Início

Questões de Concursos IBGE

Resolva questões de IBGE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2641Q993926 | Direito Administrativo, Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação, IBGE, IDECAN, 2022

A legislação atual prevê que o abandono de cargo pelo servidor público implica na sua demissão. No caso, para que isso ocorra, considera-se abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2642Q993927 | Administração Pública, Organização da Administração Pública brasileira, Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação, IBGE, IDECAN, 2022

Desenho Organizacional é o processo de construir, ajustar e reajustar continuamente a estrutura organizacional para alcançar os objetivos previamente estabelecidos. A estrutura organizacional representa a interligação entre os órgãos e tarefas dentro da organização (CHIAVENATO, 2004, p. 89). Analise as afirmativas a seguir.
I. O desenho organizacional envolve aspectos centrais, como o trabalho da organização será dividido e designado entre posições, grupos, unidades e departamentos, e como deverá ser a coordenação necessária para atingir sincronizadamente os objetivos organizacionais (CHIAVENATO, 2004, p. 90).
II. A estrutura organizacional pode ser caracterizada por: planejamento, direção, controle, organização (CHIAVENATO, 2004).
III. Os modelos organizacionais podem ser caracterizados por: estrutura simples, burocracia, estrutura matricial, estrutura de equipe, estrutura em rede (CHIAVENATO, 2004).
IV. A estrutura organizacional pode ser caracterizada por: funções, produtos / serviços, geográfica, clientes, processo, projetos (CHIAVENATO, 2003).

Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2643Q993441 | Engenharia de Agrimensura, Geoprocessamento, IBGE, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as denominações referentes às seguintes definições e características.


1 – Ajuste do sistema de coordenadas de uma imagem em relação ao sistema de coordenadas de outra imagem.

2 – Responsável por adequar uma imagem segundo um sistema de coordenadas, de modo que a imagem incorpore as propriedades de escala e projeção de outra imagem ou de um mapa.

3 – Medida do espalhamento dos níveis de intensidade dos pixels que constituem uma imagem.

4 – Arranjo matricial bidimensional que traduz a informação geoespacial em células que correspondem a uma unidade elementar do espaço geográfico.

5 – Associação de imagem a um sistema de coordenada terrestre qualquer.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2644Q993448 | Logística, Logística, IBGE, AOCP, 2019

A respeito da NBR ISO 28003:2016 - Sistemas de gerenciamento de segurança para a cadeia logística - Requisitos para organismos de auditoria e certificação de sistemas de gestão de segurança para a cadeia logística, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Essa Norma estabelece requisitos e orientação para organizações em cadeias logísticas internacionais.

II. Essa Norma especifica os requisitos para um sistema de gestão de segurança, incluindo aqueles aspectos fundamentais que garantem a segurança da cadeia logística. A gestão de segurança está vinculada a muitos outros aspectos da administração do negócio. Esses aspectos incluem todas as atividades controladas ou influenciadas por organizações que impactam na segurança da cadeia logística. Esses outros aspectos devem ser considerados diretamente, onde e quando tiverem impacto sobre a gestão de segurança, inclusive no transporte dessas mercadorias ao longo da cadeia logística.

III. Essa Norma contém princípios e requisitos para organismos proverem auditoria e certificação de sistemas de gestão de segurança para a cadeia logística.

IV. Essa Norma descreve o conjunto de requisitos de gestão necessários para identificar e fornecer apoio logístico, para que o cliente possa operar e manter um produto em seu ambiente operacional pelo tempo de vida esperado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2645Q993454 | Logística, Logística, IBGE, AOCP, 2019

Em uma atividade de gestão, é indispensável ao Analista Censitário entender o papel de sourcing em uma cadeia de suprimentos. Qual é o papel do sourcing para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2646Q993456 | Logística, Logística, IBGE, AOCP, 2019

A respeito do papel do estoque na cadeia de suprimento, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2647Q993970 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Agente de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, IBFC, 2023

Dado as quatro razões abaixo, assinale a alternativa que corresponda, respectivamente, essas mesmas razões em ordem crescente:
(A) 3/4 (B) 1/2 (C) 2/3 (D) 1/4
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2648Q993467 | Estatística, Probabilidade condicional, Métodos Quantitativos, IBGE, AOCP, 2019

Suponha que, em determinada esquina de uma rua, ocorram acidentes de carro aleatoriamente e independente um do outro, em uma taxa média de três por semana. Então, a probabilidade de que ocorra exatamente um acidente na primeira semana de agosto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2649Q993212 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em uma equipe de trabalho de quatro pessoas, o funcionário A é objetivo e prático - como A afirmou, “quem organiza a equipe, estabelece os objetivos e faz tudo acontecer, sou eu”. O funcionário B prefere verificar todos os fatos e números para evitar erros e inconsistências com as políticas organizacionais. O funcionário C tende a não impor seus pontos de vista, buscando obter o máximo de informações antes de tomar suas decisões – influenciando a equipe a buscar mais informações antes de as decisões importantes serem tomadas. O funcionário D, o mais experiente do grupo, abraça as novas ideias e busca recursos para implementá-las.
Os papéis que A, B, C e D desempenham na equipe são, respectivamente, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2650Q993468 | Auditoria, Gestão de risco, Planejamento e Gestão, IBGE, AOCP, 2019

Em uma organização do porte do IBGE, são realizadas inúmeras atividades operacionais, sujeitas às legislações e normativas, envolvendo tecnologia da informação e ativos tangíveis e intangíveis. Como deve se posicionar a gestão dos riscos de fraude e corrupção em relação a essas atividades e recursos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2651Q993478 | Administração Geral, Teoria Neoclássica da Administração, Planejamento e Gestão, IBGE, AOCP, 2019

Não há um consenso sobre a definição de estratégia e sua explicação depende da abordagem genérica acerca de sua definição. Diante do exposto, relacione as abordagens a seguir com as suas respectivas explicações de estratégia e assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Abordagem clássica. 2. Abordagem evolucionária. 3. Abordagem processualista. 4. Abordagem sistêmica.
( ) A estratégia busca acomodar os processos falhos. ( ) A estratégia se relaciona à cultura e ao poder. ( ) A estratégia se baseia em métodos de planejamento racional. ( ) A estratégia substitui as leis de mercado pela lei da selva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2652Q993994 | Português, Advérbios, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Texto II



A importância da informação estatística para as políticas

sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do

passado para considerar no presente



O Brasil seria diferente do que é hoje se não fossem as informações produzidas pelo IBGE e por outras instituições do Sistema Estatístico Nacional. Com todas as iniquidades sociais que ainda persistem no país, o quadro seria seguramente pior caso não houvesse informações estatísticas levantadas há mais de 80 anos ou quase 150 anos, se forem considerados os esforços de realização do primeiro Censo Demográfico em 1872, no final do Império, quase 20 anos depois do planejado, pelas resistências da elite latifundiária e escravocrata da época. Não há como não reconhecer que parte das conquistas republicanas de universalização da educação básica, do acesso à água, redução da pobreza, promoção do desenvolvimento regional, ampliação da cobertura do emprego formal e da previdência pelo vasto território brasileiro deve-se à disponibilidade de informação estatística de boa qualidade e cobertura levantada pelo IBGE e outras instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, os departamentos de estatísticas e pesquisas dos Ministérios e órgãos subnacionais de planejamento e estatística.


É claro que a efetividade das políticas sociais depende de uma série extensa de fatores, mas a informação estatística cumpre papel instrumental relevante em todas as fases de implementaçãode um programa público, da formulação à avaliação do mesmo (HOWLET et al., 2013). Políticas sociais são muito intensivas em informação no processo de seu desenho e implementação. Elas se estruturam como sistemas complexos, articulando programas de natureza universal com ações redistributivas em várias áreas setoriais, operados por agentes em diferentes níveis federativos de governo, em contextos desiguais em termos de capacidade de gestão e de perfil socioeconômico de públicos-alvo. Como discutido em Jannuzi (2016), para que essas políticas e programas sociais consigam cumprir seus objetivos específicos e contribuir para maior efetividade social da ação pública, é necessário produzir informação e estudos de diferentes naturezas – levantamentos diagnósticos detalhados, sistemas de indicadores de monitoramento de ações, pesquisas de avaliação de processos e de resultados de programas, investigação de potenciais impactos e externalidades negativas –, valendo-se de uma combinação plural de metodologias (quali, quanti e participativas), com abordagem de diferentes sujeitos envolvidos (beneficiários, usuários, técnicos na ponta e gestores).


Entre tais levantamentos figuram, em especial, os Censos Demográficos, a cinquentenária Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, e agora PNAD-Contínua) e as edições, há 20 anos, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Essas pesquisas parecem se constituir nos levantamentos estatísticos mais impactantes para a formulação e avaliação de políticas sociais no Brasil. Há certamente outras pesquisas importantes a serem mencionadas, como as Estatísticas do Registro Civil, as Pesquisas de Orçamento Familiar, a Pesquisa Mensal de Emprego, a Economia Informal Urbana e, mais recentemente, a Pesquisa Nacional de Saúde, cujas contribuições precisam ser resgatadas em outros textos e estudos.


Os Censos têm permitido o desvelamento dos bolsões de pobreza e outras iniquidades no território nacional, nos municípios e seus bairros. As PNAD (e PNAD-C) possibilitam acompanhar os efeitos – e defeitos – de políticas e programas nas mais variadas áreas setoriais, tais como trabalho, educação, saúde, previdência e assistência social, entre as principais. As Munic e, desde 2012, as Pesquisas de Informações Básicas Estatuais (Estadic) têm viabilizado o dimensionamento da capacidade subnacional de gestão de políticas, de equipamentos públicos e de atendimento de serviços sociais. As três pesquisas se destacam pelo conjunto integrado de informações que proporcionam, pela abrangência temática, regularidade e cobertura territorial. Essas características garantiram a produção de dados cruciais para identificação de demandas sociais, elaboração de diagnósticos, formulação de políticas e programas e avaliação da efetividade dos mesmos ao longo das últimas décadas.


É o que se procura resgatar de forma breve e ensaística nesse texto, como subsídio para o debate acerca do mérito e dificuldades de financiamento do Censo 2020, dos suplementos temáticos das PNAD-C, Munic e outras pesquisas do Sistema Estatístico. Trata-se de um debate que precisa ser realizado com perspectiva histórica e pluralidade de visões acerca do uso da informação estatística para o Estado e sociedade no país. Não são pouco gravosas as consequências da eventual descontinuidade de séries históricas de longa data ou a decisão de adiar a captação de dados acerca de novas questões da agenda social no país.


Fonte: JANUZZI, P. M. A importância da informação estatística para as políticas sociais no Brasil: breve reflexão sobre a experiência do passado para considerar no presente. “Revista Brasileira de Estudos de População”, V. 35, N. 1, 2018, p. 1-10. (adaptado)


Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/77qbqWdQWx3b5gg7wLVmtsF/?lang=pt#



Acesso em 26 jul. 2023.




“Essas pesquisas parecem se constituir nos levantamentos estatísticos mais impactantes para a formulação e avaliação de políticas sociais no Brasil.” (3º parágrafo)

A alternativa em que está sublinhada uma palavra da mesma classe que a destacada na frase acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2653Q994001 | Matemática, Raciocínio Lógico, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Uma pesquisa realizada em R residências de uma determinada região metropolitana comprovou que 65% delas contavam com saneamento básico, 55% contavam com energia elétrica e que apenas 25% tinham tanto saneamento básico quanto energia elétrica. Se 74 das residências pesquisadas dessa região não são contempladas com saneamento básico nem com energia elétrica, o valor de R é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2654Q993491 | Jornalismo, Produção Gráfica, Editorial, IBGE, AOCP, 2019

Um passo importante na produção de uma publicação é a preparação de sua arte final. Nessa etapa, todos os elementos são dispostos em suas posições e características finais, de forma que possam ser reproduzidos tecnicamente dentro dos meios de produção previamente definidos, sendo que a utilização de elementos visuais que servirão de guia para essa produção é essencial. A respeito desses elementos visuais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2655Q993493 | Design Gráfico, Tipografia, Editorial, IBGE, AOCP, 2019

Com a evolução da imprensa, uma série de famílias tipográficas surgiu e ainda surge atualmente. Desenvolvedores de fontes trabalharam para encontrar formas de expressão visual dos alfabetos que representem elementos encontrados em uma determinada época, além de proporem ajustes e melhorias técnicas que façam com que os artistas gráficos tenham à sua disposição uma série de opções de fontes para escolherem pelas que mais se adequam aos seus diferentes projetos gráficos e publicações. A respeito desse assunto, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma definição correta de um dos estilos tipográficos mais comumente encontrados atualmente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2656Q993497 | Design Gráfico, Papéis, Editorial, IBGE, AOCP, 2019

O papel é o elemento principal de todo o processo de produção gráfica, pois cabe a ele conectar todo o trabalho de criação do texto, editoração e produção ao leitor. Como é um material muito versátil, vários tipos de papéis podem ser utilizados para se obter resultados diferentes em cada tipo de publicação a ser impressa. Partindo do pressuposto de que a publicação de uma revista informativa impressa em policromia e com grampeamento a cavalo deve ser providenciada, assinale a alternativa que apresenta o conjunto de papéis mais recomendado nesse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2657Q993505 | Design Gráfico, Multimídia no Design Gráfico, Editorial, IBGE, AOCP, 2019

Os livros digitais representam uma revolução na forma como os projetos editoriais são desenvolvidos e produzidos. Apesar de parecer que eles demandam uma dedicação menor aos aspectos relacionados à sua produção, por não envolver elementos e processos físicos convencionais (como impressoras, tintas, etc.), a sua preparação requer uma abordagem tão ou mais minuciosa. Pode-se afirmar que os livros digitais devem envolver alguns aspectos principais no seu desenvolvimento, portanto assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses elementos e sua descrição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2658Q993770 | Estatística, Suporte Gerencial, IBGE, IBFC, 2021

Um supervisor deve escolher somente um agente para realizar um trabalho de pesquisa. Na região Sul há 23 agentes, na região Norte há 18 agentes, na região Leste há 17 agentes e na região Oeste há 31 agentes. A probabilidade de que o agente escolhido não seja da região Norte é mais próximo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2659Q993787 | Noções de Informática, Redes de Computadores, Supervisor de Pesquisa, IBGE, IBFC, 2021

Em serviços ligados a prestações via internet, um dos principais é a criação de sites. Neste caso em especial, para a construção de um novo site profissional, existe a necessidade inicial da contratação desses 2 (dois) tipos de serviços básicos, que são ____. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2660Q994044 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

Texto associado.

Leia o Texto 2:

Nasa quer ampliar parceria com Brasil no monitoramento da Amazônia


A agência espacial americana (Nasa) quer ampliar a parceria com o Brasil no monitoramento do desmatamento da floresta amazônica e em ações de preservação. O administrador da Nasa, Bill Nelson, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, para tratar da cooperação aeroespacial entre Brasil e Estados Unidos.

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, também presente na reunião, disse que, em breve, Lula deve conversar com o presidente Joe Biden sobre os assuntos tratados no encontro de hoje. A assessoria da Presidência confirmou que o telefonema entre os dois presidentes deve ocorrer, provavelmente, esta semana.

"Os nossos satélites já mandam muitas imagens e informações aos cientistas aqui no Brasil para localizar a destruição da floresta e nós lançaremos, futuramente, três novos satélites que vão aumentar, e muito, a habilidade de poder identificar e impedir o desmatamento", disse Bill Nelson à imprensa após o encontro.

O administrador da Nasa lembrou que, há 37 anos, fez um sobrevoo no espaço e conseguiu observar a destruição da floresta e a sedimentação na foz do Rio Amazonas, resultado do desmatamento.

Em outro exemplo de possível parceria, Nelson explicou que a agência espacial tem instrumentos que podem ajudar a aumentar a produtividade no campo, que identificam a umidade do terreno e do ar e detectam pragas.

Amanhã (25), Bill Nelson visitará as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embraer, em São Paulo. A visita do americano ao Brasil será seguida de reuniões de acompanhamento entre os cientistas dos dois países.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, explicou que qualquer tipo de parceria no monitoramento das florestas depende do aval das autoridades científicas que acompanham a política aeroespacial brasileira, que podem apontar a real necessidade de utilização desses equipamentos e sistemas e a viabilidade de cruzamento de informações.

Ela lembrou que, em breve, deve entrar em operação um novo radar sintético que possibilitará a captação de imagens através das nuvens e que o Inpe "continua firme e forte fazendo o dever de casa" na qualificação de informações para o combate ao desmatamento na Amazônia. "Mas, a princípio, nós temos total simpatia, tudo que tiver de avanço tecnológico para poder garantir o melhor monitoramento da nossa floresta, nós estamos à disposição", disse.

O interesse do Brasil é que as autoridades americanas observam as potencialidades da indústria brasileira na área espacial. "Nós temos empresas com capacidade de produção para fornecer para a Nasa, também equipamentos na indústria aeroespacial, então é um pouco essa troca que nós queremos estabelecer na visita do presidente da Nasa ao Inpe", explicou a ministra Luciana Santos.


Fonte: https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/2023/07/1045014-nasa-querampliar-parceria-com-brasil-no-monitoramento-da-amazonia.html. Acesso em 06/09/2023

O Texto 2 tem como finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.