões de Concursos IBGE

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261Q23171 | Informática, Banco de Dados, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Em um banco de dados, a tabela Pessoa foi criada com a seguinte instrução:

CREATE TABLE Pessoa (     PessoaID int ,
                                           Nome varchar (255) ,
                                           Sobrenome varchar (255),
                                           Endereco varchar (255) ,
                                           Cidade varchar (255)) ;

Após a criação, a tabela foi preenchida, porém o programador percebeu que todos os Nomes foram colocados no lugar do Sobrenome e vice-versa.

Que instrução SQL pode ser usada para realizar a troca, corrigindo a base?
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262Q240627 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, Recenseador, IBGE, CESGRANRIO

No final de 2009, foi realizada, em Copenhague, uma conferência das Nações Unidas, a COP-15, com o objetivo de discutir questões sobre a ecologia planetária. A conferência contou com a participação de presidentes de vários países, como os do Brasil e dos Estados Unidos, apontando propostas para um futuro melhor.

Qual o foco dessa conferência?

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263Q657681 | Legislação Federal, Conhecimentos Técnicos Específicos sobre o IBGE, Agente Censitário, IBGE, IBADE, 2020

O Dispositivo Móvel de Coleta – DMC é o equipamento para registro e armazenamento das informações coletadas em campo. Assinale a alternativa que corresponde ao que pode ser acessado no DMC:
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264Q243982 | Gestão de Pessoas, Avaliação de desempenho, Supervisor de Pesquisas Administração, IBGE, CESGRANRIO

Existem vários métodos de avaliação de desempenho que podem ser utilizados numa organização.
Quando o avaliador lista uma série de fatores considerados relevantes para o desempenho e classifica o colaborador em cada fator, de acordo com níveis incrementais, ele está utilizando o método de

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265Q833386 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto 1A2-I

    A revista The Lancet publicou no dia 14 de julho de 2020 um artigo em que apresenta novas projeções para a população mundial e para os diversos países. Os pesquisadores do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington (IHME, na sigla em inglês) sugerem números para a população humana do planeta em 2100 que são menores do que o cenário médio apresentado em 2019 pela Divisão de População da ONU (que é a referência maior nesta área de projeções demográficas).
    Segundo o artigo, o maior nível educacional das mulheres e o maior acesso aos métodos contraceptivos acelerarão a redução das taxas de fecundidade, gerando um crescimento demográfico global mais lento.
    Se este cenário acontecer de fato, será um motivo de comemoração, pois a redução do ritmo de crescimento demográfico não aconteceria pelo lado da mortalidade, mas sim pelo lado da natalidade e, principalmente, em decorrência do empoderamento das mulheres, da universalização dos direitos sexuais e reprodutivos e do aumento do bem-estar geral dos cidadãos e das cidadãs da comunidade internacional.
    De modo geral, a imprensa tratou as novas projeções como uma grande novidade, dizendo que a população mundial não ultrapassará 10 bilhões de pessoas até o final do século e que, no caso do Brasil, a população apresentará uma queda de 50 milhões de pessoas na segunda metade do corrente século.
     Na verdade, isto não é totalmente novidade, pois a possibilidade de uma população bem abaixo de 10 bilhões de pessoas já era prevista. Diante das incertezas, normalmente, elaboram-se cenários para o futuro com amplo leque de variação. A Divisão de População da ONU, por exemplo, tem vários números para o montante de habitantes em 2100, que variam entre 7 bilhões e 16 bilhões.

Internet:<ecodebate.com.br>  (com adaptações). 
A coerência e a correção do texto 1A2-I seriam mantidas caso o verbo “gerando” (segundo parágrafo) fosse substituído por
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266Q483858 | Geografia, Tecnologista, IBGE, FGV

Na transição do século XIX/XX, o crescimento do Rio de Janeiro, então capital federal, dependia imensamente da provisão de carvão fornecido pelas florestas da mata atlântica. Com a abolição da escravatura, os ex-escravos, quilombolas e pequenos agricultores viram no fabrico de carvão uma atividade possível. Junto com os lenhadores, os carvoeiros penetravam por toda a parte nas serranias do Rio de Janeiro, onde não se tinham estabelecido os sitiantes. Uma pesquisa feita na floresta do maciço da Pedra Branca revelou a existência de 35 ruínas de moradias e 185 platôs de antigas carvoarias. No entanto, apesar do grande desmatamento realizado pelos carvoeiros e lenhadores, a floresta voltou graças à eficiente sucessão ecológica. No entanto, a paisagem florestal ainda guarda outro tipo de vestígio dessa ancestral relação que se manifesta em sua estrutura e composição florística. No ecossistema, observa-se a presença de espécies exóticas de uso ritual, como o comigo-ninguém-pode e a espada-de-são-jorge. Destaca-se também a presença de figueiras que, por questões culturais, foram mantidas intactas quando da derrubada da floresta para a implantação de roçados.

Adaptado de: OLIVEIRA, R. A paisagem como esconderijo: invisibilidade social e florestas urbanas do Rio de Janeiro do século XIX. In: Ferreira et al (org). Metropolização do espaço: gestão territorial e relações urbano-rurais. Rio de Janeiro: Consequência, 2013, p. 519-526.

O texto acima destaca um procedimento metodológico caro à Geografia Cultural, que consiste em:

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267Q834078 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Considere a seguinte proposição.
“Se fazemos chamadas telefônicas, não entrevistamos presencialmente nas ruas.”
Assinale a opção que expressa corretamente uma negação dessa proposição.
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268Q23095 | Recursos Humanos, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

Para atuar de forma estratégica, o RH de uma organização deve desempenhar quatro papéis: de agente de mudanças, de parceiro estratégico, de especialista em administração e de defensor dos funcionários.

Qual das seguintes ações favorece a atuação de RH como parceiro estratégico?
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269Q23168 | Raciocínio Lógico, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Dois eventos A e B, independentes, são tais que P(A) > P(B), P(A ∩ B) = 1/3 e P(A ∪ B) = 5/ 6.

O valor de P(AC ∩ B) é dado por
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270Q243 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Pesquisa, IBGE, NCE

As emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, decorrem:
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271Q52498 | Matemática, Recenseador, IBGE, FGV

Dalva gostaria de ter uma televisão pequena em sua sala e, procurando em diversas lojas, achou a que queria por R$620,00. Felizmente, no fim de semana, a loja anunciou uma promoção oferecendo 20% de desconto em todos os produtos.

Assim, Dalva pode comprar sua televisão por: 
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272Q834348 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Supervisor de Pesquisas, IBGE, IBFC, 2021

A Administração tem alguns fatores de influência, um deles é a Eficácia que é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos estabelecidos pelas organizações em seus processos de planejamento. Sobre os aspectos da Eficácia, assinale a alternativa incorreta.
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273Q23180 | Informática, Engenharia de Software, Analista, IBGE, CESGRANRIO

No ciclo de desenvolvimento de sistemas, os testes são de suma importância e podem, dependendo do porte do sistema, ser bastante complexos, exigindo que seu planejamento e realização sejam divididos em fases. Em uma dessas fases, os testes são realizados por um grupo restrito de usuários finais do sistema, que simulam operações de rotina do sistema, de modo a verificar se seu comportamento está de acordo com o solicitado.

Essa fase é denominada teste de
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274Q114327 | Biblioteconomia, Padrões e Normas ABNT, Analista de Planejamento, IBGE, CESGRANRIO

A estrutura de uma tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais, textuais e póstextuais. De acordo com essa estrutura, definida na NBR 14724, da ABNT, constituem elementos textuais:

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275Q483844 | Geografia, Geografia Específica dos Estados, Tecnologista, IBGE, FGV

A estrutura regional que caracterizava o Brasil nos anos 1960, resultante da industrialização, era constituída por três grandes unidades: a área core e sua periferia integrada, as periferias deprimidas e a fronteira de recursos. A diferenciação interna da região Centro-Sul em área core e periferia indicava a tendência de especialização regional no quadro de uma sociedade industrial.

Adaptado de: BECKER, B. e EGLER, C. Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

Considerando a área core e sua periferia integrada no final da década de 1960, observa-se que:

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276Q482881 | Geografia, Urbanização, Agente de Pesquisa e Mapeamento, IBGE, CESGRANRIO

Analise a definição de região metropolitana, para o Brasil. "Região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamento de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum." IBGE. Atlas Geográfico Escolar, 2002. Acerca das regiões metropolitanas brasileiras, assinale o aspecto que pode ser acrescentado à definição acima, mantendo-a correta.
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277Q52502 | Matemática, Recenseador, IBGE, FGV

Carlos viajou com seu carro de Recife a Aracaju. Saiu de Recife, dirigiu durante 3 horas e 45 minutos e parou por 35 minutos para almoçar. Em seguida, dirigiu diretamente para Aracaju, tendo realizado o percurso total em 7 horas e 30 minutos.

A duração da segunda parte da viagem foi de: 
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278Q864 | Português, Recenseador, IBGE, CESGRANRIO

Texto associado.
     Os aviões, estou convencida, são as melhores
salas de leitura da modernidade — até me pergunto se
têm me dado mais prazer como viajante ou como leitora.
Ali ninguém nos interrompe, cessam as solicitações
doméstico/profissionais, o telefone não toca e, na maior
parte do tempo, não há sequer um panorama capaz de
nos distrair. Além disso, a consciência está tranquila,
porque só o fato de estarmos no avião já representa o
cumprimento de um dever. Enfim, no avião a leitura
recupera seu status de direito sagrado.
     Pois bem, estava eu recentemente acima das
nuvens, em pleno usufruto desse direito. Lia uma pequena
antologia de literatura fantástica. Cinco contos sobre
casas mal-assombradas. E me encontrava bem no meio
de um conto [...] quando o avião aterrissou. Resisti o quanto
pude, fui a última a levantar, mas não houve jeito, tive
que fechar o livro e deixar a personagem trancada num
quarto enquanto o terrível fantasma esmurrava a porta.
     Era uma viagem de trabalho, a minha. Tinha
compromisso. Mas atravessei o saguão do aeroporto
ainda com aquela angústia gerada pelo conto, olhei o
relógio, fiz o cálculo e vi que sim, era possível. Então
sentei em uma das tantas poltronas, e bastou-me abrir
o livro onde o tinha deixado para, em meio à gente toda
que ia e vinha, em meio ao burburinho e aos chamados
do alto-falante, voltar ao escuro silêncio do quarto
assombrado, em que atrás da porta um fantasma
esmurrava e esmurrava.
     Quando acabei a leitura e emergi outra vez no
aeroporto, estava duplamente feliz. Feliz por ter acabado
a história, por ruminar essa sensação de coisa feita
que a leitura nos dá — não de coisa feita por outro e
meramente partilhada, mas realizada, como se nós
mesmos tivéssemos desenhado de um só traço um ovo
ou um círculo. E feliz porque confirmava que, apesar
do olhar profissional crítico, analítico, quase frio com que
hoje em dia me aproximo de um texto, apesar de ter
marcado aquele conto com várias observações técnicas,
eu conservava intacto o verdadeiro prazer da leitura.

COLASANTI, Marina. Fragatas para terras distantes. (com adaptações).
Mergulhada na leitura de um livro de contos, durante uma viagem de trabalho, a autora transita entre o mundo da realidade e o mundo da imaginação. A passagem em que ela faz referência ao seu retorno ao mundo da realidade é
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279Q23164 | Raciocínio Lógico, Agente de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então
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280Q833313 | Geografia, Cartografia, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Assinale a opção correta, a respeito das características das escalas gráfica e numérica nos mapas.
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